ABAV defende a força socioeconômica do Turismo no Mundo e no Brasil



Amanhã, dia 13 de dezembro de 2012, o mundo do turismo celebrará a viagem do bilionésimo turista pelo mundo no período de um ano, com base em projeções da Organização Mundial do Turismo. A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional, em sinergia com o Ministério do Turismo do Brasil, também decidiu aderir à campanha “1 bilhão de turismo. 1 bilhão de oportunidades”, com o objetivo de repercutir a força econômica e social do setor.

Em âmbito global, a receita movimentada pelo Turismo no ano passado totalizou US$ 1,2 trilhão – aproximadamente 6% das exportações de bens e serviços. As viagens internacionais chegaram a 990 milhões, revelando assim a crescente força econômica e do Turismo, responsável também pela geração de um em cada 12 empregos diretos no mundo. Com amplo efeito multiplicador, cada um deles gera 1,5 empregos em outros setores.

A expectativa de crescimento mundial, em 2012, é de 3% a 4%, a despeito da crise econômica. “No Brasil, também comemoramos: o turismo cresceu 6%, o dobro da média mundial de 3%”, afirma Gastão Vieira, ministro do Turismo, em mensagem encaminhada para Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional.

“Respondendo por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) segundo dados do IBGE e gerando aproximadamente 2,8 milhões de empregos, o setor encontra nas agências de viagens sua força de distribuição e nas associadas ABAV excelência de qualidade nos serviços de atendimento personalizado prestados aos consumidores”, ressalta Azevedo.
-- 

Comentários