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sábado, 3 de novembro de 2012

Potiguar Turismo comemora 15 anos com super festa hoje em Natal




A Potiguar turismo, comandada pela super empresária Decca Bolonha comemora hoje (03), seus 15 anos de existência com uma festa  no Boulevard recepções,em Natal,  com atrações especiais como: Samba de Rainha, Margareth Menezes e Lan Lan & dj Deeplick. Decca estará recebendo cerca de 600 convidados nesta noite.Decca Bolonha já foi bela do encontro das belas do turismo de Natal..Parabéns a todos que fazem a Potiguar turismo pelos 15 anos..

 Decca Bolonha
Decca Bolonha no encontro das Belas do Turismo de Natal

Emirates lança voo para Adelaide, na Austrália



Serão quatro frequências semanais a partir de Dubai

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 O primeiro voo comercial da Emirates
 para a Austrália do Sul decolou dia primeiro de novembro de Dubai com destino a Adelaide, conectando a região à extensa malha aérea da companhia, que conta com 127 destinos em 74 países.
A nova rota marca o primeiro serviço direto entre o Estado australiano e o Oriente Médio, criando oportunidades de negócios entre as duas regiões. Os passageiros também vão se beneficiar de voos com melhores conexões para mais destinos ao redor do mundo, incluindo 33 cidades na Europa.

Inicialmente, o voo EK440 terá quatro frequências semanais, operado pelo Boeing 777-300ER
. A partir de 1º de fevereiro, a rota será diária. 

“Estamos investindo na Austrália do Sul dedicando um Boeing 777-300ER, com a melhor oferta de serviços e produtos a bordo, para voos de longa distância”, disse Salem Obaidalla, vice-presidente sênior de Operações Comerciais para o Extremo Oriente e Austrália. “O Estado está rapidamente se tornando um dos mais importantes centros de negócios e turismo da Austrália, e o novo voo para Adelaide significa o aprimoramento das relações comerciais e turísticas entre o país, Dubai e toda nossa rede global”, concluiu.  

Quando o serviço se tornar diário, em fevereiro, terá capacidade adicional de 5 mil passageiros por semana, o que representa um aumento de 30%. A capacidade de carga também aumentará em 14 toneladas – entre as principais commodities que serão transportadas estão carnes, frutas, vegetais e ovos. 

Destino Iguaçu busca expansão na América do Sul




A ideia é fortalecer a divulgação no mercado argentino, principal emissor de turistas, e também em países vizinhos, cumprindo as metas do plano de promoção turística de Foz neste ano

O Destino Iguaçu estará presente na XVII FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires, considerada a quinta mais importante do mundo. A participação da Secretaria de Turismo, em parceria com a Itaipu, Iguassu Convention Visitors e Bureau (ICVB), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Instituto Chico Mendes, faz parte do plano de promoção e divulgação de Foz do Iguaçu, estabelecido dentro da Gestão Integrada do turismo local em 2012.

Até o final deste ano, os atrativos da fronteira serão apresentados em mais três feiras, sendo duas internacionais - FITPAR, em Assunção, e WTM na Inglaterra)  e uma no Festival de Gramado, Rio Grande do Sul.

Segundo os organizadores da FIT, que começa neste final de semana e segue até o dia 06, a expectativa é superar o público presente na edição anterior. A média de crescimento do evento é de 550% nos últimos seis anos. Em 2011, 91.488 visitantes, sendo 33.249 de profissionais estiveram na feira. São esperados 1700 expositores da América do Sul, América Latina e de países europeus e asiáticos.

A ideia é fortalecer a divulgação na Argentina, principal emissor de turistas, e expandir pra outros mercados da América do Sul. De acordo com o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez, no ano passado 257.709 turistas argentinos visitaram as Cataratas. O país é o principal emissor de estrangeiros para o Brasil e Foz do Iguaçu.

" Os dados do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) apontam um aumento de 30.39% no número de argentinos em relação a 2010. Este número representa mais de 16% do total de visitantes desta nacionalidade em todo o país, que foi de 1.593.775 ano passado. Os números mostram a importância e a necessidade permanente de expandir a estratégia Foz Destino do Mundo, apresentando nossas opções para agentes e operadores de 45 países que estarão na FIT", comentou Gonzalez.

Segundo ele, a participação na feira também será fundamental para consolidar a marca do Destino Iguaçu em outros países da América do Sul. " Neste primeiro semestre tivemos 165.339 turistas de países do Mercosul, representando 23,3% do total que visitou as Cataratas do Iguaçu. Vamos aproveitar a ocasião para intensificar a divulgação entre paraguaios, uruguaios, colombianos e chilenos, que já estão entre os 15 países que mais registraram visitantes no ano passado, segundo ranking do Parque", destaca.

FITPAR

O Destino Iguaçu também estará presente na 9° edição da FITPAR, em Assunção. A feira é organizada pela Associação de Agências de Turismo do Paraguai (Asatur), com o apoio da Secretaria Nacional de Turismo e também da Associação dos Agentes de Turismo, TAM Mercosul e Touring e Automóvel Club Paraguaio.

Em 2011, a feira recebeu 5.330 visitantes, destes 3.762 de público e 1.568 profissionais. Segundo dados do PNI, os  paraguaios ocuparam a segunda colocação no ranking de países emissores de turistas estrangeiros nas Cataratas do Iguaçu em 2011.  
Do Paraguai vieram 36.940 turistas, isto representa 21% do total de paraguaios que visitaram o Brasil ( 192.730) no último ano.

Projeto Pôr do Sol do Potengi comemora quatro anos com uma homenagem a Nossa Senhora da Apresentação na terça-feira(06) as 17hs no Iate Clube de Natal




O Projeto Cultural Pôr-do-sol do Potengi, é um espetáculo que envolve a natureza, música e história. Nele turistas e nativos vem desfrutar o entardecer em uma das mais belas paisagens da cidade, acompanhada de uma trilha sonora executada por excelentes artistas locais e convidados, o repertório musical é elaborado especialmente para interagir com o visual peculiar do crepúsculo ao cantar músicas clássicas, regionais e de MPB.
Realizada por meio de uma parceria entre a Super Star e o Iate Clube de Natal, o Projeto é apresentado semanalmente, todas as terças, quartas e quintas feiras, a partir das 17 horas no Iate Clube de Natal.
O Projeto Pôr-do-sol vem emocionando turistas e potiguares, oferecendo um programa cultural que reúne cenário e música. Além de proporcionar bons espetáculos, ainda divulga as produções artísticas locais abrindo espaço para a exposição de seus trabalhos e valorizado a identidade cultural do Rio Grande do Norte. A Ribeira, Cais, Porto, têm como objetivo acolher seus visitantes assim como acolhera os primeiros moradores da cidade.
O Projeto hoje é sinônimo de sucesso e, já faz parte da programação de turistas e potiguares. Desde sua estréia em novembro de 2008, o evento já foi prestigiado por mais de 60 mil pessoas. Hoje, o Projeto reúne em média 150 espectadores por dia e a expectativa diante da repercussão alcançada é que esse público aumente para 600 pessoas por apresentação.
Pôr-do-sol do Potengi foi atração nacional, foi exibido pela 1ª vez no Bom Dia Brasil e agora a TV XUXA, fazendo a abertura do verão 2012, com sua produção, apresentando o belíssimo Pôr-do-Sol do Potengi através do ator Bernardo Mesquita que esteve em Natal mostrando os nossos melhores pontos turísticos.  Vamos todos prestigiar o que temos de melhor em nossa capital.


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Guarapari (ES): nova orla até 2014




Ministério do Turismo confirma investimento de R$ 36 milhões para redesenho urbanístico e paisagístico do Canal de Guarapari, destino mais visitado do verão capixaba


 O Ministério do Turismo empenhou, nesta quarta-feira (31.10), R$ 5 milhões para o custeio da primeira fase das obras de reurbanização da orla do Canal de Guarapari, uma das principais intervenções do Programa de Recuperação Turística do centro da cidade. Os recursos são do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), criado, gerido e mantido pelo MTur em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Andina de Fomento (CAF). O investimento total do MTur no projeto, que deve ser concluído em 2014, será de R$ 36 milhões.

As intervenções na região começam em março de 2013, com as obras de recuperação da Praça Trajano Lino Gonçalves. Porém, o projeto é muito mais amplo: inclui 4 km de reestruturação viária da orla do canal, construção do mercado municipal de artesanato, criação de decks náuticos e pesqueiros, revitalização de passeio público e espaços destinados ao receptivo turístico e atividades de lazer – como áreas especiais para pesca profissional e artesanal.

De acordo com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, “o projeto é uma mostra de que a qualificação da infraestrutura turística do país pode ser um motor para o fortalecimento das economias turísticas locais”. O secretário de Turismo do Espírito Santo, Alexandre Passos, confirma: “é uma mudança de realidade para o destino Guarapari”.

Segundo Passos, o fluxo de visitantes durante a alta temporada (janeiro e fevereiro) ultrapassa meio milhão de pessoas. “A remodelação da área da orla vai contribuir para driblar a sazonalidade. O projeto modifica os aspectos urbanísticos da região e cria novas possibilidades para o turismo, estimulando o aumento do tempo de permanência do visitante”, avaliou.

Perfil do MTur no Twitter está próximo dos 100 mil seguidores




 A cada dia que passa, é possível acompanhar novidades nos perfis do Ministério do Turismo nas redes sociais. Em um esforço de oferecer sempre boas dicas sobre os destinos brasileiros, informações dos programas e ações da pasta sobre o turismo em geral, o Ministério do Turismo investe nas redes sociais e busca incentivar a participação da população brasileira na divulgação das belezas do País.

No Twitter, o nosso perfil @mturismo está próximo dos 100 mil seguidores. Dentre esses, estão perfis de secretarias de turismo, jornalistas, blogueiros, mas, principalmente, aqueles que fazem o turismo do Brasil funcionar: os viajantes!

Por isso, queremos agradecer a todos que já compartilharam e sugeriram conteúdos. Ajude a divulgar nossas plataformas digitais e incentive mais pessoas a colaborar. Com uma grande rede, poderemos divulgar destinos, às vezes desconhecidos, ou notícias que não chegam a todos.

Cada um pode contribuir divulgando sua cidade ou estado! Mostre o que há de melhor na sua região! Dê dicas, compartilhe experiências! Você também pode ajudar mencionando o nosso perfil. Marque um amigo no twitter, indique a novos seguidores e fortaleça a promoção do turismo no Brasil.




Brasil Rural Contemporâneo volta ao Rio de Janeiro para sua oitava edição



De 21 a 25 de novembro, na Marina da Glória, o MDA promove cultura, gastronomia, moda, artesanato e vários temas relacionados às atividades rurais
O Rio de Janeiro recebe, de 21 a 25 de novembro, a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, na Marina da Glória. Em cinco dias, 650 expositores e organizações da agricultura familiar de todas as regiões do País, mostrarão diversidade, cultura e riqueza de uma parcela da população que produz a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Com uma imensa capacidade produtiva, a agricultura familiar é responsável por 10% do PIB nacional, contribuindo para a construção de um Brasil rico e diverso.  Hoje, são mais de 4,3 milhões de famílias agricultoras.
Com uma área de 40 mil m², considerado a maior Feira do gênero da América Latina, o evento contará com vários espaços projetados para que os empreendimentos possam apresentar seus produtos diretamente ao público. A expectativa é que cada espaço tenha 15. A Praça da Sociobiodiversidade, Talentos do Brasil, Praça da Cachaça, Organização Produtiva das Mulheres, Praça dos Orgânicos, Casa do Queijo e Casa do Incra são alguns dos espaços temáticos que farão parte do evento.
As grandes novidades desta oitava edição são: o espaço Diálogos Brasil Rural, com debates de temas relevantes para o desenvolvimento agrário, que serão transmitidos ao vivo pela internet e com a participação do público por meio das mídias sociais; a Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, que mostrará em 15 estandes produtos que expressam a capacidade produtiva de indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e pescadores artesanais; e a Casa do Queijo, onde os visitantes poderão ter conhecimento de como são produzidos e degustar diversos tipos vindos de todas as regiões do País.  
Além disso, o evento abrigará também o Espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Espaço Brincante, o Espaço de Redes de Empreendimentos Familiares, Estandes Coletivos e Espaços Gastronômicos. “A feira será uma vitrine para o consumidor e para as empresas. Uma grande oportunidade de comercialização, de aproximação da oferta junto à demanda. Nós estamos mobilizando o setor privado visando promover compras. Teremos representantes do setor hoteleiro, de bares e restaurantes, supermercados, lojas de conveniência, cosméticos, indústrias de alimentos”, explica Arnoldo de Campos, coordenador geral do evento.
Ritmos, sons e manifestações artísticas e musicais das cinco regiões do Brasil também farão parte do evento e animarão os palcos Multicultural e Tablado de Raiz. Serão cerca de 30 apresentações musicais envolvendo quase 300 artistas.
As sete edições do Brasil Rural Contemporâneo reuniram, ao todo, mais de 850 mil pessoas. 
Espaços Temáticos
Praça da Sociobiodiversidade
O público poderá conhecer produtos de alta qualidade, como artesanato, comidas e cosméticos produzidos por matérias primas da Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal.
Talentos do Brasil
Acessórios e roupas produzidos por artesãs rurais de 12 estados brasileiros estarão expostos neste espaço, unindo design, tradição e sustentabilidade.
 Praça da Cachaça
Formado por 15 empreendimentos vindos de todo o país, a Praça da Cachaça é um ambiente aconchegante para os visitantes degustarem a bebida, conhecerem as diferentes formas de produção e seus diferentes nomes.
 Casa do Queijo
Visitantes poderão vivenciar na prática todo o conhecimento tradicional na arte de fazer queijo, além de degustar tipos de diferentes regiões do país, com diversas formas e sabores.
 Organização Produtiva das Mulheres
Trabalhadoras, camponesas, empreendedoras, produtoras e artesãs reunidas em 15 organizações ocupam esse espaço expondo e vendendo seus produtos, compartilhando suas experiências e produção.
 Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais
Neste espaço serão apresentadas as políticas públicas do MDA voltadas ao etnodesenvolvimento junto aos Povos e Comunidades Tradicionais que desenvolvem atividades rurais, assim como os resultados obtidos com o acesso às políticas agrícolas, agrárias, sociais, culturais, pesqueiras, aquícolas e extrativistas para este público. Serão montados 15 estandes com produtos que formam uma mostra da capacidade produtiva de quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores artesanais.
 Praça dos Orgânicos
Representa o Brasil Rural Contemporâneo diversificado e sustentável. Um ambiente destinado a 15 empreendimentos que disseminam a produção de alimentos ecologicamente correta, com espaço diferenciado para o café.
 Casa do INCRA
Presente em todas as edições anteriores e sempre com foco em uma cadeia produtiva da agricultura familiar, a Casa do INCRA, deste ano, apresenta a produção sustentável de frutas nos diferentes biomas brasileiros. Serão três ambientes projetados para que o público conheça todo o processo de produção e comercialização destes produtos.  
 Espaços Gastronômicos
O Brasil Rural Contemporâneo 2012 traz espaços gastronômicos com uma culinária diversificada, privilegiando os pratos típicos de todas as regiões do País. O Espaço Piquenique é construído com mesas confortavelmente instaladas às margens da Baía da Guanabara, onde os visitantes degustam as delícias encontradas no evento. Nos Quiosques Regionais serão servidos lanches rápidos, como tapioca, pão de queijo e outras especiarias organizadas de acordo com a região de origem. A área do Restaurante conta com mesas e cadeiras, onde serão oferecidas refeições e bebidas variadas para quem quer se “reabastecer” para voltar para a Feira.
 Mel de jandaíra, café orgânico, castanha de baru, queijo parmesão, geleia de cagaita, patê de gengibre, tender de carne de avestruz, polenta, tapioca, acarajé, peixe frito com mandioca, granola de licuri, rosquinha de pinga, farinha de pupunha, doce de tucumã, licor de baru, leite de babaçu, vinhos coloniais, sucos, pães e bolos são algumas das milhares de comidas que os visitantes poderão saborear.
 Espaço Infantil
A feira também oferecerá cultura e diversão para as crianças com o Espaço Brincante. O ambiente traz uma réplica da Casa de Chico Mendes, modelo de moradia que espelha o modo de vida na Amazônia. Haverá também um parquinho infantil e uma programação diversificada: teatro de bonecos, rodas de leitura, contação de histórias, lançamento de livros, exposições de brinquedos populares, brincadeiras, cantigas e oficinas de arte e literatura, além de uma biblioteca do Programa Arca das Letras. http://portal.mda.gov.br/portal/sra/programas/arcadasletras
 Espaços Especiais e Institucionais
 Estandes Coletivos
Empreendimentos familiares vindos de todo o Brasil mostram sua produção organizados em grandes tendas de acordo com cada região, identificadas por cores. Nestas mesmas tendas, Redes de Empreendimentos Familiares apoiadas pelo MDA ocupam espaços projetados para expor coletivamente seus produtos. São dez estandes, sendo um para cada rede, num total de 160 empreendimentos. Participam: Rede Cooperagroate (Sul), Rede Apaco (Sul), Rede Agreco (Sul), Rede Unacoop (Sudeste), Rede Xique-Xique (Nordeste) e Rede Coopcerrado (Centro-Oeste).
 Espaço MDA
Em um ambiente de 500 m², os principais programas e políticas executados pelas Secretarias que constituem o Ministério do Desenvolvimento Agrário serão apresentados ao público. Informações, dúvidas, sugestões e troca de experiências serão repassadas por técnicos do MDA que estarão à disposição dos visitantes.
Diálogos Brasil Rural
Um dos grandes destaques desta edição, o Diálogos Brasil Rural será uma estrutura dinâmica e interativa voltada para o debate de temas que busquem a valorização do setor, como segurança alimentar, cooperativismo, alimentação escolar e regularização fundiária. Serão realizados dois diálogos por dia, durante os cinco dias de evento, com transmissão ao vivo no site do evento -  www.mda.gov.br/feira - e terá a participação dos internautas pelas mídias sociais enviando perguntas e comentários.
 No intervalo entre os diálogos, uma atração artística se apresentará, no palco, ao público presencial e online. Ao todo, a programação prevê oito diálogos (dois por dia), com cerca de 30 debatedores, e 8 shows com transmissão em tempo real.


AGENDA SEMANAL DO ESPAÇO CULTURAL BURACO DA CATITA - 1 a 3/11/12



 

Até dezembro deste ano, uma vez por semana, artistas e grupos instrumentais se apresentarão gratuitamente no espaço, consolidando sua vocação como a casa do choro, do samba e da música instrumental. Com o Prêmio Procultura Palcos Musicais Permanentes, o Buraco da Catita também ganhou um novo ambiente, com tratamento acústico, palco, sistema de sonorização, iluminação e projeção, para oferecer shows e eventos com mais qualidade.

SEXTA (02/11) 
O grupo Catita Choro e Gafieira comanda o baile no projeto “Gafieira Dançante”, a partir das 22h. Participação do cantor Debinha e dançarinos de academias de dança de Natal.
 
SÁBADO (03/11) 
A banda Arquivo Vivo apresenta releituras dos grandes clássicos do samba no Espaço Cultural Buraco da Catita. Início: 22h.
 
SERVIÇO | ESPAÇO CULTURAL BURACO DA CATITA
Endereço: 
Espaço Cultural Buraco da Catita (Travessa José Alexandre, 95, Ribeira – próximo ao Teatro Alberto Maranhão)
Informações: 
2010 9185 / 9190 4460

BUENOS AIRES MAIS PERTO DO NORDESTE



Vizinhos terão sete voos semanais direto para a Bahia a partir de 2013. Anúncio será feito durante a FIT Argentina que começa  este fim de semana

No próximo verão, Buenos Aires estará mais perto da Bahia com voos diretos entre a capital argentina e o estado. A partir de janeiro de 2013,  sete voos semanais, com duração de cinco horas, vão incentivar o turista argentino a conhecer as belezas, a alegria e as delícias  gastronômicas que a Bahia tem. O anúncio será feito durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT Argentina – que começa no próximo sábado, 03, em Buenos Aires.

“A promoção dos diversos destinos turísticos brasileiros na FIT Argentina e os voos diretos entre Buenos Aires e a Bahia vão incentivar ainda mais os argentinos a visitarem nosso país e consolidar a Argentina como principal emissor de turistas ao Brasil”, destacou Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) 

O Brasil é, pela primeira vez, o país convidado da 17ª edição da FIT Argentina e terá um estande de 552 metros. A Embratur estará presente no Estande Brasil onde serão realizadas, além de rodadas de negócios, apresentações de grupos de música, danças típicas e degustação da gastronomia brasileira.

Durante a FIT, a Embratur vai apresentar aos profissionais do turismo argentino a nova campanha de promoção do Brasil no exterior, lançada pela presidenta Dilma Rousseff em Londres, durante os Jogos Olimpícos.  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul também vão aproveitar a FIT para lançar a campanha “Turismo Integrado da Região Sul”. 

A Argentina está em primeiro lugar no ranking de emissores de turistas para o Brasil. No ano passado, o país recebeu 1.593.775 argentinos. Desses, 76,4% vieram em busca de Lazer e o destino mais visitado foi Florianópolis.

Em 2011, estiveram presentes no evento 91.488 visitantes. Para este ano, o evento espera atrair 92 mil pessoas entres profissionais do turismo e público final.  O encerramento será na terça-feira, 06, com apresentação de grupos de música popular brasileira.

Norma que eleva valor de multas entra em vigor




 A Resolução n°253/2012que permite elevar em até mil vezes os valores das multas a serem aplicadas por infrações que causem grave dano à prestação do serviço ou aos usuários, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (1º/11/2012). Os novos valores poderão chegar a R$ 20 milhões por infração, de acordo com análise da área fiscal, contra o máximo de R$ 20 mil previstos até então.

Os casos de grave dano ao serviço aéreo ou aos usuários são situações críticas com grande impacto na malha área, de responsabilidade da companhia ou de outro agente do setor ou com grande número de passageiros sem assistência.

Com isso, a ANAC espera aumentar a sua capacidade de coibir infrações que causem grandes transtornos à população e garantir aos passageiros um nível cada vez maior de qualidade da aviação civil brasileira.

O texto aprovado pela diretoria da ANAC na última terça-feira (29/11) altera a Resolução nº 25/2008, especificamente nos valores de multas contidos nos Anexos I, II e III. Os critérios considerados para definição do valor da multa são a gravidade da infração, a condição econômica do infrator e/ou seus antecedentes.

Resolução n°253/2012 entra em vigor hoje (1º/11), data de sua publicação no Diário Oficial da União.


Paulinho Freire é empossado prefeito de Natal




O vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire foi empossado como prefeito da Capital nesta quinta-feira (01), pelo presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins. A solenidade foi realizada no início da tarde no plenário do Palácio Frei Miguelinho. Paulinho Freire substitui a prefeita Micarla de Sousa, afastada do cargo por decisão judicial.
Após prestar o juramento e assinar o termo de posse protocolar, o novo prefeito concedeu entrevista coletiva à imprensa e ressaltou que envidará esforços para regularizar o pagamento de outubro em atraso do funcionalismo, a coleta de lixo urbano e trazer os recursos liberados pelo Ministério das Cidades para recapeamento de 54 ruas na capital. O valor é de R$ 10 milhões, com contrapartida do município de R$ 1,2 milhões.
O prefeito disse, ainda, que outro objetivo é enxugar a máquina, além de dar total transparência à gestão de 60 dias que terá pela frente. Para saber mais e melhor a respeito da atual situação do município, o prefeito empossado fará nesta sexta-feira (2) com os secretários. Na tarde desta quinta-feira Paulinho Freire terá reuniões técnicas com algumas secretarias. “É um projeto para 60 dias. Vamos dar total transparência às ações. Faremos um mutirão para organizar a cidade”, afirmou. Se depender de Paulinho Freire, a transição do atual governo municipal para o próximo será feita de forma tranquila.

Natal sedia IV Campeonato Brasileiro de Automodelismo




A Associação Potiguar de Automodelismo Radiocontrolado (APARC) e a FEBARC (Federação Brasileira de Automodelismo Radio Controle) realizam no próximo sábado (3) e domingo (4), a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Automodelismo Rally GT 2012.  O evento terá início às 10h, na pista do Jiqui Country Club, no Prolongamento da Av. Ayrton Senna, em Nova Parnamirim.

Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Norte sedia um campeonato brasileiro de automodelismo. 42 competidores participarão do evento, que terá premiação do 1º ao 10º lugar e expectativa de centenas de torcedores. A competição será aberta ao público e contará com uma excelente estrutura para receber os visitantes.

O automodelismo radiocontrolado é um esporte empolgante, que está sendo cada vez mais difundido no lazer e no esporte dos brasileiros. No Rio Grande do Norte existem vários adeptos,  associações da categoria e já foram realizadas competições importantes como a etapa final da 2ª Edição do Campeonato do Nordeste de Automodelismo Off-Road, que aconteceu em Natal, no ano de 2010, e o IV Campeonato do Nordeste de Automodelismo Off-Road (Nordestão), no ano de 2011.

Os modelos são réplicas idênticas aos automóveis de verdade em escalas menores, controlados por ondas de rádio.Esses pequenos carros chegam a impressionante velocidade de 130 km/h.  As provas são disputadas com muita emoção por parte dos participantes, competidores, mecânicos e público. No transmissor o piloto tem o controle do acelerador, do freio e da direção. 

Os automodelos pode ser elétricos, que trabalham com motores alimentados à energia de baterias recarregáveis, passando por um speed-control (controle de velocidade), ou podem ser movidos à combustão, que são alimentados por um combustível especial, que pode ser adquirido com facilidade em qualquer loja do ramo. O motor é dois tempos e o funcionamento é muito parecido com um motor de moto miniaturizado.

Paulo Kakinoff participa da Assembleia Abracorp e diz que aposta na força dos distribuidores



Encontro aconteceu na última quarta-feira (31), no hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo, e reuniu associados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)

Paulo Sérgio Kakinoff, que assumiu no segundo semestre deste ano o comando da Gol, foi uma das ilustres presenças na reunião das agências associadas Abracorp. O presidente da companhia aérea manifestou seu interesse em estar cada vez mais perto da entidade, que alia os principais distribuidores de bilhetes aéreos do segmento corporativo. Na ocasião, Kakinoff apresentou a missão e os valores da Gol e falou sobre diversos assuntos, como o programa de milhagem, a parceria Delta-Gol, a aquisição da Webjet, entre outros.

“Somos uma das companhias com maior segurança do país. Em 12 anos de operação, temos orgulho em ser uma aérea sem acidentes fatais.”, orgulha-se. Sobre a empresa ser Low Cost, ele afirmou que esse deve ser o DNA preservado. “Somos Lowest cost e Best fare temos que ser pelo menos 10% mais barato que o competidor direto”, garantiu. De acordo com Edmar Bull, presidente da Abracorp, Kakinoff merece congratulações por ter se adaptado tão rapidamente ao setor. “Não é fácil sair do mercado de luxo, ingressar na indústria de viagens e tomar decisões tão acertadas em curto período de tempo”, afirma Bull.

Integração Webjet

Segundo Kakinoff, a integração entre o departamento comercial da Webjet e da Gol está praticamente concluída. “Em dezembro terminaremos a análise operacional e em meados de janeiro já estará concluída”, disse. Com isso, a Gol passará a oferecer quase 1.000 voos por dia. “Isso nos coloca como líder de oferta. Além disso, a Webjet também acrescenta a pontualidade na característica do negócio”, afirma Eduardo Bernardes, diretor de Vendas da Gol.

Delta-Gol

O plano de ação Delta-Gol, que juntas possuem a maior malha das Américas e apresentam a maior oferta combinada do mercado, também foi apresentado na reunião. A Delta Airlines comprou 3% da brasileira e elas passam a oferecer, conjuntamente, voos para os Estados Unidos. A Gol pretende, a partir de agora, concentrar sua expansão internacional no país norte-americano, com o fomento de um hub no aeroporto de Santo Domingo, na República Dominicana.

Aproximação

Ainda na reunião, a Gol assumiu vários compromissos com os associados da Abracorp com o objetivo de incrementar o market share da companhia na Pesquisa de Vendas da entidade, que, a partir de agora, será divulgada trimestralmente. Alguns desses ajustes são a revisão do plano de incentivo 2013, maior presença nas reuniões da Abracorp, comunicação mais ampla direcionada à entidade, investimento na Ilha Corporativa na Feira de Turismo das Américas 2013, melhoria no atendimento das agências associadas, incluindo a locação de um key country manager dedicado ao atendimento da entidade, integração com o comitê de TI para garantir que as TMC’s estejam preparadas para atender os seus clientes com toda tecnologia disponível. Além disso, algumas ações de promoção de vendas em conjunto com a Delta serão desenvolvidas em curto prazo. “Queremos que 70% do nosso quadro de funcionários sejam capaz de atender o mercado corporativo”, explicou Bernardes.< br>
Clique aqui para ver a galeria de imagens do evento.

Proexport Colômbia conclui participação na ABAV com êxito




Empresários colombianos estiveram no evento buscando oportunidades de negócios




Entre os dias 24 e 26 de outubro, uma comitiva de 23 empresários e entidades de promoção turística estiveram presentes no stand da Proexport Colômbia na 40ª Feira das Américas ABAV, no Rio de Janeiro.
Durante a feira, que é o maior evento de turismo do país, a Colômbia divulgou suas novidades e atrações, e os empresários colombianos estreitaram relacionamento e fizeram negócios com os profissionais do turismo brasileiro.
“Nossa presença no evento foi altamente estratégica, pois temos como grande objetivo promover um relacionamento mais próximo entre os dois países. Bogotá é uma cidade cultural que oferece excelente infraestrutura para os turistas brasileiros que a visitam não apenas para fazer negócios, mas para lazer”, afirma Luis Fernando Rosas, diretor geral do Instituto Distrital de Turismo de Bogotá.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados da feira. Recebemos visitantes de todas as categorias que têm bastante interesse no destino Cartagena. No último ano, o número de brasileiros cresceu 22%. Além disso, os viajantes do Brasil possuem alto poder aquisitivo. Com certeza, queremos cada vez mais atraí-los”, comenta María Emilia Bonillas, diretora de Promoção e Mercado da Corporación Turismo de Cartagena de Indias.
Este ano, o vice-presidente de turismo da Proexport Colômbia, Enrique Stellabatti Torres, participou da ABAV e se reuniu com profissionais de turismo para promover o país. "Fiquei muito contente em ver o grande interesse pela Colômbia. Os profissionais ficaram encantados pelos novos produtos que estamos divulgando e, definitivamente, o público brasileiro é um dos prioritários”, ressalta o executivo.
Estiveram presentes no stand as seguintes empresas e entidades do país vizinho: All Reps, Avianca, Aviatur, Contactos, Corporación Turismo de Cartagena, Evoca, Gema Tours, GHL Hoteles, Global Hotels and Resorts, Grupo Welcome, Hotel Monterrey, Hotel Bovedas de Santa Clara, Hotel Caribe, Hotel Cartagena Plaza, Hoteles Dann Carlton, Hoteles Decameron, Instituto Distrital de Turismo de Bogotá, LAN, Luxor Hotels, Over Receptour, Panamericana de Viajes, Secretaria de Turismo de San Andrés e Solar Hoteles.

Livro aborda termos, locais e rotas do Turismo Náutico na Baía de Todos-os-Santos


GLOSSÁRIO NÁUTICO



Redescobrir a Baía de Todos-os-Santos 511 anos depois da chegada de Américo Vespúcio às águas da maior baía navegável do Brasil. Eis o desafio para os amantes do turismo náutico que ganharam, nesta quinta-feira, 1º de novembro, Dia de Todos-os-Santos, um glossário náutico especializado na região. Com o intuito de aguçar a curiosidade de velejadores e impulsionar o turismo náutico numa das mais importantes zonas turísticas do estado, a Secretaria de Turismo lançou, nesta manhã, o Glossário Náutico da Baía de Todos-os-Santos, no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Pelourinho.

O livro, publicado em capa dura e com impressão colorida, reúne cerca de 500 verbetes em ordem alfabética. São termos próprios do linguajar dos navegantes, definições dos diferentes tipos de embarcações, instrumentos utilizados por marinheiros, suas respectivas serventias, além de especificidades dos municípios e localidades dessa zona turística. Tipos de turismo náutico como o de cruzeiros também têm suas definições incluídas na publicação.

De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, o Glossário Náutico é um instrumento para divulgar o potencial da Baía de Todos-os-Santos. “Ele é o primeiro grande produto do Prodetur Nacional, que vai privilegiar 18 municípios da zona turística e é um grande instrumento de trabalho, pois vai ajudar a divulgar o nosso potencial náutico”, explicou o gestor, referindo-se ao incentivo à área náutica trazido pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) – Bahia, que tem investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no valor de US$ 84,7 milhões, aproximadamente R$ 170 milhões.

Glossário também traz informações geográficas e de infraestrutura

Rotas náuticas da Baía de Todos-os-Santos (BTS) têm destaque no livro. Ao todo são dez trajetos que, além da indicação do grau de dificuldade e tipo de embarcação indicada para a rota, vêm acompanhados das coordenadas de navegação.

Interessados pelo mergulho nas águas da baía também encontram no livro um verbete dedicado ao assunto e a indicação dos locais de naufrágio de 17 embarcações, o que confere ainda mais prazer ao turismo náutico na BTS. Os textos tratam do estado atual dos navios e dão as características de cada um.

As informações aparecem sempre acompanhadas de dados como a profundidade em que a embarcação se encontra e as condições de visibilidade dos destroços. A localização dessas embarcações pode ainda ser conferida em um mapa específico.

Entre os destaques da publicação estão os pontos turísticos e cidades localizadas na zona turística da Baía de Todos-os-Santos. Apresentadas em forma de verbete e muitas fotos, localidades como as ilhas de Maré e dos Frades e os municípios de Cachoeira e São Francisco do Conde mostram as potencialidades do turismo náutico nas diversas localidades da região.

Toda a infraestrutura náutica da zona turística, a exemplo de portos de passageiros, atracadouros e marinas, está listada no livro, assim como praias, monumentos da arquitetura histórica, igrejas, museus e reservas ecológicas estão representados em mapas.

SETUR DIVULGA AÇÕES DO PROGRAMA APROVADAS PELO BID









Em homenagem à Baía de Todos-os-Santos (BTS), que completa 511 anos de descobrimento pelo navegante Américo Vespúcio, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) divulgou as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional)-Bahia, já aprovadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que vão beneficiar a zona turística BTS. Além da apresentação, realizada pelo secretário Domingos Leonelli, no SAT do Pelourinho, nesta manhã , foi lançado também o livro Glossário Náutico da Baía de Todos-os-Santos.

O pacote de ações prevê, entre outras intervenções, a requalificação do entorno da Rua Chile, em Salvador, do Museu Wanderley de Pinho, em Candeias, da Urbanização da Orla de São Félix e a construção do Centro de Documentação e Memória de Cachoeira. O programa conta com investimentos de US$ 84,7 milhões, aproximadamente R$ 170 milhões, e tem como objetivo principal o desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural, na zona turística Baía de Todos-os-Santos. Num foco mais específico, o programa visa também aumentar o fluxo turístico na região, ampliar o período de permanência dos visitantes e promover a geração de trabalho e renda para a população local.

Estão previstos ainda investimentos em infraestrutura turística, qualificação profissional e capacitação empresarial, inclusão produtiva, criação de novos produtos e roteiros turísticos, fortalecimento da gestão municipal, ações de marketing e promoção, além de intervenções para a melhoria da qualidade ambiental da BTS.

O Prodetur Nacional – Bahia vai beneficiar 18 municípios da BTS: Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Salinas da Margarida, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Muritiba, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho, Maragojipe, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré e Muniz Ferreira.

“Vale destacar que as ações do Prodetur Nacional - Bahia são transversais. Assim, ao projeto de implantação ou recuperação de infraestrutura náutica ou cultural, inserem-se ações de capacitação profissional/empresarial das populações locais; de fomento à criação de Arranjos Produtivos Locais; de captação de investimentos privados mais integrados às economias locais; de inovação, por meio da formatação de novos produtos, segmentos, serviços e roteiros; de gestão ambiental; e de promoção e divulgação do destino turístico”, ressaltou o secretário Domingos Leonelli, acrescentando que todas as ações partem do conceito de sustentabilidade e envolvem a participação das comunidades e entidades representativas dos movimentos sociais e do trade turístico, através do sistema de governança previsto na implantação do Distrito Cultural e Turístico da BTS.


Fortalecimento econômico e ambiental da região - A produção associada ao turismo também é prioridade dentro do Prodetur Nacional-Bahia. Serão realizadas ações de qualificação e inclusão produtiva tanto para os profissionais e empresários que atuam em serviços turísticos quanto para os fornecedores de insumo para hotéis, bares e restaurantes. Paralelamente, será implementado um projeto próprio de estímulo à formalização de pequenos empreendedores locais.

Ações de preservação ambiental também integram o Programa. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder) será implantado um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos, além da adoção de indicadores ambientais que viabilizarão o monitoramento das condições ambientais da BTS.

Depois de vários estudos e da realização de três Missões do Banco, a proposta técnica da Bahia para o Prodetur Nacional foi aprovada pela diretoria do BID, em 19 de julho último. A minuta do Contrato de Empréstimo foi enviada pelo Banco para a Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN), órgão do Ministério do Planejamento, que já analisou e remeteu o processo para parecer da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda. “O processo agora está em tramitação na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e será submetido ao Senado, em novembro, para a obtenção de autorização da Operação de Crédito. A expectativa é de que o contrato seja assinado em dezembro deste ano, e o programa tenha início em janeiro de 2013”, adiantou a superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, Clarissa Amaral.




A PRAIA PREFERIDA DOS ARGENTINOS


Turistas argentinos representam 22% dos turistas do balneário

Porto de Galinhas: Argentina é o maior emissor estrangeiro para o destino


Em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) marca presença na Feira Internacional de Turismo de América Latina (FIT). O evento acontecerá em Buenos Aires entre os dias 3 e 6 de novembro e contará com a presença de 11 estabelecimentos hoteleiros do balneário, todos inseridos no Pavilhão brasileiro.

Além de destacar as belezas naturais de Porto de Galinhas, a associação divulgará os programas da temporada de verão 2013, facilitados pelos dois voos charters semanais, que ligarão Buenos Aires e Córdoba ao Recife, de janeiro a março.

“A Argentina representa o maior polo de emissão de turistas estrangeiros, que somam 22% do total de visitantes, um número muito expressivo”, destaca Otaviano Maroja, presidente da AHPG. Em 2011, Porto de Galinhas recebeu 720 mil visitantes.

Sobre a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

Entidade privada sem fins lucrativos, a AHPG foi criada no início de 1992 e representa os principais hotéis e resorts de Porto de Galinhas. Quinto destino mais visitado do país e o primeiro do Estado de Pernambuco, apresenta uma oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, o destino oferece esportes náuticos, uma gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento. Por dez anos consecutivos, Porto de Galinhas foi considerada a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. Em 2012, recebeu mais uma vez Top of Mind entre as praias do País.

COPA AIRLINES ANUNCIA QUADRO DE VOOS A PARTIR DO HORÁRIO DE VERÃO



 
Com a chegada do horário de verão, a Copa Airlines atualiza sua tabela de voos operados no Brasil. A companhia aérea mantém 74 frequências de sete capitais (Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) para a Cidade do Panamá – de onde estabelece conexões para mais de 60 destinos em toda América.
Confira os horários atualizados:
IDA
VOO
SAÍDA
HORÁRIO
FREQUÊNCIA
CM 764
Belo Horizonte
2h35-6h18
Diária
CM 204
Brasília
3h29-6h36
Diária
CM 140
Manaus
3h52-6h32
Diária
* CM 408
Porto Alegre
12h38-16h56
Diária
CM 166
Recife
1h47-7h
Quatro voos semanais (domingo, segunda, terça e sexta-feira)
CM 872
CM 114
Rio de Janeiro
2h37-6h50
12h46-16h59
Diária
CM 758
**CM 702
CM 724
CM 700
São Paulo
2h50-6h44
4h30-8h20
6h25-10h18
12h55-16h54
Diária
VOLTA
VOO
DESTINO
HORÁRIO
FREQUÊNCIA
CM 765
Belo Horizonte
15h24-1h08
Diária
CM 205
Brasília
15h58-1h06
Diária
CM 141
Manaus
16h-20h46
Diária
*CM 409
Porto Alegre
21h41-7h44
Diária
CM 167
Recife
15h26-0h45
Quatro voos semanais (domingo, segunda, quinta-feira e sábado)
CM 873
CM 113
Rio de Janeiro
15h22-1h34
21h34-7h44
Diária
CM 701
CM 725
**CM 703
CM 759
São Paulo
11h34-21h15
15h55-1h45
18h30-4h20
21h30-7h20
Diária
Os voos a partir de Porto Alegre, que antes decolavam e
chegavam à cidade às madrugadas, já haviam sofrido alterações
de horário em função das obras no Aeroporto Salgado Filho
** Novo voo de São Paulo a partir de 16 de dezembro
 
Sobre a Copa Holdings, S.A.
A Copa Airlines e a Copa Airlines Colômbia, subsidiárias da Copa Holdings, companhias líderes na aviação comercial e de carga na América Latina, atendem atualmente 64 destinos em 29 países nas Américas do Norte, Central, do Sul e no Caribe. Contam com uma das frotas mais jovens e modernas da indústria, com 80 aeronaves: 20 Boeing 737-700 Next-Generation, 34 Boeing 737-800 Next- Generation e 26 Embraer-190. A Copa Airlines também passou a fazer parte da Star Alliance, maior aliança global de companhias aéreas do mundo. Para mais informações, acesse copa.com.