RS conhece suas vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios



Nadir Daroit, Maristela Tomasi Chiappin e Eronita Pithan Gonçalves conquistaram a distinção nas categorias Negócios Coletivos, Pequenos Negócios e EI

Porto Alegre - As empreendedoras Nadir Daroit (Cachoeirinha), presidente da Cooperativa de Produção de Sistemas Hidráulicos, Maristela Tomasi Chiappin (Caxias do Sul), proprietária da J Pedro & Cia Ltda, e Eronita Pithan Gonçalves (Horizontina), da Stop Dog, foram as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios nas categorias, Negócios Coletivos, Pequenos Negócios e Empreendedora Individual, respectivamente. O anúncio ocorreu nesta terça-feira, dia 13 de novembro, durante reunião almoço promovida pela BPW Porto Alegre - Associação de Mulheres de Negócios de Porto Alegre, parceira do Sebrae na distinção.
Para o superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, todas as mulheres que se inscreveram para participar da distinção podem se considerar vencedoras “porque certamente têm histórias de vida e de trabalho muito bonitas”, disse o dirigente lembrando da dura rotina que a grande maioria enfrenta, dedicando-se não somente às suas empresas, mas também à família e aos afazeres domésticos. Hainzenreder ressaltou que no Sebrae/RS 60% dos colaboradores são mulheres e acrescentou: “elas estão ocupando cada vez mais espaços importantes no mercado de trabalho”. Os diretores Técnico e de Administração e Finanças do Sebrae/RS, Marco Kappel Ribeiro e Marcelo Ribas, também participaram do evento.
No Rio Grande do Sul, 406 empreendedoras se inscreveram para participar da distinção, mas apenas dez foram finalistas. Nadir Daroit, (Categoria Negócios Coletivos), destacou sua persistência. “Já havia enviado a nossa história outras duas vezes, mas como sou persistente, enviei novamente e agora vencemos. Tudo isso é resultado de muito trabalho realizado por muitas pessoas”.
Maristela Tomasi Chiappin (Categoria Pequenos Negócios) falou da contribuição que as capacitações do Sebrae/RS deram para sua empresa, focada em educação. “Muitas vezes temos dificuldades de enxergar o setor educacional como um negócio. Eu devo isso ao Sebrae/RS, que me fez conhecer todas as ferramentas de gestão”. A Empreendedora Individual, Eronita Pithan Gonçalves, (Categoria EI), já havia se emocionado ao receber o diploma de finalista. “Estou muito feliz porque este prêmio representa a minha luta e o meu empenho. Não meço horas de trabalho, e ainda assim cuido do meu marido e do meu neto”, revelou Eronita.
As três vencedoras representarão o Rio Grande do Sul na fase nacional do prêmio que acontece em março de 2013, em Brasília. O evento contou, ainda, com a palestra “Mulher Equilibrista Carreira, Família e Sonhos”, ministrada por Adriana Loch, sócia gerente das empresas Aja Soluções e Gestão Ativa.
Conheça um pouco mais cada empreendedora
Nadir Daroit – Cooperativa de Produção de Sistemas Hidráulicos - Coosidra
A trajetória de Nadir Daroit como mulher empreendedora teve início em 1999, quando a empresa onde trabalhava, desde 1991, entrou em falência. Por conta disso, um grupo de trabalhadores resolveu organizar uma cooperativa para assumir a fábrica. Desde a fundação da Coosidra – Cooperativa de Produção de Sistemas Hidráulicos, Nadir assumiu a função de diretora-presidente. A cooperativa está localizada no Distrito Industrial de Cachoeirinha/RS, e atualmente é composta por 22 associados, sendo 19 homens e três mulheres. Nestes 11 anos de história, a cooperativa tem possibilitado aos associados, além da geração de renda, um aprendizado intenso de trabalho coletivo, autonomia, união e persistência. Além disso, tem demonstrado preocupação com as futuras gerações no aprimoramento de suas ações, visando à conservação do meio ambiente. Possui licença de operação em vigor, emitida pelo órgão estadual FEPAM e trabalha no atendimento de seus itens.
Maristela Tomasi Chiappin – J Pedro & Cia Ltda
Maristela Tomasi Chiappin nasceu no meio rural de Caxias nos anos 70. Aos 17 anos, recém formada em magistério, pediu emancipação aos pais. Vendeu um único
terreno que a família possuía, e que seria sua herança, e comprou a sua primeira escola infantil, em 1988: a Algodão Doce. Depois disso, a empresa só cresceu. Em 1992 inauguraram a filial 1, no Bairro Medianeira, em 2000 a filial 2
e em 2001 a filial 3, ambas no centro da cidade. Ainda em 2000, mais uma escola infantil foi aberta: Companhia do Carinho. Em 2004, através de financiamento, investiram em um prédio de seis andares, que abriga o Ensino Fundamental: Em 2010, abriram a Escola de Educação Infantil Caminho Kids e, em 2011, a de Ensino Médio Impulso. Atualmente, com novo financiamento, Maristela iniciou a construção de um novo prédio, ecologicamente correto, que irá abrigar as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. São atualmente mais de mil alunos e 135 colaboradores no Grupo.
Eronita Pithan Gonçalves – Stop Dog
Ousar e inovar, oferecendo produtos diferenciados, nobres e selecionados, além de preços bastante competitivos. Esta foi a estratégia escolhida pela Empreendedora Individual, Eronita Pithan Gonçaves, quando decidiu iniciar seu próprio negócio em Horizontina e fazer frente à concorrência. A tawner de cachorro quente é sua empresa ambulante batizada de Stop Dog que há pouco mais de 1 ano faz sucesso com os moradores e visitantes da cidade. Eronita cuida de tudo pessoalmente: prepara os molhos, recheios, os lanches, e ainda atende o público, pessoalmente, ou por telefone. Para divulgar os produtos e serviços da empresa, Eronita se beneficiou da internet, o que rendeu um ótimo retorno e nenhum gasto com publicidade. Passado pouco mais de um ano da abertura do negócio, a empreendedora já conseguiu comprar seu segundo carro de cachorro quente, agora maior, com mais espaço e em breve pretende abrir a primeira filial. 

Comentários