Presidente da Riachuelo, Flávio Rocha é o novo presidente do IDV




Presidente da Riachuelo comandará a entidade pelos próximos dois anos

Flávio Rocha assumirá a presidência do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) em 1º de janeiro e comandará a entidade pelos próximos dois anos. O executivo substituirá Fernando de Castro, e será a segunda vez que assumirá o cargo; a primeira foi em 2004, ano em que o IDV foi criado.
“Fernando de Castro elevou ainda mais o nome do IDV e será uma grande responsabilidade sucedê-lo. Por outro lado, será um privilégio presidir novamente o instituto, que tem grande representativa perante os órgãos governamentais, o legislativo, os formadores de opinião e toda a comunidade brasileira. Hoje, em qualquer grande país do mundo, o varejo representa mais de 25% do PIB, enquanto no Brasil esse índice é de 15%. Nossa missão à frente do IDV será justamente elevar este percentual”, comenta Rocha.
Além de presidir o Grupo Guararapes, controlador da rede de lojas Riachuelo, Rocha é membro do Conselho Superior Estratégico da Indústria e do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, além de conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Também é  vice-presidente da ABIT (Associação Brasileira das Indústrias Têxteis) e da Associação Comercial de São Paulo e foi deputado federal entre 1986 e 1994.
De acordo com o atual presidente da entidade, Fernando de Castro, o IDV tornou-se cada vez mais respeitado em todos os círculos, inclusive em Brasília. “Uma das coisas mais prazerosas é saber de pessoas ligadas aos ministérios, ao legislativo, à imprensa e à academia que o IDV passou a ser ouvido por todos, e esse poder de união e de multiplicação foi a maior conquista do instituto”, afirma Castro.
            Nos últimos anos, o varejo teve um papel fundamental no crescimento do PIB e sua importância é cada vez maior para a economia do país. O setor expandiu sua rede de atendimento para viabilizar a incorporação da nova classe média emergente ao mercado de consumo, enquanto as redes varejistas reduziram os preços dos produtos, levando a estes consumidores os bens que tanto aspiravam e os levaram próximos aos locais de trabalho ou de residência desses novos consumidores. Também desenvolveram e criaram novos produtos, adaptados ao gosto deste público.
O IDV apoiou a decisão do governo de desonerar a folha de pagamento e reduzir o IPI para alguns setores da economia. Estas medidas melhoraram a competitividade da indústria e reduziram os custos de produtos, o que beneficiou o consumidor, permitindo maior desenvolvimento da atividade econômica. O corte de juros e o aumento do prazo para o pagamento das compras de materiais de construção adotados pela Caixa Econômica Federal para o programa Construcard, uma linha de financiamentos especialmente com esta finalidade, também ganharam o apoio do IDV, que havia pleiteado estas medidas com o objetivo de estimular o volume de negócios dos varejistas e da própria Caixa.
            “Todas estas medidas criaram instrumentos de desenvolvimento econômico e mostraram a preocupação da nação brasileira e do governo em responder às necessidades do consumidor, com o barateamento do custo do crédito. O varejo tornou-se o modernizador dos hábitos de consumo desta nova classe. Muitos fatores contribuíram para que o varejo crescesse 4,1% em 2011, índice superior ao crescimento registrado pelo PIB, que foi de 2,7%. Um deles é que as empresas varejistas se prepararam para atender a esta demanda de consumo, o que acabou, por consequência, sendo elemento fundamental na geração de empregos”, analisa Castro.
Além de ser o maior gerador de empregos privados no Brasil, o varejo também é formador de pessoas e arrecada centenas de milhões de reais em impostos, tendo investido dezenas de bilhões de reais nos últimos anos, sendo, assim, o principal canal de escoamento da produção da indústria brasileira.

Sobre o IDV
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 37 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

            Conheça as empresas associadas: Bob´s, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Decathlon, DPaschoal, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Hering, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O Boticário, Paquetá, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart, Zelo e GS&MD- Gouvêa de Souza.

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