AUMENTAM AS EXPECTATIVAS DE MOVIMENTAÇÃO DE VIAGENS ORGANIZADAS NA TEMPORADA DE VERÃO 2012-2013



Pesquisa do Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo – revela que a maioria das agências e operadoras de turismo (50,5%) acredita que a movimentação será (26,8%) maior neste verão, comparada ao desempenho alcançado na bem-sucedida temporada de verão anterior.

O principal motivo do crescimento esperado é o aumento de gastos dos brasileiros com viagens. “Essa é a principal justificativa destacada pelas empresas (29,6%) como fator de motivação para o aumento no movimento de turistas”, destaca Marciano Freire, diretor do Ipeturis.

“Ações empreendidas pelas próprias empresas (11,2%); o aumento do poder aquisitivo do consumidor (9,2%) e a estabilidade econômica do país (9,2%) são fatores que também ajudam a explicar o cenário de otimismo setorial” conclui o diretor do Ipeturis.

As empresas entrevistadas em todo o país - 24 estados e o DF - preveem um equilíbrio na preferência entre os destinos internacionais (47,3% da movimentação de turistas) e nacionais (52,7%), com leve predominância de preferência dos viajantes pelas viagens nacionais.

Destinos internacionais
Os continentes mais procurados no exterior são: América do Norte (46%), Europa (28,4%) e América do Sul (15,1%). Estados Unidos (44,7%),Argentina (10,9%), Portugal (7%), França (6,5%) e México (5,7%) ocupam as cinco primeiras posições no ranking dos países preferidos. As cidades internacionais preferidas pelos turistas são: Orlando (10,7%), Miami (10,7%), Nova Iorque (9,5%), Buenos Aires (7,2%) e Cancun (4,3%) são.

Destinos nacionais
Já nas viagens nacionais lideram o ranking de preferência dos turistas os estados da Bahia (17,9%), Ceará (15,1%), Rio de Janeiro (14,2%), Rio Grande do Norte (11,4) e Pernambuco (10,7%). As cidades de Fortaleza (14,2%), Rio de Janeiro (13,2%), Natal (10,6%), Salvador (9,6%) e Maceió (6,4%) ocupam as cinco primeiras posições, garantindo primazia à Região Nordeste (64%). O Sudeste figura na segunda colocação (21,5%), seguido pela Região Sul (9,7%).
  

“O otimismo do setor é estimulado pela expansão do crédito e da renda, assim como pela queda nas taxas de juros e o alongamento dos prazos de financiamento”, complementa Eduardo Nascimento, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo – Sindetur-SP.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Perfil da Amostra
A amostra da pesquisa é constituída por 302 empresas de todas as regiões do Brasil, distribuídas em 31 cidades, em 24 estados e no DF, retratando de forma fiel o universo estudado, composto pelas empresas de distribuição de viagens organizadas no País. Agências de Turismo que atuam na ponta de vendas constituem 74,5% da amostra. As demais (25,5%) empresas pesquisas são operadoras turísticas que atuam na produção de viagens organizadas e em serviços de receptivo.

Período da Coleta de Dados
A coleta dos dados foi concluída após o período de maior concentração das vendas para a Temporada de Verão 2012-2013: entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro de 2012.

Ipeturis
Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, o Ipeturis é mantido pelo Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo – Sindetur-SP – e tem como principal missão promover pesquisas, estudos e capacitação de mão de obra para o aprimoramento das atividades do setor de viagens e turismo.

Sindetur-SP
O Sindetur-SP, fundado há mais de 61 anos, é o representante legal da categoria econômica. Além de exercer as funções trabalhistas previstas na Constituição, a entidade é foro permanente de estudos e debates da indústria do turismo, na perspectiva do seu desenvolvimento técnico e econômico.

Comentários