MINISTRO ALDO ABRE PRESS TRIP DA EMBRATUR




Em conversa com 22 jornalistas estrangeiros no domingo (2), ministro do Esporte fala sobre expectativas do Brasil com a Copa de 2014. "Aqui, o futebol é uma instituição social".

Na manhã de domingo (2), dia seguinte ao sorteio das chaves da Copa das Confederações 2013, começou a press trip, organizada pela Embratur, que levará 22 jornalistas de sete países para conhecer as seis cidades-sede do torneio. Às 10h, os jornalistas fizeram uma entrevista com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Ele falou sobre a expectativa do Brasil em sediar os megaeventos esportivos Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014.





"No Brasil, o futebol é mais que um esporte, é uma paixão, uma instituição social", falou Aldo aos jornalistas. Segundo ele, essa ligação do país com o futebol tem explicação no fato do futebol ter dado à "população negra e pobre as suas primeiras celebridades".

Aldo contou aos jornalistas estrangeiros que o futebol chegou ao Brasil sendo praticado pelos "jovens ricos de São Paulo e Rio de Janeiro" e então travou-se uma verdadeira "batalha social e racial pelo futebol".

O ministro do Esporte lembrou que o Vasco da Gama chegou a ser afastado da liga de clubes da época por aceitar jogadores negros. Esses fatos históricos, segundo ele, fizeram do futebol "mais que um esporte, uma instituição popular, firmando-se à margem do mercado e do Estado".

"Assim como a Copa é mais que um evento esportivo, é uma oportunidade de desenvolvimento da nossa economia e de projetar nossa imagem no mundo como uma grande potência", afirmou Aldo.



                    

Após o encontro com o ministro do Esporte, em São Paulo, os 22 jornalistas seguiram para Belo Horizonte, primeira das seis cidades-sede a serem visitadas. Lá, os jornalistas tiveram oportunidade de assistir ao clássico Atlético-MG x Cruzeiro. A viagem seguirá até dia 13, quando os jornalistas visitam Brasília. A press trip é resultado de uma parceria da Embratur, Ministério do Esporte e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República com a FIFA e governos dos seis estados e cidades-sedes.




Comentários