Embratur faz
parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho para estimular o chamado enoturismo - visita aos roteiros de
produção vinícola no Brasil, que incluem diversas regiões. Segmento cresceu 100% nos últimos 10 anos
No
início deste ano, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) passou a
dar um apoio diferenciado à promoção da gastronomia e da cultura
brasileira internacionalmente.
Com o intuito de dar continuidade a estas ações, a Embratur assinou
hoje (12) um acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro do
Vinho (Ibravin). O termo prevê a divulgação dos vinhos brasileiros em
eventos realizados pela Embratur no exterior,
além de possíveis viagens com formadores de opinião. O objetivo é dar
destaque ao vinho brasileiro nas diversas ações de promoção
internacional, contribuindo assim, para a valorização dos produtos
nacionais, para agregação de valor à imagem do Brasil, e para
a divulgação do enoturismo e da enogastronomia brasileira.
Da esquerda para a direita: Deputado Federal (PP-RS), Afonso Hamm;Abigail Pereira, secretaria de turismo do Rio Grande do Sul;
Flávio Dino, presidente da Embratur; e o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Pavani.
Durante
a assinatura do acordo, o presidente da Embratur Flávio Dino lembrou da
importância da divulgação dos produtos brasileiros em eventos no
exterior. “Este
é o papel da Embratur. Devemos apresentar todos os aspectos da cultura
brasileira que é conhecida pela sua rica diversidade, e o vinho é
produto que traz este conceito, principalmente por ser feito em clima
tropical, com uma grande variação temperatura entre
as regiões, e pela incrível possibilidade de ter vinícolas
no Nordeste”, disse Dino.
O diretor-executivo
do Ibravin, Carlos Pavini, considera que os roteiros turísticos
associados à cultura da uva no Brasil podem atrair até quem não é
apreciador
de vinho. “Além disso, as uvas proporcionam a produção de geleias e
sucos de altíssima qualidade”, afirma Pavani , que também destaca a
geração de empregos na cadeia empresarial do enoturismo .
Brinde após a assinatura do acordo: Deputado Federal (PP/RS), Afonso Hamm;
Secretaria de turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira;
Presidente da Embratur, Flávio Dino; e Carlos Pavani, diretor-executivo do Ibravin.
Os vinhos brasileiros
O
Brasil está entre o seleto grupo de produtores de vinhos no mundo. Esta
posição foi conquistada a partir dos altos investimentos dos últimos
anos no segmento,
que resultou na crescente melhoria da qualidade do vinho nacional
e, em consequência, abre possibilidades para o aumento do interesse no
enoturismo . O setor já teve aumento de mais 100% de turistas nos
últimos dez anos - segundo dados da Aprovale (Associação
dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), em 2011, o Vale
dos Vinhedos, principal região vitivinícola do Brasil, recebeu 228 mil
visitantes, contra 45 mil, em 2001.
Apoio à gastronomia e ao enoturismo
A
procura por novos produtos, vivências e experiências são uma das
características do turista cultural. Segundo o assessor da presidência
da Embratur, André Vilaron
a gastronomia, como recurso, é parte importante do turismo cultural. “O
aspecto acrescenta valor à experiência turística e traz singularidade
ao destino”, avalia.
A
partir desta preocupação, desde o começo de 2012, a Embratur busca
valorizar em suas a ações a promoção da gastronomia como aspecto da
cultura. O objetivo é
valorizar por meio da culinária, e partir de agora, dos vinhos
brasileiros, a cultura brasileira e suas regiões.
Em
novembro, a Embratur firmou um acordo com a Associação Brasil à Mesa
para oficializar o trabalho de promoção da gastronomia brasileira.
Segundo o presidente Flávio Dino, o acordo com
o Ibravin deve seguir os mesmo termos do acordo do Brasil à Mesa. “A
Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro como já está fazendo
com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também nossa
cultura, com toda riqueza e diversidade que
a caracterizam.
Assessoria de IMprensa da Embratur
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