Ibravin entrega troféu Saca-rolhas para vinícolas destaques do ano



Projetos Vinhos do Brasil, Wines of Brasil e Suco de Uva 100% premiaram as empresas de melhor desempenho nas ações promovidas em 2012.

Os destaques do ano entre as vinícolas brasileiras foram divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) na noite de terça-feira (11) na Estação Bangalô, em Bento Gonçalves (RS). No mercado interno, as vinícolas participantes do projeto Vinhos do Brasil escolheram Júlio César Kunz, da Dunamis Vinhos e Vinhedos, como profissional destaque do ano. A Dunamis ainda foi eleita a empresa do ano na categoria pequeno porte. A Dal Pizzol foi escolhida entre as vinícolas de médio porte e a Miolo, pelo segundo ano consecutivo, foi a melhor entre as de grande porte. A Dal Pizzol foi destaque também na categoria Projeto Imagem pela recepção aos jornalistas convidados pelo Ibravin este ano. O conselheiro com maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin em 2012 foi Gilberto Pedrucci, do Sindivinho-RS. Todos foram premiados com o troféu Saca-rolhas. Cerca de 170 representantes e lideranças do setor vitivinícola estiveram presentes.

No mercado externo, pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Miolo ganhou, pelo quarto ano consecutivo, na categoria maior valor exportado e maior número de países, obtendo um crescimento de 17% nas vendas de vinhos e espumantes para 21 países. O maior crescimento nas vendas ao exterior foi obtido novamente pela Salton, com acréscimo de 610% nos seus resultados de 2012, na comparação com 2011. A Aurora foi a vinícola que mais participou das ações realizadas pelo Wines of Brasil este ano. O destaque no Projeto Primeira Exportação (PPE) foi para a Vinícola Kranz, de Santa Catarina. O profissional destaque do ano foi Rosana Pasini, da Aurora, que, pela primeira vez, foi eleita nesta categoria. A Aurora ainda recebeu o troféu Saca-rolhas por ter sido a empresa que mais participou das ações do Projeto Suco de Uva 100%.

O gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, destacou o incremento das ações de promoção comercial realizadas nos mercados interno e externo, alcançando um total de 249 iniciativas. “A participação em 14 feiras no Brasil e exterior geraram uma prospecção de negócios no valor de R$ 6 milhões”, disse ele. O Circuito Brasileiro de Degustação chegou a sete capitais brasileiras este ano, envolvendo 28 vinícolas e atraindo 4.200 pessoas. Foram realizadas 11 edições do Projeto Comprador, com a vinda de 63 empresários para negociar diretamente com 26 vinícolas brasileiras. Dentro do Projeto Imagem foram feitas 32 edições, com a presença de 29 vinícolas que receberam 71 formadores de opinião, 51 jornalistas nacionais e internacionais e 210 sommeliers brasileiros. A Escola Vinhos do Brasil, criada para treinar garçons, sommeliers e maitres da Serra Gaúcha, capacitou 177 profissionais de 37 restaurantes em cinco municípios.

O grande destaque do ano foi o Projeto Carnaval, que culminou com o título em Porto Alegre da escola de samba Estado Maior da Restinga, com o tema “Da Mitologia a Realidade, a Tinga de Taça na Mão, Vinhos do Brasil: sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade”. Foram vendidas 900 taças de espumantes nas arquibancadas do Sambódromo de Porto Alegre e 1.200 pessoas passaram pelo camarote Vinhos do Brasil.

A gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, informou que foram promovidas oito master class (palestra com degustação) de vinhos brasileiros em quatro países este ano, tendo a participação de 300 jornalistas, sommeliers e compradores internacionais. Ao todo, 14 empresas integrantes do Wines of Brasil estiveram presentes nestes eventos. Foram realizadas 32 degustações em 12 países com 30 empresas envolvidas. “Temos muito a comemorar, pois o vinho brasileiro ganho mais espaço no país e no mundo”, comentou Andreia. A base de usuários das redes sociais mantidas pelo Ibravin sobre os vinhos brasileiros duplicou este ano. Ainda foram realizados seminários de capacitação e missões técnicas para aprimorar o conhecimento das empresas e buscar novidades.

Veja os destaques de 2012

Vinhos do Brasil
1) Destaque do Projeto Imagem 2012: Dal Pizzol
2) Destaque Empresa de Pequeno Porte 2012: Dunamis
3) Destaque Empresa de Médio Porte 2012: Dal Pizzol
4) Destaque Empresa de Grande Porte 2012: Miolo Wine Group
5) Profissional destaque de 2012: Júlio César Kunz (Dunamis Vinhos e Vinhedos)
6) Conselheiro com maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin em 2012: Gilberto Pedrucci (Sindivinho-RS)

Wines of Brasil1) Maior valor exportado: Miolo Wine Group
2) Maior crescimento em exportação em 2012: Salton
3) Maior participação em ações do projeto em 2012: Aurora
4) Destaque PPE (Projeto Primeira Exportação): Kranz
5) Profissional Destaque 2011: Rosana Pasini (Aurora)

Suco de uva
1) Maior participação em ações do projeto em 2012: Aurora

Comentários