Federação dos Albergues da Juventude realiza Capacitação de Qualidade



HI Quality é implantado nos credenciados da HI  no nordeste”

            A Federação Brasileira de Albergues da Juventude-FBAJ iniciou na semana passada a segunda fase de implantação do programa de certificação em qualidade da Hostelling International Brasil.

       O “HI-Quality” é um programa de longo prazo que está sendo implementado  na rede mundial HI Hostels,  para melhorar  a performance da qualidade gerencial e operacional da rede, que atualmente conta com mais de 4.500 hostels.
       A capacitação foi realizada no HI Praia do Forte e contou com a participação de praticamente todos os hostels credenciados no nordeste pela rede. 
O Sistema HI Q
          O  Sistema de  Qualidade da  rede HI, foca na gestão e operações do hostels.  Dissemina as "melhores práticas" de princípios de qualidade 
por todo o mundo ao mesmo tempo em que se adapta às necessidades específicas de cada  hostel em particular, permitindo que cada unidade 
da rede,  aperfeiçoem suas  operações uniformemente e ofereçam padrões para assegurar que o hóspede tenha uma excelente experiência de 
hospedagem
A capacitação  HI  Q  é baseada nas  dúvidas e questionamentos dos hostels, por isso o programa pode ser moldado de acordo com as necessidades de cada hostel em particular . O treinamento não é focado somente no conhecimento, mas  nas  habilidades e atitudes do empreendedor.

            Para Heloísa Coutinho, gerente de qualidade da rede HI Brasil que realizou a capacitação,  “o HI-Q  vai auxiliar os hostels a melhorarem ainda mais seu produto e seu atendimento, e assim  consolidar a HI como a rede com os melhores hostels do Brasil”.

            Para receber a certificação e exibir o logotipo diferencial HI – Q,  os hostels são avaliados nos quesitos limpeza, manutenção, organização dos processos, plano de negócios e estratégias a curto e longo prazos.
            Uma nova  reavaliação é realizada  de três em três anos.
            Segundo Heloísa, a FBAJ continua o processo de certificação H-Q ao longo de 2013 visando qualificar cada vez mais os hostels credenciados pela rede, como uma das ações para receber os megaeventos previstos para os próximos anos.

  
 O diferencial do  HI Quality        
       Para Paulo Limoncic, gestor do Praia do Forte Hostel, que sediou o treinamento ,”a implantação do HI Quality, dará um padrão de qualidade, necessário para cada vez mais  encantar os seus clientes”.
         Já para Fábio Farias, diretor do Maceió Hostel – unidades Pajuçara e Ponta Verde, que em setembro de 2013, vai receber os proprietários de HI Hostels do Brasil, para seu encontro anual,  “ a implementação do HI Q, será uma grande transição de um trabalho que atualmente é bem feito, para outro com toda excelência e rigor que o projeto demanda”
         Roberta Leão,  Sócia Diretora do Arrecifes Hostel pondera que  o programa vai possibilitar uma maior  qualidade nos serviços prestados  pelos hostels da rede HI Brasil. “Sistema baseado nas melhores ferramentas de gestão empresarial, além das questões de sustentabilidade que serão implantadas e padronizadas e que são foco do padrão de qualidade da HI.”

            Para Leonardo Abreu,  gerente do HI Caminhos da Chapada, localizado na Chapada Diamantina, na  centenária Palmeiras, “com o treinamento a rede poderá desenvolver um trabalho de excelência tanto no atendimento como internamente, além de uma forma administrativa e qualitativa mais integrada com os hostels da rede o que vai resultar em maior credibilidade no mercado de hospedagem.”

           Para todos os integrantes da capacitação o encontro serviu como plataforma de união e parceria entre os credenciados da HI Brasil nordeste e uma enriquecedora  troca de experiências com os colegas.

HI  Hostel Arraial d’Ajuda recebeu distinção da HI

         O HI Hostel Arraial d’Ajuda participou da capacitação do HI Quality em São Paulo. No retorno, Carla Mattiello, que coordenou o processo,  
iniciou reuniões semanais com sua equipe e foi colocado em prática o sistema HI Q.

           No ano passado foram auditados e selecionados como o segundo melhor hostel auditado nas Américas do Sul, Central e do Norte. A obtenção 
do “Selo com Q de qualidade maiúsculo”, segundo Carla “promoveu a eficiência do trabalho em equipe, o que se manifestou diretamente na 
satisfação dos clientes”

            Recentemente, o Hostel foi auditado novamente e recebeu parecer acima da média, fazendo jus a distinção que recebeu da HI Internacional. 


Comentários