Vinhos brasileiros seduzem novos compradores da China



Evento Sabores do Brasil oportunizou divulgação do projeto Wines of Brasil e a degustação de rótulos nacionais

Interessados em compras de grande volume, empresários chineses acompanharam atentos à explanação do Wines of Brasil, projeto de promoção do vinho brasileiro feito em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante o Flavours from Brasil (Sabores do Brasil).  O evento, que divulgou vinhos, carne de gado, frango, suínos, mel e café brasileiros na China, foi realizado nesta terça e quarta-feira (dias 20 e 21), no hotel Grand Hyatt Beijing, em Pequim, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Apex-Brasil, com apoio do Ministério de Relações Exteriores (MRE). No primeiro dia ocorreu uma conferência onde entidades representativas de cada setor envolvidas na ação puderam apresentar os seus produtos para mais de 100 pessoas. Logo após foi servido um coquetel onde foram servidos espumantes brasileiros e servido um jantar harmonizado com vinhos brasileiros.

Foram servidos os vinhos Vinibrasil Viogner, Casa Valduga Chardonnay, Miolo Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, Aurora Tannat, Salton Desejo e Garibaldi Chalet Du Clermont Merlot, além dos espumantes dessas empresas. “A degustação foi um sucesso. A compradora de vinhos da rede de supermercados Metro, Wendy Mao, apreciou com prazer cada rótulo e o David Hsio, da Grand Reserve, importador de vinhos de Taiwan que compra mais  1 milhão de dólares por ano, levou duas garrafas de nosso vinhos para casa”, comemora Bárbara Ruppel, da equipe de Promoção Comercial do Wines of Brazil.

No dia seguinte, Bárbara participou de oito reuniões de negócios. “Certamente, o evento foi muito importante para criação de imagem do vinho brasileiro”, afirma. Conforme ela, dados da consultoria Euromonitor Internacional apontaram que 28 compradores, de todos os setores, participaram de 110 reuniões de negócios com empresários brasileiros. “Se somente uma pequena parcela desse grupo comprar, efetivamente, os vinhos nacionais, os lucros serão grandes, pois o mercado chinês conta com a maior população do mundo e o interesse pelo consumo de vinhos só cresce no país. Mas esperamos que o número de interessados no setor seja expressivo”, observa Bárbara.

Importância da China
A China, que surpreendeu terminando 2011 em 2º lugar no ranking dos maiores compradores de vinhos brasileiros, encerrou o 1º semestre deste ano na liderança. O país asiático comprou US$ 405 mil de janeiro a junho, 492% a mais do que os US$ 68,4 mil do mesmo período de 2011. O valor já supera o total exportado para a China em todo o ano passado, que somou US$ 390,3 mil de cinco empresas – Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Miolo, Pizzato e Salton. “Tudo acontece muito rápido na China, que é um país enorme com uma população gigante e um interesse crescente em vinho”, comenta a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. As exportações de vinhos para o gigante asiático iniciaram em 2010, quando foram vendidos US$ 4 mil, por meio de Hong Kong. “Basicamente enviamos amostras. Os negócios começaram pra valer apenas no ano passado”, diz Andreia.
Segundo o MDIC, em 2011, o Brasil foi o terceiro maior exportador mundial de produtos do agronegócio, incluindo alimentos e bebidas. As exportações destes segmentos chegaram a US$ 76,9 bilhões, um crescimento de 24,98% em relação aos resultados de 2010, e atingiram mais de 200 países. De acordo com o documento Agricultural Outlook 2010-2019, produzido pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil tem o setor agrícola que mais cresce no mundo, com uma estimativa de crescimento da produção de mais de 40% até 2019.

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