Setur-PE dá inicio à capacitação de idiomas para 800 taxistas




Com o objetivo de capacitar os motoristas de táxi com noções de inglês e espanhol, ambos voltados para a conversação, e qualidade no atendimento, teve início na manhã desta quarta-feira (14), a terceira edição do projeto Taxista Amigo do Turista. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Professores de inglês e espanhol mostraram o que será aprendido durante os 12 meses de curso durante a aula inaugural realizada no auditório da Infraero.  
Nesta edição, o projeto atenderá 800 taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e do Arquipélago de Fernando de Noronha. Com duração de 12 meses, a ação oferece os cursos de Qualidade de Atendimento (20h/aula), Inglês (60h) e Espanhol (20h), contabilizando o total de 100hs/aula presenciais e semipresenciais. As aulas virtuais acontecerão em laboratórios montados nas cooperativas Coopstar e Coopseta, além de também serem realizadas no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Sinditaxi.
Ao final do curso, os profissionais que obtiverem 75% de aproveitamento receberão um tablet, que contém o material informativo dos atrativos turísticos do Estado, localização de bares, restaurantes, hotéis, aeroportos, horários de voos, rodoviárias, hospitais, museus, boates, casas de câmbio. Além disso, materiais como o Rota 232, Rota Litoral e mapas também fazem parte do conteúdo eletrônico.
Para o taxista Severino Carlos de Souza, esta é uma boa oportunidade para que os profissionais consigam aprimorar seus conhecimentos e aprendam a receber bem os turistas que chegam ao Estado. “O projeto Taxista Amigo do Turista traz a nós, taxistas, a oportunidade de aprendermos como receber bem pessoas de todo o mundo que chegam a Pernambuco. Trabalho no Shopping Recife e, lá, tenho passageiros de diferentes lugares. Poder conversar com os passageiros em inglês e espanhol acaba sendo um diferencial para o profissional”, afirmou.
O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, enfatizou a importância do projeto para o turismo do Estado. “O taxista é o primeiro contato que o turista tem ao chegar a Pernambuco. O objetivo do curso é aprimorar o trabalho deste profissional, para que o visitante possa ser bem atendido, além de ter um bom relacionamento durante o momento em que estão juntos”, garantiu.
Outras edições: Na primeira edição do projeto Taxista Amigo do Turista, que aconteceu em 2008, 153 taxistas foram qualificados. A segunda etapa, em 2009, ofereceu cursos de noções básicas para os novatos e aperfeiçoou os conhecimentos dos veteranos, totalizando 463 qualificações. Ao todo, 616 taxistas de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Fernando de Noronha já participaram do projeto.

Comentários