Obras do Hotel Escola Senac Barreira Roxa iniciam em fevereiro



RN terá Escola de Hotelaria e Turismo que será referência no Nordeste


 O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz e o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti assinaram, ontem (22/01), o contrato com a empresa JAG Empreendimentos Ltda. para execução da Reforma e Ampliação do Hotel Barreira Roxa e  a Construção da Escola de Hotelaria e Turismo. Orçada em cerca de R$ 19 milhões, as obras terão início em fevereiro deste ano e a previsão é que sejam concluídas em um prazo de 18 meses.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, esse empreendimento é sinônimo de oportunidades. “O turismo é uma alavanca que impulsiona a economia do RN com uma possibilidade inesgotável de desenvolvimento, e essa atividade oferece como principal produto a prestação de serviços. E quem faz isso é gente vocacionada e preparada para dar o melhor de si no atendimento aos nossos turistas. Por isso, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, disponibilizará para os potiguares uma Escola de Turismo e Hotelaria que será referência no Nordeste”, afirma Marcelo.

O Senac capacita, por ano, cerca de três mil pessoas em na área de turismo e hospitalidade. Com a construção da Escola de Hotelaria a instituição terá capacidade para qualificar seis mil profissionais anualmente.

Durante o período de obras, as aulas dos cursos na área de Gastronomia serão realizadas Unidade do Senac Centro (Rua São Tomé, 444, Cidade Alta), explica Helder Cavalcanti, diretor regional do Senac: “preparamos toda uma estrutura específica, dentro dos nossos padrões pedagógicos, para o devido funcionamento dos cursos na área de gastronomia. Esse ano, só nesse segmento, ofertaremos cerca de duas mil vagas”.


Dados da obra

O empreendimento será executado atendendo todos os critérios e recomendações quanto à acessibilidade, sustentabilidade e redução do impacto com o meio ambiente. Haverá, por exemplo, o reaproveitamento da água da chuva em usos onde não se exige potabilidade. Além disso, a cobertura é feita com Telhado Verde, também conhecido como jardim suspenso, a fim de minimizar as necessidades teóricas de resfriamento dos ambientes internos por meio de ar condicionado. A energia solar será utilizada para aquecimento da água dos boilers das cozinhas didáticas, bem como da iluminação externa. E toda a estrutura atenderá plenamente ao disposto na Norma de Acessibilidade, de modo que os portadores de necessidades especiais possam acessar todos os ambientes pedagógicos e públicos por meio de piso podotátil e sinalização específica.



Tamanho do empreendimento
Hotel Barreira Roxa: Área a ser reformada
5.657,45 m²
Hotel Barreira Roxa: Área a ser ampliada
1.124,25 m²
Escola de Turismo e Hotelaria: Área a ser construída
3.479,15 m²
Área total da obra
10.260,85 m²


A Escola

A construção da Escola de Hotelaria e Turismo contemplará três cozinhas didáticas, totalmente equipadas com os utensílios mais modernos; sala teórica de gastronomia; laboratórios de garçom, camareira, recepcionista,  enologia e informática; e mais sete salas de aula.

Além disso, aumentará o portfólio de cursos oferecidos pelo Senac como, por exemplo, cursos de aperfeiçoamento para gerentes de bares e restaurantes, bartender flair, técnicas de vendas para bares e restaurantes, pratos flambados em réchaud e práticas de somelier; capacitações em organização de eventos, recepcionistas de eventos e monitor de recreação; cursos técnicos em hospedagem, hotelaria hospitalar, capacitação de gestores de pequenos hotéis e pousadas e aperfeiçoamento para recepcionistas e camareiras dos hotéis e hospitais; cursos de aperfeiçoamentos para guias de turismos e agentes de viagens.

Atento ao enorme potencial do turismo potiguar, a Escola já oferece programas de educação profissional para o setor. São realizados cursos de capacitação nas áreas de Alimentos e Bebidas, Hospedagem, Eventos e Operacionalização de Serviços Turísticos. O Senac utiliza um modelo pedagógico que busca garantir ao aluno uma formação sólida e permanente. Um modelo que envolve conhecimentos, habilidades técnicas e valores. Além da prática realizada em ambientes pedagógicos, os alunos têm a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos em ambiente real de trabalho, em contato direto com o cliente.

A Escola atrai para os cursos e oficina um público diversificado tanto de profissionais experientes, dos que simplesmente apreciam a boa culinária, como também os que desejam ingressar no setor. E em todos os cursos e atividades ligadas à gastronomia é reforçada a preocupação com as boas práticas na manipulação e preparo dos alimentos.


O Hotel

Batizado pelo nome de Barreira Roxa, devido à sua proximidade com uma formação rochosa de coloração roxa, o hotel está localizado na Via Costeira, área que detém o maior parque hoteleiro do Estado do Rio Grande do Norte.

O prédio foi inaugurado pelo Governo do Estado, no dia 3 de novembro de 1985, inicialmente idealizado para ser a residência oficial do governador, posteriormente teve a destinação alterada.

Em abril de 2004, o Hotel passou a ser administrado pelo Senac/RN, resultante de um contrato celebrado com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

Comentários