Total de visualizações de página

sábado, 3 de março de 2012

Comunicação digital pode ser chave para negócio bem sucedido

Palestra ministrada pelo executivo da Intelly, no 18º Salão Paranaense de Turismo, aborda ferramentas e tecnologias para melhorar a comunicação e marketing digital das agências de viagem

A comunicação digital vem se consolidando como uma importante ferramenta aliada ao marketing no ambiente de negócios. Com o intuito de fornecer subsídios para as agências de turismo aperfeiçoarem sua comunicação digital, o diretor de negócios da Intelly Soluções Inteligentes, Deivis Tavares, ministrou durante o 18º Salão Paranaense de Turismo a palestra “Comunicação e Marketing Digital – Agregando valor para seu negócio”. Tavares apresentou fundamentos de ações de comunicação e marketing que agregam valor aos negócios no ambiente digital.

Trazendo à discussão cases de sucesso, Tavares abordou ferramentas acessíveis para que as empresas possam iniciar o trabalho com o marketing digital. Foi dado destaque à utilização do email marketing como ferramenta de comunicação digital. Para Tavares, o uso dessa ferramenta ainda é um ponto fraco na comunicação das agências de turismo, daí a ideia de se trabalhar a temática na palestra. Tecnologias disponíveis, organização de mailing, identificação dos interesses da base de contatos, planejamento do material de envio, até itens como os melhores formatos e horários de envio de email foram alguns dos assuntos abordados.

Já o gerente de vendas da LAN Airlines, Antonio Marco de Freitas, inovou em sua palestra “Capacitação de Produtos e Serviços LAN”, aplicando um quiz – tipo de jogo de perguntas que testam conhecimentos específicos – sobre as características e produtos da LAN. Após realizar uma apresentação eletrônica sobre a empresa, Freitas convidou os participantes a responderem questões sobre o conteúdo abordado. Aqueles que obtiveram o maior número de acertos foram presenteados com diversos prêmios.

Empresa de forte atuação na América do Sul, a LAN atua desde 1929. No momento está em processo de fusão com a TAM, que vai gerar o LATAM Group, que deve ser o maior 5º grupo de aviação do mundo e maior da América Latina. Além da participação de Freitas, os colaboradores Thiago Souza e Carlos Henrique Brito também participaram da palestra. Itens como destinos, características e promoções vigentes foram abordados.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

Serra Verde Express anuncia incremento de viagens de trens no Brasil no 18º Salão paranaense de turismo que prossegue até hoje(03) em Curitiba

Os números são otimistas. O diretor da Serra Verde Express e BWT operadora , Adonai Arruda Filho, ressaltou a importância do crescimento de passageiros em 2011. "Crescemos em 18 por cento em número de passageiros e a cada ano vem crescendo este número. A empresa há 15 anos promove passeios de trem até Morretes e aos domingos até Paranaguá. Em 2011 foram 174 mil passageiros transportados. O maior emissor, disse ele, é de SP, com 30 por cento, seguido de SC e PR. A região Nordeste já tem um número significativo, sendo a capital Recife representando 6,5%, enfatizou Adonai. A empresa atende 8 mil agencias de viagens em todo o país. Ainda atendem trens no Espírito Santo no trem das montanhas, no trem do Pantanal em Mato Grosso do Sul e o trem de luxo, com quatro trajetos: Curitiba, Morretes todo final de semana, e uma vez por mês é apresentado uma peça dentro do trem baseado no livro de Agatha Christie- O Enigma. No final quem desvendar o mistério, ganha 01 passagem de trem para descer a serra do mar. Os valores da passagem variam de R$49 a R$300. Em 2011 os trens turísticos atingiram quase três milhões de turistas, atendendo todos os "bolsos e gostos", disse Adonai.

Gerente comercial da Itaipu Binacional participa do 18º Salão paranaense de turismo em Curitiba e destaca importância de participação de estudantes

O gerente comercial da ITaipu binacional, Guilherme Tell, participou ontem(02) da abertura do 18º Salão paranaense de turismo promovido pela ABAV-PR, que começou ontem e prossegue até hoje (03) no Expo Unimed em Curitiba.Indagado sobre a participação de estudantes nas palestras, ele ressaltou a importância , pois eles são também futuros profissionais e futuros consumidores de viagens.

Schultz operadora divulga novidades no 18ºSalão paranaense de turismo

Com sede em Curitiba e filial em SP e representantes em várias cidades brasileiras, a operadora Schultz, talvez pela localização do stand no 18º salão paranaense de turismo promovido pela ABAV-PR, somente ontem(02) no meio da tarde já havia distribuído 300 dos 500 folders do dia, lembrou a diretora da empresa, Cirlene Schultz. Segundo ela, a procura maior dos agentes de viagens no primeiro dia do evento,foi em torno das novidades sobre os vistos americanos. Com mais de 10 mil cadastros de agentes e 25 anos no mercado,o grupo comemora as ações no salão que prossegue até hoje no Expo Unimed em Curitiba.



*Esta blogueira jornalista viajou a convite do 18ºSalão paranaense de turismo promovido pela ABAV-PR, pela TAM linhas aéreas. Hóspede em Curitiba do Mabu Royal hotel.

Turismo ferroviário é tema de palestra durante Salão Paranaense de Turismo



Adonai Arruda Filho, vice-presidente da ABOTTC, fala do crescimento de 9,5% no turismo ferroviário

As estradas de ferro brasileiras conduziram os trens turísticos a um crescimento de 9,5% durante o ano de 2011, transportando um total de 2,5 milhões de viajantes entre os 32 trens turísticos em operação hoje no Brasil. Estes foram alguns dos dados apresentados pelo vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, ABOTTC, Adonai Arruda Filho, durante a palestra “Trens turísticos no Brasil” sobre o tema que aconteceu no 18º Salão Paranaense de Turismo.

A palestra teve como principal objetivo apresentar aos agentes de turismo às principais linhas férreas em operação que possuem capacidade de atender a demanda turística atual de passagens e pacotes. Arruda também abordou os detalhes técnicos das linhas disponíveis. Esse crescimento no turismo ferroviário vem alavancando novos projetos e que, neste ano, já são 12 em várias partes do Brasil.

“O turismo ferroviário traz inúmeros benefícios para os microempresários da região que recebe o trem. São cidades pequenas, que ampliam seu desenvolvimento, principalmente o econômico, através desse tipo de turismo. Além disso, o setor, que atualmente vem recebendo investimentos do governo, está registrando um crescimento anual, o que comprova a importância do turismo ferroviário para o país”, afirma Adonai Arruda Filho.

Somente a Serra Verde Express, empresa da qual Arruda é diretor comercial, atendeu 200 mil passageiros no ano passado, com os trens Serra do Mar e de Luxo (PR), Pantanal (MS) e Montanhas Capixabas (ES). Os resultados também foram animadores para outras linhas como o trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, que resultou em 800 mil passageiros e o Trem do Vinho, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que fechou 2011 com 150 mil passageiros. A linha férrea entre as cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana e São João Del Rei a Tiradentes, também encerrou 2011 com um total de 240 mil passageiros.

Apostando no crescimento deste segmento, a Serra Verde Express, que obteve um crescimento de 18% no ano de 2011, anunciou três projetos para 2012, sendo um em Angra dos Reis (RJ), um em São Roque, no estado de São Paulo e a reativação do trem para a cidade histórica da Lapa, no Paraná.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

Grand Palladium Imbassai hotels & resorts lança novidades no 18ºSalão paranaense do turismo

O gerente de vendas Sul do Grand Palladium Imbassai Hotels & Resorts, Rogério Xavier, trouxe grandes novidades para os visitantes do 18º Salão paranaense do turismo promovido pela ABAV-PR que começou ontem(02) no Expo Unimed. Pela segunda vez participando do evento, ressaltou das novidades, em torno da baixa temporada de 2012 e na tarifa especial agente de viagens ,com valores especiais fora de feriados, a partir de R$166,00 para suite junior em apartamento triplo, E$235,00 apartamento sgl e R$181,00 apartamento duplo. A promoção vale para março a junho de 2012 e de agosto a novembro de 2012- mínimo de duas noites.Para ter direito a promoção é necessário haver um agente de viagem ou operador por cada apartamento solicitado e passar por aprovação da equipe comercial do hotel, para que os do comercial enviem a central de reserva o pedido. As tarifas incluem o serviço All -inclusive e não há cobrança de taxas.

AUTORIDADES PRESTIGIAM ABERTURA DO 18º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO PROMOVIDO PELA ABAV-PR

Foi aberto ontem(02) no espaço do Expo Unimed, em Curitiba, o 18ºSalão Paranaense de turismo promovido pela ABAV-PR, reunindo autoridades do turismo, como o secretário de turismo do Paraná, Faisal Saleh,também representando o governador Beto Richa, o coordenador geral de gestão e planejamento do Ministério do Turismo, Marco Antônio Delgado, ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, gerente comercial da Itaipu Binacional, Guilherme Tell ,a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, representando o prefeito da cidade de Curitiba, Luciano Ducci,entre outras autoridades.
A cerimônia de abertura foi aberta com o hino nacional, seguida da formação da mesa, e discursos. Um mensagem em vídeo institucional, do presidente da ABAV nacional, Antonio Azevedo, ex presidente da ABAV-PR, foi apresentada na ocasião ."O evento para mim tem um significado especial quando lancei há 18 anos", disse ele, que saudou a todos. O presidente da ABAV-PR, Celso Tesser, agradeceu o apoio de todos em mais uma edição cheia de novidades,também enfatizou que a exemplo do ano passado não teve apoio do Ministério do Turismo, mas no entanto este ano teve a presença de representante do Ministério, que mostrou aberto a apoiar no próximo ano o evento que movimenta a economia do estado e toda região do Mercosul.Depois dos discursos, houve o corte da fita simbólica abrindo a feira do turismo. Participando também, o secretário de turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez.


No próximo ano o evento já está agendado para 26 e 27 de abril.Tesser agradeceu aos parceiros envolvidos para a realização do evento, além da TAM linhas aéreas pelo transporte dos jornalistas(mais de 20 do Brasil e Mercosul) e a Gol pela caravana de agentes de viagens.Durantes dois dias palestras, mostras e feira de turismo estarão a disposição. Cerca de 600 agentes de viagens participam do evento, e no domingo participarão de um passeio de trem pela Serra Verde até Morretes onde serão recebidos com um almoço do famoso prato Barreado do Paraná no restaurante Madalosso.


O secretário de turismo do Paraná, Faisal Saleh ressaltou a importância do turismo náutico do GT naútico, do porto de Paranaguá que além de movimentar a exportação e importação de grãos, também está recebendo navios de turistas . Em janeiro e fevereiro recebeu cerca de 1.300 passageiros internacionais. Também falou na importância do porto e do terminal de passageiros que o projeto está em fase final dentro três a quatro meses estará em fase de contratação com recursos da ordem de R$150 milhões de reais,que ligará ao centro histórico, importante para o turismo. Faisal ressaltou

grandes projetos para o litoral, projetos também na área do turismo rural e meio ambiente.



*Esta jornalista e blogueira viajou a convite do 18º Salão Paranaense de Turismo promovido pela ABAV-PR, pela TAM linhas aéreas. Hóspede do Hotel Mau Royal hotel em Curitiba

Mabu hotéis & resorts promoveu ontem(02) jantar especial ABAV no Mabu Royal & Premium hotel em Curitiba

Mabu hotéis & resorts recebeu ontem(02) para um jantar, convidados, presidentes e diretores de ABAVs mais jornalistas convidados do 18ºSalão paranaense de turismo promovido pela ABAV-PR, no Mabu Royal & Premium hotel. Na ocasião, a diretora geral da rede, Márcia Abjmara cumprimentou a todos e divulgou um vídeo institucional sobre as novidades da rede. O presidente da ABAV-PR, Celso Tesser recebeu todos. O salão prossegue hoje no Expo Unimed com palestras, cursos de capacitação e mostra. A ABAV-PR conta com 198 agências associadas, e só em Curitiba são 400 agências emissivas. Neste ano entre as novidades no salão, palestras sobre Barbados, Egito, rodada de negócios de 15 por 15 promovido pelo Sebrae.


Modelo europeu inspira rota de cicloturismo na Região Média do Vale Itajaí



Palestra apresentada durante 18º Salão de Turismo aborda sistema utilizado para criação da rota e traz o incentivo para que outras cidades adotem mesmo modelo de turismo

O Consórcio da Região do Vale Médio do Itajaí trouxe sua expertise sobre a implantação de rotas de cicloturismo para o 18º Salão Paranaense de Turismo. Representado por seu gestor, Ademir Winkelhaus, o grupo que é formado pelas cidades de Apiuna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodei e Timbó, além de empresários e empreendedores da área de turismo, apresentou a palestra Cicloturismo no Vale Europeu Catarinense.

Atendendo à demanda de muitas empresas e interessados no cicloturismo, Winkelhaus estruturou sua apresentação de maneira a fornecer aos interessados, através de sua experiência, os subsídios necessários para a implantação de novas rotas de cicloturismo em qualquer parte do Brasil, assim como explicou o funcionamento do site do Vale Europeu Catarinense. Para Winkelhaus, o cicloturismo vem conquistando cada vez mais adeptos, por tratar-se de uma prática de turismo que envolve a interação com a natureza.

“O perfil do nosso turista é muito variado. Quem faz o cicloturismo por essas localidades uma vez não tem o hábito de voltar, e sim, procurar novos roteiros para a prática. Nossa divulgação vem desse ‘boca a boca’ de quem já visitou nossa região”, declara Ademir.

Cicloturismo inspirado em modelo europeu

Inaugurado em 2006, o Circuito do Vale Europeu foi inspirado no modelo de rotas ciclísticas presentes na Europa. Possui 300km de extensão e duração de 7 dias, passando pelas nove cidades integrantes do Consórcio. Gera uma média anual de 1000 turistas à região, sendo que grande parte de seu público provém de estados como Distrito Federal, São Paulo e Paraná. “Nosso maior legado é incentivar cada vez mais grupos de pessoas a se organizarem e explorar essas cidades através do cicloturismo”, afirma Winkelhaus.

Pioneiro no Brasil, o roteiro foi elaborado com o objetivo de incentivar a prática do cicloturismo, trazendo para o praticante o contato com a natureza, fugindo de estradas de asfalto e priorizando a passagem por atrativos culturais e ecológicos do trajeto. O roteiro tem início e término na cidade de Timbó, em Santa Catarina, e é divido entre parte baixa e alta, de acordo com o grau de dificuldade do trajeto.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

18º Salão Paranaense de Turismo: Afonso Pena amplia capacidade em 50%



Superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, fala das reformas e divulga melhorias para a Copa do Mundo de 2014

A proximidade da Copa do Mundo, em 2014, está acarretando modificações e adequações na infraestrutura das cidades que vão sediar jogos, e, com Curitiba, não foi diferente. O Aeroporto Internacional Afonso Pena está recebendo uma série de intervenções com o intuito de aumentar sua capacidade de operação. Estes empreendimentos foram o tema da palestra proferida pelo superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, durante o 18º Salão Paranaense de Turismo.

O aeroporto, que hoje tem capacidade para atender a cerca de 7 milhões de pessoas, deve passar a atender 14,3 milhões de passageiros. Durante a Copa, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, esse número deve ser superado em pelo menos 400 mil passageiros. Além da ampliação nos terminais de passageiros, com a colocação de mais 34 balcões de check in, que passam a ser 64, mais oito portões de embarque devem ser habilitados, totalizando 14.

“O aeroporto Afonso Pena tem registrado nos últimos três anos, uma média anual de 20% de crescimento. O aumento é significativo e, por isso, são necessárias as obras. As reformas trarão mais facilidade para o usuário do aeroporto, ampliando o nível de conforto, assim como a sua capacidade operacional”, relata Pallu.

Existem ainda obras de ampliação no terminal de carga e no estacionamento, que passa de 607 a 2.202 vagas. Obras envolvendo o ILS CAT II, ALS cabeceira 33 e ILS CAT III (GR, GL e CT) também foram abordados por Pallu. Recentemente as obras receberam a visita da Comissão da Copa da Câmara Municipal de Vereadores e de acordo com o andamento das obras, acredita-se que devem ser concluídas entre o fim de 2013 e início de 2014. Uma nova pista de pouso e decolagem também é esperada, mas as obras devem ser concluídas somente em 2018.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

nterlaken Operadora lança produtos e parcerias no 18º Salão Paranaense de Turismo

A Interlaken Operadora mostra suas novidades entre os dias 2 e 3 de março durante a realização do 18º Salão Paranaense de Turismo em Curitiba. “Mesmo com a ampliação de nossa estrutura física, abertura de filiais, aumento do portfólio de produtos e investimento em tecnologia, o foco da Interlaken Operadora segue o mesmo de sempre: qualidade no atendimento personalizado aos agentes de viagens e na prestação dos serviços aos passageiros. Por isso a importância de estar presente neste evento”, explica o diretor comercial do Grupo Interlaken, Augusto Benzi.

Dentre as novidades institucionais da Interlaken, a Operadora vai divulgar o novo número de telefone 4007-1484, que estará disponível para agências do Brasil inteiro, com custo de ligação local. “É mais um passo para facilitar o atendimento e diminuirmos a distância entre a empresa e os agentes de viagens”, explica Augusto. Outra boa notícia está relacionada ao sistema de reservas online da Operadora, que já oferece mais de 100.000 opções de hotéis no mundo inteiro com confirmação instantânea e pagamento parcelado sem juros. Em breve o sistema oferecerá também reservas de traslados, ingressos para atrações, tours e atividades.

Também durante o evento vai acontecer o lançamento oficial da parceria que a Interlaken acaba de fechar com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). A Interlaken será a operadora oficial do evento e responsável pela comercialização de diversos pacotes que incluem ingresso, hotel, traslados e kit do evento, além de oferecer opções aéreas, de receptivo e passeios pela capital paranaense.

Entre os novos produtos, a Interlaken destaca o catálogo de pacotes e circuitos na América do Norte e Europa, desenvolvidos de acordo com o perfil do viajante brasileiro. São produtos com itinerários diferenciados, hotelaria de qualidade superior e com acompanhamento de guias brasileiros ou falando Português. Além disso, a operadora também vai apresentar a linha 2012 de pacotes “Express” nacionais e internacionais. “Temos pacotes para Foz do Iguaçu com parcelas de menos de R$ 50 na baixa temporada”, destaca Augusto. Por fim, levarão todas as opções de bloqueios garantidos e parcerias com operadoras internacionais.

Novidades da MGM Operadora divulgadas no 18º Salão Paranaense de Turismo





A MGM Operadora marca presença no 18º Salão Paranaense de Turismo, promovido pela ABAV-PR, que está sendo realizado nos dias 2 e 3 em Curitiba (PR). Durante o evento, os profissionais do trade que passarem pelo estande da Operadora poderão conferir os bloqueios aéreos garantidos da MGM para o feriado da Páscoa e férias de julho, para destinos bastante procurados pelos turistas, como Nordeste, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Caribe, Estados Unidos, entre outros. Sempre trabalhando com o objetivo de oferecer as melhores opções de pacotes de viagens, bem como os melhores serviços, a MGM também divulga suas parcerias diferenciadas com fornecedores, como por exemplo, com a rede Plaza Hotéis e Laguna Tourist, que garantem aos clientes da empresa um serviço personalizado.

“Os serviços e produtos da MGM buscam atender clientes de forma personalizada, de acordo com a peculiaridade de cada turista. Por isso, nossa Operadora atua também com departamentos segmentados, que são especializados em roteiros diferenciados”, declara o diretor comercial da MGM, Arnaldo Levandowski.

Além disso, a MGM ainda vai divulgar a 10ª edição do Workshow MGM – maior evento do sul do país promovido por uma operadora turística, que será realizado no dia 17 de maio de 2012, no Centro de Eventos FIEP, em Curitiba (PR).

Mais informações: (41) 2104.6400 e www.mgmoperadora.com.br

Palestra durante 18º Salão Paranaense de Turismo aborda potencialidade turística da Ilha de Barbados, no Caribe e Santiago, no Chile



Na praia ou na neve, cidades demonstram capacidade para fomentar diversos segmentos turísticos

Dois destinos internacionais e uma multiplicidade de atrativos para qualquer época do ano. Entre a Ilha de Barbados ao sul da região caribenha e a capital chilena, Santiago, as localidades oferecem um leque de opções turísticas. Estes foram os temas de duas palestras apresentadas durante o 18º Salão Paranaense de Turismo. Fernanda Imperial, da Travel HUB, fez uma apresentação sobre o The Crane Residential Resort, enquanto José Ignacio Corrales Doiber, da First Premium falou sobre Santiago, no Chile.

Em Crane Beach, considerada uma das 10 mais belas praias do mundo, o The Crane Residential Resort traz luxo e comodidade aos turistas que desembarcam na Ilha de Barbados. Com apartamentos de um a três dormitórios, o resort ainda possui piscinas privativas, sendo muitos deles com vista para o mar. O hotel, com mais de duzentos anos, mescla história e modernidade entre construções antigas e modernas, primando pelo conforto e bem estar. Uma infraestrutura completa com quatro restaurantes, academia, duty free, salão de eventos, SPA, entre outros, dá ao turista todo conforto para buscar a tranquilidade do resort ou explorar outras atividades como conhecer cavernas e o calypso, jogar críquete, curtir baladas ou participar de safári, fazer compras, ou praticar flying fish, entre outras atividades.

A Ilha de Barbados ainda é considerada um destino relativamente novo para os brasileiros. Sua popularização aconteceu após a implantação de um voo da Gol direto para a ilha, com seis horas de duração. Para a palestrante, Fernanda Imperial, trata-se de um destino com diversas possibilidades de exploração, inclusive para grupos, já que o The Crane possui toda infraestrutura necessária para esse tipo de demanda. Trata-se de um empreendimento cinco estrelas com preços acessíveis para qualquer época do ano.

A capital Santiago, apresentada pelo chileno José Ignacio Daiber, demonstrou sua capacidade para atender às mais diversas demandas turísticas. Com o título “Santiago: neves, compras e diversão”, Daiber, que é gerente comercial da First Premiun, abordou as principais características da cidade, pontuando que Santiago é muito mais que um destino para as férias de inverno. Aglutinando opções como turismo histórico e cultural, compras e diversão, vinícolas, estações de esqui, gastronomia e muito mais.

Dentre as características turísticas mais relevantes de Santiago e arredores, Daiber chamou atenção para seus atrativos históricos enquanto capital, como o centro histórico, a gastronomia e os shopping centers. Com relação à sua proximidade com a Cordilheira dos Andes, o turista pode optar por conhecer a neve no período de inverno, com a prática de esqui, assim como durante o verão é possível conhecer e realizar atividades na montanha.

As vinícolas representam um universo à parte, trazendo toda a cultura do vinho, desde vinícolas menores até as consideradas butiques de vinhos. Já o Pacífico, que banha a região, dá aos frutos do mar, um sabor especial. Isso sem falar de personagens consagrados, como Pablo Neruda, que com sua trajetória ajudaram o Chile a tornar-se conhecido mundialmente.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

Galeria de imagens do primeiro dia do 18º Salão paranaense de turismo da ABAV-PR

Depois da abertura oficial do 18ºsalão paranaense do turismo promovido pela ABAV-PR realizado hoje(02) no Expo Unimed





, as autoridades anfitrionadas pelo presidente da ABAV-PR, Celso Tesser seguiram pela feira, visitando cada stand. Vejam as fotos:


*Esta jornalista blogueira viajou a convite do 18º Salão paranaense de turismo promovido pela ABAV-PR, pela Tam linhas aéreas.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Galeria de imagens da abertura do 18ºSalão paranaense do turismo do Paraná promovido pela ABAV-PR









Hoteleiros e operadores divulgam novidades no 18ºSalão Paranaense de Turismo que começou hoje em Curitiba

Hoteleiros do país elogiam 18ºedição do Salão Paranaense de Turismo promovido pela ABAV-PR que começou hoje (02) em Curitiba. Segundo o executivo de contas do Rafain Palace hotel & Convention Center, de Foz do Iguaçu, Dirlei de Lima Souza, cujo hotel participa desde o primeiro salão, trouxe novidades para apresentar para os agentes visitantes. "Trouxemos parte da programação para a semana santa e férias de julho", disse ele. O hotel trabalha com foco no turismo de lazer e eventos e em sua maioria do mercado de SP, Paraná . Do nordeste o número ainda é pequeno,ressalta ele, e Salvador é o principal emissor para Foz. NO salão, o Rafain também está divulgando uma novidade. O hotel reembolsa pedágio de qualquer lugar do estado até Foz. No salão estamos realizando visitas pontuais,e estamos encontrando os principais parceiros de SP, SC e PR, enfatizou Dirlei. Em janeiro e fevereiro, o hotel teve excelente ocupação junto ao turismo de eventos e para a semana santa já estamos trabalhando com grupos de argentinos. Nos últimos três anos não tivemos baixa ocupação e para este mês e abril, temos boas expectativas, disse ele.

Para o diretor da New Line operadora, Paulo Finger, cuja operadora que tem matriz em Curitiba, mas conta com 5 filiais: Manaus, São Paulo, Blumenau, Florianopólis e Porto Alegre, no salão estão lançando bloqueio para viagens nacionais e internacionais para baixa temporada. "Também estamos renovando toda a programação da Disney para menores desacompanhados para julho com várias saídas", disse ele. Também estamos lançando um programa de compras em Orlando "Thanks Giving" em novembro, enfatizou Paulo. A New Line atende o mercado sul-sudeste e Norte do Brasil.

Coordenador do Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania (Fac), tem encontro com o recém nomeado secretário de acessibilidade do Paraná

O coordenador nacional do Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania(Fac), Gilmar de Lima, teve encontro ontem, no Beto Batata, em Curitiba, com o recém nomeado secretário de acessibilidade do Paraná, Antonio Borges dos Reis e mais Ricardo Mesquita, delegado regional de Acessibilidade. Na pauta, o Fac a ser realizado em junho em Foz,

e o seminário de acessibilidade que será realizado dia 19 de abril, em Curitiba.

quinta-feira, 1 de março de 2012

LAN tem tarifa promocional para três destinos da América do Sul

A LAN Airlines está com promoção para viagens compradas no www.lan.com até às 23h59 do próximo dia 8. As tarifas são a partir de: saindo de São Paulo, para Buenos Aires, US$ 199; Santiago, US$ 249 e Lima, US$ 295. As viagens podem ser feitas até o próximo dia 16 de junho.

Os valores são de ida e volta, por pessoa, e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros.

Mais informações, acesse http://bit.ly/zigaQb

LAN tem tarifa promocional para três destinos da América do Sul

A LAN Airlines está com promoção para viagens compradas no www.lan.com até às 23h59 do próximo dia 8. As tarifas são a partir de: saindo de São Paulo, para Buenos Aires, US$ 199; Santiago, US$ 249 e Lima, US$ 295. As viagens podem ser feitas até o próximo dia 16 de junho.

Os valores são de ida e volta, por pessoa, e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros.

Mais informações, acesse http://bit.ly/zigaQb

Rio de Janeiro: aquele abraço...

São 447 anos de futebol, pôr do sol, cultura,
bem viver e uma legião de adoradores

Há quem diga que ser carioca é mais que nascer no Rio; é um estado de espírito. E neste 1º de março, o dia será pequeno para que seus moradores, admiradores, adotados e afins recebam um Feliz Aniversário com toda pompa. Afinal, são 447 anos de referência e inspiração para poetas, compositores e apaixonados em geral.

O turista que desembarca no Rio se depara com muito mais do que futebol, carnaval e praias. Em cada uma de suas esquinas se esconde um cartão-postal a céu aberto. A cidade tem no mar e nas montanhas os regentes de uma geografia exuberante. E a cidade ainda será a primeira metrópole do continente a receber as Olimpíadas e as Paraolimpíadas.

O Rio abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (o Cristo Redentor) e assim como ela, a cidade está de braços abertos para os visitantes. É considerada a ‘Capital Cultural do Brasil’, graças a seu leque de museus, igrejas, teatros e centros culturais.

Quem por lá chega, não pode deixar de invadir suas praias, saborear os tradicionais saquinhos de biscoitos de polvilho ‘Globo’, acompanhado de legítimos mate e limonada gelados (ou os dois num copo só - algo inventado sabe-se lá quando, nem por quem).

Depois, como não curtir um dos espetáculos que a natureza oferece: o pôr do sol no Arpoador? As casas de suco existentes na cidade, a Confeitaria Colombo, o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas também merecem visitas quase obrigatórias. Mas entre tantos lugares e suas incontestáveis belezas, o que melhor representa o Rio de Janeiro são a alegria e o amor que o povo - carioca ou não - tem por aquela cidade.

As opções gratuitas para comemorar o aniversário da Cidade Maravilhosa ficam por conta dos roteiros a pé ‘Descortinando as Geografias do Catete, Flamengo e Glória’ (às 10h, junto à imagem de São Sebastião, na Praça do Russel, bairro da Glória) e ‘Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite’ (às 20h, nos degraus da Casa França-Brasil).

E na Quinta da Boa Vista, às 20h, acontece hoje um show com o grupo 'Sorriso Maroto' e seis convidados. Pra quem curte algo mais radical, a dica é a Praça do Ó, na Barra da Tijuca, onde estreia a 10ª edição do ‘Oi Vert Jam’, um evento do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS).

Assessoria de Comunicação - Ministério do Turismo

Parcerias para incrementar a comunicação na Copa 2014

Seminário em Brasília aproxima cidades-sede das
oportunidades abertas pela organização do torneio



O governo federal reuniu as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 para discutir um elemento chave na promoção do evento: a comunicação. O seminário aconteceu nesta terça-feira (29), em Brasília, e contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e da ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Segundo Rebelo, a parceria entre as cidades que receberão a Copa é uma das ações para mobilizar o país para o evento. “As cidades têm trabalhado lado a lado, conhecendo experiências e trocando informações. Os desafios são comuns e é esse trabalho em equipe que nos dá a certeza de uma grande Copa do Mundo em 2014”, afirmou.

O seminário teve um convidado especial: o inglês Mike Lee, consultor internacional que já desenvolveu trabalhos como diretor de Comunicações e Assuntos Públicos da candidatura de Londres aos Jogos Olímpicos de 2012, conselheiro da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 e estrategista que ajudou o Qatar a conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2022.

Ele deu uma boa notícia às cidades-sede: há um grande otimismo internacional com relação à Copa 2014. “É importante identificar, desde já, as oportunidades para promover os valores do país, as mensagens-chave e o engajamento da população. O Brasil tem feito um bom trabalho e tem tudo para organizar um evento com competência”, disse.

Os representantes das capitais que receberão os jogos da Copa falaram sobre as atividades de comunicação que estão sendo desenvolvidas nos estados. “É importante termos um encontro como esse”, salientou Rodrigo Amorim, jornalista da Secopa de Mato Grosso. “Trocamos sugestões com as outras cidades e com o governo federal, que dão visibilidade aos nossos projetos pré-Copa para os jornalistas brasileiros e também para a mídia internacional”, afirmou.

Assessoria de Comunicação- -Ministério do Turismo

18º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO COMEÇA NA SEXTA, DIA 2



Evento lança as novidades do segmento para o sul do país, antecipando as tendências para a temporada

Nos dias 2 e 3 de março acontece o principal evento de Turismo do sul do país, o 18º Salão Paranaense de Turismo e 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PR), o evento acontece no Expo Unimed e reúne profissionais do turismo em torno de múltiplas atividades como feira de negócios, capacitação técnica, programação social e fam tour.

O Turismo representa hoje 3,6% do PIB brasileiro e 7,1% do total arrecadado pelo setor de serviços, segundo dados de 2011 do Ministério do Turismo. Impulsionado pela Classe C e pela estabilidade do câmbio, a expectativa para 2012 é que o segmento cresça em torno de 10%. O Paraná registrou em 2010 um crescimento aproximado no fluxo de turistas de 10% em relação a 2009, o que representa uma receita superior a 3,2 bilhões de dólares e um aumento na permanência (4,1 dias) e no gasto médio per capita/dia (70 dólares/dia).

Com o 18º Salão Paranaense de Turismo, a ABAV-PR tem a expectativa de reunir todo o trade neste final de semana, pois o evento é considerado uma vitrine do setor no sul do país e também do Mercosul e congrega várias empresas da cadeia econômica do Turismo, repercutindo suas novidades e lançamentos (veja abaixo as empresas expositoras do evento).

Segundo o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser, “fazemos um evento sério, comprometido com nossos participantes e expositores. Todos os anos conseguimos promover uma ou outra inovação, por conta dos apoios locais, e é isso que vem atraindo cada vez mais visitantes e fortalecendo o turismo por aqui”.

Em relação às inovações, este ano o evento vai levar 600 agentes de viagens para conhecerem um dos principais atrativos do Turismo do Estado: a centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes e Paranaguá, percorrida pelo trem na Serra do Mar, da Serra Verde Express. “Sempre quisemos aliar o nosso Salão a um fam tour. A BWT Operadora e a Serra Verde Express estão proporcionando esse diferencial para nossos agentes de viagens”, comenta Tesser. O passeio adquire mais importância ao se observar o crescimento do setor de trens turísticos no ano passado, que chegou a 9,5% de 2010 para 2011, transportando cerca de 2,5 milhões de passageiros, em 32 trens em operação no país.

Os ingressos do passeio serão destinados às caravanas ABAV-PR, procedentes de sete roteiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os agentes de viagens de Curitiba também podem aproveitar a novidade, pois uma cota está destinada àqueles que visitarem a Feira e preencherem o passaporte do evento, uma espécie de cartela onde o visitante recebe um carimbo do expositor, comprovando sua passagem pelo estande.

O evento tem patrocínio da BWT Operadora/Serra Verde, TAM, Travelport e Sebrae-PR; parceria estratégica do Governo do Estado do Paraná / Secretaria de Estado de Turismo; e apoio do Instituto Municipal de Turismo – Curta Curitiba, Gol Linhas Aéreas, Grupo BRT, Schultz, Travelport e Coris.

Capacitação – A ABAV-PR sempre apostou na qualificação profissional como fator motivador para o crescimento sustentável do segmento. Por isso, aposta na programação diversificada para chamar a atenção dos agentes de viagens. Neste ano, a entidade contou com a colaboração dos expositores, que puderam indicar assuntos e nomes para palestrarem no evento.

A profusão de palestras sobre destinos (nesta edição serão apenas sobre Barbados, Santiago e Bonito) dá lugar a outras sobre serviços do setor, como câmbio, trens turísticos, companhia aérea, redes sociais e criatividade no turismo. Destacam-se as palestras sobre a situação atual do Aeroporto Afonso Pena, a mesa redonda sobre o diploma de curso superior em Turismo e a palestra principal, com Ricardo Velasco, sobre o legado da Copa do Mundo na África do Sul, fazendo um paralelo sobre a situação brasileira.

8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná - “Paraná - você ainda não viu tudo” é o tema central da 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que a Secretaria de Estado do Turismo promove em paralelo ao Salão Paranaense. No espaço, cada região entre as 10 regiões do Paraná apresenta seus atrativos com balcão de degustação de produtos regionais, apresentações culturais e vitrines com artesanato típico. A exemplo das edições anteriores, a mostra conta com a parceria do Sebrae Paraná, por meio de inserção de programas regionais de turismo nos balcões das regiões.

SERVIÇO:
18º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
Dias 2 e 3 de março
Expo Unimed Curitiba – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR
Horário: Dia 2 de março, 10h30 – abertura solene – ASA3. Feira de Negócios - das 11h às 19h; Programação de palestras – das 14h às 19h. Dia 3 de março, Palestra principal – das 10h30 às 12h; Feira de Negócios - das 11h às 18h; Programação de palestras – das 14h às 19h.
Investimento: inscrições gratuitas pelo site até 29 de fevereiro. A partir de 1º de março, inscrições no local do evento.
A partir do dia 1º de março, as inscrições continuam gratuitas para associados ABAV-PR adimplentes; agentes de viagens não associados à ABAV-PR e profissionais do trade – R$ 20,00. Não é permitida a entrada de menores de 12 anos. Estudantes de Turismo poderão participar das palestras e mesa redonda nos dois dias de evento, mas sua entrada na Feira só é permitida das 16h às 18h do dia 3 de março, sábado.

EXPOSITORES:
· Agências e operadoras de turismo - Abreutur, Accel Travel/Interep, Advtour, Aerocondor, Bertoldi Turismo, BWT Operadora, Caltour, Cia. Marítima, CLM Operadora, Domus Viagens, Flot Operadora, FRT Operadora, Girasoltours (Cairo), Giratours/Lusanova, Green Peace Operadora, Grupo BRT, Grupo Interlaken, Hamburguesa Turismo, High Light/AIT Operadora, Kangaroo Tours Sul, Magic Way, MG Travel/Royal Caribbean do Brasil, MGM Operadora Turística, Nascimento Turismo, New Line Operadora, OK Operadora, Personal Brasil Tour Operator, Queensberry Viagens e Turismo, Rigon Turismo/Corretora de Câmbio Novo Mundo, Schultz, SkyTeam, Tourlines, Transpassaporte Operadora/ Atol das Rocas Operadora de Turismo, Travel Hub, Valetur e Visual Turismo.
· Destinos nacionais – Bento Gonçalves (RS), CIC Blumenau, Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Espírito Santo, Foz do Iguaçu, Ilha Bela (SP), Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São José dos Pinhais.
· Destinos internacionais – Argentina/Inprotur, Israel, Paraguai e Uruguai.
· Companhias aéreas – Aeroméxico, Alitália, Gol, LAN, Taca Airlines, TAM, TRIP e Webjet Linhas Aéreas.
· Locadoras de veículos – Localiza
· Transportes – Reunidas, Serra Verde Express, Transtupi Transporte Coletivo / T.A. Receptivo
· Prestadora de serviços de viagens – Travelport, Monde Sistemas, E-HTL
· Hotelaria – Beach Park, BHG/Golden Tulip, Bourbon Hoteis, Bristol Hoteis, GJP Hoteis & Resorts, Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA, Hotéis Mabu, Loi Suites Hoteles, Pousada Vila do Farol, Thermas Di Roma Hotel Clube, Termas de Jurema, Veronesi Hotelaria.
· Cruzeiros marítimos - Blue Sea Cruises, MSC Cruzeiros e Pullmantur Cruzeiros
· Seguros de viagens – Coris e GTA Global Travel Assistance
· Câmbio - Banco Daycoval e Banco Rendimento/Cotação
· Outros – Centro Cultural da Espanha, Intelly, Solidarium
· Entidades – Fecomércio/ Sindetur – PR, Sebrae.
· Eventos paralelos – 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná / Paraná Turismo.
· Media Partner – Pasaporte News Uruguay, Revista VOI, Diário do Turismo, Revista Roteiro Mais
· Patrocinadores: BWT Operadora/Serra Verde, TAM, Travelport e Sebrae-PR
· Parceria estratégica: Governo do Estado do Paraná / Secretaria de Estado de Turismo
· Apoiadores: Instituto Municipal de Turismo – Curta Curitiba, BWT Operadora, Gol Linhas Aéreas, Serra Verde Express, Grupo BRT, Schultz, Travelport e Coris.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Inscrições do Prêmio Agente Jovem de Cultura são prorrogadas até 30 de abril

Ainda dá tempo de se inscrever para o Prêmio Agente Jovem de Cultura, desenvolvido em parceria pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Cultura (MinC), da Saúde (MS) e pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. O prazo para inscrições, que seria encerrado hoje, foi prorrogado até o dia 30 de abril.


A iniciativa selecionará 500 boas práticas culturais de mobilização e valorização da cidadania desenvolvidas por jovens entre 15 e 29 anos. Os vencedores serão premiados com R$ 9 mil para serem investidos nas ações. As inscrições podem ser realizadas pela internet e via Correios.
O cadastro pela internet é feito por meio do Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura (Salic Web), do Minc, disponíveis aqui. Para efetivar a inscrição, é necessário preencher, digitalizar e anexar no sistema a documentação definida como obrigatória pelo edital, que inclui o formulário de inscrição (no anexo 1), declaração de ciência (no anexo 2), declaração (no anexo 3), cópia do documento de identidade com a data de nascimento legível, cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o envio de material que comprove a realização da iniciativa cultural pelo candidato, tais como cartazes, matérias de jornal e revista e páginas da internet.
Quem optar pela inscrição via Correios deverá enviar a mesma relação dos documentos em postagem com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou de entrega rápida. No campo “destinatário”, deverão constar as seguintes informações:
Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura:
Diálogos e Ações Interculturais 2011
Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural
SCS, Quadra 09, Lote C 9º andar – Torre B
Edifício Parque da Cidade Corporate
CEP: 70.308-200 Brasília/DF
Os jovens moradores de áreas rurais que não têm acesso à internet poderão contar com o apoio das delegacias federais do MDA para se inscrever pelo telefone (61) 2024-2960. O MDA mantém uma delegacia por estado. Acesse aqui os contatos das delegacias. Mais informações pelo e-mail agentejovem@cultura.gov.br, ou no site.

BAIXA TEMPORADA COMEÇA COM DESCONTOS EM VIAGENS

Maior operadora de viagens da América Latina aproveita as típicas promoções de baixa temporada para reverter grandes descontos aos consumidores


Santo André, 29 de fevereiro de 2012 – Passada a folia do Carnaval, o turismo dá início ao período da baixa temporada de viagens no Brasil, o que significa reduções de tarifas e economia para o bolso do consumidor. É nesta época que redes hoteleiras e empresas de turismo receptivo congelam ou reduzem os preços de seus tarifários, e concedem grandes descontos para garantirem o fluxo de turistas e a ocupação total no período.
Atenta a esta movimentação do setor e de olho no fluxo de brasileiros que optam ou só podem viajar neste período, a CVC, maior operadora de viagens da América Latina, aproveita esta sazonalidade para anunciar a “Temporada CVC – Viaje Mais por Muito Menos”, uma campanha de vendas que traz grandes descontos em pacotes de viagens, para embarques pelo Brasil e exterior durante a baixa temporada, que compreende os meses de março a junho.

Quem viaja nos meses de baixa pode economizar, em média, 30%, mas em alguns casos os descontos podem ser maiores, dependendo da negociação comercial, e chegam até 70%. Boa parte dos descontos está no Nordeste do País, cujos destinos turísticos também lideram a preferência dos turistas na baixa temporada, por conta do calor que ainda prevalece. São mais de 20 as opções de pacotes promocionais, para destinos de todas as regiões do Brasil e do mundo, incluindo América do Norte, América do Sul, Europa e região do Mar do Caribe.

Um roteiro de 8 dias para Porto Seguro, com aéreo de ida e volta, hospedagem com café da manhã e passeio pela cidade, custa agora a partir de R$ 538, parcelados em até 10 pagamentos sem juros. Se comparado com o preço de alta temporada, a economia é de cerca de 70%. O preço de referência considera saída de São Paulo, em voo fretado CVC.

Já o pacote de 5 dias para Paris, também incluindo aéreo, hospedagem com café da manhã e seguro de viagem, custa agora a partir de 1.258 euros, o que significa uma economia de 30%. O pacote para Buenos Aires, de 5 dias, custa agora US$ 558, ou seja, 10% menos que na alta.

Os roteiros promocionais já estão sendo oferecidos nas agências multimarcas e lojas exclusivas CVC no Brasil, e os percentuais de descontos podem variar regionalmente, de acordo com a disponibilidade de lugares com saídas regionais. Outras informações em www.cvc.com.br.



CONFIRA PACOTES PROMOCIONAIS PARA BAIXA TEMPORADA, COM SAÍDAS DE SÃO PAULO:
Os preços abaixo são por pessoa e os pacotes incluem aéreo ida e volta, traslados e passeio.


NACIONAIS
Balneário Camboriú – 4 dias
*A partir de R$ 578 – em até 10x sem juros.

Caldas Novas – 4 dias
*A partir de R$ 598 – em até 10x sem juros.
Foz do Iguaçu – 4 dias
*A partir de R$ 718 - em até 10x sem juros.

Salvador – 8 dias
*A partir de R$ 898 - em até 10x sem juros.

Natal, Fortaleza, Maceió ou Gramado – 8 dias.
*A partir de R$ 998 – em até 10x sem juros.
INTERNACIONAIS
Santiago – 5 dias
*A partir de US$ 868 – em até 10x sem juros.

Madri – 5 dias
*A partir de 1.178 Euros – em até 10x sem juros.

Paris – 5 dias
*A partir de 1.250 Euros – em até 10x sem juros.

Orlando – 5 dias
*A partir de US$ 1.308 – em até 10x sem juros.

África do Sul – 5 dias
*A partir de US$ 1438 – em até 10x sem juros.

Cancun – 8 dias
*A partir de US$ 1.308 – em até 10x sem juros.
*preços não incluem taxas de embarque. Sujeito à disponibilidade e reajuste sem prévio aviso.

Pesquisar pela internet é a melhor ferramenta do consumidor para economizar

A última pesquisa sobre o perfil dos internautas brasileiros realizada pela Fecomércio-RJ e Ipsos mostra que quase metade da população do País tem acesso à internet, e uma das atividades que mais se faz quando está conectado é comprar pela rede, número que aumentou de 13% em 2007 para 20% da população em 2011. Esse avanço também foi registrado pelo Zoom (www.zoom.com.br), o novo site comparador de preços do Brasil, que duplicou o volume de acessos, passando de 3,5 milhões para 7 milhões visitas/mês desde o seu lançamento, em novembro do ano passado.

De acordo com a pesquisa, as vantagens apontadas pelos consumidores que fazem compras pela internet são: comodidade (38%), preço (33%) e facilidade para pesquisar (11%). Esse comportamento é confirmado por Francisco Donato, CEO do Zoom, ao lembrar que os buscadores de preço são a principal ferramenta para economizar e ajudar os usuários no momento da compra. “O nosso objetivo é sempre oferecer a mais completa experiência de busca, além de informações simples e relevantes sobre todos os produtos ofertados. Os compradores online já estão atentos a esses benefícios e como reflexo vemos o aumento significativo das visitas ao nosso site”, destaca o executivo.

Segundo Donato, hoje há basicamente dois tipos de público a serem atendidos no País. “Os internautas que possuem grande facilidade na compra virtual, mas buscam informações mais técnicas sobre os produtos e gostam de ter alternativas de pesquisa de preços. Do outro lado, atendemos também os brasileiros que estão chegando à internet, não possuem uma preferência de marca/produto e procuram sempre o valor mais baixo”, ressalta o executivo.

Sobre o Zoom:
O Zoom é um comparador de preços que tem como diferencial uma completa experiência de busca de produtos para o consumidor, oferecendo conteúdo relevante por meio de vídeos explicativos, comentários e avaliações dos usuários e artigos sobre produtos e tecnologias. A empresa tem como clientes mais de 200 lojas e concentra mais de 2 milhões de ofertas em suas páginas. Mais informações no site www.zoom.com.br

Proexport Colômbia leva 10 representantes do turismo brasileiro para Travel Mart 2012

Operadores participarão da maior rodada de negócios para o turismo durante a XXXI Vitrine Turística – ANATO


Dez representantes de operadoras de turismo do Brasil foram convidados pela Proexport Colômbia para participar da rodada de negócios Travel Mart, especializada em turismo de lazer e corporativo, que acontecerá durante a XXXI Vitrine Turística - ANATO, em Bogotá, nos próximos dias 1º e 2 de março.
Os participantes são das operadoras Alatur (São Paulo), Be Happy (Fortaleza), Costa Brava Turismo (Campinas), Kontik (Rio de Janeiro), Master Operadora (Belo Horizonte), Nascimento (São Paulo), New Line (Curitiba), Uneworld (Porto Alegre) e Zenithe (Belo Horizonte). No total serão dez representantes, de nove empresas do turismo nacional, sendo cinco que atuam na área de lazer e cinco no segmento corporativo.
No total, mais de 170 empresários do turismo mundial, provenientes de 27 países e convidados pela Proexport Colômbia, participarão da Travel Mart.
“Serão realizados mais de 1600 encontros de negócios. Uma excelente oportunidade para as operadoras brasileiras, pois o espaço se constitui em um ótimo encontro para os empresários nacionais e internacionais oferecerem e conhecerem os produtos turísticos colombianos”, comentou Carlos Rodríguez, diretor da Proexport Colômbia.
Como complemento da rodada de negócios, a Proexport planejou uma série de viagens de inspeção e familiarização ao redor do país para os participantes. Os brasileiros visitarão Cartagena, Bogotá, San Andrés e Triângulo do Café.

Setores de promoção
De acordo com as diretrizes do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, a Colômbia promove para o turismo de lazer produtos como natureza, ecoturismo, observação de aves e baleias, cultura, mergulho, cruzeiros, bem-estar, sol e praia, aventura, assim como lua de mel e casamentos.
Já para o segmento de negócios, há a promoção de congressos e convenções, feiras, eventos, incentivos e golfe.
Acompanhe o desenvolvimento da Rodada de Negócios Colombia Travel Mart 2012 em www.proexport.com.co, www.colombia.travel e @proexportcol.
Fotos sobre Colombia Travel Mart 2011 disponível em: http://www.flickr.com/photos/colombia_travel/sets/72157626004880447/

Hospedagem no Brasil terá números finais em abril

MTur e IBGE vão agora captar dados regiões metropolitanas e RID

Os resultados finais da ‘Pesquisa de Serviços de Hospedagem’ serão concluídos em abril. Nesta terça-feira (28), foram divulgados números relativos às 27 capitais brasileiras, o que equivale a cerca de 20% do total. A expectativa do Ministério do Turismo é de que a inclusão dos hotéis localizados nas regiões metropolitanas e nas Regiões Integradas de Desenvolvimento (RID) representará 50% de toda a hospedagem do país.

A pesquisa, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pedido do MTur, considerou até agora apenas a oferta das capitais, cuja capacidade de hospedagem chegou a 554.227 pessoas. “Com a inclusão dos municípios que cercam as capitais, teremos uma amostra expressiva do tamanho da hotelaria brasileira”, estima o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco de Salles Lopes.

O universo do estudo abrange mais de 300 municípios. Exemplificando, somente a região metropolitana da cidade de São Paulo reúne 39 municípios, a do Rio de Janeiro, 19, e a de Belo Horizonte, 34 deles.

Na avaliação do diretor do MTur, o objetivo principal da pesquisa não é avaliar se o número de leitos é suficiente. E sim, fornecer dados objetivos para subsidiar o planejamento do governo na formulação de políticas públicas, contribuindo na orientação das decisões empresariais sobre investimentos no setor. “Em todo o Brasil, são promovidos, anualmente, eventos que arrastam multidões de turistas, como o carnaval de Salvador, Rio e Recife, e não temos notícias de falta de vagas nos hotéis”, observa Lopes.

A hotelaria é um dos eixos trabalhados pelo Ministério do Turismo nos preparativos, por exemplo, para a Copa do Mundo de 2014. Em 2010, a pasta articulou com instituições financeiras federais a criação das primeiras linhas de crédito voltadas para a construção e reforma de hotéis nas cidades-sede. Trabalho que resultou, nos últimos dois anos, na contratação de R$ 370,6 milhões em empréstimos pelos hoteleiros.

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Termina dia 7 prazo para inscrição no 6º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo

Quarta-feira, dia 7 de março, é a data limite para realizar inscrição no 6º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo. Valem matérias publicadas no Brasil em mídia impressa ou na Internet, a partir de 1º de março de 2011 até 28 de fevereiro de 2012




Escreve ou já escreveu sobre tecnologia da mobilidade (terrestre, aeroespacial, e naval). As matérias publicadas no Brasil em mídia impressa ou na Internet, a partir de 1º de março de 2011 e até 28 de fevereiro de 2012, podem ser inscritas no 6º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo até a próxima quarta-feira, dia 7 de março.

As matérias devem ser enviadas no modo PDF ou JPG para a categoria Impresso, e em HTML, JPG ou PDF para a categoria Internet, pelo portal da SAE BRASIL, no seguinte endereço: www.saebrasil.org.br/eventos/premio_jornalismo/2012/formulario/insc1.asp. Este ano, o Prêmio é patrocinado pela Mercedes-Benz e Delphi.

Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil, ressalta a importância da premiação. “A Mercedes sente-se honrada em associar sua estrela de três pontas, que representa a produção de motores para uso em terra, mar e ar, ao Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, pois se trata de uma importante iniciativa para estimular a divulgação de informações e suscitar o debate sobre a mobilidade, reconhecendo ainda os melhores, ou seja, as estrelas do jornalismo especializado no segmento”, diz o diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.

Para Gábor János Deák, presidente da Delphi para a América do Sul, uma das apoiadoras do evento, promover a indústria automotiva brasileira é fundamental para que se destaque o trabalho da engenharia nacional, assim como os principais avanços na área da mobilidade. “Para o setor, é muito gratificante e uma imensa satisfação poder reconhecer os jornalistas especializados que realizam essa divulgação com competência e qualidade essenciais para um trabalho sério e de tamanha relevância”, declara o executivo.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, considera que o concurso é um reconhecimento. “O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo é um incentivo à difusão de conhecimento sobre as diversas áreas da mobilidade, e nada mais justo do que homenagear a maestria dos profissionais de imprensa que contribuem brilhantemente para essa tarefa” destaca Galeote.

COMISSÃO JULGADORA - O júri que avaliará os trabalhos é formado por dois jornalistas especializados e um engenheiro da SAE BRASIL, que selecionarão na primeira fase cinco finalistas em cada categoria, além de duas menções honrosas por categoria.

PREMIAÇÃO - Cada uma das duas melhores reportagens levará R$ 7 mil em dinheiro, e a cada uma das duas menções honrosas o prêmio será de R$ 2 mil. Os demais finalistas receberão certificado de participação. Os prêmios são pessoais e intransferíveis, e a divulgação dos vencedores será em março de 2012, em data e local a serem definidos pela SAE BRASIL.

British Airways e FOLIC promovem concurso cultural

Promoção levará ganhadores para Londres

A British Airways, em parceria com a FOLIC - marca de roupas femininas carioca -, lança em março o concurso cultural que premiará os ganhadores com duas passagens de ida e volta para Londres. Para participar, basta preencher o formulário nas lojas participantes e responder à pergunta: “Porque a FOLIC deve te levar para Londres?”. Os autores das duas melhores respostas levam o prêmio.

A promoção será dividia em duas fases. Na primeira, os participantes devem enviar suas respostas entre os dias 1º e 31 de março. As cinco melhores frases serão divulgadas no facebook da marca FOLIC e a mais votada leva o prêmio. Já na segunda fase, a coleta das respostas acontecerá entre os dias 1º e 30 de abril, sendo que as cinco melhores também serão anunciadas para votação. A divulgação dos ganhadores será, respectivamente, nos dias 17 de abril e 13 de maio de 2012.

Os vencedores ganharão uma passagem nas rotas Rio de Janeiro / Londres / Rio de Janeiro ou São Paulo / Londres / São Paulo, com reservas entre setembro de 2012 a março de 2013.

*Promoção sujeita à disponibilidade.

Para reservas e consultas de destinos: ba.com, 0800 761 0885 ou via agente de viagens.

Sobre a British Airways
Além dos voos entre Rio de Janeiro e Londres, que passaram de três para seis por semana em de 30 de outubro de 2011, a British Airways oferece voos diários entre São Paulo e a capital inglesa. Com as novas saídas do Rio, a companhia praticamente dobrou sua oferta em 2011.

A British Airways é uma das maiores companhias aéreas do mundo. Operando uma das maiores rotas internacionais junto com seus parceiros codeshare e franchise, a companhia voa para mais de 300 destinos em todo o mundo. Além disso, é uma das companhias mais estáveis do mundo, e sempre foi considerada uma das líderes da indústria. A BA transporta seus passageiros em horários convenientes para os aeroportos mais bem localizados em todo o mundo.

A British Airways é uma das principais companhias aéreas premium do mundo. Seus negócios se concentram em Londres com significante presença nos aeroportos de Heathrow, Gatwick e London City. A companhia também opera o transporte de carga em todo o mundo, principalmente combinado com os serviços de transporte de passageiros. A companhia aérea opera a maioria de seus voos domésticos, internacionais e intercontinentais a partir do Terminal 5, em Heathrow, que pertence exclusivamente à companhia.

FBHA acredita que estudo do IBGE vai estimular desenvolvimento hoteleiro no país

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) reconheceu a importância da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH 2011), divulgada ontem pelo IBGE e feita em parceria com o Ministério do Turismo, como um estudo que pode estimular o crescimento e a modernização da hotelaria no Brasil. De acordo com o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, mais do que trazer um panorama amplo dos meios de hospedagem nas capitais brasileiras, “a pesquisa deve ser utilizada para motivar programas de desoneração e de financiamento e linhas de crédito para baratear os custos hoteleiros, o que, consequentemente, fomentará o desenvolvimento da infraestrutura de acomodação no país”.

Sobre a quantidade muito maior de hotéis econômicos (37,6%), de categoria simples (23,2%) e turístico/médio conforto (24,7%) em relação ao número de hotéis de luxo (3,5%) e de categoria superior (11%), a FBHA argumenta que a oferta se faz a partir da demanda, que ainda é muito guiada pelo mercado nacional e, ultimamente, vem sentindo as perdas de participação de estrangeiros em função da crise européia e americana. “Acreditamos que, a partir da consolidação do mercado interno, da segmentação cada vez maior das faixas de consumo e da melhoria nas políticas de financiamento teremos um crescimento, em médio prazo, no segmento de hotelaria de luxo nas principais capitais”, comenta o presidente.
Em relação ao possível déficit de leitos nas cidades-sede para a Copa do Mundo, a entidade destaca que apenas Cuiabá e Manaus estão em alerta, mas já estão sendo estudadas alternativas, como hospedagem em cidades vizinhas e acomodações flutuantes, respectivamente. Considerando as perspectivas de crescimento até 2014 e a exigência sugerida pela FIFA, de que cada cidade deve oferecer 35% da capacidade total do estádio em número de leitos, as demais capitais serão capazes de receber com conforto à demanda. “No caso do Brasil, um país de proporções continentais, temos uma situação diferente dos países que receberam as últimas copas. Aqui a circulação de turistas vai ser mais rotativa e dinâmica, causando impacto também na hotelaria”, acrescenta Sampaio.

BRASIL É PAÍS CONVIDADO DA BTL 2012

Destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa, Embratur participa de rodada de negócios com 400 operadoras de turismo da Europa

No ano cultural Brasil-Portugal, o Brasil é o país convidado da 24ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontecerá entre os dias 29 de fevereiro e 04 de março, na capital lusitana. Dos cinco dias de evento, um será especialmente dedicado ao Brasil. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aproveitará a ocasião para promover os destinos turísticos brasileiros em Portugal, que já é o nono país do mundo, e quarto da Europa, que mais envia turistas para o Brasil.

Durante o evento, a Embratur participará de um programa Hosted Buyers exclusivo. Na ocasião, potenciais compradores – do trade de Portugal e de outras nacionalidades europeias – se reunirão com os expositores brasileiros. Cerca de 400 operadores de toda a Europa se encontrarão com os suppliers de destinos turísticos brasileiros. Segundo a organização da feira, em 2011, 94% dos compradores estrangeiros convidados encontraram parceiros de negócio.

Haverá uma participação diferenciada nesta BTL, fazendo com que Portugal seja visto como uma plataforma de negociação em todo o mercado europeu.

Negócios e cultura

No primeiro dia da feira, à noite, haverá um evento paralelo com atrações culturais. “Será uma oportunidade de relacionamento entre operadores locais, agentes especialistas em Brasil, autoridades e buyers, com vivência da cultura brasileira”, afirma o Diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.

Dentre as atrações culturais, também ocorrerão apresentações de boi bumbá, bloco de samba, capoeira, roda de choro e do Balé Cultural de Pernambuco. O Pará participa do evento com um pocket-show da cantora Fafá de Belém e com uma exposição peregrina da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, do Círio de Nazaré.

Devido ao destaque do país, durante a 16ª participação da Embratur na BTL, o número dos co-expositores presentes será quase o dobro em relação ao ano passado. Serão 61 parceiros no total, entre eles, operadores de turismo, redes hoteleiras e órgãos de promoção dos estados brasileiros. O espaço do estande também será quase o dobro do tamanho da edição da feira do ano passado, com 720 m², além do mesanino de 49,40 m². Serão 44 mesas e 26 módulos, onde estados, associações, companhias aéreas poderão expor seus produtos.

Turistas portugueses

Em 2010, 189.065 portugueses escolheram o Brasil como destino. Com saída de Lisboa e Porto, Portugal oferece conexão aérea, com voos da TAP, para Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, e São Paulo. Ao total são 64 frequências semanais. Grande parte do número de turistas portugueses, 77,7%, que visitou o País em 2010, já visitou o Brasil outras vezes e mesmo assim, 97,5% pretende voltar.

Todas as principais operadoras portuguesas comercializam algum destino no Brasil, e os turistas lusos demonstram alto grau de satisfação com o país, em 2010, 78,4% dos visitantes afirmaram que suas expectativas foram superadas ou atendidas plenamente.

Prefeitura realiza Noite de Fortaleza em Nova Iorque

A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), realiza, no próximo dia 1º de março, a Noite de Fortaleza em Nova Iorque. Depois de realizar Noites de Fortaleza nas principais cidades brasileiras em 2011 e firmar a capital cearense como o 3º destino turístico mais procurado pelos brasileiros, a Prefeitura deu início em 2012 ao fortalecimento da divulgação internacional da cidade.

Com a Noite de Fortaleza em Nova Iorque, será feita uma promoção da cidade de forma direcionada para cerca de 150 integrantes do trade turístico norte-americano. São agentes de viagem, operadores de turismo e imprensa especializada. No evento, será apresentada a infraestrutura atual e as intervenções que estão sendo feitas na capital cearense. Os convidados receberão materiais informativos e brindes da cidade.

Em fevereiro, na Itália, a cidade foi apresentada para o destino internacional que mais visita Fortaleza; agora, em Nova Iorque, será a vez de se posicionar como destino para o mercado norte-americano. Para isso, Fortaleza tem a seu favor o fato de ser a rota mais curta entre Brasil e Estados Unidos.

Além da Noite de Fortaleza, a Setfor será divulgada no New York Times Travel Show, que será realizado entre os dias 2 e 4 de março. Na feira, Fortaleza integrará o stand da Caravana Brasil da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). A Caravana Brasil Internacional roda o mundo divulgando os destinos brasileiros, em diversos eventos internacionais, para apresentar o país aos operadores de turismo, conhecer e entrar em contato com os agentes e instituições de turismo dos locais percorridos, e gerar produtivos encontros de negócios.

Fortaleza se prepara para ser sede da Copa do Mundo de 2014


Além de ser a cidade de menor rota entre Brasil e Estados Unidos, Fortaleza é a cidade-sede da Copa do Mundo 2014 mais próxima da Europa. Assim, a expectativa do Ministério do Turismo é que seja a 3ª cidade que mais receberá turistas durante o evento, 718 mil. A capital cearense abrigará seis jogos, sendo dois desses da seleção brasileira.


De acordo com dados da Embratur a uma previsão de crescimento excepcional de número de turistas nos anos da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio, em 2014 e em 2016 respectivamente, e ainda uma tendência de crescimento nos anos posteriores a esses eventos, o Ministério do Turismo estabelece a entrada de US$ 17,607 bilhões de divisas no país até 2020 e o aumento da entrada de turistas internacionais em 113% entre 2010 e 2020.

Empetur realiza ações nos mercados americano e alemão

Nos próximos dias, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) realiza ações promocionais nos Estados Unidos e na Alemanha. Em Nova York, a feira é promovida pelo The New York Times do dia 01 a 04 de março. No estande compartilhado com a Embratur, a Empetur irá realizar encontros com operadores para tratar de ações promocionais durante o ano inteiro como; workshop e famtour. Um desses encontros será com o presidente da Associação Americana de Operadores de Turismo (Ustoa), Terry Dale. “Essa é uma excelente oportunidade de vender os atrativos de Pernambuco, visto que atualmente o Brasil é o país que está na moda” afirma Luciana Fernandes, diretora comercial da Empetur,. O evento deve receber cerca de 10mil participantes.
Entre os dias 07 e 11 de março, a Empetur participará da ITB 2012 em Berlim, na Alemanha. No estande cooperado com a Embratur, serão sorteados pacotes turísticos para Pernambuco. “Também teremos reuniões com a operadora Thomas Cook, que comercializa o voo da Condor entre Frankfurt e Recife. O objetivo é traçarmos estratégias para aumentar a participação de suíços e italianos nesse voo, uma vez que a partir do segundo semestre teremos dois voos semanais”, complementa Luciana Fernandes.

Maratona de Engenharia conecta profissionais e estudantes de cinco continentes

De 5 a 10 de março, a 8ª Maratona Global de Engenharia e Tecnologia discutirá os desafios do crescimento acelerado da população mundial. No Brasil, evento é patrocinado por CH2M HILL, DuPont e Promon. Inscrições são gratuitas.
O rápido crescimento da população mundial, que já ultrapassa a marca de 7 bilhões de habitantes, impõe às gerações atuais o desafio de criar um mundo melhor e mais sustentável. O papel dos profissionais da engenharia nesse contexto será o tema central da 8ª Maratona Global de Engenharia e Tecnologia, evento que conecta profissionais e estudantes de várias partes do mundo ao longo de seis dias.

De 5 a 10 de março, os participantes poderão acompanhar as palestras e conferências que serão conduzidas nos Estados Unidos, China, Índia e em países da América Latina, Europa, África e do Oriente Médio. Uma curiosidade sobre a Maratona Global é que as apresentações são lideradas por mulheres que atuam nas áreas de engenharia e tecnologia.

O Brasil possui uma agenda específica, que contempla um encontro presencial no dia 6 de março na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com a participação de profissionais de empresas de grande relevância para o setor, como CH2M HILL, DuPont e Promon. Além do tema central da maratona, o evento discutirá também oportunidades de carreira para os jovens engenheiros no Brasil.

“Vivemos num mundo complexo, com muitos desafios, que requerem inovação, em todas as suas formas, para serem superados”, observa a diretora de Desenvolvimento América Latina da CH2M HILL, Eleanor Allen, que fará palestra durante a Maratona. “Atuar na área de Engenharia nos permite construir um mundo melhor, na medida em que oferecemos soluções para questões ambientais, energéticas e de infraestrutura”.

As inscrições para a 8ª Maratona Global de Engenharia e Tecnologia podem ser realizadas até o dia 4 de março pelo email maratona.engenharia@gmail.com ou pelo site www.globalmarathon.net. Todos os participantes poderão acompanhar a transmissão ao vivo dos painéis que serão organizados em diversos países. O credenciamento para acesso a todo conteúdo pode ser feito até 15 minutos antes de cada evento regional pelo portal:
http://www.smerbdesigns.com/global_marathon_epostcard/epostcard01.html

Serviço
8ª Maratona Global de Engenharia e Tecnologia - Brasil
Data: 6 de março de 2012
Horário: 14h00 – 16h40
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação, São Paulo - SP

Sesed apresentará resultado da "Operação Verão" nesta quarta-feira

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) apresentará nesta quarta-feira (29), às 9 horas, no auditório da Emater, no Centro Administrativo, o resultado da Operação Verão. Participarão do evento representantes de órgãos envolvidos no trabalho.

Aplicativo 1001 Lugares do Guia Quatro Rodas chega ao Android na Samsung Apps

Guia perfeito para viajantes e aventureiros mostra os melhores roteiros do país




A partir do mês de fevereiro, usuários de smartphones com sistema operacional Android poderão fazer o download do aplicativo “1001 lugares” desenvolvido pelo conceituado Guia Quatro Rodas, disponível exclusivamente na loja de aplicativos virtual da Samsung, a Samsung Apps. Os usuários da linha Samsung Galaxy de tablets e smartphones, terão acesso ao conteúdo completo de roteiros.

O aplicativo traz uma lista dos pontos turísticos mais incríveis do Brasil, com todas as informações necessárias para quem quer conhecer o que o país tem de melhor. O 1001 Lugares do Guia Quatro Rodas indica atrações imperdíveis para todos os gostos, como parques, museus, restaurantes, bares, eventos, hotéis e pousadas com textos explicativos e todo o serviço preciso para viajar com segurança. O usuário pode interagir com o conteúdo e com locais presentes no aplicativo organizando-os, com a possibilidade de criar listas – uma com os locais que já visitou e outra com os que ainda pretende visitar.

Cada ficha traz a exclusiva avaliação do Guia Quatro Rodas, uma das mais confiáveis fontes de informação sobre turismo no Brasil. Dentro do aplicativo, é possível buscar os lugares por ordem alfabética, ou ainda pelo estado e cidade do país, fazendo do aplicativo 1001 lugares uma ferramenta indispensável para quem quer conhecer o Brasil e suas melhores atrações de forma muito divertida.

O aplicativo estará disponível com exclusividade na Samsung Apps, até o mês de maio de 2012.

Motociclistas ganham desconto especial no Blue Tree Towers Curitiba

Participantes de Moto Clubes podem desfrutar de preços e serviços diferenciados no hotel

O hotel Blue Tree Towers Curitiba está lançando uma promoção especial para integrantes de Moto Clubes de todo o país. Até o dia 30 de junho, os motocliclistas que visitarem a capital paranaense e se hospedarem no hotel têm direito a tarifas com valores a partir de R$ 153 (mais taxas), em apartamento standard.
A diária ainda inclui café da manhã servido no Restaurante St. Michel, internet free e livre acesso a área de lazer e fitness do empreendimento. Informações e reservas pelo telefone (41) 3017-1090, pelo e-mail reservas.curitiba@bluetree.com.br ou no site www.bluetree.com.br.

Serviço:
Blue Tree Towers Curitiba - PR
Rua Lamenha Lins, 71 - Batel - Curitiba
Tel: (41) 3017-1090
Central de Reservas: 0300 15 05 000
reservas.curitiba@bluetree.com.br
www.bluetree.com.br


Sobre o Blue Tree Towers Curitiba
O Blue Tree Towers Curitiba conta com 106 apartamentos com quarto, sala e cozinha separados, ar-condicionado, conexão para internet, TV LCD a cabo, micro-ondas, cofre e minibar. Dispõe de andares para não fumantes e apartamentos para portadores de necessidades especiais, além de piscina, sauna e fitness center. O restaurante tem culinária internacional, lobby bar com drinques e petiscos em ambiente sofisticado e room service 24 horas. Salão para eventos com capacidade para até 100 pessoas em auditório, sala para reuniões e business center. O hotel está localizado no Centro de Curitiba, a 25 minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Lei Geral da Copa é aprovada na Comissão Especial

Proposta do deputado Afonso Hamm para formação de atletas integra a Lei

Os deputados que integram a Comissão Especial da Lei Geral da Copa (PL 2330/11) aprovaram na terça-feira, dia 28, o texto-base da Lei Geral da Copa apresentado pelo relator Vicente Candido (PT-SP). A votação de 10 destaques da lei será nesta quarta-feira, às 10 horas, no Plenário 1. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que integra a comissão, conquistou a aprovação da sua proposta para que a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de Futebol de 2014 deixem legado para os clubes profissionais de futebol.

Hamm comenta que a Comissão avançou na questão do tema social - “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”. Ele observa que o Brasil através do mundial esportivo se tornará vitrine e por isso existe a necessidade e o dever de fazer e contribuir para a realização de uma grande Copa.

A sugestão do deputado foi inserida nos temas sociais da Lei Geral da Copa, no artigo 30. A ideia visa buscar um legado para o futebol com a formação dos futuros atletas por intermédio dos recursos obtidos com a FIFA com os eventos no Brasil, das arrecadações, venda dos ingressos, do direito de imagem, ou seja, de uma parte do lucro do megaevento esportivo. “Conforme dados publicados na imprensa há uma estimativa oficial da FIFA de uma lucratividade da ordem de 200 milhões de dólares. Portanto, estamos buscando um percentual para construção dos centros de treinamentos para formar as categorias de base”, explica Hamm que lembra que junto com o deputado José Rocha trabalhou pela reformulação da Lei Pelé que reconhece o clube formador.

Na opinião do parlamentar, ainda não se tem uma ideia de qual percentual será trabalhado do total do lucro, no entanto, acredita que pode ser trabalhado em torno de 5 a 10% para junto com a organização dos clubes confederados e organizados construírem o Centros de Treinamento (CTs) para formação de novos atletas da categoria de base e assim, promover a inclusão social. “Sabemos da necessidade desses clubes e a importância de promover essas atividades”, detalha Hamm que foi jogador em categorias de base e profissional no Grêmio Esportivo Bagé e no Brasil de Pelotas.

A proposta de Afonso Hamm teve apoio de todos os parlamentares, inclusive do deputado Romário que é uma referência como desportista e campeão mundial.

Ingressos

Afonso Hamm também ressalta importante garantia na Lei que estabelece a venda da meia-entrada para os idosos e 300 mil ingressos populares para estudantes e beneficiários de programas de transferência de renda. “São avanços significativos e importantes”, argumenta.

De acordo com Hamm outra proposta destacável que foi inserida recentemente na Lei, é pauta sobre o turismo que tem uma efetividade para campanhas promocionais promovendo do ponto de vista de investimentos, e garantindo recursos inclusive oriundos da arrecadação da copa para potencialização do turismo brasileiro. “Muitos avanços foram efetivados na Lei e por isso, estamos aprovando o texto. Parabenizo o relator e o presidente da Comissão Renan Filho pela condução dos trabalhos”, conclui.

nA foto, Hamm e Romário

O ENTUR/2012 ganha quatro importantes apoios



A 5ª Edição do Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur) que acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, deverá ter um crescimento de 30 por cento ou mais, afirmou o presidente do Entur, empresário baiano, Sérgio Gordilho.

Além do apoio da ABIH-BA já confirmado, o Entur 2012 recebeu apoio de mais quatro entidades: Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), através de seu diretor regional, Marconi José de Medeiros Dutra; Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos do Estado da Bahia (Sindloc), através do seu presidente, Jéferson Augusto Tararam; Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional da Bahia (Abrajet-BA), através de seu presidente Edmundo Lemos e da Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Congressos(ABEOC-BA), através do seu presidente, Sérgio Araújo

Comunicado Costa Allegra

Gênova, 28 de fevereiro de 2012 - Na tarde desta terça, às 12h20 (Hora Central Européia), dois rebocadores chegaram ao Costa Allegra para ajudar o navio, bem como a segunda embarcação de pesca Ocean. O Costa Allegra continua a ser rebocado pelo navio pesqueiro com bandeira francesa “Trévignon” e mantém uma velocidade de cerca de seis nós. Na atual velocidade e com condições estáveis de clima, o Costa Allegra pode chegar a Mahé, antes da data prevista, a manhã de quinta, dia 1º.
Nesta quarta, dia 29, deve chegar um helicóptero levando lanternas (cerca de 400) e pão fresco, já que a bordo não é possível prepará-los, embora não faltem alimentos e outros itens de conforto.
Com a chegada de um pequeno gerador, carregado por um navio da Marinha que estava nas redondezas como suporte, a tripulação do navio está fazendo todo o possível para tornar a situação a bordo mais confortável, buscando restaurar serviços básicos do navio. A velocidade do navio, apesar do clima quente e úmido, cria uma leve brisa que ajuda a tornar a situação mais confortável.
Enquanto isso, no início da tarde de hoje, a “Equipe de Atendimento” da Costa Crociere chegou a Mahé: Um grupo de 14 pessoas incluindo executivos e gerentes qualificados, bem como técnicos especializados, encarregados de oferecer a assistência necessária tanto para o navio quanto os hóspedes e tripulação na sua chegada em Mahé.
Os membros da “Equipe de Atendimento” imediatamente se reuniram com autoridades locais e com os responsáveis pela coordenação do salvamento para definir os detalhes operacionais da chegada dos hóspedes na ilha e garantir as acomodações necessárias em hotéis locais, bem como a organização eficiente da sua volta para o destino final.
Oito deles vão visitar o Costa Allegra na manhã desta quarta, com a ajuda de um navio da Marinha local, para se reunir com os hóspedes e discutir com eles todos os arranjos necessários, auxiliando também a equipe do navio em inspeções técnicas mais detalhadas. Juntamente com a “Equipe de Atendimento” Costa, estarão dois oficiais da Imigração das Ilhas Seychelles para ajudar a organizar as verificações e procedimentos.

Marta Rossi representa o Festuris em feira na Europa

A diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi, está participando da BTL - Feira Internacional de Turismo, que ocorre em Lisboa, Portugal. O principal objetivo da diretora é internacionalizar ainda mais a marca Festuris e, com isso, atrair destinos e empresas de fora do País para a feira.
A BTL, que começa nesta quarta-feira, 29, e segue até domingo, dia 4, conta com a participação de 980 empresas, 20% das quais internacionais – o que corresponde a 5% a mais, comparando-se com os números do ano passado. O evento recebe 980 empresas e 39 destinos internacionais, com destaque para a estreia dos Emirados Árabes Unidos e para o regresso do Peru, México e Venezuela. O Brasil é o país convidado entre os destinos do exterior.

Nas últimas semanas, o Festuris esteve participando de feiras em toda a Europa. Os diretores Marcus Vinícius e Eduardo Zorzanello estiveram na Fitur, em Madri, na Espanha. Já a gerente comercial, Rose Ott, marcou presença na BIT, que ocorreu em Milão, na Itália.

Foto – Marta Rossi, diretora do Festival do Turismo de Gramado

Assessoria de Imprensa- Festuris

PESQUISA DIZ QUE TURISTA QUE VISITA NATAL É CASADO, VIAJA EM FAMÍLIA E GASTA EM MÉDIA R$ 220,74 POR PESSOA/DIA



ESTUDO DO IPDC/FECOMÉRCIO APONTA AINDA QUE 98% DOS VISITANTES RECOMENDARIAM O DESTINO NATAL E QUE 49% REPROVAM LIMPEZA PÚBLICA


Tendo como foco dar suporte à tomada de decisões e delineamento de ações voltadas ao fortalecimento da atividade turística no Rio Grande do Norte, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado, através do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), realizou, entre os dias 19 e 27 de janeiro passado, uma pesquisa ouvindo 350 turistas que visitavam a cidade de Natal para traçar um perfil detalhado deste visitante.
Entre as principais constatações estão o fato de que a maioria dos nossos visitantes é de homens (58%), paulistas (27,1%) e com escolaridade de nível superior (52,9%). Dois outros pontos podem ser considerados bastante positivos – sobretudo em contraponto aos riscos do chamado “turismo sexual”. De acordo com a pesquisa, 70% dos turistas que vem a Natal são casados e 81,3% viajaram com suas famílias.
Aproximadamente 30% dos entrevistados, declararam ter renda situada entre R$ 3.001,00 e R$ 6.000,00. Em meio aos visitantes estrangeiros entrevistados, que foram 12,1% do total, a maioria chegou ao Brasil diretamente por Natal (54,8%), tendo como principais pólos emissores Argentina, Itália e Portugal.
O tempo de permanência dos turistas na cidade – que historicamente era de sete dias – ficou um pouco acima desta média na pesquisa do IPDC/Fecomércio, batendo em nove dias. Quando questionados sobre o que mais lhes atraiu para Natal, 94% dos entrevistados citaram os atrativos naturais, sobretudo as praias.
Um outro questionamento interessante (já que pode balizar o período de eventuais campanhas de divulgação do destino Natal em potenciais pólos emissores) foi o de quando o visitante efetivamente tomou a decisão de viajar para Natal. Entre os entrevistados, 23,9% decidiram três meses antes da viagem, enquanto 21% tomaram esta decisão com seis meses de antecedência. A maioria chegou à cidade em vôo regular (64,9%), - sendo 56,5% pela TAM. Dos pesquisados, 65,9% tiveram suas viagens organizadas por agências de turismo.
Com relação ao gasto total no estado - incluindo hospedagem, alimentação, compras e etc. - verificou-se que, os turistas (de uma maneira geral) gastaram em média R$ 5.960,10 para um grupo médio de três pessoas que ficaram nove dias no estado. Com isso, o gasto médio diário por turista ficou em R$ 220,74. Os gastos médios diários dos turistas estrangeiros, incluindo-se aí todas as suas despesas na cidade, foram pouco superiores aos dos brasileiros.
Os turistas internacionais gastaram no total em média R$ 6.395,00 (seis mil trezentos e noventa e cinco reais), porém o tempo médio de permanência foi maior (15 dias) e os gastos foram divididos para duas pessoas, o que redunda em uma média diária de R$ 213,17 por turista.
Já os visitantes nacionais gastaram em média R$ 5.865,00, com tempo de permanência médio de oito dias e grupos de três pessoas, o que levou a média de gasto diário por turista para R$ 244,37.
Analisando os gastos por segmento, pode-se constatar que tivemos um total médio de R$ 2.964,97 com hospedagem; R$ 1.135,02 com alimentação; R$ 418,71 com transporte no local; R$ 697,74 com diversão; e R$ 567,31 com compras.

Avaliação
Os preços na cidade foram avaliados como normais pela maioria dos entrevistados (57,5%). Entretanto um percentual significativo (37,9%) considerou o nível dos preços elevado. A grande maioria (82,2%) dos entrevistados projeta retornar a Natal. Outro dado positivo é que quase todos os nossos visitantes (98%) recomendariam a cidade a outras pessoas.
Os maiores índices de aprovação plena (excelente+bom) dos equipamentos e serviços turísticos da cidade foram: hospitalidade/povo, com 93,2%, bares e restaurantes com 92,2%, empresas/serviços de turismo receptivo, com 90,5%, serviços da rede hoteleira com 90%, meios de hospedagem com 89,9%, passeios e comércio/compras, ambos com 87,9%.
A infraestrutura e os serviços da cidade foram os que obtiveram os menores índices de aprovação plena (que resulta da soma dos conceitos excelente e bom superiores a 80%). O mais bem avaliado, que atingiu esse índice de classificação, foi: condição/qualidade ambiental de Natal (preservação do meio ambiente) com 88,9%. Já a limpeza pública foi o item que obteve o menor índice de aprovação plena, com 51,4%.

EMBRATUR LANÇA AÇÃO NO FACEBOOK



Jogo “Encuentra Tu Color” promove o Brasil em países da América do Sul

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lança hoje (28) uma ação no Facebook para atrair turistas sul-americanos ao Brasil no período pós-carnaval, aproveitando o final do verão. Argentinos, chilenos, colombianos, paraguaios, peruanos e uruguaios poderão participar do jogo “Encuentra tu Color” na rede social. A ideia é descobrir as cores do Brasil enquanto escondem um personagem nas paisagens brasileiras.

A iniciativa, que vai até o dia 17 de março, tem por objetivo promover as doze cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, em países da América do Sul, despertando o interesse dos internautas em saber mais sobre os destinos brasileiros e premiando um internauta com uma viagem.

Os usuários devem desafiar seus amigos a encontrar o personagem escondido nas imagens. O ganhador será aquele que camuflar melhor o mascote do aplicativo nas fotos. Ele poderá levar um acompanhante para conhecer a diversidade natural e cultural de uma das cidades do mundial de futebol, que são: Manaus, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O destino ainda será definido pela Embratur.

A Embratur tem buscado o que existe de mais moderno para promover os destinos turísticos do Brasil no exterior. As ações de Comunicação Digital do Instituto levam em consideração a grande quantidade de turistas que utilizam a internet como fonte de informação e planejamento da viagem. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo Brasileiro, com turistas que visitaram o país em 2010, 30,9% dos estrangeiros que viajam ao Brasil organizam sua viagem pela internet.

A Promoção

Para concorrer ao prêmio, é necessário que os interessados curtam a fan page Visit Brasil no Facebook e ajudem o camaleão Zed a se esconder nos coloridos cenários brasileiros. Depois, o jogador deve desafiar seus amigos a descobrir onde o Zed está escondido. O internauta que conquistar o maior número de pontos será o ganhador da viagem.

Zed é um personagem muito simpático que, por ser um camaleão, tem a capacidade de se camuflar. Como o Brasil é um país multicolorido, foi o lugar selecionado por Zed para treinar essa habilidade.