Presidente da
Riachuelo comandará a entidade pelos próximos dois anos
Flávio Rocha assumirá
a presidência do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) em 1º de
janeiro e comandará a entidade pelos próximos dois anos. O executivo
substituirá Fernando de Castro, e será a segunda vez que assumirá o cargo; a
primeira foi em 2004, ano em que o IDV foi criado.
“Fernando de Castro
elevou ainda mais o nome do IDV e será uma grande responsabilidade sucedê-lo.
Por outro lado, será um privilégio presidir novamente o instituto, que tem
grande representativa perante os órgãos governamentais, o legislativo, os
formadores de opinião e toda a comunidade brasileira. Hoje, em qualquer grande
país do mundo, o varejo representa mais de 25% do PIB, enquanto no Brasil esse
índice é de 15%. Nossa missão à frente do IDV será justamente elevar este
percentual”, comenta Rocha.
Além de presidir o Grupo Guararapes, controlador da
rede de lojas Riachuelo, Rocha é membro do Conselho Superior Estratégico da
Indústria e do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do
Estado de São Paulo, além de conselheiro do Instituto de Estudos para o
Desenvolvimento Industrial. Também é vice-presidente da ABIT (Associação
Brasileira das Indústrias Têxteis) e da Associação Comercial de São Paulo e foi
deputado federal entre 1986 e 1994.
De acordo com o atual
presidente da entidade, Fernando de Castro, o IDV tornou-se cada vez mais
respeitado em todos os círculos, inclusive em Brasília. “Uma das coisas mais
prazerosas é saber de pessoas ligadas aos ministérios, ao legislativo, à
imprensa e à academia que o IDV passou a ser ouvido por todos, e esse poder de
união e de multiplicação foi a maior conquista do instituto”, afirma Castro.
Nos últimos anos, o varejo teve um papel fundamental no crescimento do PIB e
sua importância é cada vez maior para a economia do país. O setor expandiu sua
rede de atendimento para viabilizar a incorporação da nova classe média
emergente ao mercado de consumo, enquanto as redes varejistas reduziram os
preços dos produtos, levando a estes consumidores os bens que tanto aspiravam e
os levaram próximos aos locais de trabalho ou de residência desses novos
consumidores. Também desenvolveram e criaram novos produtos, adaptados ao gosto
deste público.
O IDV apoiou a
decisão do governo de desonerar a folha de pagamento e reduzir o IPI para
alguns setores da economia. Estas medidas melhoraram a competitividade da
indústria e reduziram os custos de produtos, o que beneficiou o consumidor,
permitindo maior desenvolvimento da atividade econômica. O corte de juros e o
aumento do prazo para o pagamento das compras de materiais de construção
adotados pela Caixa Econômica Federal para o programa Construcard, uma linha de
financiamentos especialmente com esta finalidade, também ganharam o apoio do
IDV, que havia pleiteado estas medidas com o objetivo de estimular o volume de
negócios dos varejistas e da própria Caixa.
“Todas estas medidas criaram instrumentos de desenvolvimento econômico e
mostraram a preocupação da nação brasileira e do governo em responder às
necessidades do consumidor, com o barateamento do custo do crédito. O varejo
tornou-se o modernizador dos hábitos de consumo desta nova classe. Muitos fatores
contribuíram para que o varejo crescesse 4,1% em 2011, índice superior ao
crescimento registrado pelo PIB, que foi de 2,7%. Um deles é que as empresas
varejistas se prepararam para atender a esta demanda de consumo, o que acabou,
por consequência, sendo elemento fundamental na geração de empregos”, analisa
Castro.
Além de ser o maior
gerador de empregos privados no Brasil, o varejo também é formador de pessoas e
arrecada centenas de milhões de reais em impostos, tendo investido dezenas de
bilhões de reais nos últimos anos, sendo, assim, o principal canal de
escoamento da produção da indústria brasileira.
O IDV (Instituto para
Desenvolvimento do Varejo) representa 37 empresas varejistas de diferentes setores,
como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de
higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário
e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal
objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além
do desenvolvimento do varejo ético e formal.
Conheça as empresas associadas: Bob´s, BR Home Centers, C&A,
C&C Casa e Construção, Decathlon, DPaschoal, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel,
Grupo Pão de Açúcar, Hering, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo
Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas
Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O
Boticário, Paquetá, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e
Construção, Raia Drogasil, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart, Zelo e
GS&MD- Gouvêa de Souza.
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