Extintores de incêndio: verificação das empresas do RN está em dia




A tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) no último fim de semana despertou a preocupação da sociedade civil e levou órgãos de fiscalização de todo o país a intensificarem a verificação das condições de segurança em casas noturnas e espaços destinados ao entretenimento em geral.

 No Rio Grande do Norte, o Corpo de Bombeiros deu início nesta sexta-feira (1º) a uma operação de fiscalização em casas de shows do Estado. Já o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro no RN, é o responsável pelo acompanhamento das empresas de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio.

De acordo com o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes, o instituto realiza periodicamente as visitas de verificação dessas empresas. “Podemos dizer que as empresas de extintores estabelecidas no nosso Estado encontram-se, atualmente, cumprindo com os padrões de qualidade exigidos para o setor. Isso significa que os estabelecimentos que adquirirem seus extintores nessas empresas credenciadas não devem encontrar problemas com o equipamento”, ressalta.

O Rio Grande do Norte conta com 12 empresas registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a manutenção de extintores. “Quando esse registro é concedido, ele tem validade por dois anos, sendo que, a cada seis meses, a empresa deve solicitar uma visita de manutenção do órgão delegado do Inmetro, para garantir que a mesma está trabalhando de acordo com as normas estabelecidas e fornecendo dispositivos seguros e eficazes”, explica a Chefe do Setor de Qualidade do Ipem-RN, Fabiana Macedo.

Somente em dezembro, cinco dessas empresas receberam a visita dos técnicos do instituto potiguar. As verificações são solicitadas pelos próprios estabelecimentos quando da aproximação do vencimento do prazo da última inspeção. Em casos de dúvidas, basta entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-RN, através do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou do 0800-281-4054.

EXTINTORES
Tanto as empresas que fabricam quanto as que fazem manutenção e recarga de extintores de incêndio devem ser credenciadas pelo Inmetro. O consumidor deve observar as indicações de conformidade do objeto, sendo que todas elas devem ser da mesma empresa. O lacre, o selo, a etiqueta e o quadro de instruções, que devem constar no produto, são a garantia de verificação técnica do extintor, que não deve ser aceito sem esses itens.

Comentários