Foz do Iguaçu ganhará Guia Gastronômico




Publicação bilíngüe traz mais de 200 opções de estabelecimentos; Os exemplares serão disponibilizados para os turistas na rede hoteleira e postos de informações.

A gastronomia da Terra das Cataratas é rica em diversidade e pode ser comparada á existentes nos principais destinos turísticos do mundo. São modernos restaurantes e bares que a partir de agora estarão a disposição dos turistas através do Guia Gastronômico de Foz do Iguaçu. A publicação, que traz mais de 200 opções de estabelecimentos, foi lançada no sábado, 17, durante a confraternização do Dia do Hoteleiro e Restauranter, no Hotel Rafain Palace.

A publicação bilíngüe (inglês e português) é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Foz (Abrasel), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Iguassu Convention e Visitors Bureau (ICVB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Região Oeste (ABIH), Fundo Iguaçu e Itaipu Binacional.

" O guia estará a disposição dos visitantes na rede hoteleira e também nos Postos de Informações Turísticas da cidade. Esta iniciativa vem ao encontro das ações de promoção, divulgação e estruturação do Destino Iguaçu, conforme planejamento das entidades que compõem a Gestão Integrada do turismo. O visitante que vier até Foz terá a oportunidade de encontrar uma ampla rede de serviços e poderá provar da grande diversidade dos pratos da culinária oferecida nos estabelecimentos", destaca o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez.

Nesta primeira edição foram confeccionados 10 mil exemplares. O material traz informações coletadas no Inventário da Oferta Turística de Foz, realizado em 2010, e também em novos empreendimentos abertos após a data de atualização do inventário, de acordo com o interesse das empresas.

O Guia Gastronômico foi dividido em sete categorias. São elas: Bares, Churrascarias e Restaurantes, Confeitarias, Cafés e Sucos, Quiosques e Sorveterias, Pizzarias, Lanches e Fast Food. Todos estabelecimentos seguem um padrão pré-estabelecido pelas entidades parcerias do projeto e descritos pelos estabelecimentos para o Departamento de Relações e Mercado da Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela produção e criação do material.

Consta na publicação o nome de cada estabelecimento, especialidade gastronômica, valor médio, capacidade, horário de funcionamento, cartões de crédito aceitos, endereço, telefone, e-mail e site.

Ainda foram detalhados ícones que representam os serviços oferecidos como: Wifi, estacionamento, cardápio e atendimento bilíngüe, ambiente climatizado, espaço para eventos, adega climatizada, serviço de entrega, playground, happy hour, música ao vivo, entre outros, seguindo modelos já existentes em outros destinos turísticos, o que inclui mapa da cidade.

" Estão sendo destacados a excelência no atendimento, entre outras características do nosso universo gastronômico, como ambientes sofisticados, opções de lazer e serviços complementares para toda a família. Isso sem falar na facilidade de câmbio e segurança. Dessa forma, o guia também contribui de forma decisiva para fortalecer a permanência dos turistas na cidade", acredita o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva,

O presidente da Abrasel/Foz, Paulo Ricardo Santos de Souza espera que, a partir do momento em que o turista conheça a qualidade dos serviços e dos cardápios servidos, terão ainda mais motivos para divulgarem as maravilhas e os sabores de Foz país afora. "As riquezas e maravilhas desta terra, aliadas à gastronomia, farão da viagem a Foz uma experiência emocionante e inesquecível", garante.

A publicação é estritamente institucional, sem comercialização de anúncios. Nenhum valor foi cobrado dos estabelecimentos.


Comentários