EMBRATUR PARTICIPOU DE SEMINÁRIO SOBRE ACESSIBILIDADE EM CIDADES HISTÓRICAS



Instituto apresentou o programa Turismo Internacional sem Limites durante evento em São Luis (MA) que discutiu o livre acesso de portadores de deficiência aos espaços turísticos e culturais

Durante esta semana, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou do Seminário Acessibilidade Cidades Históricas, realizado em São Luís (MA). O evento foi voltado para a discussão da valorização e a contemplação dos espaços turísticos e culturais em relação ao livre acesso de pessoas com deficiência, principalmente sobre o Centro Histórico da cidade que abrigou o evento.
O seminário reuniu pesquisadores, gestores públicos e privados e público geral. A Embratur foi representada pelo assessor da presidência, André Vilaron, que participou  da mesa de abertura do Seminário, ao lado da Secretária de Direitos Humanos do estado do Maranhão, Luiza de Fátima Oliveira,  o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Antônio José Ferreira, e o Secretário Adjunto de Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo, Marco Antônio Pellegrini.
André Vilaron apresentou as ações da Embratur voltadas para a acessibilidade. Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, o tema é de grande importância para o turismo. “O turista vivencia locais, edificações e atrações da cidade da mesma forma que o cidadão comum, e muitas vezes, tem as mesmas dificuldades. O turismo acessível é importante, por que todos os cidadãos locais ou turistas têm o direito de vivenciar, por exemplo, um patrimônio cultural da humanidade, como é o caso do Centro Histórico de São Luís. O turismo acessível, além do acesso físico a todos, agrega também um sentimento de acolhimento e pertencimento. Importante para imagem de um destino turístico brasileiro”, explicou.
Na mesa redonda, Vilaron apresentou as diversas ações do Governo Federal e do Instituto voltadas para a acessibilidade. Entre elas, o plano Viver Sem Limites, que foi lançado em novembro de 2011, pela presidenta Dilma Rousseff, e o programa Turismo Internacional Sem Limites, instituído pela própria Embratur, que tem como objetivo a divulgação nos mercados emissores de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros acessíveis às pessoas com deficiência.

Além da mesa redonda, o evento contou com diversas palestras e apresentações. Uma presença importante foi a da pesquisadora Regina Cohen, coordenadora do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ, e responsável pelo projeto de acessibilidade da conferência Rio + 20, que recebeu elogios da ONU.

Outras presenças importantes foram as do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), do Maranhão, João Antonio; e do coordenador de Mobilidade e Inclusão da ABIH, de São Paulo, Edison Passafaro, que apresentou em parceria com ABTN – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o “Selo de Acessibilidade e Inclusão Social”, que é uma das ações do programa de ABIH voltado para a sensibilização e capacitação sobre as necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A adoção do Selo no Maranhão foi assina pela ABIH, ABIH-MA e a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania do Maranhão, representada no ato da assinatura por Guadalupe Barros, Superintendente de Promoção dos Direitos Humanos.
Durante o Seminário, o governo do Maranhão aproveitou a ocasião para assinar a adesão ao Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, o Plano Viver sem Limite, do Governo Federal. A adesão implica a responsabilidade de priorizar medidas visando à promoção do exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência, nos eixos acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade.

Turismo acessível
Em agosto, a Embratur participou do Seminário Turismo Acessível realizada na Casa Brasil, em Londres, durante as Paralimpíadas. Na ocasião, o Instituto apresentou aos profissionais de turismo as iniciativas do Brasil em turismo acessível. O seminário contou ainda com a participação do Comitê Paralímpico Brasileiro e de representantes dos municípios de Socorro (SP) e Cabo Frio (RJ), cidades que tem importantes roteiros de turismo acessível.

Outra ação importante, promovida pela Embratur, ocorreu em setembro do ano passado. Quando seis formadores de opinião (sendo três com algum tipo de deficiência) e três jornalistas especializados, do Uruguai, Argentina e Paraguai visitaram o Brasil, e vivenciaram rotas de ecoturismo e turismo de aventuras adaptadas a pessoas com deficiência no município de Socorro, em São Paulo, e pontos turísticos com acessibilidade como o Museu do Futebol e Museus de Arte de São Paulo – Masp. 

No evento desta semana, a Embratur ainda apresentou algumas ações no Ministério do Turismo, nas quais atuará como parceira.  A principal delas é  o Programa Turismo Acessível, que será lançado no próximo dia 22 de novembro, no Festival de Gramado, e prevê ações de infraestrutura de acessibilidade, acessibilidade em meios de hospedagem, capacitação, sensibilização e promoção de destinos, produtos e serviços.

Comentários