BRASIL EM BUSCA DO TURISTA JAPONÊS



 
Embratur faz promoção turística nas cidades de Osaka e Nagoia, e realiza noite de premiação em Tóquio, todas no Japão. A estratégia faz parte de ação conjunta com os países do Mercosul
 
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com os países que compõe o Mercosul, realizam nesta segunda-feira, (18), workshop em Nagoia, no Japão, com o objetivo de ampliar o contato com as agências de turismo, operadores, empresas aéreas, imprensa japonesa, membros da JATA (Associação das Agências de Viagem do Japão) e da OTOA (Associação dos Operadores do Japão). O mesmo evento aconteceu também na cidade japonesa de Osaka, na última quarta (14). Em cada evento, foram convidados cerca de 50 profissionais de turismo.
 
Técnico da Embratur fala sobre os próximos eventos esportivos e atrativos turísticos brasileiros, em Osaka.
 
“O trabalho da Embratur no Japão tem sido focado na aproximação com o mercado turístico e na capitalização de oportunidades de promoção e divulgação do Brasil como destino turístico no mercado japonês”, explicou  Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur. Além disso, o Instituto pretende ampliar o número de agências que vendem os destinos brasileiros, o aumento dos pacotes turísticos ofertados aos turistas japoneses e investir na busca de exposição de mídia espontânea para intensificar a promoção ao grande público.
 
O Mercado Japonês é o 5º maior emissor de turistas internacionais com quase 16 milhões de pessoas que viajam para fora do Japão todos os anos. “O Brasil atrai uma pequena parte desses turistas, mas possui grande potencial para atrair mais. Com o anúncio de que o Brasil é sede dos dois maiores eventos esportivos do mundo, o interesse pelo Brasil tem crescido”, diz Pedroso.
 
Profissionais de turismo do Japão participam de roadshow do Brasil e países da América do Sul.
 
 
O evento conta com apresentações institucionais dos países do Mercosul, rodada de negócios entre os profissionais de turismo japoneses e países da América do Sul.
 
NOITE DE PREMIAÇÃO
 
A Embratur e o Mercosul, realizam, amanhã (19), a 6ª edição da Noite de Premiação das Agências de Viagem que criam e ampliam pacotes turísticos para o Brasil e para os países sul-americanos no mercado japonês. A estratégia de participação do Instituto no evento é motivar as agências a criarem mais pacotes de viagens para o país, tendo em vista o potencial do emissivo turístico japonês. O Evento será realizado em Tóquio, que além de ser a capital, possui quase 60% de todo emissivo do Japão.
 
De acordo com um estudo realizado pelo escritório, com base nos catálogos impressos, o número de pacotes turísticos entre 2007 e 2011 cresceu 50%, passando de 376 para 564 pacotes (destes, 245 para o Brasil).
 
Para esta edição, foram convidados cerca de 180 profissionais de turismo, entre agentes de viagem, operadores, empresas aéreas, imprensa, membros da JATA e da OTOA e convidados das Embaixadas do Mercosul, em Tóquio. O evento contará com apresentação dos países.
 
Desde 2009, o escritório convidou a JATA e a OTOA para formar o Comitê da Noite de Premiação e assim tornar o evento oficial, com amplo reconhecimento em todo mercado. Desta forma, o Comitê escolhe os premiados com base nos pacotes turísticos publicados nos catálogos de viagem. Para 2013, é esperada maior participação dos países na escolha dos vencedores.
 
Serão analisadas as seguintes categorias para a escolha das empresas premiadas: Melhor Pacote para Turistas Jovens; Melhor Pacote de Performance de Vendas; Pacote mais Criativo;  Melhor Pacote Eleito pelo Comitê; Melhor Pacote de Ecoturismo e Melhor Pacote de Novo Destino.
 
Em 2013, com a estratégia de incluir e motivar mais profissionais do turismo japonês, a premiação foi estendida aos operadores que criaram os pacotes para as agências maioristas e também para as companhias aéreas utilizadas nos pacotes vencedores.
 
O Plano Aquarela posiciona o Japão entre os principais mercados asiáticos para a promoção turística do Brasil sendo o décimo nono principal mercado emissor de turistas para o país em 2011. Segundo o Anuário Estatístico do Ministério de Turismo foram 63.247 turistas que visitaram o Brasil em 2011.
 
Assessoria de Imprensa - Embratur
 

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