Concurso de Cartas dos Correios recebe redações até 15 de março


Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas

Termina na próxima sexta-feira, dia 15 de março, o prazo para envio das redações que irão disputar a etapa estadual do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela ECT em parceria com a União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O concurso tem como objetivos desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita.

O tema de 2013 — Ano Internacional de Cooperação pela Água — é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos das redes pública e privada de ensino.

Premiação — A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Cada instituição de ensino deverá selecionar e inscrever no máximo duas redações. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional. Tablet, computador e câmera digital são alguns dos prêmios que aluno e escola poderão ganhar. A redação vencedora da etapa estadual representará o Rio Grande do Norte na fase nacional do concurso e a campeã nacional representará o País na etapa internacional, a ser realizada na Suíça.

Integram a comissão julgadora estadual docentes dos departamentos de Letras e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de empregados dos Correios.

O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. O resultado do concurso será divulgado no final de abril. 

O regulamento completo pode ser acessado na página dos Correios (www.correios.com.br).


Fase estadual (42° Concurso Internacional de Redação de Cartas)
Tema: Escreva uma carta a alguém para lhe explicar porque a água é um recurso precioso
Prazo de entrega das redações: até 15 de março
Endereço de entrega: Assessoria de Comunicação dos Correios, Av. Eng. Hildebrando de Góis, 221, Ribeira, CEP  59010-900, Natal/RN (pessoalmente ou via Sedex)

Premiação – Aluno
1° colocado: um tablet
2º e 3º colocados: uma máquina fotográfica digital

Premiação – Escola
1º colocado: um computador
2º e 3º colocados: uma impressora  multifuncional   
 

Comentários