VINHO NACIONAL NA AGENDA PROMOCIONAL DO BRASIL NO EXTERIOR

 
 
 
Embratur  faz parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho para estimular o chamado enoturismo - visita aos roteiros de produção vinícola no Brasil, que incluem diversas regiões. Segmento cresceu 100% nos últimos 10 anos
No início deste ano, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) passou a dar um apoio diferenciado à promoção da gastronomia e da cultura brasileira internacionalmente. Com o intuito de dar continuidade a estas ações, a Embratur assinou hoje (12) um acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).  O termo prevê a divulgação dos vinhos brasileiros em eventos realizados pela Embratur no exterior, além de possíveis viagens com formadores de opinião. O objetivo é dar destaque ao vinho brasileiro nas diversas ações de promoção internacional, contribuindo assim, para a valorização dos produtos nacionais, para agregação de valor à imagem do Brasil, e para a divulgação do enoturismo e da enogastronomia brasileira.

Da esquerda para a direita: Deputado Federal (PP-RS), Afonso Hamm;Abigail Pereira, secretaria de turismo do Rio Grande do Sul;
Flávio Dino, presidente da Embratur; e o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Pavani.
Durante a assinatura do acordo, o presidente da Embratur Flávio Dino lembrou da importância da divulgação dos produtos brasileiros em eventos no exterior. “Este é o papel da Embratur. Devemos apresentar todos os aspectos da cultura brasileira que é conhecida pela sua rica diversidade, e o vinho é produto que traz  este conceito, principalmente por ser feito em  clima tropical, com uma grande variação temperatura entre as regiões, e pela incrível possibilidade de ter vinícolas no  Nordeste”, disse Dino.
O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Pavini,  considera que os roteiros turísticos associados à cultura da uva no Brasil podem atrair até quem não é apreciador de vinho. “Além disso, as uvas proporcionam  a produção de geleias e sucos de altíssima qualidade”,  afirma Pavani , que também destaca a geração de empregos na cadeia empresarial do enoturismo .


Brinde após a assinatura do acordo: Deputado Federal (PP/RS), Afonso Hamm;
Secretaria de turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira;
Presidente da Embratur, Flávio Dino; e Carlos Pavani, diretor-executivo do Ibravin.
Os vinhos brasileiros
O Brasil está entre o seleto grupo de produtores de vinhos no mundo. Esta posição foi conquistada a partir dos altos investimentos dos últimos anos no segmento, que resultou na crescente melhoria da qualidade do vinho nacional  e, em  consequência,  abre possibilidades para o aumento do interesse no enoturismo . O setor já teve aumento de mais 100% de turistas nos últimos dez anos - segundo dados da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), em 2011, o Vale dos Vinhedos, principal região vitivinícola do Brasil, recebeu 228 mil visitantes, contra 45 mil, em 2001.
Apoio à gastronomia e  ao enoturismo   
A procura por novos produtos, vivências e experiências são uma das características do turista cultural. Segundo o assessor da presidência da Embratur, André Vilaron a gastronomia, como recurso, é parte importante do turismo cultural. “O aspecto acrescenta valor à experiência turística e traz singularidade ao destino”, avalia.
A partir desta preocupação, desde o começo de 2012, a Embratur busca valorizar em suas a ações a promoção da gastronomia como aspecto da cultura. O objetivo é valorizar por meio da culinária, e partir de agora, dos vinhos brasileiros, a cultura brasileira e suas regiões.  
Em novembro, a Embratur firmou um acordo com a Associação Brasil à Mesa para oficializar o trabalho de promoção da gastronomia brasileira. Segundo o presidente Flávio Dino, o acordo com o Ibravin deve seguir os mesmo termos do acordo do Brasil à Mesa. “A Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro  como já está fazendo com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também  nossa cultura, com toda  riqueza e  diversidade que a caracterizam. 

Assessoria de IMprensa da Embratur

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