CONEXÃO MERCOSUL-NORDESTE PARA O VERÃO 2013



Embratur reforça ações nos países vizinhos ao Brasil visando
incrementar o verão nordestino com turistas do Mercosul

A manutenção do crescimento econômico dos países sul-americanos, além da distância menor em relação a outros mercados emissores de turistas está fazendo a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aumentar suas apostas de que os países do Mercosul podem compensar uma desaceleração no ritmo de entrada de turistas europeus, principalmente no Nordeste. Por isso, a Embratur está criando novas ações para ligar as  duas regiões, principalmente em parceria com os Comitês Visit Brasil presentes no exterior.

Foi o caso, semana passada, da viagem de seis jornalistas argentinos para conhecerem pontos turísticos do estado da Paraíba. A  iniciativa foi  do Comitê Visite Brasil na Argentina, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), parceria da PBTUR (Empresa de Turismo do Estado de Paraíba) e do trade turístico da região.

O objetivo é estimular o fluxo de turistas vindos desses países, que já teve um aumento de 10% em 2011, na comparação com o ano anterior. Outros mercados tiveram crescimento bem menor, como a Europa, com 0,4%. “O crescimento contínuo e bem acima da média mundial da entrada de turistas sul-americanos no Brasil mostra que a Embratur acertou na aposta, feita nos últimos anos, de intensificar a promoção em nossos países vizinhos”, avalia Flávio Dino, presidente da Embratur. “Vamos aumentar ainda mais nossas fichas nesses mercados, objetivando manter o crescimento da entrada de turistas no Brasil acima da casa dos 5% anuais, o que é melhor que a média mundial”.

O aumento do fluxo tem sido acompanhado do incremento da malha aérea. Na última FIT Argentina, da qual o Brasil participou como país-convidado, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, comemorou a retomada do voo Buenos Aires-Salvador, da companhia Aerolineas Argentinas.

“Recebemos 105 mil argentinos no ano passado e, em 2012, fomos prejudicados, pois os voos que temos com a Argentina hoje são todos com conexão. Essa nova rota nos anima, pois deixa a Bahia a apenas cinco horas da Argentina”, afirma Leonelli.

Ações na América do Sul

Neste mês, o Brasil esteve presente na FIT Paraguay, entre os dias 9 e 11, com estandes de Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A estimativa é que o evento tenha recebido mais de cinco mil visitantes. Também em novembro, entre os dias 8 e 10, o Brasil foi apresentado na 1ª Feira Internacional de Turismos e Nações (Expo VTN ), em Montevidéu, no Uruguai. O país tem apresentado um grande potencial de envio de turistas ao Brasil, tendo subido de 4º maior emissor em 2010 para o 3º em 2011.

A América do Sul é responsável por quase metade dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil: foram 2.628 milhões de pessoas em 2011, o que representou um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, enquanto a Europa teve crescimento de 0,4% no mesmo período.
 Assessoria de Imprensa- Embratur

Comentários