Sebrae e Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PE (CET–PE) avançam com estudo que pretende superar gargalos no turismo da região


12 demandas foram identificadas e empresas de TIC deverão oferecer soluções

Através do programa SEBRAE 2014, que planeja deixar como legado da Copa do Mundo no Brasil um poder de competitividade entre as micro e pequenas empresas, o SEBRAE e a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PE (CET-PE) identificaram 12 dificuldades que poderão ser solucionadas através da oferta de TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação).

Comandado pela Mega Consultores Associados, o diagnóstico, que trouxe os principais gargalos hoje enfrentados pelo empresariado local, foi fruto de oficinas que identificaram inicialmente as principais demandas e posteriormente o que poderia ser ofertado pelas empresas de TIC. Foram apontadas 84 demandas, das quais 30 foram entendidas como desafios que poderiam ser solucionados através da informática.

Central de compras, aproximação de TIC e turismo, portal de turismo de Pernambuco, central de reservas, plataforma de educação à distância (formação em idiomas, capacitação empresarial e na prestação de atendimento, formação continuada de guias, etc), soluções para meios de pagamentos, cardápio multilíngue digital, sistemas de segurança e serviços de integração de sites com redes sociais foram eleitas como demandas prioritárias.

Após identificadas as demandas, no dia 8 de novembro ocorrerá a última etapa da ação, a Oficina de Meeting Intersetorial. A ocasião contará com a participação do SEBRAE, da CET-PE, do Porto Digital, da Sofitex e da Assespro. “Com esta última oficina, planejamos realizar o 'casamento' entre o turismo e as empresas de TIC. As micro e pequenas empresas com pouco acesso à TIC agora terão a oportunidade de utilizar recursos que ampliem a sua competitividade no mercado”, diz o coordenador da CET-PE, José Otávio de Meira Lins.

Para Roberta Correia, gerente territorial da RMR e da Mata Norte do Sebrae e coordenadora do projeto SEBRAE 2014, a ação beneficia as micro e pequenas empresas do turismo e gera também oportunidade de negócios para as empresas de TIC. “Estamos chegando a reta final do 'casamento' entre ofertas e demandas. Foram escolhidos 10 segmentos que serão impactados com a Copa do Mundo Fifa de 2014 e que já estão sendo trabalhados pelo SEBRAE, e no caso específico de turismo, mapeamos quais as necessidades deste setor que poderiam ser atendidas através da TIC. Acredito que esta ação beneficia diretamente as empresas de turismo, como também gera oportunidades de negócios para o segmento de TIC”.

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