VINHO BRASILEIRO, NOVO SEGMENTO TURÍSTICO


Como parte do acordo de cooperação técnica, assinado em dezembro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho)  definiram os novos mercados prioritários para a divulgação da enocultura brasileira no exterior. Entre eles: Alemanha, Inglaterra, Portugal, Peru, Uruguai, México, Argentina, e Paraguai.
 

Assessor-técnico da coordenação-geral de promoção, Diego Feijó; a coordenadora-geral de promoção da Embratur, Thusnelda Frick; e Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi (RS) e presidente da Anseditur
 
As ações foram discutidas ontem, 14 de fevereiro, durante a reunião entre a coordenadora-geral de promoção da Embratur, Thusnelda Frick, e Ivane Fávero,  secretária de Turismo de Garibaldi (RS) e presidente da Anseditur (Associação Nacional de secretários e dirigentes de turismo das capitais e destinos indutores). 
Além dos mercados prioritários, o encontro também definiu outras ações, como a criação da rota do vinho e a divulgação do centenário do espumante brasileiro que será comemorado na Fenachamp (Festa Nacional do Champagne)  em Garibaldi (RS), no mês de outubro. “A divulgação dos vinhos será feita durante as feiras e eventos que a Embratur deverá participar este ano. Um exemplo será ITB, em Berlim, em 06 de março. No estande da Embratur terá um espaço voltado para palestras sobre a encocultura brasileira. Existe também a intenção de levar um sommelier  para explicar a conceituação do vinho brasileiro ”, explicou Thusnelda Frick.
Segundo Ivane Fávero, a programação das novas ações vem consolidar ainda mais o acordo. “Essa é uma conquista do enoturismo brasileiro. Uma vitória não só das cidades produtoras de vinhos do Rio Grande do Sul, mas de todos outros destinos produtores de vinhos. Pela primeira vez, o vinho brasileiro vai aparecer nas ‘prateleiras’ internacionais relacionadas ao turismo. Também cabe ressaltar  a sensibilidade do presidente da Embratur, Flávio Dino, em perceber que o enoturismo é também um produto ligado a cultura local.”  

Os vinhos brasileiros


O Brasil está entre o seleto grupo de produtores de vinhos no mundo. Esta posição foi conquistada a partir dos altos investimentos dos últimos anos no segmento, que resultou na crescente melhoria da qualidade do vinho nacional  e, em  consequência,  abre possibilidades para o aumento do interesse no enoturismo . O setor já teve aumento de mais 100% de turistas nos últimos dez anos – segundo dados da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). Em 2011, o Vale dos Vinhedos, principal região vitivinícola do Brasil, recebeu 228 mil visitantes, contra 45 mil, em 2001.

Apoio à gastronomia e 
 ao enoturismo

A procura por novos produtos, vivências e experiências são uma das características do turista cultural. Segundo o assessor da presidência da Embratur, André Vilaron a gastronomia, como recurso, é parte importante do turismo cultural. “O aspecto acrescenta valor à experiência turística e traz singularidade ao destino”, avalia.
A partir desta preocupação, desde o começo de 2012, a Embratur busca valorizar em suas a ações a promoção da gastronomia como aspecto da cultura. O objetivo é valorizar por meio da culinária, e a partir de agora, dos vinhos brasileiros, a cultura brasileira e suas regiões.
Em novembro, a Embratur firmou um acordo com a Associação Brasil à Mesa para oficializar o trabalho de promoção da gastronomia brasileira. Segundo o presidente Flávio Dino, o acordo com o Ibravin deve seguir os mesmo termos do acordo do Brasil à Mesa. “A Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro  como já está fazendo com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também  nossa cultura, com toda  riqueza e  diversidade que a caracterizam”, ressalta Flávio Dino.
 
 

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