Museu Tam bate recorde de público em 2012




 
Desde 2010, ano de sua reinauguração, cerca de 200 mil pessoas já visitaram o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea


 
O Museu TAM recebeu um número recorde de visitantes em 2012: 78.915 pessoas tiveram a chance de conferir o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea. O número mantém a alta frequência de público registrada no ano anterior, quando 75.422 visitantes foram ao local.
Desde a reinauguração, em 2010, o Museu TAM vem realizando uma série de ações que visam a diversificar o acesso ao acervo, como a entrada gratuita às quartas-feiras, e a adoção de uma programação especial voltada para todas as idades e diferentes perfis de público. Um exemplo dessas atividades, sempre lideradas por educadores, são as realizadas no mês de julho, com brincadeiras recreativas e educativas para crianças.
Periodicamente, também são realizadas exposições especiais, com temas que atraem os amantes da aviação. No ano passado, por exemplo, foram feitas mostras sobre a história da empresa Fokker no Brasil e no mundo, e sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.
Muitas das pessoas que visitam o Museu TAM integram associações de assistência social, escolas, ONGs e empresas. “É uma grande alegria receber esse carinho das pessoas, pois nosso objetivo é manter a história da aviação mais perto do público. Atendemos 582 escolas no ano passado recebendo mais de 11 mil alunos”, ressalta João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.
Localizado em São Carlos, no interior de São Paulo, o museu é uma criação dos irmãos Rolim e João Amaro, e foi fundado para preservar e divulgar a memória da aviação. Atualmente, a instituição reúne 108 aeronaves, das quais 79 estão expostas e as demais aguardam o processo de restauração. Entre os destaques, o Constellation, modelo que marcou época na extinta companhia Panair do Brasil, e o P-47 Thunderbolt, usado pelo Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial.
Além das aeronaves, o Museu TAM conta com diferentes atrações, como a sessão Túnel do Tempo, que apresenta um panorama histórico da aviação; a coleção de miniaturas, com quase 200 réplicas de aeronaves; o Espaço Moda, que expõe uniformes de comissárias de voo de diferentes empresas aéreas do mundo em variadas épocas; e o Espaço Kids, que conta com atividades exclusivas para as crianças.
Serviço
Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito
Entrada gratuita às quartas-feiras

*Estacionamento e Wi-Fi gratuitos
Sobre o Museu TAM
O Museu TAM (
www.museutam.com.br), localizado em São Carlos (interior de São Paulo), possui o maior acervo aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea, com 79 aeronaves em exposição. Nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental. Criado em 1993, o espaço abriu ao público em 2006 com o nome de “Museu Asas de um Sonho” e, após uma extensa reforma, foi reaberto em 2010 como “Museu TAM”. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas.

Comentários