Secretário-geral da OMT anuncia números do turismo e confirma presença no Festuris




Indústria cresceu 4% e registrou 1,03 bilhão de viajantes internacionais em 2012

A indústria que mais cresceu nos últimos anos mostrou novamente sua força nesta semana, quando a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou números atualizados do setor. A entidade registrou no ano passado 1,03 bilhão de viajantes internacionais. “Pela primeira vez superamos o número de 1 bilhão, com mais de 4% de alta”, afirmou o secretário-geral do órgão, Taleb Rifai. Ele conversou com a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, durante a Fitur, em Madri, na Espanha, e confirmou presença no evento na Serra gaúcha, que em 2013 completa 25 anos.
Subordinada às Nações Unidas e com sede em Madri, a OMT ainda anunciou que para 2013 a tendência de alta no número de viajantes será mantida, apesar de mais lenta, com a chegada de turistas aumentando entre 3% e 4%. “A longo prazo, a previsão é de um crescimento médio anual de 3,8%, registrado entre 2010 e 2020, e que deve alcançar 1,8 bilhão de turistas em 2030”, diz Rifai, animado.
Segundo o secretário-geral, 2012 foi um ano de instabilidade econômica constante em todo mundo, especialmente na zona do euro, onde muitos país têm recebido ajuda. “No entanto, o turismo internacional conseguiu manter seu rumo de recuperação depois de 2009, considerado o pior para o turismo em 60 anos”, complementou.
Na América Latina o turismo internacional registrou crescimento no último ano, sendo que a América Central foi a maior beneficiada, com alta de 6,2%. O fluxo de turistas para a América do Sul subiu 4,7%, um crescimento inferior aos dois anos anteriores, quando os índices ultrapassaram os dois dígitos. Sobre a previsão para este ano, de acordo com a OMT, as regiões da Ásia e do Pacífico deverão receber mais turistas (alta de 5% e 6%, respectivamente), seguida da África (entre 4% e 6%), do continente americano (entre 3% e 4%) e da Europa (entre 2% e 3%).
Para Marta Rossi, a presença de Rifai no Festuris engrandece o evento e marca o trabalho de internacionalização, consolidado ainda mais nesta 25ª edição. “É de suma importância termos a presença do secretário-geral da OMT no festival, que poderá acompanhar o trade mundial reunido para a realização de negócios na feira”, comemora.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

Foto: Taleb Rifai foi convidado por Marta Rossi para o Festuris em Madri

Comentários