Nokia aposta no crescimento dos ecossistemas móveis no Brasil



Empresa investe mais de R$ 20 milhões em parcerias com universidades e ações com desenvolvedores; projeto mLab chega ao País

 A Nokia anuncia, durante o Nokia Developer Day 2012, diversas ações no Brasil para fomentar o crescimento dos ecossistemas de Windows Phone e Serie 40. Entre as iniciativas que trarão benefícios para a comunidade desenvolvedora, estudantes, pequenas empresas e consumidores, está o estabelecimento de uma unidade do mLabs, laboratórios para desenvolvimento local de aplicativos móveis da Nokia, no País. A chegada do mLab Brasil é  resultado de um acordo entre Nokia, Governo Federal e Inatel. Além disso, no próximo biênio, a Nokia irá investir mais de R$ 20 milhões em ações junto aos desenvolvedores de aplicativos para Windows Phone  e S40. A verba será destinada para dar continuidade aos programas de incentivo e treinamento em universidades, que já começaram a ser feitos no primeiro semestre.

“A Nokia nunca viveu um momento tão rico em sua relação com desenvolvedores como agora”, afirma Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia do Brasil. “O ecossistema Windows Phone segue aumentando rapidamente, enquanto os esforços com o S40 são promissores”, diz.

mLab Brasil
O laboratório, que ficará no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí (MG), oferecerá treinamentos e cursos para interessados em desenvolver para as plataformas utilizadas pela Nokia, além de funcionar como uma incubadora para pequenas e médias empresas do setor. O projeto tem previsão de início para o começo de 2013.

“A Nokia, mais uma vez, mostra seu compromisso com o Brasil, onde atua há 15 anos. O mLab Brasil junta-se a outros projetos da empresa no País com fundo social e empreendedor, como o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação Nokia de Ensino, que já formaram milhares de profissionais capacitados para o mercado”, afirma Narcizo.

A iniciativa foi originalmente criada pela Nokia em conjunto com o governo da Finlândia, com o intuito de fomentar e desenvolver laboratórios e incubadoras locais para criação de aplicativos móveis, normalmente em parceria com universidades. O projeto, que já opera na Armênia, Paquistão, Quênia, Vietnã e África do Sul, também busca dar suporte a pequenas e médias empresas que querem expandir seus negócios e a conexão entre empreendedores digitais.

Crescimento de ecossistemas
Para promover a chegada dos primeiros aparelhos Nokia com Windows Phone 8, o Nokia Lumia 920 e o Lumia 820, a Nokia começa este mês o treinamento de desenvolvedores na evolução da plataforma da Microsoft e amplia as parcerias com universidades pelo Brasil.

O trabalho feito pela Nokia no relacionamento com desenvolvedores é bastante positivo. “No Brasil, Windows Phone é sinônimo de Nokia, na seara dos desenvolvedores. Graças ao suporte técnico e a estrutura prestados aos parceiros, pudemos alcançar o maior nível de interesse que já registramos em qualquer uma de nossas plataformas”, comenta Daniel Rocha, diretor de Developer Experience da Nokia do Brasil.

Globalmente, desde o anúncio da parceria da Nokia com a Microsoft, em fevereiro de 2011, o número de aplicativos para Windows Phone saltou de 7 mil para mais de 120 mil. Já a Nokia Store brasileira, loja de apps da Nokia, totaliza 120 milhões de downloads feitos por usuários de Symbian e Asha, com previsão de atingir os 150 milhões até o fim do ano, com 65% a partir de aparelhos Asha.

Programa em Universidades
Desde que foi oficialmente anunciado, em julho de 2012, o Programa de Universidades já atendeu mais de 2.300 desenvolvedores em universidades de nove estados diferentes do Brasil. A meta é atender mais 1.200 estudantes de outras 32 universidades brasileiras nos próximos seis meses.

“O resultado está sendo bastante positivo e já temos mais de 40 instituições interessadas em participar do programa. Nesse primeiro ano pudemos estreitar nosso relacionamento com estudantes e professores, que nos ajudam a por em prática a tecnologia que buscamos desenvolver. Estamos muito confiantes no potencial dos alunos e esperamos que essas parcerias possam revelar grandes aplicações de sucesso”, finaliza Angelo Nicolay, gerente da área de aplicativos e evangelização do INdT.

Sobre a Nokia
Todo dia, mais de 1,3 bilhão de consumidores usam seus aparelhos Nokia para capturar e compartilhar experiências, acessar informações, encontrar caminhos ou simplesmente falar. As inovações tecnológicas e de design da Nokia fizeram de sua marca uma das mais reconhecidas no mundo.  Para mais informações, visite http://www.nokia.com.br/a-nokia/empresa

Loja online:
www.lojaonlinenokia.com.br

Assessoria de IMprensa- Nokia


Comentários