JOVENS EMBAIXADORES DIVULGAM O BRASIL NOS EUA




Estudantes de escolas públicas de todo o país vão promover o turismo brasileiro no exterior

DSCN5359.JPG

O entusiasmo e a alegria típicas da juventude tomaram conta da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) nesta quarta-feira (9) durante o treinamento de 37 adolescentes que participam do programa Jovens Embaixadores. O grupo formado por estudantes de escolas públicas vai passar um mês nos Estados Unidos a convite da embaixada Americana, que há onze anos desenvolve o programa no Brasil. Esta é a primeira vez que a Embratur participa da ação.

“A partir de agora, vocês são parceiros da Embratur para promover o Brasil no exterior. Vocês representam o mosaico que é a cultura brasileira e vão ajudar a formar uma nova imagem do Brasil lá fora ”, destacou o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Macerlo Pedroso.

Os jovens receberam um kit promocional com guias do Brasil em inglês, livretos sobre as doze cidades-sede da Copa do Mundo, mapas e bandeiras brasileiras. Durante o treinamento, eles assistiram vídeos promocionais feitos pela Embratur e aprenderam um pouco mais sobre os destinos turísticos do país.

Empolgados, os jovens queriam falar sobre a cultura e a riqueza de seus estados. Davison Sicsu, de Parintins (MA), contou que o bumbódromo é o maior teatro a céu aberto do mundo e afirmou que a brincadeira do boi é “coisa séria na cidade”. Davison faz trabalho voluntário com crianças com deficiência auditiva. “Sou fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais), em inglês e também estou aprendendo a língua indígena Sateremawé porque trabalho com crianças dessa tribo”, explica o jovem de 18 anos.

Para participar do programa Jovens Embaixadores os adolescentes precisam desenvolver trabalhos voluntários em suas comunidades, ter entre 15 e 18 anos, ser estudante de escola pública com boas notas e ter fluência em inglês.

De acordo com o adido Cultural Adjunto da Embaixada Americana, Jeff Lodermeier, a experiência de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos ajuda os jovens na vida profissional que terão no futuro. “Conheço os veteranos do programa, aqueles que participaram das primeiras edições, e todos afirmam que a experiência abriu portas e oportunidades melhores”, disse.

“É uma oportunidade incrível para aprendermos mais sobre os Estados Unidos, mas também sobre o Brasil porque estamos convivendo com pessoas de todo o nosso país durante vários dias e isso é muito bom”, afirmou o maranhense Marcos Abraão, de 17 anos.

A mineira Isabel Theresa da Silva, também de 17 anos, está entusiasmada com a permanência de três semanas nos Estados Unidos. “Vou conhecer a realidade deles e levar a nossa para os americanos conhecerem”.

Os jovens ficarão uma semana em Washington e duas em outros estados. Durante a estadia, eles visitarão autoridades do governo, escolas públicas e projetos sociais e terão oportunidade de mostrar aos americanos um pouco da cultura, da riqueza e da diversidade que o Brasil possui.

Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas para o Brasil, no ano passado 600 mil americanos estiveram aqui.
  

Comentários