Como
parte do acordo de cooperação técnica, assinado em dezembro, a Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ibravin (Instituto Brasileiro
do Vinho) definiram os novos mercados prioritários para a divulgação
da enocultura brasileira no exterior. Entre eles: Alemanha, Inglaterra,
Portugal, Peru, Uruguai, México, Argentina, e Paraguai.
Assessor-técnico da coordenação-geral de promoção, Diego Feijó; a coordenadora-geral de promoção da Embratur, Thusnelda Frick; e Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi (RS) e presidente da Anseditur
As
ações foram discutidas ontem, 14 de fevereiro, durante a reunião entre a
coordenadora-geral de promoção da Embratur, Thusnelda Frick, e Ivane
Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi (RS) e presidente da
Anseditur (Associação Nacional de secretários e dirigentes de turismo
das capitais e destinos indutores).
Além
dos mercados prioritários, o encontro também definiu outras ações, como
a criação da rota do vinho e a divulgação do centenário do espumante
brasileiro que será comemorado na Fenachamp (Festa Nacional do
Champagne) em Garibaldi (RS), no mês de outubro. “A divulgação dos
vinhos será feita durante as feiras e eventos que a Embratur deverá
participar este ano. Um exemplo será ITB, em Berlim, em 06
de março. No estande da Embratur terá um espaço voltado para palestras
sobre a encocultura brasileira. Existe também a intenção de levar um
sommelier para explicar a conceituação do vinho brasileiro ”, explicou Thusnelda Frick.
Segundo
Ivane Fávero, a programação das novas ações vem consolidar ainda mais o
acordo. “Essa é uma conquista do enoturismo brasileiro. Uma
vitória não só das cidades produtoras de vinhos do Rio Grande do Sul,
mas de todos outros destinos produtores de vinhos. Pela primeira vez, o
vinho brasileiro vai aparecer nas ‘prateleiras’ internacionais
relacionadas ao turismo. Também cabe ressaltar a sensibilidade
do presidente da Embratur, Flávio Dino, em perceber que o enoturismo é
também um produto ligado a cultura local.”
Os vinhos brasileiros
O Brasil está entre o seleto grupo de produtores de vinhos no mundo. Esta posição foi conquistada a partir dos altos investimentos dos últimos anos no segmento, que resultou na crescente melhoria da qualidade do vinho nacional e, em consequência, abre possibilidades para o aumento do interesse no enoturismo . O setor já teve aumento de mais 100% de turistas nos últimos dez anos – segundo dados da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). Em 2011, o Vale dos Vinhedos, principal região vitivinícola do Brasil, recebeu 228 mil visitantes, contra 45 mil, em 2001.
Apoio à gastronomia e ao enoturismo
A procura por novos produtos, vivências e experiências são uma das características do turista cultural. Segundo o assessor da presidência da Embratur, André Vilaron a gastronomia, como recurso, é parte importante do turismo cultural. “O aspecto acrescenta valor à experiência turística e traz singularidade ao destino”, avalia.
A
partir desta preocupação, desde o começo de 2012, a Embratur busca
valorizar em suas a ações a promoção da gastronomia como aspecto da
cultura. O objetivo é valorizar por meio
da culinária, e a partir de agora, dos vinhos brasileiros, a cultura
brasileira e suas regiões.
Em
novembro, a Embratur firmou um acordo com a Associação Brasil à Mesa
para oficializar o trabalho de promoção da gastronomia brasileira.
Segundo o presidente Flávio Dino, o acordo
com o Ibravin deve seguir os mesmo termos do acordo do Brasil à Mesa.
“A Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro como já está
fazendo com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também
nossa cultura, com toda riqueza e diversidade
que a caracterizam”, ressalta Flávio Dino.
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