Em sua 8°edição, “Goal to Brasil” vai a
Milão divulgar diferentes destinos próximos às 12 cidades-sede da Copa
do Mundo FIFA 2014
Amanhã (05), a Itália receberá a 8° edição
do Goal to Brasil, evento de promoção dos destinos brasileiros no
exterior, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Durante o evento, serão apresentados a agentes de
viagem, os diversos roteiros turísticos que serão oferecidos ao público
que virá ao Brasil em virtude da Copa do Mundo 2014. Em cada edição, um
estado tem maior espaço para apresentar seus destinos turísticos. Em
Milão, o anfitrião será Rio Grande do Norte,
com destaque para sua capital, Natal.
A programação começa com uma coletiva de
imprensa, em que porta-vozes do governo federal e representantes do
governo do Rio Grande do Norte poderão falar aos jornalistas
estrangeiros sobre os preparativos do país para sediar a
Copa do Mundo de 2014. Também haverá uma rodada de apresentações de
todas as regiões do Brasil e, para finalizar, os profissionais receberão
informações específicas do estado-anfitrião.
O encerramento acontece com o “Vivência
Brasileira”, momento onde os convidados poderão conhecer mais sobre a
cultura e a gastronomia do Rio Grande do Norte. Para enfatizar aspectos
culturais do estado, o evento contará com show
da cantora Camila Masiso, que terá um repertório em homenagem a Luiz
Gonzaga. Recentemente, Camila encerrou a turnê da segunda edição do
projeto “Parcerias Sinfônicas – Clássicos do Baião, Tributo a Gonzagão”.
A gastronomia do estado também marca
presença. O cardápio envolverá a preparação de caldinho de feijoada,
salada de mini arroz brasileiro, carne-de-sol acebolada, escondidinho
com purê de macaxeira (foto), camarão ao leite de coco,
peixada brasileira, entre outros. Os pratos serão preparados pelos
chefs Dalton Rangel, Mônica Rangel e Dona Dalva.
O evento terá duração de um dia e contará
com a presença de aproximadamente 150 convidados do mercado turístico
italiano, dentre profissionais, imprensa, formadores de opinião e
autoridades, além dos co-expositores brasileiros
representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
O projeto Goal to Brasil seguirá ainda para
Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai
(Montevidéu), México (Cidade do México) e EUA (Nova York). As edições
anteriores passaram pelo Chile (Santiago do Chile),
Colômbia (Bogotá), Argentina (Buenos Aires), França (Paris), Portugal
(Lisboa), Canadá (Toronto) e Espanha (Madri).
A ação tem parceria com o Ministério do
Turismo, Ministério do Esporte, Ministério das Relações
Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias
municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e
FIFA).
Perfil do turista italiano
Em 2011, a Itália foi o 5º maior emissor de
turistas para o Brasil, tendo recebido 229.484 italianos. Os principais
motivos de viagem foram lazer (37,6) e negócios e eventos (21,6%).
Quase 97% dos italianos que visitaram o Brasil
pretendem voltar no futuro.
Comentários