Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

Manifestações culturais atraem público no 3º dia do Salão baiano de turismo




Iniciando as atividades do terceiro dia do I Salão Baiano de Turismo, manifestações culturais itinerantes vêm acontecendo ao redor do evento. Primeiramente, o grupo de capoeira Ponto de Cultura Abolição, de Camaçari, gingou através dos estandes com uma roda, puxada pelo “Mestre Bobô”, contando com a participação de 15 dos seus mais de 1260 integrantes espalhados pela Bahia e Europa. “Buscamos orientar os jovens que participam do Abolição através da capoeira, mas também incentivamos o crescimento deles através de uma série de outras atividades como inclusão digital, teatro, dança e reforço escolar”, disse Patrícia Araújo, coordenadora pedagógica do grupo.

Quem também arrastou os visitantes do Salão foi a Chegança Feminina de Arembepe, apresentando a Marujada de Camaçari. O grupo, formado unicamente por senhoras e coordenado pela “Dona Bete”, correu os pavilhões caracterizadas de oficiais da Marinha e executando coreografias ao som de apitos e pandeiros.

Para Rodrigo Santana, proprietário da agência de turismo VP Turismo, é importante esse tipo de manifestação, pois é um convite para conhecer os locais. “Eu mesmo estava aqui vendo as senhoras da Chegança passar e queria muito saber de onde eram, para ver que outros tipos de coisas deste tipo encontraria por lá, esse tipo de coisa desperta a curiosidade e incentiva o turismo através do Estado.





I Salão Baiano de Turismo ainda em clima de Carnaval



Que o clima de carnaval está presente na Bahia, independente da estação, todos sabem e não seria diferente no maior evento de promoção do Turismo baiano. Desde o primeiro dia (17) a fubica Rixô Elétrico, comandada por Fred Menendez vem circulando através dos pavilhões, arrastando os visitantes ao som de sucessos da música baiana. E no último dia de atividades (19), além de mais uma vez cruzar os salões do Centro de Convenções, o Rixô Elétrico se encontrou com o pessoal do Clube da Guitarra Baiana, que conta com Jana Vasconcellos, Fábio Rocha e Manoel Magno, além dos filhos de Osmar Betinho Macêdo, André Macêdo e Aroldo Macêdo, integrantes também da banda Armadinho, Dodô e Osmar. O repertório, totalmente instrumental e com predomínio da guitarra baiana, contou ainda com as participações de Morotós Slim, do Retrofoguetes e os músicos Júlio Moreno e Márcio Oliveira.


Desembarques internacionais cresceramn 5,87%

Chegada de voos internacionais cai em abril, mas acumula alta neste início de ano. Dados preliminares apontam que houve menos brasileiros indo ao exterior no mês passado
Os desembarques internacionais cresceram 5,87% no acumulado de janeiro a abril de 2012, comparando com o mesmo período do ano passado. O total do número de chegadas até o momento foi de 3.175.820 milhões, quando em 2011, foram 2.999.852 milhões de passageiros residentes e não-residentes entraram no Brasil.
Considerando apenas o mês de abril, houve 658.618 desembarques, resultado 6,37% menor que o do mesmo mês de 2011. Na avaliação do presidente da Embratur, Flávio Dino, este resultado do mês passado aponta para a redução do número de brasileiros viajando – e, portanto, retornando, do exterior.
“Dados preliminares da Polícia Federal indicam que o número de entrada de turistas em abril de 2012 segue aumentando, com maior peso da América Latina e que seguimos firmes rumo a nosso novo recorde de captar 5,7 milhões de turistas este ano”, afirmou Dino.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

TRIP terá novo Feirão de passagens nesse final de semana



 A ação inclui cidades de todo o Brasil, com passagens a partir de R$ 59,90

A TRIP Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, realiza a primeira edição de seu Feirão desse mês, com vendas de passagens promocionais a partir das 20 horas de hoje, 18, até às 07 horas de segunda-feira, 21. Todas as regiões do País estão inclusas na ação, que conta com tarifas a partir R$ 59,90. As promoções são válidas para o período de embarque entre os dias 29 de maio e 05 de julho, exceto feriados (06, 07, 10 e 11 de junho) – sujeito a disponibilidade.

As passagens podem ser adquiridas pelo portalwww.voetrip.com.br. Acesse o site e confira todas as promoções.

Alguns destaques:



Origem

Destino

Valor (R$)


Belo Horizonte (Confins)

São Paulo (Guarulhos)

59,90


Belo Horizonte (Confins)

Montes Claros

59,90


Belo Horizonte (Confins)

Campinas

59,90


Curitiba

Florianópolis

59,90


Curitiba

Maringá

59,90


São Paulo (Guarulhos)

Bauru

59,90


São Paulo (Guarulhos)

Marília

59,90


Ilhéus

Salvador

59,90


Ipatinga

Vitória

59,90


Londrina

Campinas

59,90


Natal

Recife

59,90


Alta Floresta

Sinop

59,90


Campo Grande

Dourados

59,90


Belo Horizonte (Pampulha)

Varginha

59,90


Araçatuba

São José do Rio Preto

69,90


Belém

São Luis

69,90


Bonito

Campo Grande

69,90


Cuiabá

Rondonópolis

69,90


Campo Grande

Curitiba

69,90


Carajás

Marabá

69,90


Belo Horizonte (Confins)

Rio de Janeiro

69,90


Curitiba

Campinas

69,90


São Paulo (Guarulhos)

Londrina

69,90


Ji-Paraná

Porto Velho

69,90


Marília

São José do Rio Preto

69,90


Petrolina

Salvador

69,90


Porto Velho

Rio Branco

69,90


Rio de Janeiro

São José dos Campos

69,90


Rio de Janeiro

Vitória

69,90


Aracaju

Maceió

79,90


Aracaju

Salvador

79,90


Porto Seguro

Uberlândia

79,90


Brasília

Vitória

79,90


Vilhena

Cacoal

79,90


Cuiabá

Campo Grande

79,90


Cuiabá

Ji-Paraná

79,90


Belo Horizonte (Confins)

Goiânia

79,90


Belo Horizonte (Confins)

Vitória

79,90


Curitiba

Rio de Janeiro

79,90


São Paulo (Guarulhos)

Joinville

79,90


São Paulo (Guarulhos)

Uberlândia

79,90


Governador Valadares

Belo Horizonte (Pampulha0

79,90


Goiânia

Palmas

79,90


Foz do Iguaçu

Porto Alegre

79,90


Ilhéus

Vitória

79,90


Ipatinga

Belo Horizonte (Pampulha)

79,90


Lençóis

Salvador

79,90


Manaus

Parintins

79,90


Montes Claros

Salvador

79,90


Belo Horizonte (Pampulha)

Rio de Janeiro

79,90


Belo Horizonte (Pampulha)

Uberaba

79,90


Belo Horizonte (Pampulha)

Uberlândia

79,90


Recife

Salvador

79,90


Recife

Salvador

79,90


Salvador

Vitória

79,90


Porto Seguro

Ilhéus

89,90


Porto Seguro

Salvador

89,90


Cascavel

Dourados

89,90


Cuiabá

Goiânia

89,90


Cuiabá

Porto Velho

89,90


Campo Grande

Londrina

89,90


Campo Grande

Maringá

89,90


Belo Horizonte (Confins)

Curitiba

89,90


Curitiba

Londrina

89,90


Diamantina

Belo Horizonte (Pampulha)

89,90


São Paulo (Guarulhos)

Belo Horizonte (Pampulha)

89,90


Governador Valadares

Vitória

89,90


Goiânia

Rio de Janeiro

89,90


Juiz de Fora

Varginha

89,90


Manaus

Porto Velho

89,90


Manaus

Porto Velho

89,90


Maceió

Recife

89,90


Salvador

Vitória da Conquista

89,90


Alta Floresta

Cuiabá

99,90


Belém

Marabá

99,90


Belém

Santarém

99,90


Porto Seguro

Belo Horizonte (Confins)

99,90


Brasília

Uberaba

99,90


Bonito

Corumbá

99,90


Cascavel

Curitiba

99,90


Criciúma

São Paulo (Guarulhos)

99,90



...

BAHIA LIDERA NO RANKING INTERNACIONAL SEGUNDO PESQUISA DA FIPE

BAHIA LIDERA NO RANKING INTERNACIONAL SEGUNDO PESQUISA DA FIPE

A Bahia lidera no ranking de turismo internacional, com 11,6%, seguida do Ceará, com 3,7%, e em terceiro fica Pernambuco com 3,4%, e em quarto lugar o RN com 2,5%, segundo pesquisa do FIPE. Na pesquisa a Bahia possui mais turistas que a soma de todos os estados do Nordeste, com 558 mil visitantes em 2011.A notícia foi anunciada agora durante apresentação no auditório do Centro de Convenções durante o I salão baiano de turismo, com a presença do secretário de turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli. A pesquisa foi apresentada pelo professor Wilson Rabahy da FIPE e equipe.
Foram aplicados 17.205 questionários em 44 municípios. A pesquisa também aponta que na receita nacional do turismo, a Bahia ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo. A participação do Estado representa 13,2% do PIB Turístico do país. Em São Paulo, esse número representa 20,3%. Na terceira posição, figura o estado de Santa Catarina com 9,1%.

PRINCIPAIS EMISSORES
Entre 2000 e 2001 havia uma alternância entre os 10 países emissors. Em 2011, a Argentina que nunca havia aparecido na liderança , despontou como o principal emissor.

Os principais países emissores são Argentina, com 18,9%, seguido da Espanha com 12,9%, Itália, com 9,8%, França com 8,7%. Já no turismo nacional, os demais estados da federação enviaram 5,29 milhões de turistas para a Bahia em 2011. Destes 16,6% eram paulistas e 7,4% mineiros. Os demais estados que mais enviam visitantes a Bahia são: Rio de Janeiro (4,9%), Espírito Santo (3,6%), Sergipe(3,4%), Pernambuco(2,7%) e Distrito Federal (2,6%).

Salvador e Litoral norte respondem por 41,6% dos turistas que visitam a Bahia. A capital que possui uma maior oferta de hotéis (35 mil leitos) pousadas e imóveis para aluguel representa 32,5 % . Já Praia do Forte, Costa do Sauípe e Imbassaí somam 9,1%.


PERFIL DOS VISITANTES

Masculino -53% (2011) e 56,3% (2009)

Média de idade - 39 anos (2011) e 36,2 ( 2009)

Estudantes- 5,3%( 2011) e 10,9% (2011)

Empresários - 11,1% (2011) e 8,1% (2009)

Aposentado e pensionista- 7,8% (2011) e 4,6% (2009)

Grau de instrução - superior e pós graduação completos (50,3%)

Assalariados- 45,4% (2011) e 37,2%(2009)




O fluxo de estrangeiros que vem a Bahia: 558 mil contra 514 mil de 2009, o que representa um crescimento de 8% em dois anos;
Fluxo de baianos que viajam pelo próprio estado: 5.301.699(5,3 milhões)

Em 2011, a receita turistica da Bahia, segundo a FIPE foi de R$7 bilhões contra R$5,06 em 2009, o que significa um crescimento de 38%.

Costa do Sauípe comemora sucesso no I Salão de Turismo da Bahia


Excelente ocupação, shows com a casa lotada, parcerias renovadas e novas alianças permitem que resort celebre momento promissor

O resultado do trabalho de todas as áreas da operação 100% brasileira da Costa do Sauípe será apresentado ao público no I Salão de Turismo da Bahia. Com ações planejadas para satisfazer hóspedes, agentes e parceiros do resort, os 1.564 apartamentos foram bastante disputados nos últimos meses e os cinco hotéis e cinco pousadas ficaram lotados no Carnaval e na Semana Santa. Durante a alta temporada, a média foi de 82%, motivação para fazer do maior resort do Brasil, o melhor do país.

Com o intuito de oferecer experiências inesquecíveis aos hóspedes, a Costa do Sauípe também é palco de shows que emocionam a plateia. No último dia 12, o cantor Fábio Jr. se apresentou em uma estrutura montada especialmente para a homenagem ao Dia das Mães. No dia 9 de Junho, é a vez de Alceu Valença fazer as honras da casa e convidar todos para dançar no ritmo das festas de São João.

Eventos dessa proporção já estão no calendário do resort até o final do ano. O local é excelente opção também para a realização de negócios, treinamentos e confraternizações, dispondo de serviços e estrutura de qualidade. Com o intuito de viabilizar custos de quem realiza eventos na Costa do Sauipe, o complexo fechou parcerias com três das maiores companhias aéreas do país: Avianca, Gol e Tam. Os valores de aluguel das salas também recebem descontos na negociação. Outra parceria renovada foi com o grupo Miolo Wine. Espumante e vinhos de qualidade servidos aos hóspedes no sistema all inclusive, além de uma wine store onde eles podem aprender mais sobre o universo da enologia.

A Costa do Sauípe também oferece outras atividades diárias de lazer e entretenimento como campo de golfe, quadras de tênis, trapézio, lago para práticas náuticas, apresentações circenses e shows de voz e violão.

São João na Costa do Sauípe
No mês de junho, a Costa do Sauípe será invadida pelo clima das festas juninas. No sábado (9/6), Alceu Valença faz show especial. Decorado em clima de São João, o complexo turístico terá o arraial mais animado do Nordeste com comidas e danças típicas.

A programação inclui quermesse, missa, quadrilha com banda, trio de forró, e, além das danças típicas, ritmos como forró e sertanejo universitário prometem animar os festeiros. Para os mais tranquilos, haverá apresentação de voz e violão, show de circo no trapézio, entre outros.

As reservas dão direito a duas crianças grátis*, o ano todo, com a vantagem do sistema all inclusive e a tranquilidade das crianças se divertirem no Sauípe Kids – 4.000 m² adequados para receber até 800 crianças entre quatro e 12 anos, das 8h às 23h, para participar de atividades recreativas e culturais com a supervisão de monitores experientes. Para crianças com menos de quatro anos, há o serviço de baby sitter, para os pais curtirem com tranquilidade todas as atividades do resort.

Conheça a estrutura de eventos da Costa do Sauípe
Salões moduláveis permitem aos organizadores a facilidade de encontrar o espaço ideal para a realização de eventos para diferentes tamanhos e estilos de grupos. Distribuídos pelos cinco hotéis do complexo, o resort dispõe de 37 salas de eventos, perfeitas para realização de convenções, seminários, jantares e festas de confraternização. O resort possui uma vasta lista de empresas terceirizadas para o aluguel de equipamentos indispensáveis para as ocasiões. Essa opção dá ao organizador a possibilidade de escolher o fornecedor mais adequado para seu evento.

Para encantar o público de eventos, a equipe da Costa do Sauípe prepara coquetéis, noites temáticas, coffee breaks e o welcome experience, tudo de acordo com o que foi idealizado pelo cliente. O chef uruguaio Cristian Lamela comanda os restaurantes do complexo desde 2011 com a pitada precisa do tempero da Bahia e um time treinado para atender diferentes tamanhos de eventos.

Pacotes para o Junho especial de São João
Sauípe Premium – 6X de R$ 109,00 com total de R$ 654,00.
Valor por pessoa em apartamento duplo com vista resort, para duas noites, com pensão premium inclusive, duas crianças até 12 anos grátis no mesmo apartamento de dois adultos pagantes.

Sauípe Class, Club, Park e Fun - 6X de 91,00 com total de R$ 546,00 (somente landing).
Valor por pessoa em apartamento duplo com vista resort, para duas noites, com pensão all inclusive, duas crianças até 12 anos grátis no mesmo apartamento de dois adultos pagantes.

Pousadas – 6X de R$46,00 com total de R$ 276,00 (somente landing).
Valor por pessoa em apartamento standard, para duas noites, com café da manhã, uma criança até 12 anos grátis no mesmo apartamento de dois adultos pagantes.

Valor por pessoa em apartamento duplo com vista resort para duas noites no período de 01/05 a 28/06/2012, exceto feriado de Corpus Christi e Dia das Mães. Não inclui aéreo e traslado. Parcelamento válido para pagamento com cartões Visa, Mastercard e American Express. Preços e condições sujeitos a alteração sem prévio aviso. Pacote sujeito a disponibilidade. Show especial de Alceu Valença no dia 09/06/12.

*Duas crianças até 12 anos grátis no mesmo apartamento de dois adultos pagantes nos hotéis Sauípe Premium, Park, Class, Club e Fun. Uma criança até 12 anos grátis no mesmo apto de dois adultos pagantes no Sauípe Pousadas.

Para mais informações, acesse http://www.costadosauipe.com.br/ ou ligue para a central de reservas (11) 3218-4335, (11) 2711-4549, (71) 2104-7020. Já para a central de eventos, ligue (11) 2711-4500, (71) 2104-7680, (11) 2104-7685.

Curta a Costa do Sauípe no Facebook: www.facebook.com/CostaDoSauipe
Siga a Costa do Sauípe no Twitter: www.twitter.com/ohospede
Acesse o Blog do “O Hóspede do Sauípe”: www.ohospededesauipe.com.br

Sobre a Costa do Sauípe - A Costa do Sauípe está no meio de uma rota ecológica preservada, numa paisagem dominada por coqueirais. São 6km de praia, areia muito branca, lagos e rios cercados pela Mata Atlântica. Um lugar paradisíaco, com sol o ano inteiro e temperaturas que variam entre 24°C a 33°C. Tudo isso, a apenas 76km de Salvador, em um trecho privilegiado do litoral baiano. A Costa do Sauípe tem cinco hotéis e cinco pousadas para receber de acordo com o estilo de vida de cada hóspede. Todos, prontos para proporcionar uma experiência completa de lazer, diversão, excelente gastronomia e descanso, com o máximo de conforto e infraestrutura internacional. Tudo com a alma da Bahia.

Projeto Brasil, Curta Pernambuco apresenta o São João


O advergame vai escolher duas pessoas de qualquer lugar do Brasil para conhecer os points mais animados do São João de Pernambuco
Quer conhecer o São João mais animado do Brasil? Simples, basta curtir a fan Page do projeto Brasil, Curta Pernambuco (www.facebook.com/curtapernambuco), clicar na aba Jogue e Ganhe e começar a participar do advergame. Os dois primeiros colocados irão ganhar passagens aéreas (cada um com direito a acompanhante) a partir de qualquer capital brasileira. A hospedagem será no Hotel Portal de Gravatá, na charmosa cidade de Gravatá, no Agreste Pernambucano.
A diversão está garantida. Além da programação em Gravatá, os vencedores também irão a Caruaru para conhecer a famosa festa da cidade, que chama a atenção por durar 30 dias com atrações diárias. O prêmio inclui transfer do aeroporto para Gravatá e para Caruaru. Os internautas podem participar até o dia 30 de maio. A viagem será programada para o período de 15 a 18 de junho. Não será permitido reagendamento, pois o objetivo é mostrar as festas juninas pernambucanas.
No jogo, o usuário pode conhecer e interagir com as principais belezas naturais de Pernambuco. O objetivo do game é fazer com que o internauta, ao jogar, ultrapasse obstáculos em cada fase e acumule pontos. Os que acumularem mais pontos serão premiados e poderão conhecer in loco os locais que funcionam como pano de fundo para o game, além de outras belezas do estado.
Desde que foi lançada, em novembro do ano passado, a página já tem mais de 33 mil fãs, atingindo um público de 1,5 milhão de pessoas no Facebook. Seis destinos já foram contemplados como prêmio: Porto de Galinhas (novembro/2011), Fernando de Noronha (dezembro/2011), praia de Carneiros (janeiro/2012), Recife/Olinda (fevereiro/2012), Petrolina (março/2012) e Cabo de Santo Agostinho (abril/2012).
Mais sobre o Curta
Toda a tecnologia do Brasil, Curta Pernambuco foi desenvolvida através de plataforma web 2.0 e pode ser acessada de qualquer tipo de navegador. O conceito é potencializar ao máximo a experiência dos usuários fazendo com que as pessoas se divirtam, ao mesmo tempo em que recebem informações sobre os destinos selecionados.
O projeto também foi lançado na Argentina, durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em outubro do ano passado, em Buenos Aires. Para isso, foi criada a fan page PERNAMBUCO, TE VA A GUSTAR, especial para os nossos vizinhos. A versão em espanhol tem o mesmo conteúdo e layout da versão em português.
Outras ações
No Carnaval, foi feita uma ação específica para a festa. Os internautas foram estimulados a criar um bloco carnavalesco e quem conseguisse o maior número de foliões, ganhava passagem e hospedagem para curtir o Carnaval do Estado. Duas pessoas de São Paulo –o fundador do bloco e um amigo, convidado para ser sócio-fundador –vieram a Pernambuco com acompanhantes curtir a festa.
Na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, os internautas também foram premiados com ingressos para o espetáculo, além de transporte a partir do Recife. Os fãs da página foram responderam a pergunta "Qual sua maior Paixão em Pernambuco?". Os que responderam de maneira mais criativa foram os vencedores.

Construtoras fecham parceria com a “EH Negócios imobiliários”


Renomadas construtoras com atuação no mercado imobiliário natalense, como a Estrutural, Cyrella, PDG, R Rocha, Ka Nova, BSPAR, Ecocil, Machado da Costa, Ello Empreendimentos, Ecomax, Moura Dubeux e a ECOHOUSE Brasil Construções, esta última também pertencente ao ECOHOUSE Group, fecharam parcerias com a EH Negócios Imobiliários LTDA, que foi inaugurada há cerca de 15 dias.
A nova empresa imobiliária, que faz parte do ECOHOUSE Group, já tem em seu portfólio 153 empreendimentos para serem comercializados. A exemplo da ECOHOUSE Brasil Construções, a imobiliária é dirigida pelo empresário inglês, Anthony Armstrong.
Armstrong anuncia ainda que o seu grupo empresarial está ultimando os preparativos para abrir um novo escritório internacional, desta vez em Abu Dhabi, capital federal dos Emirados Árabes Unidos.

PROFESSORA JUREMA DANTAS EM BRASÍLIA

 Professora Jurema Dantas,  participa na próxima segunda-feira, 21 de maio, em Brasília, da 35a. Reunião do Conselho Nacional de Turismo, na parte da manhã acontecerá à apresentação aos conselheiros do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços Intangíveis e outras operações que produzem variação do patrimônio - SISCOSERV;
A reunião do conselho acontecerá às 14h na CNC, e terá como pauta além dos pronunciamentos do ministro, dos secretários gerais e da EMBRATUR à apresentação do Planejamento Estratégico do MTur 2012/2022 e do Plano de Ação 2012.
O Conselho Nacional de Turismo reuniu-se a último vez em 15 de dezembro/2011.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta sexta-feira (18), MTur reforça sensibilização entre agentes da cadeia produtiva do turismo

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta sexta-feira (18), MTur reforça sensibilização entre agentes da cadeia produtiva do turismo


O Ministério do Turismo, por meio da Coordenação Geral de Turismo Sustentável e Infância (TSI), participa nesta sexta-feira (18) da mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que completa 12 anos desde a aprovação da Lei Federal 9.970/2000. Organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a agenda pública tem início às 9h, no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados.
Durante a cerimônia, será entregue o Prêmio Neide Castanha, dedicado a pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis no enfrentamento da violência sexual.
.
SERVIÇO
O que: Cerimônia de Mobilização pelo Dia 18 de Maio, com entrega do Prêmio Neide Castanha
Quando: Sexta-feira (18/05)
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados, Brasília - DF
Horário: 9h

EMBRATUR DESTACA OS DESTINOS BAIANOS NA PROMOÇÃO INTERNACIONAL


Durante o I Salão Baiano de Turismo, o Diretor de Produtos e Destinos da Embartur, Marco Lomanto, ressaltou a importância do evento para a promoção dos destinos baianos no mercado internacional. Representando o presidente do Instituto, Flavio Dino, Lomanto mostrou que os destinos baianos destacam-se no conjunto de produtos promovidos pela Embratur. "Salvador será a cidade anfitriã do evento promovido pela Embratur, em setembro, em Paris", disse o Diretor.
Para Lomanto, a Bahia, com seu patrimônio histórico e arquitetônico, sua diversidade gastronômica, suas praias, aliada a modernidade, são um grande atrativo para o visitante estrangeiro. Segundo ele, Costa do Descobrimento, do Cacau, do Dendê, das Baleias, Chapada Diamantina e o Vale do São Francisco, são alguns dos exemplos da diversidade e das belezas baianas que atraem um grande número de estrangeiros para o Estado.
O Diretor aproveitou o Salão para parabenizar o Secretário de Turismo e todas que fazem parte deste setor na Bahia, uma vez que Salvador passou do nono luar, em 2010, para o terceiro, no ano passado, no ranking mundial estabelecido pela entidade internacional ICCA para a realização de eventos internacionais. Ele acrescentou que se encontra aberto o chamamento público para captação e/ou promoção de eventos internacionais com prazo de inserção de projetos até o dia 23 de maio.
Na oportunidade, Lomanto disse ainda que além das obras de estruturação, iniciativas de grande alcance como o Festival Internacional do Chocolate, os 100 anos de Jorge Amado e a Consolidação da Promoção do São João da Bahia, são importantíssimos para atração de turistas estrangeiros. "Não podemos esquecer a promoção dos segmentos de Ecoturismo e Aventura, LGBT, Náutico e Golfe", completou.

São João,além de diversos atrativos culturais estão sendo apresentados até amanhã(19) em Salvador no I salão baiano de Turismo



Até este sábado (19) o visitante terá uma mostra geral para conhecer a diversidade cultural da Bahia, durante o I salão baiano de turismo, que foi aberto no dia 17, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, numa realização da Setur-BA e Bahiatursa. A expectativa é receber três mil visitantes por dia.

Um dos grandes atrativos do salão é a maquete de 125 metros quadrados, com ilustrações de todas as regiões da Bahia, que será uma das principais ferramentas de promoção do Estado nas feiras e eventos internacionais. Confeccionada com cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço, a maquete contará com elementos que retratam a cultura e a história da Bahia, um projeto inédito do artista e maquetista Geo Suerdieck, algo realmente fantástico que chamou atenção dos curiosos.  A placa de inauguração foi descerrada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira , governador da Bahia, Jacques Vagner e secretário de turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli .

A programação do salão conta com apresentações culturais, exposições sobre os personagens de Jorge Amado, a história do trio elétrico  com Dodô e Osmar..Além de cordel , manifestações culturais, gastronomia baiana, a curiosa instalação do saveiro-peixe do artista plástico Bel Borba, também compõem a mostra.

SÃO JOÃO DA BAHIA





Um painel mostra a cadeia produtiva dos festejos juninos da Bahia, uma vez que a maior festa regional do país já se consolidad como um dos grandes produtos turísticos do Estado.. 

BAHIA MOSTRA SUA VOCAÇÃO TURÍSTICA A BRASILEIROS E ESTRANGEIROS


Para apresentar a agentes e operadores de viagem brasileiros e internacionais, os destinos turísticos baianos, o Governador da Bahia, Jaques Wagner, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e o Diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, abriram o I Salão Baiano de Turismo, nesta quinta-feira(17) em Salvador. Durante três dias, os participantes poderão conhecer um pouco mais das 13 zonas turísticas do Estado, com seus atrativos culturais e naturais.
Na abertura do Salão, o secretário de turismo baiano agradeceu aos apoiadores que "tornaram possível este primeiro grande evento do setor na Bahia", inclusive a Embratur. Além do Encontro, o Instituto apoiou a vinda de jornalistas estrangeiros.
Durante o evento, cerca de 200 profissionais confirmaram a participação nas rodadas de negócios entre empresas baianas e agentes e operadores de viagens do Brasil e do mundo. Para Lomanto, "o evento atende a antiga reivindicação do trade baiano de promover rodadas de negócios, exposições, apresentações culturais e uma série de atividades e discussões".
Para o governador da Bahia o evento é importante para mostrar ao turista brasileiro e estrangeiro todas as facetas dos destinos do Estado. Segundo ele, o Salão reflete um processo de interiorização do turismo baiano. "temos uma diversidade cultural e regional que engloba desde destinos de praia, a vários roteiros pelos arredores de grandes centos urbanos", destacou.
O ministro do Turismo destacou as últimas pesquisas que mostram a Bahia como principal destino entre os brasileiros e o terceiro entre os estrangeiros. "A Bahia está dando um salto, diversificando seus destinos e mostrando ao Brasil e ao mundo a união de praias, cultura e modernidade", disse Gastão.
Gastão aproveitou a oportunidade para adiantar que a Embratur trará, durante a Rio +20, jornalistas estrangeiros para conhecer alguns roteiros baianos.
 O ministro do Turismo, Gastão Vieira e o secretário de turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, presidente da Bahiatursa e presidente do Fornatur
 O presidente da ABIH-BA, Jose Manuel Garrido (Manolo) e o presidente do Entur, Sérgio Gordilho
 Alessandra Quaresma(La Torre), Marco Lomanto diretor da Embratur e Luigi Rotunno (Resort La Torre-Porto Seguro)
Berta Van Der Kellen, gerente regional de vendas da TAP em Salvador, Rosana, diretora da área internacional da Bahiatursa e Sergio Gordilho do Entur 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ministro do Turismo participa da abertura do I salão baiano de turism

Ministro do Turismo participa do Salão Baiano de Turismo

- O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou hoje (17), em Salvador , junto com o governador da Bahia, Jaques Wagner,  do secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli e Marcos Lomanto representando o presidente da Embratur,da cerimônia de abertura do 1º Salão Baiano de Turismono Centro de Convenções da Bahia. O evento reunirá, de 17 a 19 de maio, os principais destinos, produtos e segmentos do mercado turístico do estado.
O ministro participou, às 9h30, do corte da fita inaugural do evento e da inauguração da Maquete da Bahia, com 125 m². Em seguida, visitou os estandes das 13 zonas turísticas do estado. Às 10h30 participou da entrevista coletiva com a imprensa nacional e internacional. O Ministro deve ir na próxima semana a Natal e Recife.


*Cristina Lira está no I salão baiano de Turismo a convite da Bahiatursa. 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ABAV confirma Feira de Turismo das Américas em São Paulo de 2013 a 2015


Durante a 21ª edição da Reunião Internacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional, que acontece em Portugal até o dia 20 de maio, muitas decisões importantes foram tomadas pela entidade, que impactarão positivamente no setor. Depois de uma série de pesquisas criteriosas e estudos técnicos sobre o destino da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, o presidente da entidade, Antonio Azevedo, anunciou a transferência do evento para São Paulo, entre os anos de 2013 e 2015.

Segundo ele, a decisão foi baseada em um estudo técnico que apontou que o nível de negócios em São Paulo é mais favorável, além da rede hoteleira da capital paulista ter mais disponibilidade do que a carioca. Apesar disso, este ano, no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26de outubro, a ABAV promete realizar um evento marcante.

“Vamos fechar a décima edição da Feira das Américas no Rio de Janeiro com a melhor edição de todos os tempos. Uma série de novidades já foram implementadas para o evento deste ano, e o objetivo é que as mudanças se consolidem em 2013 com a realização da feira em São Paulo”, conclui Azevedo.

TERRA BELLA TURISMO PROMOVE REENCONTRO GRUPO VIAGEM MSC MAGNIFICA(19.05)




Ola Pessoal, dia 19/05 Sabado, as 14:00hs lá na casa de José Raimundo vamos fazer um reencontro da viagem e queríamos contar com todos vocês, combinamos da seguinte forma, assinado Vanessa Gurgel, diretora da Terra Bella turismo.
  • SABADO 19/05
  • HORÁRIO A PARTIR DAS: 14:00HS
  • CANTOR: MESSIAS PARAGUAI
  • BEBIDAS: CADA UM LEVA A SUA
  • VALOR: R$ 20,00 POR PESSOA PARA AJUDA DE CUSTO (GARÇON, COMIDA E MESSIAS PARAGUAI)
 Informações Terra Bella turismo, telefone 3202-5584

Ana Carolina Medeiros se candidata a mais dois anos de mandato no Skal Brasil Eleição será em 30 de maio, durante o 42º Congresso Nacional do Skal, no Maranhão




Ana Carolina Medeiros confirmou a sua candidatura à reeleição na presidência do Skal Internacional do Brasil, para o biênio 2012-2014. A eleição para os cargos de Presidente, Secretário, Tesoureiro, Conselheiro Internacional e Comunicação e Relações Públicas acontece durante a Assembleia, que tem início às 8h30 do dia 30 de maio, no 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, no Grand Hotel São Luís, no Maranhão.

"Tenho recebido muitas ligações dos Skalegas apoiando a minha candidatura e reeleição. Felizmente, conto com o incentivo da maioria para encarar mais dois anos de caminhada à frente do nosso clube”, afirma Ana Carolina. A posse dos novos membros também será durante o congresso, junto com a posse da nova presidente do Skal São Luís, Sabrina Martins, às 21h do dia 2 de junho no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, onde também haverá a palestra do ambientalista Renato Manzano, entrega de premiações, agradecimentos e o jantar de encerramento do evento.

Sobre Ana Carolina Medeiros

Ana Carolina é atuante nata na busca por conquistas e melhor posicionamento do turismo no Brasil. O início de sua carreira foi na empresa da família, a Taguatur, aos 12 anos de idade. Sempre disposta a engajar-se em entidades de classe, participa constantemente de encontros, congressos e cursos, buscando atualização, aperfeiçoamento e crescimento profissional.

Atualmente é presidente do Skal Internacional do Brasil, vice-presidente de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) Nacional, tesoureira do Skal Internacional de São Luis, presidente do Conselho Curador do São Luis Convention & Visitors Bureau e vice-presidente da ABAV-MA. Participa, também, como membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e administra as empresas do grupo Taguatur.

Também já foi presidente do Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial do Maranhão; vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão; vice-presidente para Assuntos de Turismo e Prestação de Serviços da Associação Comercial do Maranhão; presidente do Skal Internacional de São Luís; diretora do Skal Jovem Nacional; presidente, por duas vezes consecutivas, da ABAV-MA; presidente do Conselho Municipal de Turismo e diretora da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar). Além disso, recebeu o prêmio The Best “Comércio Revelação 2003” e, em 2005, o The Best “Expressão Jovem”.

Formada em Ciências Contábeis e Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), cursa pós-graduação em Gestão Empresarial na FGV. “O meu crescimento profissional ocorreu por conta do networking realizado dentro das entidades das quais já participei. As associações trazem crescimento para todas as pessoas que estão nela engajadas. Eu gosto de trabalhar pelo corporativismo e acredito que, quando bem respaldado, ele é eficaz e benéfico”, afirma.

Sobre o 42º Congresso

As inscrições para o 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil vão até o dia 15 de maio. Ainda há vagas disponíveis em quartos individuais (R$ 1.800), duplos (R$ 1.450 por pessoa) e triplos (consultar preço na Secretaria do Skal Brasil) e os interessados podem se inscrever pelo http://eventmaster.com.br/event/skal/site/content/inicio. Para obter mais informações basta telefonar para             (21) 2215-2876       ou encaminhar e-mail para secretaria@skalbrasil.org.br.

Sobre o Skal Internacional do Brasil

O Skal é uma associação internacional voltada para profissionais de turismo, com vários comitês nacionais espalhados pelo mundo e com sede na Espanha. Tem como objetivo promover o relacionamento entre os seus associados, proporcionando, assim, maior possibilidade no incremento de network do mundo quando o quesito é trade turístico.

“Skal” é uma expressão sueca que significa saudação de alegria e é usada como cumprimento recíproco. A palavra Skal forma o seguinte acróstico: Sundhet (Saúde); Kärlek (Amizade); Ålder (Longa Vida); Lycka (Felicidade). Mais informações estão disponíveis no www.skalbrasil.org.br.

Natal Convention & Visitors Bureau divulga segmento de negócios e eventos na EBS 2012




 Divulgar o destino Natal para o segmento de negócios e eventos e viagens de incentivo, prospectar novos negócios e ampliar a rede de contatos com o público especializado do setor. Esses são os objetivos do Natal Convention & Visitors Bureau para a 10ª edição da EBS – Evento Business Show - Feira de destinos, espaços e fornecedores para eventos corporativos, esportivos e gastronomia, que acontecerá em São Paulo, nos dias 23 e 24 de maio.
           
Com estande promocional do destino, o Natal CVB, através das executivas Alessandra Torres e Aline Melo, além de apresentar a infraestrutura local para sediar eventos, receberá profissionais da área de algumas das principais empresas do Brasil no espaço Hosted Buyers - local reservado para aproximar o expositor do visitante que busca realizar bons negócios.
               
De acordo com o diretor-presidente executivo do Natal CVB, George Costa, que também participará do evento, a meta é trabalhar para atingir o maior público possível de decision makers que decidem sobre os locais de eventos e prospectar àqueles com potencial para acontecer em Natal. “Além disso, é uma excelente oportunidade de estreitar relações com os profissionais do setor, nesse que é o único evento exclusivo do nosso segmento”, finaliza Costa.

EBS - Evento Business Show

A EBS - Feira de Destinos, Espaços e Fornecedores para Eventos Corporativos, Esportivos e Gastronomia -, em sua 10ª edição, acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.Este ano, a organização da feira estima receber cerca de quatro mil visitantes, entre profissionais da área de eventos, marketing, RH, treinamento e compras das principais empresas do Brasil.

A Feira, única no país voltada ao profissional de eventos, contará com a participação de destinos como Natal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, João Pessoa, Santos, Caldas Novas, São Luís, Bento Gonçalves e Campos do Jordão.

Repetindo o sucesso do ano anterior, a EBS apresentará, aos profissionais de eventos já credenciados, o espaço Hosted Buyers - local reservado dentro da feira para aproximar o expositor do visitante que busca realizar bons negócios.

Através de reuniões pré-agendadas, os profissionais de eventos das principais empresas do país selecionam empresas expositoras de espaços, destinos ou fornecedores para uma conversa reservada. As reuniões terão duração de até 30 minutos, com início às 13h30 e término às 19h30, podendo agendar até doze reuniões por dia.

Ambev duplica investimentos em TI



A Ambev vai investir R$ 160 milhões na área de tecnologia da informação (TI), entre 2012 e 2013. Os recursos serão usados na aquisição de softwares e equipamentos capazes de colocar a companhia em linha com tendências atuais do mercado de TI, como mobilidade e uso de dispositivos pessoais no trabalho. O valor também é referente aos gastos médios mensais com a manutenção das operações de TI e comunicações.

Segundo Sergio Vezza, diretor de TI da Ambev, “as mudanças na área de TI facilitarão o processo de integração de unidades da companhia na América Latina. Atualmente, a Ambev usa um sistema de gestão empresarial (SAP), que é o mesmo adotado na República Dominicana, na Guatemala e no Peru. A meta é adotar em todas as unidades da latino-americanas  a mesma versão do software usada na matriz”.

Além da integração, o aporte também será destinado na reformulação da rede de computadores para uso interno. A companhia possui 41 mil funcionários, sendo 30 mil no Brasil. Para atender à demanda interna, a rede conta com 10 mil terminais, que são usados por 29 mil profissionais, em 220 unidades. “A ideia é que os executivos, que passaram a usar dispositivos como iPhone e iPad, não sintam mais tanta diferença na velocidade e no desempenho dos computadores que utilizam no trabalho”, afirma Vezza. Com essa reformulação também será possível oferecer aos usuários uma experiência melhor e mais ágil para tornar o ambiente de trabalho cada vez colaborativo e menos travado.

EIBTUR: Oficinas preparam profissionais de turismo para atuar e divulgar produtos na internet




Os profissionais de turismo que atuam em hotéis, agências e operadoras de viagens ganham uma oportunidade única para se prepararem para divulgar produtos e atrair clientes pela internet. Entre os dias 13 e 15 de junho, durante o VII Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, acontece o 1° Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR), em Foz do Iguaçu.

Organizado pela Loumar Turismo, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, o evento vai reunir blogueiros famosos e promover quatro mesas de debates: “Como os Blogs estão mudando o mercado do Turismo Nacional e Internacional”; “O perfil do novo profissional de turismo”; “O poder dos nichos de blog – ‘A cauda longa’ do Turismo”; e “Experiências e Profissionalização dos blogs de Turismo: case de blogs nacionais x internacionais”.

Aproveitando a iniciativa inédita em Foz do Iguaçu, o gerente comercial do Hotel Viale, Luciano da Silva Ferreira, disse que ele e sua equipe não vão desperdiçar a oportunidade. “O hotel já conta com um profissional responsável pelas mídias sociais da empresa e, todos os anos, essa pessoa faz um curso em São Paulo. Neste ano, vamos aproveitar as oficinas do EIBTUR para buscar informações e aprender cada vez mais”.

A gerente de mídias da Loumar Turismo, Débora Teixeira, reforça o convite a todos os atores do turismo e comunicação para participarem do EIBTUR. “A ideia do evento não é só debater a atividade turística no mundo virtual, mas, também, preparar esses profissionais para as diversas ferramentas de divulgação e promoção do turismo na internet”, destacou.

Oficinas - No dia 14 de junho, das 8h30 às 10h, no Rafain Expo Center, acontece a primeira de quatro mesas. Com o tema “Como os blogs estão mudando o mercado do Turismo Nacional e Internacional”, os mediadores e o público poderão debater como os blogs de turismo estão se tornando, cada vez mais, ferramentas relevantes nas escolhas dos destinos. 

Logo na sequencia, das 10h30 às 12h, o assunto é “O poder dos nichos de blog – ‘A cauda longa’ do Turismo”. Neste debate, coloca-se em pauta a variedade dos blogs - gastronomia, degustação de vinhos, viagens com crianças, ecoturismo e tantos outros - que ajudam a orientar o turista que não está atrás apenas de conhecer um destino comum, mas, sim, uma ajuda em seu desejo específico.

Já no dia 15 de junho, das 8h30 às 12h, as atenções se voltam para a mesa “Experiências e Profissionalização dos blogs de Turismo: case de blogs nacionais x internacionais”. Como o mercado brasileiro pode se orientar e, assim, crescer numa discussão com o mercado externo e como é visto o blogueiro fora do Brasil e em território nacional são algumas das pautas a serem debatidas.
A mesa três ainda fala sobre blogagem coletiva, grupos de discussões nas redes sociais e blogtrips: no que esses movimentos ajudam a tornar a blogosfera turística mais reconhecida no mercado? O mercado dos blogueiros tornou-se tão relevante quanto os outros meios tradicionais de consultas para destinos?.

E, para completar o ciclo, das 10h30 às 12h, “O perfil do novo profissional de turismo” pretende fazer uma análise sobre a real necessidade de estar integrado o tempo todo nas redes sociais.A questão é mostrar que o blogueiro, o diretor de um hotel, um dono de uma pousada ou de uma agência de turismo acabam sempre adicionando mais informações aos pontos turísticos quando integram as opiniões e referências das redes sociais.

Mediadores - Entre os profissionais já confirmados e mediadores internacionais das mesas de discussões estão Keith Jenkins, do Velvetescape.com; Alex Lopoukhine, do ThemMinuteTour.com; Melvin, do Traveldudes.org; Reine Gammoh, do VisitJordan.com; Michael Hodson, do GoSeeWrite.com; Daniel Duclos, do DucsAmsterdam.net; e StefanieMichaels, do Adventuregirl.com. 

Entre os brasileiros estão Adriana Lacerda, do Escapismogenuino.com.br; André Fran, da série “Não conta lá em casa”, do Multishow; Augusto Rocha, do LikeAndShare, do Panrotas; Cinthia Ferreira, do Spicyvanilla.com.br; Claudia Beatriz Saleh, do Aprendizdeviajante.com; Luciana Misura, do Familiasviajantes.com.bre do Mundopequeno.com; Marcio Nel Cimatti, do A Ajanelalaranja.com; Marcelo Valente, CEO da Loumarturismo.com.br; Maurício Oliveira, doTrilhaseaventuras.com.br; e Pedro Serra, Blogsemdestino.com. 

Inscrições - Por ser um evento paralelo, os interessados em participar do EIBTUR devem se inscrever no FIT Cataratas 2012. As inscrições já estão abertas no site, na seção Inscrições. Até 10 de junho, os valores terão um custo de R$45 para estudantes e R$60 profissionais. No dia do evento, a participação na feira terá um custo de R$55 e R$100, respectivamente.

SERVIÇO
Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR)
Evento paralelo ao Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu
Data: 13, 14 e 15 de junho
Local: Hotel Rafain Palace | Foz do Iguaçu
Informações            (45) 3521 4000