MTur marca presença no 25º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo




Sexta edição da Fistur também aconteceu em São Paulo


O Ministério do Turismo marcou presença nos dois eventos que movimentaram São Paulo esta semana: o 25º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospital e Turismo (CIHAT), e a 6ª Feira Internacional de Produtos, Serviços e Sustentabilidade para Gastronomia, Hotelaria e Turismo (Fistur), que aconteceram entre 29 e 31 de outubro, no Anhembi Parque.

O ministro Gastão Vieira foi representado nos dois eventos por seu assessor Paulo André. A Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), organizadora dos encontros, prestou homenagem ao ministro pelos “relevantes serviços” prestados ao turismo brasileiro. Em seu nome, Paulo André recebeu a placa do “Jubileu de Prata Grandes Líderes do Turismo”, entregue pelo presidente da Abresi, Nelson de Abreu Pinto.

O Mtur contou com estande próprio no CIHAT, onde foram apresentadas as principais ações da pasta para o setor, como o Cadastur e o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), programa criado pelo MTur em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Na Fistur, também em estande próprio do SBClass, foram realizadas simulações de classificação de vistorias e formulários com os pré-requisitos para que um meio de hospedagem seja classificado.

Paulo André ressaltou a importância da Abresi, por fomentar o turismo e melhorar a qualidade da mão de obra do setor: “Os objetivos do congresso estão alinhados com as estratégias do Ministério. A Fistur tem um papel fundamental na construção de uma indústria hoteleira e gastronômica que garanta a atividade turística e contribua para a balança comercial do país na mesma proporção de sua grandeza, destinos, cultura e hospitalidade”.

Fistur
A feira promoveu a difusão do conhecimento, capacitação profissional, geração de negócios e promoção do trade turístico. Nos últimos cinco anos, mais de 600 fornecedores trouxeram uma variada gama de produtos, serviços e novas tecnologias para um público superior a 65.000 visitantes. São profissionais do setor, sócios, proprietários e compradores de estabelecimentos de gastronomia, hotelaria e turismo, além de estudantes da área interessados na ampliação do conhecimento e em se preparar para o novo momento do turismo brasileiro.

A Fistur é a única feira realizada pelas entidades patronais e civis do setor, que somam mais de 120 entidades, pertencentes à Abresi e ao CNTur. Seu objetivo é contribuir de forma efetiva para a integração dos fornecedores da indústria do turismo com as empresas consumidoras, oferecendo condições favoráveis e custos baixos para sua participação no evento.


Comentários