Títulos preferenciais: a oferta de troca da Meliá Hotels International obtém 76,4% de aceitação




Meliá Hotels International informou à Comissão Nacional do Mercado de Valores o resultado de sua Oferta de Troca de Títulos Preferenciais Série A emitidas em abril de 2002 pela Sol Meliá France, Ltd. e garantidas pela Sociedade, uma vez que no dia 26 de outubro concluiu o período de aceitação da Oferta.

Segundo o Comunicado, durante este prazo, aceitaram a Oferta os titulares de um total de 816.940 Títulos Preferenciais, o que representa 76,431% do total de Títulos aos quais a oferta foi dirigida.

Como consequência disto, foram emitidos 816.940 Bônus Simples de 93,50 € de importe nominal unitário, representando esta emissão de Bônus Simples um importe total de 76.383.890 €.  Nesta data procedeu-se à subscrição e desembolso dos mencionados Bônus Simples, adquirindo a Meliá Hotels International S.A. os mencionados Títulos Preferenciais.

O êxito desta experiência de Troca, a primeira realizada na Espanha por um Corporate valorizado com exposição e relevância internacional, mostra o reconhecimento do mercado ao planejamento financeiro em que se baseava a Oferta, equilibrado e destinado a satisfazer a ambas as partes – Investidor e Emissor. A Companhia recorda que esta operação permitiu aos que a aceitaram intercambiar seus Títulos Preferenciais Perpétuos da Sol Meliá Ltd. a um preço total de 94,5% (incluindo o dividendo corrido acumulado desde o último pagamento trimestral) o que implica um prêmio considerável sobre a cotização anterior ao anúncio da Troca, e receber em seu lugar um Bônus Senior da Meliá Hotels International a uma atrativa rentabilidade trimestral de 7,8% (TAE 8%) com um vencimento assegurado a cada 3 anos e 9 meses com exigibilidade de crédito elevado.

Da perspectiva da Meliá, a operação irá permitir reduzir os custos financeiros associados às Preferências e ajustá-los a um custo mais adequado para a criação de valor para seus acionistas, melhorar sua proporção de crédito e assegurar o cumprimento de covenants.  Para levar esta operação a uma conclusão bem sucedida, a Meliá atuou com a assessoria da Natixis, como Lead Manager, e da Bankinter, como Agente.

Como explica Gabriel Escarrer, Vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, “em um entorno de mercado tão complexo, tínhamos a dupla responsabilidade de oferecer aos proprietários de Títulos uma alternativa de compensação satisfatória, “amigável para o investidor” e sem incertezas, sem afetar nossos compromissos creditícios nem prejudicar nossa solvência futura. A solução ofertada era ótima e assim entenderam os investidores”.

Com esta operação, a Meliá continua enfrentando seus vencimentos importantes conforme o previsto, ao mesmo tempo em que aprofunda a linha de suavizar o calendário de amortizações da Companhia.

Para mais informações: www.melia.com

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Na atualidade, dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países nos 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran MeliáMeliáMEInnsideTRYP by WyndhamSol Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.


Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras. 

Comentários