Carnaval de Córdoba divulga a Bahia na Argentina


Moradores e visitantes da província de Córdoba, na Argentina, viveram a sensação de brincar o Carnaval da Bahia. O modelo da maior festa de rua do planeta foi levado para a Argentina durante o primeiro Carnaval Cuarteteiro, realizado em Córdoba, na última semana (16 a 18 de janeiro), de acordo com os moldes baianos. A festa foi realizada a partir de uma parceria entre os governos da Bahia e de Córdoba, depois da visita de representantes do governo argentino ao Estado, em 2011 e 2012.
O apoio do Governo da Bahia se deu no sentido de mostrar como é feita a organização da festa em Salvador, com destaque para o receptivo especial realizado pelos Guias e Monitores do Carnaval. O programa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa foi apresentado ao presidente da Agência de Turismo da província argentina de Córdoba, Gustavo Santos, pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, durante o Carnaval do ano passado.
De acordo com Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, que representou a Bahia no evento, o Carnaval de Córdoba contou com trios elétricos (três originários da Bahia), camarotes e arquibancadas. “Eles contaram com a nossa expertise, mas não abriram mão da cultura local, já que as atrações da festa foram grupos de cuarteto, ritmo local, que mescla salsa, merengue e outras influências da música latina. Um circuito, para desfile dos trios, também foi criado em volta do estádio Mario Kem”, explicou.
Ainda segundo Rosana França, a oportunidade serviu para divulgar a Bahia na Argentina e estimular a vinda para o Estado. Atualmente, os argentinos ocupam o primeiro lugar no ranking de visitantes estrangeiros. Eles representam 18,9% do fluxo de 558 mil estrangeiros que vieram à Bahia em 2011, de acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur). O número equivale a 105.462 visitantes argentinos no Estado. Entre janeiro e fevereiro, o Estado terá 18 voos extras. Além da companhia aérea Aerolineas Argentinas e da Operadora Ola, a Bahia vai receber mais dois voos charter para Porto Seguro, operados pela Bombini.
Guias de Monitores do Carnaval – Com mais de 360 mil atendimentos contabilizados desde sua primeira edição, em 2008, o programa Guias e Monitores do Carnaval conta com 600 profissionais habilitados em até oito idiomas, a exemplo de inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, para atender baianos e turistas durante todo o Carnaval. Destaque também para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que proporciona a inclusão dos foliões portadores de necessidades especiais. Este ano, o programa será estendido aos municípios de Porto Seguro, Ilhéus e Mata de São João, tendo em vista a Copa das Confederações, no próximo mês de junho, e a Copa do Mundo da FIFA, de 2014, que têm Salvador como cidade-sede.
Durante todo o período festivo, os guias e monitores estarão distribuídos por diversos pontos dos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além de hotéis, shoppings e portões de entrada da cidade como aeroporto, rodoviária, terminal náutico e ferry-boat.
O programa é parte do Sistema Integrado de Informações Turísticas, composto também pelo portal oficial de Turismo da Bahia (www.bahia.com.br) e pelo Disque Bahia Turismo - primeiro call center do país a fornecer informações turísticas, 24 horas, em português, inglês e espanhol. O atendimento é feito pelo telefone (71) 3103-3103 e também via chat, por meio de link no www.bahia.com.br.

Comentários