Norma Moesch receberá o Troféu Silvia Zorzanello



Prêmio é entregue para personalidades do turismo nacional
Pelo segundo ano, uma das fundadoras do Festival do Turismo de Gramado, Silvia Zorzanello, será homenageada pela Câmara de Vereadores da cidade. Realizada por meio da entrega de um troféu que leva o nome de Silvia para personalidades do turismo, neste ano a agraciada será Norma Martini Moesch, secretária de Turismo de Santa Maria. O prêmio é entregue anualmente para pessoas que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. A data da entrega ainda não foi definida.
Norma se sente duplamente lisonjeada e emocionada com a escolha: “Admiro a organização do evento, que começou com Silvia Zorzanello e Marta Rossi, e hoje segue com os novos diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, ao lado de Marta, que fazem a cada ano um upgrade no turismo nacional. Na parte da emoção, este troféu tocará meu coração por causa da admiração que possuo pela pessoa que foi a Silvia, por termos atuado juntas, e eu sempre lembrarei dela com carinho e orgulho de ter conhecido. Será difícil segurar o choro no momento da entrega”, diz Norma, visivelmente emocionada.
O projeto de lei foi criado a fim de desenvolver ações voltadas para o incentivo do turismo, iniciando por enaltecer àqueles que realmente apresentam atitudes em prol da melhoria do setor em Gramado, e a nível nacional, seja o turismo de negócio, turismo com atrativos ou outras formas. “A indicação da Norma Moesch  foi devido a sua participação em eventos de Gramado, como o próprio Festuris, e pela sua importância como professora acadêmica de turismo. O troféu é um reconhecimento ao ícone do turismo que foi a Silvia. Só recebem este título pessoas de fora da cidade, mas que tem algum envolvimento com o crescimento de Gramado”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Giovani Colório.
O diretor do Festuris e filho da homenageada, Eduardo Zorzanello, lembra de todo o trabalho realizado pela mãe para Gramado e para o turismo nacional e internacional: “Este troféu é uma justa homenagem e um nobre reconhecimento por todo o trabalho e dedicação que a Silvia prestou em prol do crescimento e do desenvolvimento do turismo do município. O prêmio em questão é, portanto, uma gratificação de Gramado a toda a contribuição da Silvia para com sua amada cidade, realizada em toda sua jornada de vida.”, ressalta Eduardo.
Silvia Zorzanello

Silvia, que faleceu em julho de 2010, tem sempre o seu nome lembrado em todos os eventos que envolvem turismo e competência. A carreira começou com a formação em magistério, e no curso superior de Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Lecionou por 18 anos e foi gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. Pioneira, ao lado de Marta Rossi, a empresária levou o nome da cidade além das fronteiras, com a criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest e Acorde Musical. Todas essas qualidades fazem de Silvia Zorzanello um exemplo de sucesso pessoal e profissional.
Norma Martini Moesch
Bacharel em Turismo e mestre em Comunicação Social e Turismo, foi secretária estadual do Turismo por dois anos. Durante 35 anos de ensino universitário, lecionou as disciplinas de Fundamentos do Turismo, Planejamento do Turismo, Ordenação do Turismo, Supervisão prática de Ensino no meio empresarial e setor público, Promoção e Eventos, Políticas públicas e desenvolvimento Sustentável. Desde 2009, é secretária do Turismo de Santa Maria.




Comentários