Bugueiros usam rota alternativa em Jenipabu



Os bugueiros profissionais de Jenipabu estão trafegando numa nova trilha visando a segurança dos banhistas quando o passeio é iniciado em direção a praia de Barra do Rio. A mudança foi apoiada pela Secretaria de Meio Ambiente de Extremoz, Secretaria Estadual de Turismo e Companhia de Policiamento Rodoviário do Estado e Associação dos Proprietários e Condutores de Bugues (APCBA).

Ao invés de descer para a orla logo após as barracas, os bugues seguem em frente por uma trilha já existente em direção as balsas de Barra do Rio. “Por meio da Prefeitura de Extremoz via Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio do coronel Freitas, comandante da Polícia Rodoviária Estadual, além da Secretaria de Turismo do Estado, legalizamos esta trilha, que já existia, mas não era usada oficialmente”, disse Iveraldo Soares, presidente da APCBA.

“A categoria pediu para oficializar o uso da trilha para evitar problemas com banhistas”, reforçou Soares. “A gente tem que dar aos banhistas o que é deles, a praia, e todo o acordo foi mediado pela Prefeitura de Extremoz, através da Secretaria de Meio Ambiente, relatou Soares.

Regras

Ao longo da trilha serão colocadas bandeirolas para marcar o espaço e avisos de que a velocidade máxima a ser desenvolvida é de 10 km/h. Iveraldo Soares criou até um slogan para incentivar a baixa velocidade: “Bugueiro nota 10 km/h”. “Na trilha antiga descíamos para a praia logo depois das barracas e a nova livra totalmente a beira-mar”, concluiu Soares. (LS).

Fotos: Max Jordanni   

Comentários