I Encontro do Prodetur Nacional reúne experiências e destaca pioneirismo de Pernambuco



Teve início nesta segunda-feira (25), o I Encontro do Prodetur Nacional, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Representantes de nove Estados executores, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Turismo estão reunidos para trocar experiências sobre o andamento do programa. No período da tarde, os participantes visitaram obras em andamento nos municípios de Recife e Olinda. A agenda de palestras segue nesta terça-feira no Cecon.

Um dos estados pioneiros, Pernambuco apresentou o modelo de gestão baseado no monitoramento das ações. “Um cronograma de trabalho tem que ter metas e objetivos estabelecidos. Realizamos três ciclos mensais de monitoramento, com uma reunião interna, outra com a Secretaria de Turismo e uma última diante do governador Eduardo Campos.”, explicou o gerente geral do Prodetur Nacional, Salo Bortman.

Segundo ele, a gestão só funciona por ser transparente em sua essência, com a contribuição efetiva de todos os envolvidos. “Todos os gestores têm participação no planejamento anual. Hoje, todos os colaboradores do Prodetur sabem quais são as ações que terão de ser cumpridas até 2015. Isso é fundamental para o andamento das ações”, disse Bortman.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o encontro serve para o compartilhamento dos sucessos e desafios entre todos os estados executores. “Estou bastante entusiasmado com a agenda desse encontro. Temos sido procurados por vários estados do Nordeste, que ainda não iniciaram o Prodetur, para saber do nosso modelo”.

O Prodetur Nacional no estado tem um orçamento inicial de U$125 milhões, sendo U$75 milhões provenientes do BID e U$50 milhões de contrapartida do Governo de Pernambuco. Além desses recursos, o Ministério do Turismo participa do financiamento a partir de convênios. “Acordamos para o potencial econômico do turismo. Desde cedo o governador Eduardo Campos entendeu a importância que o turismo pode ter para o desenvolvimento do estado e isso foi essencial para que pudéssemos ser, mais uma vez, pioneiros”, elogia o secretário de Turismo.

Representante do Prodetur Nacional na Paraíba, Arnaldo Farias falou sobre o grande desafio que envolve a preparação do programa. “É algo extraordinário a ideia da criação de uma rede de compartilhamento de experiências. É um cenário muito desafiador em que essa troca de informações pode auxiliar na aceleração dos processos”, disse.

Comentários