Total de visualizações de página

sábado, 27 de outubro de 2012

Flashes da ABAV 2012- veja quem foi por lá


Flashes da ABAV 2012- Veja quem esteve por lá




















RN leva dona Adalva Rodrigues do restaurante Paçoca de Pilão para ABAV 2012




A grande chef Dona Adalva Rodrigues do restaurante Paçoca de Pilão, mais uma vez participou da ABAV e levando sua tradicional e deliciosa paçoca, camarão e geléia de côco que fizeram um grande sucesso na ABAV 2012, realizada de 24 a 26 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro. Estiveram na ABAV este ano, a presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado Holanda, diretora da Harabello turismo, e mais o secretário de turismo do Estado do RN, Renato Fernandes, o presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, agentes de viagens e poucos hoteleiros do estado..



Entre os jornalistas estiveram presentes, esta colunista , e mais Flavio Marinho, Antonio Roberto, Flavio Rezende e Erivan Fernandes.

Segue fotos de quem esteve por lá.

ABAV2012 superou as expectativas


Presidente da ABAV nacional anuncia balanço final da ABAV 2012



EM entrevista coletiva à imprensa na sexta-feira (26), o presidente da ABAV nacional, Antonio Azevedo anunciou os números finais da edição da feira das Américas 2012. Neste ano , último ano no Rio de Janeiro, após dez anos realizados, superou as expectativas. Estimavam cerca de 25 mil pessoas e participaram 26.039 (entre visitantes, expositores,agentes, etc). No próximo ano, a 41ªedição do Congresso Brasileiro das Agencias de Viagens será realizado em SP e em 2014 será revisto a questão da feira itinerante, mas São Paulo e Rio de Janeiro que , segundo o presidente da ABAV nacional, Antonio Azevedo, são os estados que oferecem condição para realização do evento e que deverão ser os possíveis candidatos para realizarem.


A coletiva à imprensa foi realizada às 15h30 do dia 26 de outubro, a ABAV - A Feira de Turismo das Américas, onde foram divulgados os números oficiais de balanço dos três dias do evento deste ano, que se consagrou como o melhor já realizado no Rio de Janeiro. Participaram da coletiva, Valéria Barros do Sebrae, que ressaltou a participação pela primeira vez do Sebrae , que foi inovador nas rodadas de negócios. Também na mesa , Edmar Bull, vice presidente da ABAV nacional e presidente da Abracorp, quetambém ficou satisfeito com a participação de gestores corporativos no evento. Também representantes do Iccabav e da empresa organizadora

Confira abaixo:

Participantes: 26.039

Estandes: 448

Expositores: 5.019

Área ocupada no Riocentro: 45.000 m²

Área ocupada por estandes: 30.000 m²

Empregos diretos gerados: 1.930

Reuniões na Rodada de Negócios: 500

Empresas na Rodada de Negócios: 150

Operadores na Rodada de Negócios: 38

Operadores internacionais na Rodada de Negócios: 19

Média de geração de negócios imediata na Rodada de Negócios: 4 milhões

Gestores participantes no Espaço Corporativo: 530

Palestras realizadas na Vila do Saber: 150

Primeiro dia do Congresso ABAV 2012 aborda tecnologia, vendas e viagens corporativas


Especialistas também ministraram palestras sobre megaeventos esportivos, com foco na Copa e Olimpíada

Os agentes de viagens que estiveram presentes no primeiro dia de realização da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, no Rio de Janeiro, desfrutaram das capacitações empreendidas na Vila do Saber e que integram o 40º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Iniciada às 14h, a primeira palestra foi ministrada por Luiz Carlos Barbosa, executivo da LCB Consultoria, e foi norteada pelo tema “Competitividade: fatores determinantes no turismo”.

Além de abordar o conceito de competitividade, o executivo fez referência ao discurso de Gastão Vieira, ministro de Turismo, que definiu que o maior desafio dos profissionais do trade é o aumento da competitividade das atividades turísticas. Barbosa também mencionou sobre o preço elevado de determinados serviços e produtos e apontou os diversos modos que uma empresa pode se comportar para despertar o interesse de fornecedores e clientes.

“Copa 2014 – A Copa do Mundo é nossa. Você ainda não conhece as oportunidades?” foi o tema da capacitação liderada por Luís Fernandes, Secretário Geral da Copa 2014. O objetivo da ação foi mostrar aos agentes as inúmeras vantagens que os megaeventos esportivos trarão ao país, sobretudo ao setor de turismo, que se beneficiará com a chegada dos milhões de pessoas interessadas em acompanhar os jogos do Mundial.

A palestra “Distribuição: megaeventos e impacto nos preços dos produtos turísticos”, ministrada por Gustavo Syllos, conceituado especialista de Marketing, e Cássio Oliveira, diretor da Rextur Viagens e Turismo, teve como foco os distribuidores e fornecedores de países que frequentemente recebem grandes eventos e o modo como eles devem se preparar para tais acontecimentos. “Há impactos na distribuição nas duas pontas: no fornecedor e distribuidor de serviços turísticos. O cliente vai pagar as contas dos dois?”, indaga Syllos. “Além do efeito de vitrine para o país como destino e a entrada de divisas para o comércio e serviços locais, existe a renovação de produtos turísticos, preparação de mão de obra e melhorias nos processos de distribuição”, complementou.

Luís Paulo LUPPA, presidente da Trend Operadora, à frente da capacitação “12 mandamentos do agente de viagens de sucesso”, abordou a importância do conhecimento e o avanço das ferramentas digitais disponíveis no mercado. LUPPA, que aproveitou a oportunidade para lançar seu livro, cujo nome é o mesmo da palestra, já treinou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. “Viagens são subjetivas. O turista compra o prazer e não liga muito para o preço”, finaliza.

O treinamento intitulado “Como fazer a mídia social de sua empresa bombar” foi ministrado por Mauro Segura, da IBM, Luis Vabo, vice-presidente Executivo do Reserve, e Farouk Azanki, executivo do Google Brasil especialista de Travel. Durante a palestra, foi ressaltada a importância crescente dos blogs e as diferentes maneiras que a internet ajuda na divulgação de determinada empresa, apontando, ainda, que 62% dos turistas visualizam o site da agência de viagens antes de fechar o pacote.

Ana Maria Donato, diretora da empresa Imaginadora, boutique estratégica de Marketing e conceituadora de eventos, também foi uma das palestrantes do primeiro dia. A executiva trouxe à tona o tema “Criação e produção de eventos – recomendações fundamentais para quem quer realizar eventos criativos e eficientes”. Segundo ela, o evento constitui uma poderosa ferramenta de marketing, eficiente para ações com o cliente em relacionamento presencial, renovação da marca da empresa e ampliação de negócio. A instrutora deu uma série de dicas para quem quer construir um evento criativo ao público e empresas que se interessarem em como produzir essa ação.

O segmento de viagens corporativas foi uma das questões levantadas durante o Congresso. Sob o tema “Como ampliei minha atuação no mercado corporativo?”, Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e da Copastur, e Gilmar Pinto Caldeira, presidente do Núcleo da Copa 2014 do Grupo Águia e vice-presidente da Top Service, fizeram uma análise geral do setor e apresentaram cases de sucesso de empresas que investiram e se destacaram no ramo.

Rede Globo escolhe Natal para cenário da próxima novela das 18 horas



            A cidade do Natal foi escolhida pela Rede Globo para servir de cenário da próxima novela das 18h que irá ao ar de março a setembro de 2013 com o nome de Flor do Caribe. De autoria de Walter Negrão, a nova trama contará com a direção de Jaime Monjardim e a participação dos atores Henri Castelli e Grazy Massafera, como principais protagonistas.
Em reunião realizada na manhã de sexta-feira, 26, na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), que contou com a presença de Tatynne Lauria, coordenadora de produção de Flor do Caribe, foram definidos os principais pontos do apoio logístico, ambiental e de segurança fundamentais para a realização das gravações.
Na ocasião, a secretária adjunta, Ana Cristina Felinto, disse que o apoio da Prefeitura do Natal se dará por meio da Seturde e Guarda Municipal, além das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e de Comunicação (Secom). A equipe da Globo também contará com o auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
“Daremos total apoio. Temos experiência nesse sentido porque já acompanhamos outras novelas que tiveram cenas gravadas aqui em Natal”, revelou o tenente coronel de operações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), Túlio César Alves de Oliveira. “Contamos com essa colaboração da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros porque estaremos gravando em muitos locais abertos, como praias, dunas e lagoas”, frisou Tatynne Lauria.
De acordo com ela, as gravações serão realizadas durante a semana para evitar grandes concentrações e não atrapalhar o turismo local. A história da novela fala de lugares paradisíacos e Natal apresenta essa característica. “O nosso objetivo é valorizar a região Nordeste, é mostrar Natal como ela é, com todos os seus pontos turísticos. Enfim, a cidade tem esse cenário desejado”, ressaltou Tatynne.
Segundo ela, as gravações serão realizadas no espaço de 40 dias, entre os meses de novembro e dezembro. Nesse período, deverão ser feitas todas as imagens de Natal para a novela inteira. “Esse material será mesclado com as cenas que serão produzidas na cidade cenográfica, montada no Rio de Janeiro”. O enredo da novela conta a história de um piloto de caça aérea, interpretado por Henri Casteli e de uma bugreira, por Grazi Massafera. As respectivas cenas serão realizadas na Base Aérea de Natal e na Praia de Genipabu.
Além disso, os pontos turísticos Forte dos Reis Magos e ponte Newton Navarro, bem como as praias de Pitangui, Pipa, dos Amores, Chapadão Vermelho (Tabatinga), Barra do Cunhau e Malemba. O roteiro também inclui as minas localizadas na cidade de Currais Novos, as dunas do rosado, em Ponta do Mel e, provavelmente, as salinas de Macau. 

Serrano Resort chega aos 36 anos como um dos melhores hotéis do Brasil


O Serrano Resort Conventions & Spa comemora seus 36 anos no dia 30 de outubro, mas a comemoração já começou graças a uma excelente notícia: está entre os três melhores hotéis do Brasil no 12º Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2012/2013 – A Escolha do Leitor. A premiação da revista Viagem & Turismo, da Editora Abril foi entregue nesta quinta-feira (25), no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O resort de Gramado (RS) ficou atrás apenas do Hotel Fasano (São Paulo) e do Copacabana Palace (Rio de Janeiro).

Localizado na charmosa cidade de Gramado (eleita a melhor cidade turística do País na mesma premiação), na Serra Gaúcha, o Serrano oferece padrão internacional em infraestrutura, conforto e atendimento. Os 272 apartamentos são cuidadosamente decorados com o aconchegante charme que é marca da região. Cercado por um bosque natural de araucárias, o resort tem opções de lazer como spa, piscinas interna e externa, academia, sala de jogos, quadras esportivas, sauna, pista para caminhada e corrida, saunas, espaço kids e capela.

Gastronomia

Gramado é conhecida pela excelente culinária, e a gastronomia do Serrano não poderia ser diferente. São seis opções para diferentes gostos. A Forneria di Como, decorada em homenagem às colonizações alemã e italiana, é especializada em massas e focaccias. A adega climatizada dispõe de mais de 130 rótulos. O Frontera Sur é uma referência à tradição dos pampas, com cortes de carnes nobres do Cone Sul. O Maggiore Lounge e Bar tem ambiente descontraído, onde são servidos drinks, coquetéis e lanches.

Quem gosta de cozinha japonesa não pode deixar de conhecer o Tuna Sushi Bar, que oferece mais de 40 opções de sushis. Além do farto café da manhã, o Garda Café e Restaurante tem um variado buffet para contemplar diferentes gostos. Já o Spazio Due é dedicado exclusivamente a casais. Com estilo clássico (que inclui objetos dos séculos XVIII e XIX e lustres da antiga Tchecoslováquia), tem bar, salão e sala reservada. No Menu Confiance, o casal conta ao chef suas preferências e ele elabora uma saborosa refeição personalizada.

Eventos

O melhor centro de convenções de Gramado só poderia ser o do Serrano. Com mais de 3 mil metros quadrados distribuídos em dois pisos e ambiente climatizado, oferece locais adequados para diferentes tipos de eventos.

Prefeitura investe 1,1 milhões para recapear ruas e avenidas de Natal


A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) iniciará na próxima segunda-feira (29), os serviços de recapeamento asfáltico da malha viária de várias ruas e avenidas da capital potiguar. As obras terão início pela rua dos Pinheirais em Neópolis e se estenderão pelas quatro regiões da cidade, abrangendo 54 importantes vias da capital potiguar.

Na manhã desta sexta-feira (26), na sede da Semopi, durante reunião com a titular da Semopi, Teresa Cristina Vieira Pires e demais assessores técnicos da pasta, a prefeita Micarla de Sousa assinou a ordem de serviço para as obras. “Daremos prioridade aos corredores principais de trânsito e de maior tráfego de veículos e de transporte urbano”, disse a titular da Semopi.


Investimentos

Para estas obras estão assegurados R$ 11,1 milhões, com recursos garantidos no Ministério das Cidades e destes R$ 1,1 milhão de contrapartida da Prefeitura do Natal.

Os serviços foram divididos em três lotes, cada um a cargo de uma empresa diferente

Mar Hotel e Atlante Plaza com pacotes promocionais para eventos culturais


Pontes Hotéis oferece facilidades para hospedagem em Recife nos fins de semana

Devido à alta procura de turismo de lazer alavancadas pela diversidade de eventos culturais programados e calendário de shows nacionais e internacionais na cidade do Recife (PE), a rede Pontes Hotéis & Resorts elabora pacotes promocionais exclusivos para quem quiser aproveitar as atrações dos finais de semana na capital pernambucana. Até 16 de dezembro, o Mar Hotel e Hotel Atlante Plaza oferecem facilidades nas hospedagens com mínimo de duas diárias, ou seja, de sexta a domingo ou de sábado a segunda.

Intitulado "Recife Cultural Weekend", quem adquire os pacotes usufruem, além de tarifas reduzidas em até 28% em apartamento duplo, os hóspedes contam com benefícios como "check in" (entrada) mais cedo e "check out" (saída) mais tarde, prolongando a diária em mais sete horas, de acordo com a disponibilidade no ato da confirmação da reserva. Outras vantagens são: o estacionamento gratuito para até um veículo por reserva e, cortesia de diária com café da manhã de uma criança com idade máxima de 12 anos, desde que acomodados no mesmo apartamento dos pais.

Segundo o gerente de Vendas & Marketing da rede, Sérgio Paraíso, de abril - época de lançamento da promoção, que, até então, era focada exclusivamente no público regional - até a primeira quinzena de outubro, o incremento na ocupação do Mar Hotel e Atlante Plaza nos finais de semana superou a expectativa mais otimista. "Já conseguimos crescer em 28% a ocupação nos hotéis de sexta a segunda", comemora Paraíso. De acordo com o executivo, a crescente ascensão das opções de lazer, motiva ainda mais a busca do público desse nicho, que antes já procurava Recife para passeios convencionais e compras. "Essa ação ainda estimula o hóspede que vem a trabalho, de segunda a sexta, a prolongar a estada no final de semana", complementa. Atualmente o público do Mar Hotel e Atlante Plaza é formado por 35% de turismo de lazer contra 65% de turistas de negócios.

CALENDÁRIO

Nos próximos dois meses o Recife recebe atrações nacionais e internacionais "de peso". Além disso, no dia 30 de outubro, a capital pernambucana recebe um novo centro de compras da cadeia Rio Mar, que promete aguçar a curiosidade dos turistas. Em novembro, a cidade recebe os cantores Nando Reis (01), Fábio Júnior (09) e Frejat (23), além da banda Pato Fu (10). No mês de dezembro, a cidade conhecida por "Veneza brasileira" é palco de shows de Roberto Carlos (07) e do DJ inglês Fatboy Slim - um dos mais famosos do cenário eletrônico mundial (28). Atrações é que não faltam. E, com as facilidades oferecidas pela rede Pontes Hotéis, é só se programar.

SOBRE O MAR HOTEL

A apenas dez minutos do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre e 15 minutos do centro da cidade, o Mar Hotel Recife satisfaz os turistas mais exigentes no quesito acesso. Possui 215 apartamentos, todos com varanda, piso frio, TV a cabo, minibar e cofres individuais. Os fatores conforto, praticidade e bom atendimento são os diferenciais do hotel, que tem uma trajetória de sucesso na hotelaria nacional. O hotel dispõe, ainda, de agência de viagens, loja de conveniência, business center e sala de leitura. Conta com dois restaurantes e bares. No quesito lazer e esportes, dispõe de academia de ginástica, sauna seca e sala de repouso, além de três piscinas com cascatas.

SOBRE O ATLANTE PLAZA

Localizado na Avenida Boa Viagem, cartão postal da capital pernambucana, o Hotel Atlante Plaza possui 241 confortáveis apartamentos, todos com vista para o mar. O 15º andar, denominado de First Class Floor, é um andar exclusivo, pensado nos mínimos detalhes, desde os cuidados na decoração até a disposição dos equipamentos, que compõem os ambientes. Ideal para hóspedes VIPS que querem desfrutar de privacidade e muito conforto. O "Amarillys Women's Floor" é outro diferencial. Um andar inteiramente dedicado às mulheres, oferece atendimento exclusivo que inclui serviços e mimos especiais dedicados ao público feminino. No lobby, o hóspede encontra floricultura, loja de conveniência, sala de leitura e business center equipado. Na área gastronômica, o hóspede pode desfrutar de dois restaurantes e bares. Na cobertura encontram-se a piscina aquecida, academia de ginástica, sauna e sala de repouso. Há também espaço de massagem e salão de beleza.

Serviço:

"Recife Cultural Weekend" no Mar Hotel
Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife (PE)
Período: Até 16 de dezembro de 2012*
Valor da diária em apartamento Superior** single = duplo: R$ 285 + 5% (Imposto Sobre Serviço)
Inclui: Café da manhã; Early check in às 10h e late check out até às 15h - conforme disponibilidade no ato da confirmação da reserva; Estacionamento gratuito para um veículo por reserva; e cortesia de diárias para 01 (uma) criança de até 12 anos no mesmo apartamento dos pais.
Central de Reservas: Recife (81) 3302.4446 ou São Paulo (11) 3257.0962
www.marhotel.com.br

"Recife Cultural Weekend" no Hotel Atlante Plaza
Endereço: Av. Boa Viagem, 5426, Boa Viagem – Recife (PE)
Período: Até 16 de dezembro de 2012*
Valor da diária em apartamento Superior** single = duplo: R$ 335 + 5% (Imposto Sobre Serviço)
Inclui: Café da manhã; Early check in às 10h e late check out até às 15h - conforme disponibilidade no ato da confirmação da reserva; Estacionamento gratuito para um veículo por reserva; e cortesia de diárias para 01 (uma) criança de até 12 anos no mesmo apartamento dos pais.
Central de Reservas: Recife (81) 3302.4446 ou São Paulo (11) 3257.0962
www.atlanteplaza.com.br

* Tarifas não aplicadas para Congressos, Eventos e Convenções. Nos períodos de feriados especiais, os pacotes têm o mínimo de três diárias.
** Outras opções de acomodação, preço sob consulta.

Festa a bordo de ônibus turístico é atração na orla de Salvador: O evento continua nesta sexta (26) e na próxima segunda (29)




Na noite da última quinta-feira (25) quem passou pela região da Barra, Ondina e do Rio Vermelho, se deparou com uma grande festa ambulante pela orla da cidade. Muita música, dança, comida e apresentações artistas marcaram a homenagem realizada pelo Salvador Bahia Bus ao dia dos professores. Coordenadores, professores e funcionários de alguns colégios particulares da cidade, estiveram presentes no passeio que partiu do Farol da Barra em direção ao Rio Vermelho, retornando ao ponto de partida. Durante o evento, que contou com apresentação do artista de rua Gabriel da Bandarra, mais conhecido como Zé Mala e também do músico Bila Reis, os homenageados puderam dançar e se divertir. “Eu achei a iniciativa muito legal, um momento de confraternização e socialização com outras pessoas, foi válido, o Salvador Bus está de parabéns”, considerou a funcionária da escola Espaço Construir, Tatiane Martins.
Para a Para Filipe e Lucas, diretores proprietários da Agência de Turismo Filuca, que administra o ônibus turístico Salvador Bahia Bus “essa foi uma ação de relacionamento, para agradecer aos colégios as escolas parceiras que sempre participam com a gente do projeto Aula Viva”. “É um agradecimento e um momento diferente para poder compartilhar com as pessoas. Essa é a proposta desse evento”, acrescentaram. A festa a bordo do ônibus turístico Salvador Bahia Bus, acontece novamente nesta  sexta (26) e segunda (29).

Twitter: @salvadorbus

Meliá Hotels International Brasil recebe comitiva espanhola

Foto: Da esquerda para direita - André Gerondeau Vice-presidente executivo da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer Vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International e Rui Manuel Oliveira - Vice-presidente sênior da Meliá Hotels International Brasil.





Durante os dias 15 e 16 de outubro, o Vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer, esteve no Brasil acompanhado de André Gerondeau, Vice-presidente executivo da Meliá Hotels International, e comitiva. Eles estiveram reunidos com Rui Manuel Oliveira Vice-presidente sênior da Meliá Hotels International Brasil e visitaram os hotéis da rede em São Paulo. Além da visita aos hotéis também participaram de importantes reuniões com grandes investidores, uma vez que, a Meliá Hotels International tem como estratégia ampliar seu portfólio de hotéis no Brasil. A visita também foi oportuna para reforçar os laços comerciais com grandes empresas do segmento de turismo que são responsáveis por uma parcela significativa da demanda por hotéis da empresa no exterior: CVC, Nascimento Turismo, Agaxtur, Trend, TAM Viagens, ADV, MMT GAPNET e outras.

Rui Manuel Oliveira, Vice-presidente sênior da Meliá Hotels International Brasil, disse que a visita da comitiva espanhola “foi extremamente importante para estreitar a parceria com os mais importantes Tours Operadores brasileiros e para assegurar um significativo desenvolvimento de novos projetos no Brasil”.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Na atualidade, dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países nos 4 continentes, comercializados sob as marcas:  Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, TRYP by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.


Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

Salão de Enoturismo terá workshops e painel de negócio


O Festival do Turismo de Gramado lança, em sua 24ª edição, o 1º Salão de Enoturismo, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) através de convênio com Sebrae Nacional, com a participação direta do governo do Estado do Rio Grande do Sul, através das secretarias de Turismo e Agricultura. Com um projeto inovador, o salão terá apresentação de workshops e debates no seu interior, contando com a participação de grandes destinos do vinho no País. O principal objetivo destas ações é apresentar o que existe de  enoturismo no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Neste ano, foi publicado o Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, que será apresentado e debatido dentro do salão. Segundo a gestora de Projetos do Ibravin, Janine Basso Lisboa, painéis de negócios também serão realizados no estande: “O salão também terá uma painéis de negócios, onde cada região apresentará seus roteiros e atrativos para as agências de viagens e operadoras interessadas no destino.”, completou.
Enoturismo
Enoturismo, ou Turismo do Vinho, é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidades que produzem esta deliciosa bebida. Mais do que apenas saborear o vinho, o enoturista aprecia paisagens, utiliza os equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão, além de comércio local e outras prestações de serviço. O enoturismo deve envolver o visitante na cultura, nos detalhes da bebida: transforma em experiência de cinco sentidos. É o ver os vinhedos, ouvir as histórias, sentir o perfume dos vinhos, provar as delícias da gastronomia, tocar nas garrafas e texturas. Além de conhecer a história, cultura e tradições do local, o turista tem a chance de ver o modo de elaboração das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o que compõe aquele produto.

Café Gaúcho resgata culinária típica do pampa


Em parceria com Turistur e CVC, Parque Gaúcho lança opção gastronômica inédita

O Parque Gaúcho de Gramado realizou o lançamento oficial de uma inédita opção gastronômica no Rio Grande do Sul, o Café Gaúcho. Com a proposta de resgatar a culinária típica do pampa, a novidade gastronômica foi criada especialmente para os clientes CVC que visitam a Serra Gaúcha.
O primeiro grupo de 45 turistas visitou o Parque Gaúcho na tarde desta quinta-feira, 25. Além de conhecer a história da formação do gaúcho e de assistir demonstrações da lida campeira, os turistas apreciaram a culinária típica do pampa. O pão de campo quentinho recém saído do forno à lenha, a linguiça assada na brasa, a manteiga fresca, o doce de leite uruguaio, o mel de flor de laranjeira estão entre as delícias do Café Gaúcho. Para tomar, uma variada lista de opções que vão desde o exótico mate cozido até o incomparável café passado na hora, além de chás, leite e sucos diversos.
Para a diretora comercial da Turistur, Fernanda Sturmer, o passeio vem ao encontro dos anseios e expectativas dos passageiros da CVC. “A Serra Gaúcha possui uma imagem firmada com a colonização alemã e italiana, mas faltava um projeto efetivo para a cultura gaúcha. O turista quer viver a tradição e o Parque Gaúcho é o lugar ideal”, afirma.
SOBRE O PARQUE GAÚCHO
Além dos passageiros da CVC, o Café Campeiro pode ser apreciado pelos turistas que visitarem o parque diariamente a partir das 15h30. O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a formação antropológica do gaúcho. O empreendimento fica no Km 35 da ERS-115, na mesma entrada do Gramadozoo. 

O Valor Turístico da Marca Espanha


O valor turístico da marca Espanha segundo dados do último Estudo Marca Espanha realizado por Future Branding alcançou o valor de 23 bilhões de euros.

O estudo destaca que em um 30% dos casos o turista escolhe o destino turístico pela boa imagem que tem da marca do país. No caso concreto da Espanha há uma ligação entre aqueles que já visitaram o país, a imagem é melhor para eles que para aqueles que nunca estiveram.

O turista identifica Espanha como um lugar de “sol e praia” e também como destino cultural e gastronômico.

A Espanha é líder em quesitos como notoriedade, estima, satisfação e intenção de compras em relação a seu competidores do Mediterrâneo.

Já na categoria de qualidade percebida, a notoriedade, a estima, a intenção de compra, o grau de satisfação, de recomendação e de gestão da marca, são nessa ordem, os critérios nos que a Espanha (99%) é líder com uma grande diferencia em relação a seus competidores: Itália (71%), Francia (68%), Grécia (60%), Turquia (50%), Croácia (45%) e Egito (43%)

A Espanha também lidera na categoria, dimensão mercado com um 73%, seguido mui de perto da França (70,4%) e da Itália (62,6%). No apartado de Liderança, a Espanha está considerada como o segundo país, atrás da França.

Seguindo estes parâmetros, o diretor de Turespaña, Manuel Butler, defende que "ao igual que no passado se vendia a Espanha como um destino turístico de sol e praia, agora se deve vender como um destino que oferece experiências memoráveis para desfrutar a vida”


GJP apresenta novas marcas e unidades na Feira de Turismo das Américas – Abav 2012



A GJP Hotels & Resorts marca presença na Feira de Turismo das Américas da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) com um estande onde apresenta especialmente para o trade as três bandeiras hoteleiras lançadas em setembro: Wish, para hotéis e resorts de altíssimo nível, Prodigy, para as unidades padrão 4 estrelas, e Linx, para hotéis econômicos. Localizado na Rua D do Pavilhão 3 do Riocentro, o estande D27 do recebeu decoração clean e moderna.

Os participantes são recebidos com ipads para conhecer mais sobre as marcas e unidades da rede, especialmente as novidades – como o Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju, que abre as portas nos próximos dias em Barra dos Coqueiros, ao lado da capital sergipana. Esta semana, a empresa anunciou o contrato para administração do complexo hoteleiro Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí (RJ), antecipando a chegada ao Estado do Rio de Janeiro (onde está em construção uma unidade no Aeroporto Internacional Tom Jobim).

Inprotur e Aerolíneas Argentinas assinam importante acordo com operadores do Rio de Janeiro




No primeiro dia da 40ª ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que aconteceu no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira, o secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), Leonardo Boto, firmou um acordo de cooperação com o diretor de Vendas da Aerolíneas Argentinas, Fabián Lombardo, e nove importantes operadores turísticos do Rio de Janeiro.
Durante a oficialização do acordo, Boto destacou que em um contexto mundial muito particular, é decisão – sem dúvida alguma – acertadíssima, continuar desenvolvendo ações de promoção e apostando no mercado brasilero, específicamente, neste caso, no Rio de Janeiro. “Estamos convencidos de que a união de esforços e de ações coordenadas contribuirá para potencializar o posicionamento da Argentina como destino turístico líder no Brasil, assim como vem fazendo nos últimos anos”.
O acordo estabelece a realização de um conjunto de ações cooperadas de promoção do país para o trade e o público consumidor brasileiro. A ideia é tratar de conquistar os visitantes do Rio, mostrando uma Argentina diferente, enfatizando os destinos que ainda não conhecem e fazendo com que continuem elegendo para suas próximas férias.
Na mesma oportunidade, o secretario também estabeleceu um convenio com cindo operadores turísticos argentinos, “para realizar ações promocionais intensivas de destinos do nosso país, no mercado brasileiro”.
“O Brasil é um mercado prioritário para a Argentina e representa cerca de 35% dos visitantes estrangeiros  que nos visitam. Por isso vamos  seguir mantendo uma presença muito forte neste país e vamos continuar apostando fortemente na promoção turística internacional” – destacou Boto
Lombardo ressaltou que esta ação reafirma o compromiso da Aerolineas Argentinas e o Inprotur para promover a venda no Brasil dos 35 destinos domésticos que opera a companhia projetando com uma ação específica tarifas especiais a determinados destinos de toda a Argentina", finalizou.
Boto, junto com Oscar Ghezzi, presidente da Câmara Argentina de Turismo (CAT), lideram a comitiva nacional presente ao evento.

Festival do Turismo terá degustação às cegas


Ação integra o lançamento do Salão de Acessibilidade
Uma ação que promete atiçar a curiosidade dos participantes do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) foi confirmada pela organização do evento: a degustação às cegas. A iniciativa é da Vinícola Dal Pizzol e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS). Segundo a assessora promocional do Salão de Acessibilidade, Márcia Godinho, um enólogo vendará os participantes, em grupos de dez pessoas, e instigará o paladar de todos. Esta é apenas uma das iniciativas que poderão ser conferidas no salão, uma das novidades lançadas no evento em 2012. Expositores como Ortobrás, município de Socorro (SP), Enit, GJP Hotéis, Arco e Hotel Villa Bella também estarão no espaço.
Pioneiro na apresentação do turismo de acessibilidade para alertar o segmento da necessidade de resolver as carências hoje existentes no Brasil, o Festuris prepara os pavilhões da feira, no Serra Park, para que estejam completamente acessíveis, com corredores mais largos, rampas de acesso, elevadores e carros elétricos, entre outros diversos projetos.
Em todo o mundo, de acordo com as Nações Unidas, existem 500 milhões de pessoas portadores de deficiência e 80% deles estão em países em desenvolvimento. São quase 36 milhões de brasileiros que possuem deficiência visual, mais de 9 milhões que sofrem de audição, 13 milhões portadores de dificuldade motora e 2,6 milhões com deficiência mental ou intelectual.
SAIBA MAIS
Por que o Festuris investe em acessibilidade?
Com a Copa do Mundo e as Olímpiadas batendo às portas da maioria dos Estados brasileiros, a acessibilidade deve ser priorizada, e em todas as frentes, pois é o momento de trazer investidores e mostrar o potencial do Brasil, tornando o país de primeiro mundo. A acessibilidade é sempre um assunto muito cobrado pelos turistas. Deste modo, as ações que ocorrerão no evento buscam fomentar ainda mais a preparação para receber os que necessitam de acessibilidade.
O FESTURIS
            Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 350 expositores, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

Ministro do Turismo confirma intenção de vinda ao Tocantins e demonstra interesse de ir ao Jalapão



O ministro é maranhense e quer integrar os roteiros


A participação do Tocantins na 40ª ABAV-Feira das Américas, no Rio de Janeiro, já colhe bons resultados. O presidente da ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico, Paulo Massuia, encontrou-se com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e recebeu dele a confirmação de uma próxima vinda ao estado, a fim de visitar a região turística do Jalapão, chancelando desta maneira, a integração do roteiro de aventuras Jalapão-TO e Chapada das Mesas-MA. Vieira afirmou “gostar de pisar no chão”, referindo-se a estar, pessoalmente, no roteiro tocantinense.

Massuia ratificou convite feito pelo governador Siqueira Campos ao Ministro, durante a inauguração da usina hidrelétrica de Estreito, semana passada. Na ocasião, o Presidente da ADTUR enfatizou ao Ministro do Turismo a necessidade de se levar obras de infraestrutura turística ao Jalapão, e a importância da continuidade da estrada Novo Acordo a São Félix do Tocantins, já iniciada. Uma data já está sendo agendada para a presença da autoridade no Jalapão.

Para Paulo Massuia, o Governo deve apoiar a iniciativa privada, mas com a contrapartida de implantação de infraestrutura de acesso aos roteiros para que também provoque o interesse de investidores. E com esta diretriz à frente, determinou que projetos sejam executados para captação de recursos que  devidamente aplicados, assegura, capitalizem a demanda crescente do interesse de visitantes.  

.

Paulo Massuia recebeu no estande do Tocantins o presidente da ABAV do Distrito Federal, Carlos Alberto Sá e trataram da realização de um Road Show em Brasília ainda este ano, para promover os roteiros turísticos do estado. A capital federal tem em torno de 500 agentes de viagens e 80 bem operantes, segundo disse Sá. A parceria será estendida também a equipamentos hoteleiros e todo o trade do entorno de Brasília, e vai elencar ao público as belezas dos atrativos turísticos, gastronomia, manifestações folclóricas e a diversidade natural do meio ambiente.

Peru: os encantos do percurso na rota do Rally Dakar 2013



O percurso da 34ª edição da prova se inicia no Peru e revela cidades com grandes atrativos turísticos
Floresta tropical, deserto, praia e imponentes montanhas. As riquezas do patrimônio foram decisivas para que o Peru fosse escolhido para dar início à próxima edição do rali mais famoso do mundo. A largada da 34ª edição será na cidade de Lima, no primeiro sábado do ano, dia 05 de janeiro. O evento percorrerá ainda as cidades peruanas de Ica, Pisco, Nazca, Arequipa e Tacna.
São muitos os motivos que fazem do Peru o cenário perfeito para uma competição que mistura aventura e emoção à flor da pele. A capital, Lima, é uma cidade divertida, antiga, hospitaleira e gourmet. Foi a joia da coroa das colônias espanholas e, por 300 anos, a cidade mais rica da América.
O centro da capital peruana foi declarado em 1991 pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Na sua forma mais moderna e cosmopolita, pode-se descobrir a alegria da vida noturna em bares, pubs e discotecas ou ainda, o sabor de uma culinária variada e deliciosa.
A gastronomia peruana é o resultado de uma mistura de tradições nativas indígenas e de costumes vindos dos imigrantes. E em Lima estão todos os sabores do país: da Amazônia peruana a Cordilheira dos Andes, de norte a sul. O ceviche, o arroz com frutos do mar e as vieiras são os pratos de consumo de massa. Mas há também pratos exclusivos, como lomo saltado (fatias de lombo com cebola, pimentão e outros temperos), que expressam a internacionalidade dessa culinária – neste caso a influência da cozinha chinesa.
Os vales, dunas e dias ensolarados são características marcantes da cidade de Pisco, onde o Rally Dakar 2013 também irá passar.  As visitas aos vinhedos que produzem a bebida nacional “pisco” e excelentes vinhos são considerados locais imperdíveis na opinião dos turistas. Não tão distante, mar e deserto se encontram na belíssima Paracas. Sua reserva nacional é uma área protegida pelo Estado, pois lá se encontram focas, lontras, pinguins, golfinhos e mais de 200 espécies de aves como flamingos e outras.
Os desertos de Ica são uma autêntica caixa de surpresas. E nesse caso, a representação maior fica em Nasca, que abriga um dos maiores mistérios da arqueologia: As “Linhas de Nasca” – enormes desenhos que só podem ser vistos há centenas de metros de altura. Portanto, é preciso sobrevoar a área para desfrutar de tal paisagem. Descobertas por cientistas em 1927, as linhas formam desenhos de animais e plantas, distribuídos em um labirinto que inclui trapézios, triângulos e espirais gravados e conservados na terra por mais de dois mil anos. Entre os desenhos mais famosos estão o macaco, a aranha e o beija-flor, símbolo nacional do Peru.
Outro cenário por onde passarão os aventureiros de Dakar é Arequipa, contemplada pelo brilho do sol durante 340 dias por ano. O centro da cidade é particularmente composto por harmoniosos arcos, fachadas e cúpulas. As construções foram modeladas, principalmente, em sillar – pedra vulcânica de cor branca que deu origem ao apelido do lugar: cidade branca.
Entre as atrações turísticas da “cidade branca” estão Vale da Colca, Cânion de Cotahuasi, restos arqueológico como o Touro Morto e a Dama de Gelo, as províncias com música andina e as danças folclóricas. Os mais aventureiros ainda podem encontrar, na região, locais ideais para a prática de raftting e trakking.
Para a edição 2013 do Rally Dakar são esperados cerca 400 atletas vindos de diversas regiões do mundo. Além de diversos turistas, que aproveitam a ocasião para conhecer a diversidade da geografia e cultura peruanas.
Até o final do rali, inúmeras ações serão desenvolvidas pela  Promperú (Comissão de Promoção do Peru para a Expansão do Turismo), com a finalidade de promover o Peru e potencializar a imagem dos destinos mais populares da região sul. 

Diretora do Festuris entre 25 mais influentes do Brasil




Marta Rossi fica na 15ª posição entre personalidades do turismo



A diretora do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), Marta Rossi, está novamente entre as 25 personalidades mais influentes do segmento turístico brasileiro. A divulgação ocorreu nesta quinta-feira (25) de manhã, pelo revista Panrotas, durante a Abav – Feira das Américas, no Rio de Janeiro. Marta obteve a 15ª posição – três acima em relação a 2011, quando ficou em 18º. O primeiro lugar foi novamente para o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Marta diz estar lisonjeada por mais uma vez figurar entre os mais importantes nomes do setor. “Fico agradecida porque pude escolher a atividade turística não apenas para sobreviver, mas pelo prazer da profissão. Tenho todo um comprometimento com a indústria turística brasileira, mas nunca faço por reconhecimento, e sim porque gosto.” Ela ressalta que tem atuado com determinação para passar sua experiência de 25 anos aos sócios Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, a fim de que também possam ocupar essa posição futuramente. “Vejo esse reconhecimento como resultado de um trabalho realizado não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil”, comenta.
Formada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciou efetivamente no mercado turístico ao trabalhar em hotéis de Gramado, no início dos anos 80. Em 1989, ao lado da sócia, Silvia Zorzanello, realizou a 1ª edição do Festival do Turismo de Gramado, que inicialmente nasceu com o propósito de apresentar o produto turístico gaúcho para o Brasil, fomentando os negócios do setor. Em poucos anos, transformou-se em um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina. Hoje, a internacionalização é uma das fortes marcas da feira, que terá sua 24ª edição de 22 a 25 de novembro, nos pavilhões do Serra Park. São aguardados cerca de 400 estandes e mais de duas mil marcas.

Bahia volta a ter voo direto para a Argentina a partir de dezembro




A companhia Aerolineas Argentinas vai iniciar, em dezembro, a operação de dois voos diretos para a Bahia. Serão, até março, três rotas semanais para Salvador e quatro para Porto Seguro. A noticia foi confirmada pelos dirigentes da empresa ao secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, durante a Feira das Américas (Abav), que está sendo realizada no Rio de Janeiro e prossegue até esta sexta-feira (26).
Leonelli comemorou a retomada dos voos para a Argentina, pois o país vizinho é o principal emissor de visitantes estrangeiros para a Bahia, segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). "Recebemos 105 mil argentinos no ano passado e, em 2012, fomos prejudicados, pois os voos que temos com o país portenho hoje são todos com conexão. Essa nova rota nos anima, pois deixa a Bahia a apenas cinco horas da Argentina", resume.
Leonelli disse ainda que a Bahia aposta no sucesso da rota para manter pelo menos três frequências semanais após o período de alta estação. A diretora de Mercado Internacional da Bahiatursa, Rosana França, afirmou que os voos serão amplamente divulgados junto os operadores de turismo argentinos durante a FIT, feira de turismo que será realizada em Buenos Aires, em novembro.
Fabian Lombardo, da Aerolineas Argentinas, disse que a retomada do voo é uma prova de que os portenhos continuam viajando, e que a Bahia também é um importante emissor.
Empresários comemoram retomada do voo
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia (Sindetur), Luiz Augusto Leão, a proximidade da Copa do Mundo e a paixão dos argentinos por futebol podem beneficiar a Bahia. Já Sílvio Pessoa, que representa os hotéis, sugeriu que os novos voos sejam lançados para os empresários em Salvador e também em Porto Seguro.

Coohotur e ABIH-RN realizam ação de capacitação e promoção para agentes da operadora Flytour em São Paulo


 A Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (COOHOTUR), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH), promove ação de capacitação e promoção do destino exclusiva para agentes de viagens da operadora Flytour em São Paulo - capital e duas cidades do interior-, no período de 29 a 31 de outubro.  
O trabalho de capacitação e promoção é realizado periodicamente para apresentar os principais atrativos e equipamentos turísticos do Rio Grande do Norte ao público especializado dos principais estados emissores de turistas do Brasil para o mercado potiguar.
O presidente da Coohotur, Sérgio Gaspar, o presidente da ABIH-RN, Habib Chalita, representantes da Emprotur e de 20 hotéis de Natal, Tibau do Sul e Mossoró participarão da ação.
Na segunda-feira (29/10) o evento acontecerá no Auditório Brasil, na Avenida Paulista, das 9h30 às 12h. 
No dia 30, o grupo recebe os agentes de viagens da cidade de Campinas, das 19h às 21h30, no Hotel Vitória.
            Na quarta-feira (31), a comitiva potiguar segue para Ribeirão Preto e promove a ação de capacitação e promoção no Hotel Stream, das 19h às 21h30, encerrando as atividades em São Paulo. 

Anhembi recebe a FISTUR



A Fistur é o maior encontro de fornecedores e compradores para Gastronomia e Hotelaria. Uma grande oportunidade de difusão de conhecimentos, capacitação profissional, geração de negócios e promoção do trade turístico.
De 29 a 31 de outubro (2ª a 4ª feira), a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hospitalidade e Turismo vai apresentar novos produtos, tecnologias e discussões sobre como preparar cada negócio para os desafios dos próximos anos.
Paralelamente à Fistur, acontece o 25º CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, um dos principais e mais tradicionais eventos acadêmico-científicos do setor de turismo no Brasil.
Serviço
Data:
29 a 31/out/12 (2ª a 4ª feira)

Horário:
das 13h às 21h

Locais: ANHEMBI PARQUE
Palácio das Convenções
Av. Olavo Fontoura, 1209
Veja mapa


Estacionamento:
Portões 30 e 38 (principal)
carros R$30 | motos R$20

Destino Natal será foco de treinamento da Flytour Viagens em três cidades de São Paulo



 
Agentes de viagens da capital, Campinas e Ribeirão Preto que participarem dos eventos de capacitação concorrerão a pacotes e a tablets  
 
            Com o objetivo de capacitar os agentes de viagens para a venda de um dos destinos mais procurados do país, a Flytour Viagens, em parceria com a ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte), promoverá três workshops sobre as diversas opções turísticas de Natal (RN).
 
            Os treinamentos acontecerão na última semana de outubro nas cidades de São Paulo (dia 29), Campinas (dia 30) e Ribeirão Preto (dia 31) e abordarão detalhes aos agentes sobre o destino famoso por seus passeios de bugue, sua natureza preservada, vilas de pescadores, sol intenso e noite agitada. Em cada ocasião haverá ainda sorteios de um tablet e um pacote com acompanhante.
 
            Para participar de uma das palestras, o agente interessado deve confirmar a presença pelo e-mail marina.ferrarezze@flytour.com.br.
 
Serviço:
 
Treinamento do destino Natal
 
Em São Paulo
Dia: 29 de outubro de 2012
Horário: das 09h30 às 12h
Local: Avenida Paulista, 1776 – Piso Loja
Confirmação de presença: marina.ferrarezze@flytour.com.br
 
Em Campinas
Dia: 30 de outubro de 2012
Horário: das 19h às 21h30
Local: Hotel Vitória – Av. José de Souza Campos, 425 – Cambuí
Confirmação de presença: marina.ferrarezze@flytour.com.br
 
Em Ribeirão Preto
Dia: 31 de outubro de 2012
Horário: das 19h às 21h30
Local: Stream Hotel – Rua General Osório, 830
Confirmação de presença: marina.ferrarezze@flytour.com.br
 
Sobre a operadora Flytour Viagens - Empresa integrante do Grupo Flytour, uma das maiores empresas de turismo do país, a operadora Flytour Viagens atua na distribuição e comercialização de 100% de seus produtos por meio de agentes de viagens de todo o país. A empresa está presente em 16 estados brasileiros e com mais de 20 escritórios próprios para atendimento completo aos agentes de viagens. Os produtos da operadora Flytour Viagens foram lançados em maio de 2012. Eles foram desenhados e bem delineados para os agentes de viagens oferecerem a clientes dos mais diversos perfis e classes sociais, entre pacotes nacionais, internacionais e cruzeiros marítimos. Dentre os destinos disponibilizados estão todo o Brasil, América do Sul, Caribe, México, Europa, Oriente Médio, Estados Unidos, Canadá, Norte da África e África do Sul. Acesse: www.flytourviagens.com.br