Começa aproximação entre vitivinicultores brasileiros e compradores de vinhos




Projeto “Conhecendo os Vinhos do Brasil”, idealizado por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA e IBRAVIN, reuniu 51 vinícolas e 40 compradores vindos de nove capitais e 14 cidades brasileiras.

A aproximação efetiva entre as vinícolas brasileiras, especialmente as pequenas e médias, dos importadores, distribuidores e supermercadistas começou na última sexta-feira (1º de fevereiro), em Bento Gonçalves. A largada do projeto “Conhecendo os Vinhos do Brasil”, idealizado pelo Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho, formado por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA e IBRAVIN, começou na sexta no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, reunindo 51 vinícolas (ver lista completa abaixo) e 40 compradores vindos de nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Vitória, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre. Ainda estiveram presentes compradores de outras 14 cidades do interior do Brasil, como Campinas (SP), Concórdia (SC), Blumenau (SC), Governador Valadares (MG), Criciúma (SC), Fraiburgo (SC), Palhoça (SC), Santos Dumont (MG), Imbituva (PR), Ivaiporã (PR), Jaraguá do Sul (SC), São Francisco do Sul (SC), São Miguel do Oeste (SC) e Xanxerê (SC). “Para gerar negócios, é preciso conhecer o outro, estabelecer afinidades e objetivos em comum. E tudo se inicia com os produtores conhecendo pessoalmente os compradores. É isso que fizemos nos últimos dias”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle. A agenda teve seguimento no sábado e no domingo, com cada comprador escolhendo as vinícolas que quis visitar e negociar. “A sinergia foi além do esperado”, comentou Dalle Molle.

O presidente da Abras, Fernando Yamada, destacou o empenho dos supermercadistas de todo o Brasil em aumentar a venda de vinho no país. “Queremos colocar o vinho brasileiro em todos os cantos do Brasil”, disse ele. “Garantimos toda a mobilização possível para atingir as nossas metas”, acrescentou. O objetivo estabelecido no acordo firmado em 19 de outubro do ano passado entre ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA e IBRAVIN prevê o acréscimo no consumo de vinho no Brasil de 1,9 litro per capita para 2,5 litros per capita em 2016. Mais do que isso, projeta o crescimento de 19 milhões de litros para 40 milhões de litros de vinhos brasileiros no prazo de quatro anos. “Diariamente, 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o país. Temos de divulgar mais os benefícios dos vinhos para estes consumidores”, falou o vice-presidente da Abras, Márcio Milan. Ele citou o trabalho feito com a carne suína, que em quatro anos teve um crescimento de 4 Kg per capita no consumo no Brasil, graças à maior exposição dos produtos nos supermercados. “Pretendemos fazer o mesmo com o vinho”, salientou.

O presidente da ABBA, Adilson Carvalhal Junior, reiterou que a entidade sugeriu que cada importadora tenha pelo menos uma vinícola brasileira em seu portfólio. “Estamos em um bom momento, com o mercado em crescimento, e não há porque não trabalharmos juntos”, observou.

Ao final da rodada de negócios e das visitas às vinícolas no final de semana, vários negócios foram encaminhados. “Acreditamos que muitas parcerias sejam confirmadas nos próximos dias”, afirmou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Ele ainda revelou que os supermercados estão buscando alternativas, sobretudo logísticas, para acrescentar mais rótulos de pequenas e médias vinícolas brasileiras nas suas prateleiras. “Começamos a aproximação com o pé-direito”, concluiu.


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