Estande do Brasil durante a maior feira de turismo da Espanha, a Fitur
Por meio da
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Brasil está presente na
maior feira de turismo da Espanha, a Fitur. O evento, que começa hoje
(30) e vai até o dia 3 de fevereiro, espera receber 210
mil visitantes. “O espaço brasileiro tem 796 m2 e conta com a
participação de 43 co-expositores, das iniciativas públicas e privadas
do setor turístico”, explicou o diretor de Mercados Internacionais da
Embratur, Marcelo Pedroso.
Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur,
durante entrevista a uma emissora de televisão espanhola
Ao longo de 33
edições, a Fitur se tornou um importante ponto de encontro para
profissionais do segmento turístico, com dois dias abertos para o
público final. Esta edição será dividida em quatro seções: Fitur
LGBT, Fitur Green (Fórum de Sustentabilidade e Turismo), Fitur Tech
(Fórum de Inovação e Tecnologia Turística), InvesTur (Fórum de
Investimentos e Negócios Turísticos na África).
A participação na
Fitur faz parte da “Semana do Brasil na Espanha”, realizado pela
Embratur. A ação começou no dia 21 de janeiro, com a divulgação da
culinária brasileira no Madrid Fusión, maior evento de
gastronomia do mundo. Até o dia 23, o Brasil foi representado por seis
renomados chefs. Em paralelo, a cozinha das seis cidades da Copa das
Confederações da FIFA Brasil 2013 (Recife, Salvador, Belo Horizonte,
Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro) teve destaque
em um evento exclusivo, realizado pela Embratur, voltado para
formadores de opinião e jornalistas, no Mercado San Antón.
Ontem (29),
aconteceu mais uma edição do Goal To Brasil. A iniciativa, que promove
as cidades eleitas como sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, contou com a
presença de uma comitiva de autoridades brasileiras
envolvidas com a realização do Mundial no país, liderada pela Embratur e
secretários de Estado. O programa incluiu encontro com a imprensa,
workshops para mais de 150 operadores de turismo e agentes de viagem, e
ainda a recepção “Vivências Brasileiras”, uma
fusão da cultura e gastronomia típica regional. O Goal to Brasil já
percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires, Paris e
Lisboa. Agora, na sua edição espanhola, deu destaque especial
a Fortaleza, capital do Estado do Ceará e um dos lugares preferidos para o turismo de sol e praia.
“A junção desses
eventos permitiram a divulgação dos nossos atrativos turísticos,
culturais e esportivos, o que, sem dúvida, contribuirá para o contínuo
fortalecimento da imagem do país na Espanha, mercado
de crucial importância para o turismo brasileiro”, explica Pedroso.
Segundo o
presidente da Embratur, Flávio Dino, a escolha da Espanha para iniciar
as ações de promoção em 2013, se deve ao fato de que o Brasil continua
sendo um dos destinos turísticos preferidos pelos espanhóis.
Em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas
para o Brasil. “Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil em 2011,
6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos de viagem foram
negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%). Vale
destacar que quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem
voltar no futuro”, detalhou Dino.
Comentários