Vêneto investe forte no Brasil



Primeira região do turismo na Itália e 4ª na Europa. Assim é a região de Vêneto na Itália que conta com sete produtos turísticos, como o mar, lago, cidades de arte,estações termais, parques e delta do Pó, montanhas no verão e montanhas no inverno. Na ultima semana , Vêneto esteve presente participando da 24ªedição do Festival de Turismo de Gramado. Na ocasião, o ministro regional do turismo, atividades promocionais, comercio exterior e internacionalização da região de Vêneto, Marino Finozzi recebeu a imprensa para uma coletiva, onde destacou a importância da região e o forte elo de ligação entre a cidade italiana e o Brasil. São dois territórios com uma ligação histórico-cultural tão forte a ponto de se tornarem indissolúveis. Dessa união se fundam as três principais motivações que levam a região de Vêneto a concentrar seus esforços no mercado brasileiro, a primeira no grande número de imigrantes italianos e em sua maioria de Vêneto, e que hoje ainda abriga a comunidade vêneta brasileira que conta com aproximadamente sete milhões de pessoas, a segunda motivação de caráter político e econômico e a terceira relacionada a alternância das estações climáticas ao longo do ano.

O ministro italiano enfatizou a importância da acessibilidade, um dos temas em destaque no festival de turismo de Gramado este ano.  A região tem um projeto de acessibilidade que incluem categorias de pessoas deficiente com disabilidade motora, visual e auditiva e pessoas com problemas com alimentos e sem esquecer as familias  com filhos pequenos e da terceira idade. Foi feita uma pesquisa para levantar o numero de pessoas com estes problemas, e hoje na Itália existe 130 milhões de pessoas com algum problema, e a região de Vêneto foi  a escolhida para levantar esta bandeira e seguir num projeto. Num segundo plano também acontecerá cursos de formação para operadores para terem conhecimentos de como fornecer informações  e atender  este tipo de turista . Esses projetos serão lançados de 2014 a 2021.Há três anos a cidade de Vicenza, realiza feira da acessibilidade e os hotéis mostram-se interesse em se adaptar para atender este público. A região de Vêneto também tem grande destaque no turismo religioso, com igreja famosa visitada por visitantes de todo o mundo, como a de São Marcos,em Veneza e Santo Antônio em Pádua. A região de Vêneto espera receber até 2020 cerca de 20 milhões de turistas. Em 2011, a região recebeu 16 milhões de turistas.  E cerca de 75% dos 16 milhões eram estrangeiros . São turistas de parte da Rússia, leste europeu e o Brasil está em primeiro lugar e a China também tem bastante importância em numero de visitantes. Vêneto tem mais de 300 vilas de pólo de vinícolas e mais de três mil estão sendo abertas para o público.Hotéis econômicos como bed & breakfast estão crescendo na região.

VÊNETO
 ministro do turismo de Vêneto, Marino Finozzi
Vêneto é representado de forma esplendorosa por Veneza, com suas gôndolas e atrativos inesquecíveis e pelas suas belezas artísticas. É uma região debruçada no mar adriático com os seus 150km de litoral. Uma planície fértil,  irrigada por rios em boa parte navegáveis, estende-se por mais da metade dos 18.300 km2 da região, enquanto que o restante do território é caracterizado por suaves colinas e por montanhas entre as mais sugestivas do mundo. 

Na coletiva foi distribuído para os jornalistas um kit com material informativo sobre a região elaborado todo em português. Para maiores informações sobre a região acesse www.veneto.to ou www.regione.veneto.it




 

Comentários