PADI FESTIVAL REÚNE O MELHOR DO MERGULHO NO ANHEMBI DE 08 A 10 DE MARÇO



A maior feira de mergulho da América Latina acontece em São Paulo, no Anhembi, entre os dias 08 e 10 de março, com entrada gratuita. O PADI FESTIVAL 2013, que já está em sua 12ª edição, reúne operadoras, lojas, ONGs, certificadora, escolas, hotéis, agências de turismo especializadas e fabricantes de equipamentos de mergulho. Tudo para facilitar a vida daqueles que preferem curtir a vida embaixo d’água – sempre com muita segurança.

Para aqueles que nunca experimentaram um mergulho de verdade, com equipamento e cilindro, haverá uma piscina exclusiva para a prática. É o chamado Discovery Scuba. Instrutores ensinam como usar os equipamentos e o “aluno” já pode experimentar na hora. Este ano o festival inova mais uma vez: pessoas com deficiência, incluindo cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A experiência será gratuita para todos e a organização sugere apenas que as pessoas levem roupa de banho. No caso dos portadores de deficiência será necessária uma autorização médica para a prática do mergulho.

Além dos mais de 50 expositores, o PADI FESTIVAL 2013 promove ainda palestras e debates no auditório do Anhembi, abordando temas como turismo, ecologia, biologia marinha, foto e vídeo subaquáticos e educação. Entre os convidados estão:

·         O fotojornalista Daniel Botelho, colaborador da National Geographic, Time e BBC Wildlife, que irá mostrar como a interação com o temido tubarão branco é possível;
·         Karol “Peixe”Meyer, o maior ícone de mergulho livre, ou apneia, do planeta. Ela já foi 8 vezes campeã mundial e está no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por ter conseguido permanecer incríveis 18 minutos e 32 segundos debaixo d’água sem respirar. Ela dará dicas de como prolongar a permanência na água, dividindo técnicas e procedimentos.
·         O cinegrafista e produtor de documentários Lawrence Wahba, referência internacional sobre o assunto, vai contar mais sobre suas aventuras. Wahba é autor de mais de 300 matérias de televisão e 40 documentários rodados em todos continentes, exibidos em mais de 100 países.
·         Os biólogos Cristian Dimitrius e João Paulo Krajewski, cinegrafista e apresentador do quadro “Domingão Aventura”, do programa Domingão do Faustão, da TV Globo. Eles abordam um pouco dos bastidores da vida selvagem nos mares do planeta. Krajewski apresenta ainda imagens e histórias do seu 1º livro: “A vida em nossos mares”.
·         As irmãs Laura e Tamara (15 anos) e Marina Klink (12 anos), filhas do famoso explorador Amir Klink, relatam experiências pessoais de suas 7 viagens para a Antártica que chegou a virar o livro “Férias na Antártica”, adotado em mais de 40 escolas com mais de 15 mil exemplares vendidos.
·         A lista completa está disponível no site www.padifestival.com.br. O acesso às palestras também será gratuito. O auditório comporta 300 pessoas.

A única atividade paga do evento será o curso “Manutenção e Reparo de Equipamentos de Mergulho”, com o especialista Cezar Torres. A capacitação de 8h de duração custa R$ 320,00 e inclui o certificado da PADI. Acontece somente no domingo 10, entre 10h e 19h.

Entre as novidades de equipamentos a mais inovadora talvez seja o “Rebreather”, ou “Reciclador”. É a união de colete, cilindro, regulador e computador central com a vantagem de reutilizar o gás expirado pelo mergulhador, garantindo 3h de imersão (dependendo da profundidade isso pode ser até 3 vezes mais do que o usual). O equipamento, que é mais leve que o convencional, ainda mantém a temperatura corporal do mergulhador e permite que o corpo fique hidratado. E o mais curioso é que o mergulhador deixa de soltar as tradicionais bolhas na água. Ótimo para melhorar a interação com a fauna e, de quebra, de ter melhores fotos subaquáticas!

A organização do PADI FESTIVAL 2013 é da Oxigenação Turismo.

SERVIÇO
O que: 12º PADI FESTIVAL 2013 – A maior feira de mergulho da América Latina.
Quando: De sexta 08 a domingo 10 de março de 2013.
Horários: Sexta das 12h às 21h, sábado e domingo das 9h às 20h.
Local: Palácio das Convenções do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 São Paulo –SP.
Entrada gratuita

Sobre a PADI
A PADI – Professional Association of Diving Instructors – é uma associação internacional que visa capacitar e certificar mergulhadores recreativos, sendo a única respaldada com a certificação ISO. Presente em mais de 183 países, a PADI certifica mais de 17 mil novos mergulhadores a cada ano no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo. Somente no Brasil a PADI já certificou cerca de 200 mil mergulhadores em seus 86 centros de mergulho.

Comentários