Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pronatec Copa reabre inscrições em 117 municípios brasileiros




Interessados podem se inscrever para cursos profissionalizantes e de idiomas até o dia 16

O Ministério do Turismo reabriu na manhã desta sexta-feira (29) as inscrições do programa Pronatec Copa. Até o próximo dia 16, os interessados podem se inscrever para as 40 mil vagas distribuídas em 117 municípios brasileiros. Consulte a lista de cidades contempladas aqui.

Para concorrer a uma das vagas do programa, os interessados deverão solicitar o ingresso exclusivamente pelo site www.pronateccopa.turismo.gov.br. São 29 cursos profissionalizantes para ocupações da área de turismo e, ainda, capacitação nos idiomas inglês, espanhol e libras (Língua Brasileira de Sinais). Os cursos são integralmente presenciais, gratuitos, e duram entre 160 e 360 horas/aula.
As aulas serão realizadas em unidades dos parceiros executores do programa: entidades do Sistema S e institutos federais de educação.
EMPRESAS, PRIORIDADES E PRÉ-REQUISITOS
Empresas que tenham interesse em formar turmas de colaboradores devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo:            0800 606-8484      . Todos os empreendimentos participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.
Portadores de deficiências, profissionais que já trabalham com turismo e moradores das seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013 terão prioridade na pré-matrícula. Nesta etapa, os cursos de inglês e espanhol são exclusivamente ofertados para empregados do setor de turismo. Para todos os candidatos, a idade mínima exigida é 18 anos. Após a confirmação de matrícula, os alunos terão direito a auxílio estudantil (transporte e alimentação).

Segundo o Ministério do Turismo, somente durante os 30 dias da Copa de 2014, a expectativa é que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil e três milhões de brasileiros circulem pelo país. Em 2014, a projeção do MTur é que o país receba 7,2 milhões de turistas estrangeiros, que deixarão US$ 9,2 bilhões em divisas.

Turismo como projeto de vida
Para alunos do Pronatec Copa, curso de inglês é chance de ascensão profissional
Brasília (DF) - O programa Pronatec Copa, iniciativa dos ministérios do Turismo e da Educação em parceria com o Sistema S, está sendo visto pelos alunos como um caminho para um futuro melhor. “Estou bastante empolgada e feliz com o curso. É um passo a frente na caminhada em busca da realização dos meus sonhos. Minha chance de crescer profissionalmente está no Pronatec”, afirma a camareira Genilda Costa dos Santos, 48 anos. A aluna do curso de inglês tem 14 anos de profissão, escolhida assim que chegou do Nordeste para morar no Rio de Janeiro. Ela trabalha há 4 anos na rede hoteleira Othon e acredita que o Pronatec Copa veio na hora certa para impulsionar uma promoção profissional. “Sempre trabalhei como camareira por gostar do que faço e por fazer bem feito. Já tive outras oportunidades de emprego, mas nunca aceitei. Porém, fiz um estágio como supervisora de andares e agora estou buscando uma qualificação para assumir este cargo”, avalia.

A colaboradora do hotel conta que não pensou duas vezes quando viu o anúncio do curso no mural da empresa. “O curso tem me incentivado nos estudos. Tenho o segundo grau completo, mas depois que voltei para a sala de aula estou com uma vontade muito grande de aprender. Quero voltar a estudar e completar minha prática com conhecimentos teóricos”, garante ela, cheia de planos. O tempo de profissão garantiu a Genilda uma vasta experiência no atendimento ao turista. E algumas lições para os mais jovens: “o reconhecimento é resultado de um bom atendimento, assim como um bom atendimento é resultado de qualificação”.

CHANCE ÚNICA
Evaldo Rodrigues de Sousa começou seu trabalho na rede hoteleira Othon há 15 anos, na função de commis. Passou para garçom, 2º maitre e hoje ocupa o cargo de 1º maitre. Seu projeto é abrir uma pousada, e para isso aposta na qualificação. “Estou concluindo agora a graduação no curso de Turismo. Meu inglês é muito básico, quero e preciso falar a língua fluentemente. O meu projeto depende dessa minha qualificação, e esse curso do Protanec é uma oportunidade como nenhuma outra”, conta ele.

O profissional conta que sua paixão pelo turismo é antiga. Já o entusiasmo com o trabalho em restaurantes é coisa de família: vários parentes também trabalham na área. Evaldo é o único no segmento hoteleiro, que, segundo ele, proporciona um verdadeiro intercâmbio de culturas, conhecimentos e experiências.

Para Genilda e Evaldo, o fato de o curso ser realizado no local onde trabalham é decisivo: não há preocupação com locomoção ou risco de atraso para as aulas, e a dedicação é garantida. “É uma oportunidade única. Outras empresas deveriam oferecer essa chance: é bom para os funcionários, para os turistas e para a própria empresa. Melhorar a qualidade dos serviços é contribuir para a evolução da cadeia produtiva e impulsionar a própria economia do país”, defendeu Evaldo.

A unidade Othon Copacabana (RJ) realiza, duas vezes na semana, aulas de inglês pelo programa Pronatec Copa. Empresas que tenham interesse em formar turmas devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo:            0800 606-8484      . Todos os empreendimentos participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.

MAIS PRÓXIMO DA META DE 10 MILHÕES DE TURISTAS




O ex-juiz e ex-deputado federal Flávio Dino completa um ano à frente da Embratur em uma nova fase para o turismo brasileiro e apostando na cultura, internet e megaeventos

Em um ano de gestão na presidência da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) – órgão do governo federal responsável pela promoção turística do país -, Dino tem focado seu trabalho na diversificação da imagem do Brasil no exterior, a partir da inserção de novos componentes que projetem o país no mercado internacional. “Além de nossos atributos de Sol e Praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos agregar nossas manifestações culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira, que é o que mais encanta o turista estrangeiro”, afirma Dino.

Partindo desse princípio, a cultura será o tema principal da nova campanha publicitária da Embratur para divulgar o Brasil como destino turístico. O lançamento será feito pela presidenta Dilma Rousseff, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, em julho. As peças enfatizarão o Brasil como uma Nação de grandes encontros.

Flávio Dino aposta na antecipação do cumprimento da meta de 10 milhões de turistas estrangeiros de 2020 para logo após a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. “Nosso crescimento acima da média mundial permite prever que alcançaremos a meta antes de 2020”, afirma, referindo-se à data inicialmente prevista pelo Plano Aquarela.

Apoio à comercialização

O primeiro ano de Flávio Dino à frente da Embratur também tem sido de apoio aomercado para receber mais turistas. Em fase de análise das propostas protocoladas pelas Secretarias Estaduais de Turismo, o Programa de Apoio à Promoção Internacional de Voos Fretados vai aplicar R$ 8 milhões para auxiliar as secretarias de Turismo a viabilizar charters para seus estados. O programa prevê também aporte para auxílio à captação de novos voos internacionais. O valor total das propostas enviadas por oito estados é de R$ 10,3 milhões.

Já por meio do Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais, a Embratur vai investir R$ 3,8 milhões para auxiliar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na realização de eventos internacionais. O edital apoiará ações para captar e promover eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição.

Dino lembrou que o edital para apoio à captação de eventos é importante para que o Brasil alcance sua meta de subir de 7º para 5º pais que mais recebe encontros e convenções internacionais pelo ranking ICCA (International Congress & ConventionAssociation). Desde 2003, quando a Embratur passou a cuidar exclusivamente da divulgação do destino Brasil, o número de eventos ICCA foi multiplicado por cinco. “Outro bom sinal é mais que dobramos, desde 2003, o número de cidades que recebemeventos ICCA, o que, além de ser um fato positivo para o desenvolvimento regional, é importante porque mostra que mais destinos estão se capacitando para receber esses eventos”, afirma Dino.

Além da inovação que os editais representam, foi ampliada a verba descentralizada internacionais para os estados, resultando em convênios no valor de R$ 5 milhões.

14 eventos associados à Copa

Além das ações permanentes que já fazem parte da linha de atuação, como a participação nas Feiras de Turismo, a Embratur realizará 14 eventos em diferentes países para divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014. “A iniciativa vai divulgar os atrativos turísticos de cada uma das cidades-sede e seu entorno, contribuindo para a entrada e circulação dos turistas estrangeiros durante o mundial”, explicou Dino em relação ao Projeto. 

Ainda de acordo com ele, cada estado-sede será “anfitrião” de uma edição do evento, que também contará com a presença dos demais estados. Os países escolhidos para receber os eventos são Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Estados Unidos (com duas edições), México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Os eventos associados à Copa terão um dia de duração, com a realização de workshops e atrações como o Vivência Brasil, que reunirá gastronomia e apresentações artísticas com música e dança. A primeira edição acontecerá no dia 5 dejulho, no Chile, e terá Brasília como cidade em destaque.

Ações de promoção

Nos 12 meses, foram realizadas aproximadamente 100 ações de promoção do Brasil, entre participação em feiras, fam tours, ações de público final, seminários, workshops eroadshows, com a participação de mais de 600 co-expositores. O estande nas Feiras foi redesenhado, adquirindo uma apresentação mais moderna, com novos espaços e mais uso de tecnologia.

Marketing: noventa press trips e inovação das ações de mídia digital

No trabalho constante de relacionamento com a imprensa internacional, nos últimos 12 meses a Embratur realizou 90 press trips, com jornalistas do mundo inteiro, que puderam visitar as cinco regiões do Brasil. Foram mais de 300 matérias publicadas como resultado direto das viagens feitas por profissionais da imprensa, supervisionadas pela Embratur. 

A Embratur aumentou sua aposta nas mídias digitais como plataforma para a divulgação, no exterior, dos destinos turísticos brasileiros. No último ano, foi lançado o novo Brand Channel do Brasil no Youtube. Com 639.894 visualizações de vídeos no período, o novo canal do Youtube Visit Brasil permite que os usuários planejem a viagem ao Brasil baseado nos vídeos de experiências de turistas que já estiveram no país. O game Brasil Quest também foi lançado. O jogo disponível para iPhone, iPad esmartphones Android foi desenvolvido para apresentar de forma lúdica e divertida os atrativos das 12 cidades-sede da Copa. 

Os vídeos em 360º Experience, lançados em setembro de 2011, já tiveram 166.257 acessos únicos. Os vídeos 360 são captados com câmeras especiais que fazem o registro das 12 cidades-sede em todos os ângulos. Assim, o usuário pode interagir com o vídeo e conhecer todos os atrativos das cidades como se estivesse no próprio local. O antigo portal BrazilTour foi substituído pelo portal Visit Brasil, que é hoje o site oficial de promoção internacional do turismo brasileiro.

As ações de publicidade constante em todo o mundo colocaram os destinos turísticos do Brasil à mostra em diversas ações. “Entre elas, podemos destacar o projeto BrazilRoad Trip, da Discovery Channel, que exibiu documentários sobre as 12 cidades-sede para cidades da Europa, o projeto Jukebox, em que as paradas de ônibus de Portugal tocavam músicas brasileiras, além de grandes anúncios do Brasil em importantes estações de metrô em cidades como Londres, Milão, Argentina. 

Competitividade

A Embratur tem sido agente constante da ampliação da competitividade do turismo brasileiro. A Embratur participou das articulações que levaram à inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior, com desoneração tributária, e continua a defender medidas similares para toda a cadeia produtiva do turismo.

A recente realização da Rio+20 demonstrou a necessidade de que haja um debate organizado sobre a questão dos preços no turismo brasileiro, inclusive em comparação com mercados concorrentes.

“Competitividade abrange o oferecimento de bons produtos e serviços, com preços justos e com pleno respeito às leis”, lembra Flávio Dino.

ABAV-RN PROMOVE REUNIÃO NA SEGUNDA-FEIRA(02) E CONVIDA ASSOCIADOS E NÃO ASSOCIADOS - REUNIÃO CONTARÁ COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE TURISMO DO RN


ABAV-RN PROMOVE REUNIÃO NA SEGUNDA-FEIRA(02) E CONVIDA ASSOCIADOS E NÃO ASSOCIADOS - REUNIÃO CONTARÁ COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE TURISMO DO RN

A Presidente da ABAV/RN, Diassis Rosado Holanda, diretora da Harabello Turismo,  convida diretores, conselheiros, associados e não associados da ABAV-RN, para reunião a ser realizada no dia 02/07/2012 às 19h:00 na sala  Jacumã, no hotel Arituba, em Natal. Esta reunião, contará com a presença do Secretário de Turismo do RN, Renato Fernandes. A presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado Holanda, ressalta a importância da participação de todos(abavianos e NÃO abavianos), para unir forças, visando o fortalecimento da classe, tão sofrida e carente de regulamentação e fiscalização em nível Nacional, Estadual e Municipal.

Serviço:

Data: 02 de julho de 2012 ( segunda-feira)
Hora: 19:OOH
Local: ARITUBA PARK HOTEL


ABAV participa de ação global questionando atuação da IATA






WTAAA solicita que IATA providencie a revisão regulatória da nova iniciativa de normas, incluindo os agentes de viagens em todos os comitês relacionados

A Aliança Mundial das Associações de Agentes de Viagens (World Travel Agents Associations Alliance - WTAAA) enviou uma carta a Aleks Popovich, vice-presidente sênior de Distribuição da Indústria e Serviços Financeiros da Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association - IATA), solicitando que a IATA providencie a revisão regulatória de sua nova iniciativa de definição de normas, intitulada Novo Recurso de Distribuição (New Distribution Capability - NDC), e que a IATA inclua o canal de distribuição das agências de viagens, através da WTAAA, em todos os comitês e grupos de trabalhos relacionados.

“A IATA terá que desenvolver uma norma que não prejudique o processo competitivo”, afirmou o presidente da WTAAA, Peter Barlow. “Solicitamos que a IATA providencie a revisão de sua proposta, por agências regulatórias, de modo a garantir que a iniciativa seja desenvolvida para produzir normas a favor da competitividade, que beneficiem todo o sistema de distribuição e não apenas as linhas aéreas participantes da IATA”, complementa.

“O canal de distribuição de agências de viagem vende cerca de 60% das passagens aéreas do mundo todo. Portanto, é essencial que nossas vozes sejam ouvidas,” disse Barlow. “Ademais, por ser a associação internacional cujos membros representam mais de 70% das passagens emitidas por agências no mundo todo, é apropriado que a WTAAA tenha uma cadeira nos comitês.”

A WTAAA convidou Popovich para conversar com seus membros em sua assembleia ordinária anual, de 10 a 12 de setembro de 2012, em Washington, D.C.

Na opinião de Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, “a proposta da IATA confronta as ferramentas utilizadas pelos agentes de viagens, fornecidas pelos GDS’s (Global Distribution System), que disponibilizam uma ampla informação de tarifas, que podem ser restringidas no sistema proposta pela IATA”.

SOBRE A WTAAA

A missão da Aliança Mundial das Associações de Agentes de Viagens (WTAAA), sediada em Bruxelas (Bélgica), é atuar como uma voz internacional das agências de viagem, através da troca de ideias e informações. Os membros da WTAAA incluem a Sociedade Americana de Agentes de Viagem (American Society of Travel Agents - ASTA), a Associação de Agências de Viagem do Canadá (Association of Canadian Travel Agencies - ACTA), a Associação de Agentes de Viagem da África do Sul (Association of South African Travel Agents - ASATA), a Federação Australiana de Agentes de Viagem (Australian Federation of Travel Agents - AFTA), a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), as Associações Europeias de Agentes de Viagem e Operadores Turísticos (European Travel Agents´ and Tour Operators´ Associations - ECTAA) – que representa todas as associações de agências de viagens da Europa, a Associação de Agentes de Viagem da Nova Zelândia (Travel Agents´ Asso ciation of New Zealand - TAANZ) e a Federação de Agências de Viagem da Índia (Travel Agency Federation of India - TAFI).

A partir de domingo, Arituba embarca mais de 500 jovens para Disney





A partir do próximo domingo, dia 1º de julho, a Arituba Turismo de Natal começa a embarcar grupos de passageiros para Disney. Segundo o empresário Abdon Gosson, controlador da agência que é referência no Nordeste nesse tipo de operação, mais de 500 jovens vão viajar, divididos em três pacotes e em três voos exclusivos: Disney com Miami, Disney com Nova York e Disney com Cruzeiro, esse último um roteiro inédito que a Arituba vai fazer pela primeira vez e que já é sucesso absoluto.
Os passageiros vão viajar em voos da TAM Linha Aéreas e da Delta Airlines, e vão contar com o apoio de uma equipe preparada para agilizar toda logística do roteiro, que inclui uma frota de carros para proporcionar conforto e agilidade.
Segundo Gosson, serão 15 dias nos quais os viajantes poderão conhecer os encantos da Flórida, New York e Caribe.
Quem fez opção pelo roteiro “Disney com Caribe”, vai usufruir de um cruzeiro, que prevê festas e shows imperdíveis, além da visita a exótica ilha de Nassau, capital das Bahamas, como também a ilha particular de Cococay.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Para amar, tem que conhecer. Vamos conhecer o RN",

Frase do novo secretário de turismo do RN, Renato Fernandes: "Para amar, tem que conhecer. Vamos conhecer o RN", foi dita hoje na reunião do Pólo Costa das Dunas... O slogan vai pegar!

Diárias de hotéis ficam mais baratas para os Jogos Olímpicos de Londres



Preço médio de hotéis cai 25% no período das Olimpíadas
A um mês do início das Olimpíadas de Londres 2012, a pesquisa da Hoteis.com mostra que os preços de hotéis em Londres durante as Olimpíadas caíram cerca de 25% em comparação com as últimas duas semanas.

O custo médio de um quarto de hotel na capital durante o período dos Jogos Olímpicos agora é de R$520, ainda está 75% a mais que o mesmo período no ano passado, mas isto mostra que ainda existem quartos disponíveis na cidade por muito menos, como R$192 a diária em alguns locais dependendo da data da estada.

Hoteis.com, um dos principais websites de reserva de hotéis, identificou três motivos principais para a queda das tarifas:

1. Maior disponibilidade no mercado - alguns dos quartos reservados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG, em inglês) para a mídia mundial, International Sport Federations, profissionais do Comitê Olímpico Internacional (IOC), trabalhadores dos Jogos Olímpicos e os patrocinadores, foram liberados para reservas e vários hotéis também foram inaugurados nos últimos meses, aumentando o número total de quartos disponíveis.
2. Muitos hotéis removeram as restrições de estada mínima e estão aceitando reservas de um só dia.
3. A demanda não tem sido tão forte quanto o esperado pelas operadoras de turismo em particular fazendo reservas para os seus grupos regulares em outras capitais europeias, ignorando Londres este ano.

"A queda dos preços é um incentivo para os consumidores e existe uma boa disponibilidade de todas as categorias de hotéis em Londres", disse Carolina Piber, diretora de marketing daHoteis.com para a América Latina.

"Estamos observando preços promocionais sendo lançados e esperamos que esta tendência continue", continuou Piber. "As pessoas não devem desistir de viajar para Londres mesmo que ainda não tenham um bilhete. Há muita coisa para ser vista e feita fora do Olympic Park, mergulhar na atmosfera e aproveitar o espírito dos Jogos Olímpicos".

Sobre a Hoteis.com
Hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem e oferece mais de 150 mil opções, que variam de hotéis tradicionais, a aluguel de apartamentos em temporada de férias, alojamentos de pernoites com café da manhã (bed and breakfast) e estadas com serviço completo. A empresa apresenta um dos maiores times de contratação do mercado, negociando as melhores tarifas para seus consumidores, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções. O envio frequente de newsletter apresenta aos clientes promoções exclusivas e avisa com antecedência sobre descontos que estão por vir. Mais de 6,5 milhões de resenhas de pessoas que se hospedaram nos estabelecimentos estão disponíveis no site para possibilitar aos viajantes o acesso à informação antes de reservar um hotel. Por intermédio do programa de fidelidade Welcome Rewards, os clientes podem ganhar uma diária a cada dez noites reservadas em mais de 65.000 hotéis. Com aGarantia de Equiparação de Preço, caso o cliente encontre valor igual ou menor em um hotel já reservado, a Hoteis.com reembolsará a diferença. Turistas podem reservar online ou entrando em contato com um dos call centers multilíngues. Aplicativos especiais para celulares e tablets também podem ser baixados no site www.hotels.com/deals/mobile_app/ possibilitando a reserva de hotéis em mais de 20.000 ofertas de última hora. Nos últimos oito anos, a Hoteis.com publicou o premiado estudo Índice de Preços de Hotéis – HPI que, realizado duas vezes ao ano, analisa os valores das diárias de hotéis em diversos países. Atualmente, são produzidas 31 edições diferentes do HPI, sendo cada uma específica por país, e podem ser acessadas em http://press.hotels.com/en-gb/hotel-price-index/. Siga a Hoteis.com no Facebook, no Twitter e no YouTube.  O site integra o grupo Expedia Inc., a maior companhia online de viagens do mundo com um extenso portfólio que integra algumas das mais conhecidas marcas do mundo.

FONTE Hoteis.com

Empresário Sílvio Torquato se associa a Vector no RN‏

Natal terá nos próximos dias uma filial da Vector, empresa de call center, que tem sede em Fortaleza. Com 12 anos de mercado, a Vector tem em sua relação de clientes, empresas públicas federais, estaduais e municipais, No setor privado apresenta um portfolio de empresas que atuam nas áreas de saúde, máquinas e equipamentos, comunicação e indústria de alimentos e bebidas. No Rio Grande do Norte a Vector, que conta hoje com 800 funcionários e mais de 500 posições de atendimento, trabalhará em parceria com o empresário Sílvio Torquato, que tem tradição no mercado local.

Destino Paraíba” foi apresentado para mercado corporativo e eventos profissionais em São Paulo



Atrair eventos e firmar a Paraíba na lista de destinos competitivos no chamado turismo de eventos e negócios foi o foco principal do projeto “João Pessoa – Destinos de Eventos” ação de marketing promocional de destino para o segmento M.I.C.E e captação de novos congressos para a capital paraibana e região. No Brasil, apenas no ano passado, o chamado marketing promocional movimentou nada menos que R$ 33 bilhões, dos quais R$ 12 bilhões foram direcionados para a realização de eventos.
O Seminário de capacitação técnica com os empresários e profissionais do mercado corporativo e eventos paulista, aconteceu hoje (28.06), nos salões do Hotel Comfort Downtown da rede atlântica e reuniu agências e operadoras especializadas em viagens corporativas e incentivo, empresas organizadoras de eventos, estatais, associações, além de dirigentes de categorias profissionais, visando estimular e motivar a descentralização dos grandes eventos corporativos, profissionais e de incentivos do eixo sul e sudeste para a capital paraibana.
“O trabalho que estamos realizando foi dividido em etapas, propondo impactar diretamente na atração de novos eventos. Nossa meta é mostrar que a Paraíba tem infraestrutura, potencial e credibilidade para sediar eventos de vários portes e em segmentos diversificados. Foi realizada uma pesquisa detalhada de mercado, seguida pela indicação de empresas com potencial de realização de eventos e congressos, produzimos um material completo de divulgação e agora chegou o momento de relacionar-se com os profissionais e empresários a conhecerem melhor o que estado tem a oferecer”, detalhou o Diretor de Planejamento do Convention Bureau de João Pessoa - Fernando Souza, que adiantou que a etapa seguinte incluirá visitas técnicas de inspeçã o desses potenciais promotores a capital paraibana, através de Fambusiness e tour code concedido especialmente para a ação.
A Empresa Paraibana de Turismo - PBTUR que é uma das parceiras de primeira hora do projeto, através da presidente Ruth Avelino, reforçou que “a Paraíba é competitiva na atração de eventos por ter infraestrutura e por ser um destino também de turismo de lazer. O estado tem tudo para competir de igual para igual com outros destinos já consolidados no segmento do turismo de negócios, a partir da chegada do Centro de Convenções de João Pessoa. A aproximação com esse público é fundamental para o aumento do fluxo de turistas na baixa temporada”.
Durante a ação promocional, foram entregues todo material institucional e comercial do destino e ainda contou com as presenças dos representantes dos hotéis Tropical Tambaú, Royal Nobile Inn, Bristol Portal do Sol, Rede Nord, Hotel Hardman e Mussulo Resort em SP. O próximo destino a receber a capacitação técnica será Brasília, no próximo mês de setembro, a ser realizado com o apoio especial do Governo da Paraíba/SETDE/PBTUR, Prefeitura de João Pessoa/SETUR, SEBRAE, ABIH, SINDETUR, ATCC, ABRASEL, Prefeituras de Cabedelo e Conde, INFRAERO, AVIANCA, UBRAFE, EVENTPOOL, ABRACORP, ABRACCEF, ABEOC, ABGEV, AMPRO, CBCVB, ABAV e FECOMÉRCIO.

Sorteio da Copa 2014 em Sauípe fortalece a imagem da Bahia como destino turístico



Secretário Domingos Leonelli comemora e fala sobre plano de divulgação do Estado no exterior
O anúncio de Costa do Sauípe como sede do sorteio das chaves da Copa do Mundo, que será realizado em dezembro de 2013, feito pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL), foi comemorado pelo secretário do Turismo, Domingos Leonelli, e por empresários que representam o setor no Estado.
Para Leonelli, o evento vai contribuir para projetar ainda mais a imagem do Estado nos mercados internacionais, em especial nos países que participarão da competição. “Vamos intensificar a nossa promoção com mais este atrativo que acabamos de conquistar”, disse.
A opinião é compartilhada pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte, Sílvio Pessoa. “Os olhos do mundo esportivo estarão voltados para a Bahia, o que é muito bom para todo o Estado e, em especial, Salvador e Litoral Norte”, afirmou.
Já o presidente do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, Pedro Costa, disse que, além do segmento de lazer, o Estado se credencia como destino do turismo de negócios, com a realização do sorteio.
Dados sobre turismo
A Bahia é o principal destino turístico do Nordeste e recebe cerca de 5,9 milhões de turistas brasileiros de outros estados e estrangeiros, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No que se refere ao turismo internacional, o Estado recebe mais visitantes do que todos os estados nordestinos juntos.
Sauípe - Com 5,5 mil leitos, distribuídos em cinco hotéis, três pousadas, Costa do Sauípe é um dos maiores dos complexos turísticos do Brasil. O local é, também, sede dos principais eventos corporativos internacionais que ocorrem na Bahia.

Dicas de viagem nas mãos




Turistas recebem cartilhas com recomendações do Ministério do Turismo para terem uma viagem tranquila. Guia Viaje Legal pode ser acessado pela internet

 Turistas de Brasília receberam hoje guias impressos com dicas para uma viagem segura. A ação faz parte da estratégia do Ministério do Turismo para divulgar o endereço eletrônico do programa Viaje Legal, onde o internauta tem acesso ao conteúdo detalhado com todas as recomendações para evitar que as férias de julho se transformem em transtornos.

No guia online, estão informações de como proceder, por exemplo, em caso de extravio de bagagem, atraso de voo, e os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar serviços. O site informa também que o cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur (Cadastur) deve ser sempre consultado para conferir se agências, guias, hotéis, transportadores turísticos estão em situação regular.

“O aumento da renda da população, com a expansão da classe média, tem impacto extremamente positivo no mercado de turismo. A cada dia, novos consumidores colocam o turismo na sua cesta de consumo”, explicou o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Paulo André.

Um total de 15 mil cartilhas foram colocadas à disposição das pessoas que circularam pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e da Rodoviária Internacional de Brasília hoje. O material permite que as páginas sejam destacadas para a montagem de cinco origamis que representam ícones do turismo.

Quem gostou da novidade foi Matheus Kiyoshi Isozaki, de 8 anos. “Achei muito legal. Vou brincar durante o voo”, afirmou Matheus com a cartilha na mão. A tia do menino, Susab Isozaki aprovou a iniciativa. “O próprio nome do programa Viaje Legal é muito bom, porque aproxima o governo do cidadão. São dicas oficiais com uma linguagem fácil e acessível”, avaliou Susan.

Integração no turismo nacional



Encontro apresenta os principais projetos do turismo brasileiro e alinha diretrizes para o segundo semestre de 2012


 Nesta quarta-feira (27), as coordenações do Ministério do Turismo vinculadas à Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur) promoveram dois eventos. O V Encontro dos Coordenadores Regionais de Serviços Turísticos e o 19º Encontro Nacional dos Interlocutores do Programa de Regionalização aconteceram paralelamente, com a presença de representantes de todos os estados brasileiros.  O objetivo foi trocar informações sobre os principais projetos do MTur e as metas e diretrizes da pasta para o ano de 2012.
As coordenações de Serviços Turísticos; Regionalização; Segmentação; e o Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT) apresentaram as recentes ações que estão sendo desenvolvidas para o turismo nacional. Para o diretor do DEAOT, Ítalo Mendes, o programa de regionalização é um dos mais importantes justamente por fazer a interlocução com a grande rede de atores do turismo brasileiro. “Esse encontro marca um momento de retomada dos trabalhos e uma oportunidade de rediscutir com os órgãos estaduais de turismo progressos para os programas.”
O diretor também ressalta o importante papel exercido pelos coordenadores regionais que são delegados pelo MTur e responsáveis pela qualidade da prestação de serviços turísticos em todo o Brasil. “São eles que cuidam do cadastramento dos prestadores de serviços, da fiscalização e do atendimento aos turistas, por isso sempre temos que estar em sintonia. Temos o compromisso da nova gestão do departamento em dar continuidade a esse processo para atingirmos o sucesso esperado”, concluiu.
Os encontros continuarão até a sexta-feira (29). Hoje (28), os interlocutores se reunirão às 9h no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB). Já os coordenadores regionais, a partir das 8h30, estarão no auditório do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)

Aeroporto Augusto Severo terá Natal-Nova York no próximo domingo e na segunda-feira




Pela primeira vez, o Aeroporto Internacional Augusto Severo terá dois voos, em dois dias seguidos, na rota Natal-Nova York. Os Airbus 330 da Tam, fretados pela agência Aerotur, decolarão  nos próximos domingo e segunda-feira, dias 1º e 2 de julho. Cada voo levará 215 passageiros.

As aeronaves partirão de Natal às 11h03, com chegada na Big Apple prevista para as 17h30. O retorno da operação, também a cargo da Aerotur, terá saida de Miami, ao invés de Nova Iorque, nos dias 16 e 17 de julho. As aeronaves decolarão da Flórida às 08h55, com pouso em Natal às 16h55.

FOGO E CHAMA PROMOVE SEXTA-FEIRA JANTAR HARMONIZADO COM VINHOS PORTUGUESES‏




Ricardo Pinto Correia, empresário português e proprietário da Casa Santos Lima,
estará presente na ocasião, que vai reunir  jornalistas, enófilos e formadores de opinião. 
O empresário Paulo Gallindo em parceria com a Importadora Cantu está preparando para amanhã (29) um jantar harmonizado com vinhos portugueses da vinícola ‘Casa Santos Lima’, na sua sofisticada churrascaria “Fogo e Chama”, a partir das 20h.  
         Serão apresentados os premiados rótulos Quinta Dos Bons Ventos Branco (2009), Quinta Dos Bons Ventos Tinto (2008), Quinta Dos Bons Ventos Reserva (2007) e Quinta Dos Bons Ventos Touriga Nacional (2008). A degustação será acompanhada pelos deliciosos pratos da casa. 
         A Casa Santos Lima é uma empresa familiar há várias gerações, fundada por Joaquim Santos Lima no final do século XIX. Desenvolvendo uma estratégia multi-marca, a empresa produz vinhos de excelente relação qualidade/preço.

A vinícola Casa Santos Lima é a maior produtora de “Vinho Regional Lisboa” e “DOC Alenquer” e um dos produtores portugueses mais premiados em concursos internacionais. 
 

Festuris 2013 é apresentado em Baltimore



Diretor do festival anunciou o evento nos EUA para aumentar a internacionalização

A edição 2012 ainda não ocorreu, mas o 25° Festival do Turismo de Gramado já está sendo apresentado: será de 21 a 24 de novembro de 2013. Com o fortalecimento do evento fora do país, a participação em feiras como a AIBTM já se tornou rotina para os diretores do Festuris, pois cada vez mais, expositores e convidados são prospectados a comparecer à maior feira de negócios de turismo da América Latina.

A The Americas Meetings & Events Exhibition (AIBTM), que aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos, é referência de turismo na América do Norte. Nela comparecem grandes destinos de todo o mundo, assim como tem presentes agentes de viagem de diversos países, o que se torna uma ótima oportunidade, pois a prioridade do Festuris, sempre foram agentes e os geradores diretos de negócios.

O Festival do Turismo busca cada vez mais a internacionalização, já que hoje mais de 40 países se fazem presentes na feira. Eventos como a AIBTM proporcionam uma grande oportunidade de apresentação e demonstração da força na geração de negócios “business to business” no turismo que ocorre durante o evento em Gramado.

O diretor Eduardo Zorzanello esteve presente na feira dos Estados Unidos e salienta a importância da participação dos países do norte do continente americano e também da América Central. “O Festuris hoje tem destinos já consagrados em nosso continente participando do evento, que são os casos da República Dominicana, Costa Rica e também Miami. Sua participação mostra a importância que a feira tem na sua política de turismo”, afirma o diretor.

Festuris 2013 é apresentado em Baltimore



Diretor do festival anunciou o evento nos EUA para aumentar a internacionalização

A edição 2012 ainda não ocorreu, mas o 25° Festival do Turismo de Gramado já está sendo apresentado: será de 21 a 24 de novembro de 2013. Com o fortalecimento do evento fora do país, a participação em feiras como a AIBTM já se tornou rotina para os diretores do Festuris, pois cada vez mais, expositores e convidados são prospectados a comparecer à maior feira de negócios de turismo da América Latina.

A The Americas Meetings & Events Exhibition (AIBTM), que aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos, é referência de turismo na América do Norte. Nela comparecem grandes destinos de todo o mundo, assim como tem presentes agentes de viagem de diversos países, o que se torna uma ótima oportunidade, pois a prioridade do Festuris, sempre foram agentes e os geradores diretos de negócios.

O Festival do Turismo busca cada vez mais a internacionalização, já que hoje mais de 40 países se fazem presentes na feira. Eventos como a AIBTM proporcionam uma grande oportunidade de apresentação e demonstração da força na geração de negócios “business to business” no turismo que ocorre durante o evento em Gramado.

O diretor Eduardo Zorzanello esteve presente na feira dos Estados Unidos e salienta a importância da participação dos países do norte do continente americano e também da América Central. “O Festuris hoje tem destinos já consagrados em nosso continente participando do evento, que são os casos da República Dominicana, Costa Rica e também Miami. Sua participação mostra a importância que a feira tem na sua política de turismo”, afirma o diretor.