Sucesso total a 24ªedição do Festival de Turismo de Gramado.

Os anfitriões, Marcus Vinicius, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello
Luiz Fernando, deputado federal Afonso Ham e o prefeito reeleito de Gramado, Nestor Tissot


Mario Carvalho, diretor de vendas da TAP no Brasil e Luiz da Gama Mór, vice presidente da TAP
 
Presidente do Entur, Sérgio Gordilho e a diretora comercial do Entur, Mara Silvia 
Presidente da ABIH nacional, o potiguar Fermi Torquato entre tantos hoteleiros e presidentes de ABIH´s
Presidente da ABIH-PR, secretário de turismo de Pernambuco e presidente da Empetur
comitiva da Indonésia
Noite de Pernambuco, foi show
24edição do Festival de Turismo de Gramado é sucesso total, agora em 2013, a 25ªedição de Bodas de Prata, será em nova data: 07  10 de novembro


Em mais uma edição com grande sucesso, e números cada vez mais expressivos, o Festival do Turismo de Gramado chegou novamente ao final de mais uma edição. Durante a coletiva oficial do evento, neste sábado (24) à tarde, os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello  e Marcus Vinícius avaliaram as novidades apresentadas neste ano e os principais projetos para 2013, ano em que o Festuris completa 25 anos.Foram 56 países, com estreiantes como a Indonésia que chamou atenção dos seus visitantes. Um destaque também para o salão de Enoturismo, que promoveu palestras e encontros, que teve a honra da visita do governador do RS, Tarso Genro, e ainda o I Salão de Acessiblidade, que trouxe ao evento profissionais e estudiosos da área, além de Ricardo Shimosakai da Turismo Adaptado, sob a coordenação Tânia Brizola.

Logo no início da apresentação, Marta Rossi enalteceu os parceiros, que são grandes responsáveis pelo sucesso do evento: “Todos os amigos do festival sempre contribuem de maneira positiva para nós, sendo grandes responsáveis por cada novidade que a feira proporciona. Quando planejamos esta 24ª edição, nosso principal objetivo foi fazer com que os participantes gostassem tanto do evento, que eles mesmo prospectassem e pedissem mais uma edição, que foi o que ocorreu”, ressaltou.

Números cada vez mais expressivos

O diretor Eduardo Zorzanello divulgou o levantamento oficial de países presentes, o aumento na metragem e no número de participantes. “Neste ano, conseguimos mais uma vez um aumento na nossa metragem e em público participante. Em 2012, batemos a casa de 14 mil pessoas nos dois dias de feira, isso tudo contando com um aumento de 6,55% na metragem oficial comercializada.” Além destes dados, Zorzanello comemorou a marca de 56 países estiveram presentes no evento, entre expositores, visitantes e caravanas internacionais”, lembrou, mostrando cada vez mais a força internacional que o Festuris tem. Em número de jornalistas também bateu o recorde. No ano passado foram 250 jornalistas e neste ano, cerca de 450 jornalistas, de todas as partes do Brasil , e argentinos, chilenos, República Dominicana, entre outros.


Nova data para 2013

Aproveitando que, no próximo ano, o evento comemora bodas de prata, os organizadores decidiram antecipar em uma semana o festival de 2013, e o diretor Marcus Vinícius explicou a mudança: “A feira vem crescendo, e está totalmente consolidada. Sabendo disso, decidimos adiantar o evento em alguns dias, fugindo um pouco do protocolo normal da feira. No próximo ano, o Festuris ocorrerá de 7 a 10 de novembro de 2013, tentando encontrar diversas facilidades, perante economia e com a possível absorção de novos mercados. A próxima edição com certeza será emocionante”, revelou Marcus.

Congresso
A responsável pela organização dos temas e debates do congresso da feira, a presidente da Abav-RS, Rita Vasconcellos, celebrou o sucesso da ação: “Os temas deste ano foram escolhidos baseados nas novas tendências deste mercado, que é o turismo. Buscamos, com estes painéis, apresentar ao agente de viagens a importância do conhecimento, e mostrar o que devem esperar, e como se preparar para o congresso”, revelou Rita.

Aproveitando as palavras de Rita, a secretária do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, agradeceu aos organizadores da feira por tanto contribuir com a cidade: “Para Gramado, o Festuris é um presente. Há 24 anos, a cidade não era nem de longe o destino turístico que é hoje. A feira foi uma das ações responsáveis por tornar Gramado um destino turístico de tanto sucesso, que é lembrado em todos os lugares do mundo”, agradeceu Rosa Helena.

A partir de março de 2013, as principais novidades da próxima edição começarão a ser divulgadas. Criação de novos salões, novidades no congresso, e um número maior de mercados internacionais estão entre as principais pautas para este próximo evento.

PAÍSES PRESENTES

ÁFRICA DO SUL
ALEMANHA
ARGENTINA
AUSTRÁLIA
ÁUSTRIA
BAHAMAS
BANGLADESH
BARBADOS
BIRMÂNIA
BOLÍVIA
BUTÃO
CAMBOJA
CANADÁ
CHILE
CHINA
COLÔMBIA
COREIA DO NORTE
COREIA DO SUL
COSTA RICA
CROÁCIA
CUBA
EGITO
EMIRADOS ÁRABES
ESPANHA
ESTADOS UNIDOS
FRANÇA
GUATEMALA
ÍNDIA
INDONÉSIA
IRÃ
IRAQUE
IRLANDA
ISRAEL
ITÁLIA
JAPÃO
JORDÂNIA
MALÁSIA
MARROCOS
MÉXICO
MONGÓLIA
NEPAL
PANAMÁ
PARAGUAI
PERU
PORTUGAL
REPÚBLICA DOMINICANA
RUSSIA
SEYCHELLES
SRI LANKA
SUÍÇA
TAILÂNDIA
URUGUAI
TUNÍSIA
VENEZUELA
VIETNÃ

EVENTOS
Paralelo ao festuris, houve o arroz amigo, já consagrado no evento. Também outras ações como a Snowland que lançou seu projeto para um café para a imprensa, bem como a Varanda das Bromélias que recebeu jornalistas para um brunch . A Redetour de Porto Alegre também recebeu operadores e agentes, além de convidados para um churrasco no hotel Pampas da Serra.O Estado de Pernambuco promoveu a noite pernambucana na abertura do Festuris levando Alceu Valença animando toda a galera. Depois no dia seguinte foi a vez de Sergipe, na Vox Club homenageiando a jornalista Silvinha de Oliveira, que criou este evento, mas que faleceu este ano . Noites memoráveis e imperdíveis. A Brocker e a Terra também promoveram eventos..Foram poucos dias, mas dias com resultados muitos positivos.
O Rio Grande do Norte acabou participando levando sua equipe técnica, Ana Rita Salgado e Fátima Chagas, além de hoteleiros que prestigiaram o evento. O RN com estande levou sua folheteria e a castanha de caju como degustação.

TURISMO ACESSÍVEL
Ricardo Shimosakai, da turismo Adaptado esteve presente ao Festuris, graças ao apoio da Marta Rossi que lançou a idéia do I salão de acessibilidade.Ricardo Shimosakai está elaborando um roteiro acessível que contempla Bonito, Socorro,Gramado, Rio de Janeiro, e Natal. Os roteiros também incluem os cruzeiros marítimos.A operadora que participará deste trabalho é a  Via Mercosul, que atua em Porto Alegre, Florianopólis e São Paulo.

*
Esta jornalista e blogueira participou do evento a convite do Festuris.
Viajei pela Gol e fui hóspede do hotel Pampas da Serra em Canela.
Meus agradecimentos a todos que fazem a equipe de Marta Rossi .  

Comentários