BRASIL ESTÁ NA MAIOR FEIRA DE TURISMO DA ESPANHA



Estande do Brasil durante a maior feira de turismo da Espanha, a Fitur

Por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Brasil está presente na maior feira de turismo da Espanha, a Fitur. O evento, que começa hoje (30) e vai até o dia 3 de fevereiro, espera receber 210 mil visitantes. “O espaço brasileiro tem 796 m2 e conta com a participação de 43 co-expositores, das iniciativas públicas e privadas do setor turístico”, explicou o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.


Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur,
durante entrevista a uma emissora de televisão espanhola

Ao longo de 33 edições, a Fitur se tornou um importante ponto de encontro para profissionais do segmento turístico, com dois dias abertos para o público final. Esta edição será dividida em quatro seções: Fitur LGBT, Fitur Green (Fórum de Sustentabilidade e Turismo), Fitur Tech (Fórum de Inovação e Tecnologia Turística), InvesTur (Fórum de Investimentos e Negócios Turísticos na África).

A participação na Fitur faz parte da “Semana do Brasil na Espanha”, realizado pela Embratur. A ação começou no dia 21 de janeiro, com a divulgação da culinária brasileira no Madrid Fusión, maior evento de gastronomia do mundo. Até o dia 23, o Brasil foi representado por seis renomados chefs. Em paralelo, a cozinha das seis cidades da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro) teve destaque em um evento exclusivo, realizado pela Embratur, voltado para formadores de opinião e jornalistas, no Mercado San Antón.

Ontem (29), aconteceu mais uma edição do Goal To Brasil. A iniciativa, que promove as cidades eleitas como sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, contou com a presença de uma comitiva de autoridades brasileiras envolvidas com a realização do Mundial no país, liderada pela Embratur e secretários de Estado. O programa incluiu encontro com a imprensa, workshops para mais de 150 operadores de turismo e agentes de viagem, e ainda a recepção “Vivências Brasileiras”, uma fusão da cultura e gastronomia típica regional. O Goal to Brasil já percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires, Paris e Lisboa. Agora, na sua edição espanhola, deu destaque especial a Fortaleza, capital do Estado do Ceará e um dos lugares preferidos para o turismo de sol e praia.

“A junção desses eventos permitiram a divulgação dos nossos atrativos turísticos, culturais e esportivos, o que, sem dúvida, contribuirá para o contínuo fortalecimento da imagem do país na Espanha, mercado de crucial importância para o turismo brasileiro”, explica Pedroso.

Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, a escolha da Espanha para iniciar as ações de promoção em 2013, se deve ao fato de que o Brasil continua sendo um dos destinos turísticos preferidos pelos espanhóis. Em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas para o Brasil. “Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil em 2011, 6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos de viagem foram negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%). Vale destacar que quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem voltar no futuro”, detalhou Dino.

Comentários