Observatório do Turismo da SPTuris inspira criação de núcleo de pesquisa no Peru



Representante da Secretaria de Turismo de Lima reuniu-se com equipe do Observatório para conhecer o trabalho desenvolvido na capital paulista.

Foto: Marcelo Iha/SPTuris
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Estrella Aco Cavenago, da Prefeitura de Lima, e a equipe do Observatório.


São Paulo, 6 de novembro de 2012 - A subgerente de Turismo da Prefeitura de Lima, Estrella Aco Cavenago, visitou a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) para conhecer como são feitas as pesquisas e levantamentos desenvolvidos pelo Observatório do Turismo. Estrella esteve no Brasil por conta do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e aproveitou para colher subsídios que a ajudarão a montar um núcleo de estudos na cidade peruana.

Reconhecido anualmente pelo Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas como uma das melhores práticas em turismo de todo o Brasil, o núcleo paulistano tornou-se referência em realização de levantamento e estudos estatísticos no setor. Diversos destinos brasileiros já procuraram a SPTuris para conhecer melhor a estrutura, entre eles cidades do interior do Estado de São Paulo, do Mato Grosso, do Distrito Federal, do Paraná, de Roraima, da Bahia e do Rio de Janeiro.

"Trabalhos de pesquisa, mensuração e análise são essenciais para embasar boas práticas de promoção e estruturação no setor", explica Luiz Sales, diretor de Ações Estratégicas e Comunicação da SPTuris, sobre o interesse de outros destinos no trabalho e metodologia utilizados pelo Observatório.

Criado em 2007, com o objetivo de analisar o turismo paulistano e traçar tendências, destacando seus impactos não só para a área, mas também para a sociedade, o Observatório do Turismo monitora uma série de índices da atividade turística em bases regulares, como o desempenho hoteleiro, o Imposto Sobre Serviços (ISS) do grupo 13 (turismo) e a demanda turística, identificando o perfil socioeconômico dos fluxos domésticos e internacionais. Realiza ainda levantamentos em megaeventos da cidade, como festivais, shows internacionais, Carnaval, GP Brasil de Fórmula 1, Parada LGBT, Virada Cultural, entre outros, e destaca panoramas a partir de dados captados junto à cadeia produtiva.

Confira alguns dos levantamentos e estudos feitos pelo Observatório da Cidade de São Paulo em www.observatoriodoturismo.com.br.

Comentários