Natal sedia IV Campeonato Brasileiro de Automodelismo




A Associação Potiguar de Automodelismo Radiocontrolado (APARC) e a FEBARC (Federação Brasileira de Automodelismo Radio Controle) realizam no próximo sábado (3) e domingo (4), a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Automodelismo Rally GT 2012.  O evento terá início às 10h, na pista do Jiqui Country Club, no Prolongamento da Av. Ayrton Senna, em Nova Parnamirim.

Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Norte sedia um campeonato brasileiro de automodelismo. 42 competidores participarão do evento, que terá premiação do 1º ao 10º lugar e expectativa de centenas de torcedores. A competição será aberta ao público e contará com uma excelente estrutura para receber os visitantes.

O automodelismo radiocontrolado é um esporte empolgante, que está sendo cada vez mais difundido no lazer e no esporte dos brasileiros. No Rio Grande do Norte existem vários adeptos,  associações da categoria e já foram realizadas competições importantes como a etapa final da 2ª Edição do Campeonato do Nordeste de Automodelismo Off-Road, que aconteceu em Natal, no ano de 2010, e o IV Campeonato do Nordeste de Automodelismo Off-Road (Nordestão), no ano de 2011.

Os modelos são réplicas idênticas aos automóveis de verdade em escalas menores, controlados por ondas de rádio.Esses pequenos carros chegam a impressionante velocidade de 130 km/h.  As provas são disputadas com muita emoção por parte dos participantes, competidores, mecânicos e público. No transmissor o piloto tem o controle do acelerador, do freio e da direção. 

Os automodelos pode ser elétricos, que trabalham com motores alimentados à energia de baterias recarregáveis, passando por um speed-control (controle de velocidade), ou podem ser movidos à combustão, que são alimentados por um combustível especial, que pode ser adquirido com facilidade em qualquer loja do ramo. O motor é dois tempos e o funcionamento é muito parecido com um motor de moto miniaturizado.

Comentários