Obras dos estádios seguem cronograma a 500 dias para abertura dos jogos de 2014


Mineirão e Castelão foram os primeiros entregues
A contagem regressiva de 500 dias para a abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014 inicia nesta segunda-feira (28) com as obras dos estádios dentro do cronograma (veja infográfico nas páginas internas). E as partidas que vão inaugurar o gramado dos dois dos estádios que já estão prontos foram marcadas.
No Mineirão, em Belo Horizonte (MG) o Cruzeiro enfrentará o Atlético em 3 de fevereiro de 2013. E a inauguração da Arena Castelão, em Fortaleza (CE), está planejada para o dia 27 de janeiro, com uma rodada dupla. A primeira partida será às 17h (de Brasília) entre Ceará e Bahia. O segundo jogo terá início às 19h30 com a disputa entre Fortaleza e Sport.
Outros dez estádios estão em obras, a maioria em fase adiantada. Na segunda-feira (21), por exemplo, foi concluído o plantio do gramado da Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O processo foi realizado pelo modo sprig (espalhamento manual da planta, em ramos) e foi iniciado no dia 15 de janeiro. A grama é da espécie Bermuda Celebration, indicada para climas tropicais, a mesma utilizada nas arenas Castelão e Mineirão. A previsão é que o palco baiano seja usado para três jogos da Copa das Confederações e outros seis da Copa do Mundo. E a arena já tem seus primeiros camarotes prontos.
Também na semana passada, os assentos da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (região metropolitana de Recife), começaram a ser instalados. O estádio multiuso terá 46 mil lugares, sendo todos eles com cadeiras rebatíveis e numeradas, para garantir mais conforto e segurança aos torcedores. Além disso, eles são fabricados com material que evita a propagação de chamas em caso de incêndio.

Mobilidade - O legado da Copa de 2014 também já pode ser sentido fora dos estádios. Por exemplo, os cerca de 280 mil passageiros que usam as linhas de metrô na Região Metropolitana de Recife terão, até o fim de janeiro, 15 novos trens e quatro dos sete Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs). “Esses novos trens irão atender aos visitantes que virão para a Copa do Mundo de 2014”, disse o assessor da superintendência da Companhia Brasileira de Trens (CBTU), Leonardo Brandão. Os novos trens demandaram investimento de R$ 196 milhões e têm capacidade para transportar até 1,2 mil passageiros.

Grandes eventos são foco dos planos da Embratur para 2013
Com a proximidade da realização de grandes eventos esportivos no Brasil e observando a conjuntura do mercado turístico mundial, a Embratur realinhou suas estratégias de promoção turística do país. “Esses eventos irão elevar a imagem do Brasil, por meio da mídia, a um patamar diferenciado”, diz o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.
Para ele, com a Copa das Confederações FIFA  2013 e Jornada Mundial da Juventude, a barreira dos 5 milhões de turistas será ultrapassada, chegando à meta, que é 6,1 milhões. Para a Embratur, 2012 foi um ano de fortalecimento da cultura brasileira como importante ícone para atrair turistas ao país. “Em 2013, os aspectos culturais também estarão fortemente presentes nas nossas iniciativas, e para ampliar esses elementos, realizaremos uma agenda conjunta com o Ministério da Cultura”, diz Pedroso.

Assessoria de Comunicação da Presidência da República

Comentários