EMBRATUR PROMOVE SALVADOR COMO SEDE DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES



Logo após sorteio da FIFA, que aconteceu no último sábado, a Embratur leva 22 jornalistas de 7 países a conhecerem Salvador, uma das cidades-sede da Copa das Confederações

O sorteio das chaves da Copa das Confederações da FIFA 2013, que aconteceu no último sábado (1º), em São Paulo (SP), foi o pontapé para o primeiro Tour de Agências de Notícias Internacionais. A press trip é uma iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Ministério do Esporte, FIFA e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Após passarem por Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), 22 profissionais de imprensa vindos da Alemanha, Rússia, Japão, Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, desembarcam hoje(6) em Salvador, uma das cidades-sede da Copa das Confederações FIFA 2013. Até amanhã (7), o grupo irá passar pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles o Mercado Modelo, Pelourinho, Elevador Lacerda, e local da fan fest no Jardim de Alah.O  receptivo será da empresa Adval Turismo.

O roteiro dos jornalistas também inclui uma visita ao estádio Fonte Nova, acompanhados pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro. Na sexta-feira, o grupo irá conhecer Costa do Sauípe, Praia do Forte e o Projeto Tamar.

"É um verdadeiro pontapé inicial que estamos dando na megaexposição do Brasil associado aos megaeventos", avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele lembra que as agências de notícia têm um grande poder de difusão e que esta viagem produzirá a primeira impressão da opinião pública mundial a respeito da preparação da cidade para os megaeventos. "O fato de termos organizado uma press trip que vai percorrer todas as cidades-sede também colabora com nosso objetivo de diversificar as portas de entrada do turismo brasileiro".

Segundo ele, as visitas aos pontos turísticos, arenas esportivas e obras, permitirão que os profissionais conheçam de perto a estrutura que o Brasil está preparando para a Copa das Confederações da FIFA e Copa do Mundo FIFA 2014 e também conheçam os atrativos turísticos e culturais de cada cidade. "Com certeza, esses 22 jornalistas voltarão com uma visão muito mais completa do Brasil para contar ao mundo", afirma Dino.

Copa das Confederações

Entre os dias 15 e 30 de junho de 2013, pela primeira vez, o Brasil servirá de palco para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. O torneio será mais do que apenas uma introdução para a Copa do Mundo 2014, que contará com a participação de quatro campeões mundiais: o Brasil - anfitrião, Itália, Espanha e Uruguai, além do México, Japão, Taiti e o campeão Africano que se juntará a esses países em janeiro de 2013. Brasília (DF) foi a cidade escolhida para a abertura dos jogos. O encerramento será no Rio de Janeiro (RJ).

A Arena Fonte Nova, em Salvador, vai receber a decisão do terceiro lugar da Copa das Confederações, marcada para 30 de junho, às 13h, um domingo, mesmo dia da final do torneio. A capital baiana também sediará a segunda partida da segunda rodada do Grupo B. Marcado para as 19h de 20 de junho, uma quinta-feira, o jogo reunirá as seleções B4 e B2. O outro jogo em Salvador será entre a Seleção Brasileira e a equipe sorteada como A4. O confronto válido pela terceira rodada da chave pode ser decisivo para a classificação do Brasil. A data da partida será dia 22 de junho, um sábado, às 16h.

A estrutura verticalizada da Arena Fonte Nova colocará o espectador mais próximo do campo. O estádio terá capacidade para 50 mil pessoas em assentos cobertos, 90 camarotes, restaurantes panorâmicos e duas mil vagas de estacionamento. O estádio contará com sala de imprensa, quiosques, elevadores, museu e espaços de negócios. A gestão é inspirada no modelo multiuso de sucesso na Europa, como o da holandesa Amsterdam Arena, consultora do projeto da Arena Fonte Nova.

Comentários