EMBRATUR PROMOVE RECIFE COMO SEDE DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES



Logo após sorteio da FIFA, a Embratur leva 22 jornalistas de 7 países a conhecerem Recife, uma das cidades-sede da Copa das Confederações

O sorteio das chaves da Copa das Confederações da FIFA 2013, que aconteceu no último sábado (1º), em São Paulo (SP), foi o pontapé para o primeiro Tour de Agências de Notícias Internacionais. A press trip é uma iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Ministério do Esporte, FIFA e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Após passarem por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), 22 profissionais de imprensa vindos da Alemanha, Rússia, Japão, Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, desembarcaram (7) em Recife, uma das cidades-sede da Copa das Confederações FIFA 2013. Até domingo (9), o grupo irá passar pelos principais pontos turísticos da cidade, o que inclui o Recife Antigo e a Embaixada dos Bonecos Gigantes, além da recém inaugurada Central do Artesanato.

O roteiro dos jornalistas também contempla visita à arena Pernambuco, acompanhados pelo governador do estado, Eduardo Campos. No último dia de visitas, os profissionais estrangeiros irão até Olinda, onde passarão pelo alto da Sé, Igreja da Sé e da Misericórdia, além do centro histórico.

"É um verdadeiro pontapé inicial que estamos dando na megaexposição do Brasil associado aos megaeventos", avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele lembra que as agências de notícia têm um grande poder de difusão e que esta viagem produzirá a primeira impressão da opinião pública mundial a respeito da preparação da cidade para os megaeventos. "O fato de termos organizado uma press trip que vai percorrer todas as cidades-sede também colabora com nosso objetivo de diversificar as portas de entrada do turismo brasileiro".

Segundo ele, as visitas aos pontos turísticos, arenas esportivas e obras, permitirão que os profissionais conheçam de perto a estrutura que o Brasil está preparando para a Copa das Confederações da FIFA e Copa do Mundo FIFA 2014 e também conheçam os atrativos turísticos e culturais de cada cidade. "Com certeza, esses 22 jornalistas voltarão com uma visão muito mais completa do Brasil para contar ao mundo", afirma Dino.

Copa das Confederações

Entre os dias 15 e 30 de junho de 2013, pela primeira vez, o Brasil servirá de palco para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. O torneio será mais do que apenas uma introdução para a Copa do Mundo 2014, que contará com a participação de quatro campeões mundiais: o Brasil - anfitrião, Itália, Espanha e Uruguai, além do México, Japão, Taiti e o campeão Africano que se juntará a esses países em janeiro de 2013. Brasília (DF) foi a cidade escolhida para a abertura dos jogos. O encerramento será no Rio de Janeiro (RJ).

A capital pernambucana será palco de três confrontos da Copa das Confederações 2013. O primeiro deles está agendado para o domingo, 16 de junho, às 19h, e marca a abertura do Grupo B. O jogo seguinte na Arena Pernambuco será válido pela segunda rodada do Grupo A e terá em campo as seleções A4 e A2, também às 19h, em 19 de junho, uma quarta-feira. A terceira partida em Recife será às 16h, pela última rodada do Grupo B, e reunirá as equipes B2 e B3. O confronto será em 23 de junho, um domingo, e pode decidir o futuro das equipes da chave na competição.

A Arena Pernambuco é o ponto de partida para a Cidade da Copa, um novo núcleo urbano em São Lourenço da Mata, que reunirá hotéis, áreas residenciais, de escritórios, educacional e de entretenimento, potencializando o desenvolvimento local e criando uma alternativa para a expansão urbana da Região Metropolitana do Recife.

Serão preservados 600 mil metros quadrados de Mata Atlântica nativa existente na região e adotadas tecnologias que garantem o uso racional de recursos naturais como a reserva e utilização de água de chuva, reuso de água, energia solar e outras soluções que utilizam a luz e a ventilação naturais.

Comentários