Comissão Canadense de Turismo (CCT) participa da 9a. Edição da Semana Mesa SP



Os renomados chefs canadenses Normand Laprise, John Higgins, Oliver Li e Danny St. Pierre  também estão em São Paulo
De 05 a 09 de novembro, a Comissão Canadense de Turismo mostra, na 9a. Semana Mesa SP, a Coleção de Experiências Únicas Canadenses, ou Signature Experience Collection (SEC), que traz as experiências mais autênticas do Canadá para turistas de todo o mundo. Neste evento, terão destaques as atividades relacionadas com a autêntica culinária canadense. Criada pela Comissão Canadense de Turismo (CCT), a entidade espera aumentar a presença brasileira no País fornecendo mais informações do que o turista pode encontrar de único no Canadá.  
Para falar da história da gastronomia canadense, a Semana MESA SP traz o chef John Higgins, representando a George Brown Chef School. Com mais de 30 anos de experiência, Higgins foi chef executivo durante muitos anos do Palácio de Buckingham, onde cozinhou para a Rainha Elizabeth, a família real, chefes de estado, além de ser o chef privado para a Rainha Mãe. Sua palestra acontece dia 06 de novembro, às 14h05. Assistindo Higgins, está Oliver Li, certificado pelo programa de culinária da Canadian Culinary Federation and Toronto Escoffier Society. Os chefs realizam também uma aula de duas horas no SENAC - Campus Santo Amaro para estudantes de gastronomia, no dia 12 de novembro.
No dia 07 de novembro, às 11h55, Normand Laprise fala sobre o tomate. O chef   redefiniu os padrões da gastronomia ao criar uma nova cozinha, criativa e moderna com grande foco na utilização de produtos locais e fornecedores com quem desenvolve um relacionamento especial. Co-proprietário do Toqué!, um dos melhores restaurantes da América do Norte e propriedade Relais & Châteaux, sua filosofia e sua abordagem da cozinha foram seguidas por muitos restaurantes no Québec e no Canadá.
Danny St. Pierre, jovem chef e proprietário do Auguste, também se apresenta no dia 07 de novembro com o prato Cretons Maison, na Arena do evento. 
Turismo no Canadá
Segundo a Source Global Tourism, em 2011, 73% dos viajantes brasileiros que pretendem ir ao exterior gostariam de conhecer o Canadá. O brasileiro gasta, em média, 1.800 dólares em sua viagem e fica no país em torno de 20 dias, em função da diversidade de atrações, que mesclam atividades outdoors e urbanas. 
O Canadá, segundo maior território do mundo, é uma nação caracterizada por uma alta qualidade de vida associada à infra-estrutura de ponta e uma herança cultural que une a tradição dos povos nativos, o estilo de vida norte-americano e a cultura francesa coexistindo em harmonia. “O povo canadense preza suas origens e adora compartilhá-las seja em atividades culturais, quanto na vivência da exuberante natureza, na prática de esportes ou em uma boa refeição. Para aproximar as duas nações, temos treinado operadores de turismo que se tornam verdadeiros especialistas no Canadá. Só em 2012, já treinamos face a face 700 pessoas. Pelo nosso sistema online, 429 estão em treinamento e 192 já são listados como operadores especializados”, complementa Sheila Nassar, diretora responsável pela CCT no Brasil.
De acordo com dados da CCT, 80% das viagens são comercializadas via agências de viagens. O interesse no Canadá continua crescendo. Em comparação a 2011, o aumento de viagens realizadas subiu 15%. A visibilidade do País também passa pelas ações promocionais desenvolvidas como wobblers, móbiles e marcadores de livros produzidos dentro de uma nova identidade visual. “Foram 8 mil itens solicitados por operadoras e agentes de viagem de todo o Brasil, confirmando o interesse no destino e o entusiasmo dos operadores em atrair mais turistas. O Canadá é o único destino que entrega material de ponto de venda na porta do agente de viagem com zero de custo para ele. É só solicitar”, complementa Sheila. 
Uma coleção de experiências autênticas canadenses
Parte da estratégia global da CCT é identificar em todo território canadense experiências autênticas. No total, 163 atrações já foram credenciadas sendo que, no Brasil, 23 passam a ser comercializadas por operadoras brasileiras. “As atrações escolhidas vão ao encontro do gosto do público brasileiro avaliado nos últimos anos. Periodicamente, estas experiências serão ampliadas”, explica Sheila Nassar. 

Experiências & Gastronomia

# Tour Gastronômico 

Província do Quebec, Cidade de Quebec
Aberta o ano todo , exceto dia 25 de Dezembro
Experiência para Espíritos Livres, Aventureiros Autênticos e Mestres em História Cultural

Tenha um guia que vive na vizinhança para lhe proporcionar um passeio de sabores em uma das cidades mais belas do Canadá. Explore as históricas ruas de paralelepípedos, a arquitetura espetacular e a cultura centenária que torna a Cidade de Quebec um lugar único no mundo.
Faça o passeio gastronômico. Conheça os lugares onde os locais vivem. Cumprimente os comerciantes com o seu melhor bonjour. Pare com frequência. Sorva os vinhos. Sinta o aroma de uma baguete recém tirada do forno. Experimente-a com um bom queijo. Conheça a história por meio da
comida das diferentes culturas que passaram por aqui: ameríndios, britânicos e franceses, entre elas. Siga um guia tão apaixonado quanto você. Nunca peça informações.
Caminhe pelos pontos turísticos imperdíveis: o icônico Fairmont Chateau Frontenac, as impressionantes fortifi cações militares de Quebec e a animada Rua St. Jean. Veja isso tudo e muito mais!

Vinícola Inniskillin: Tour e degustação do Icewine

Província de Ontário, Cidade de Niagara-on-the-Lake
Aberta o ano todo, exceto nos principais feriados
Experiência para Espíritos Livres e Exploradores Culturais

Sacie sua curiosidade e seu paladar com uma experiência realmente singular ao degustar o vinho extraído das uvas congeladas, Icewine, produzido pela Vinícola Inniskillin. Localizada no coração da Região do Vinho, na bela cidade de Niagara-on-the-Lake, a Inniskillin é mundialmente renomada por
seus Icewines premiados. Comece sua visita com uma taça do espumante Icewine Vidal. Aprenda como as uvas são deixadas nas videiras, protegidas por redes durante os meses de inverno para concentrarem e intensifi carem o sabor, sendo colhidas somente quando a temperatura fi ca abaixo de
-8 graus Celsius por um período prolongado. O Icewine é rico e suntuoso, mas equilibrado e com acidez refrescante – experimente você mesmo,por meio de uma degustação privada e comparativa. Primeiro, prove o Riesling Icewine e descubra o sabor característico que se produz ao misturá-lo com uma taça de Icewine Riedel Vinum Extreme. A partir daí, explore o que torna o Vidal Icewine envelhecido em carvalho tão único, e saboreie também a magia do vinho tinto Icewine Cabernet Franc. Ao concluir as comparações, sua incursão no mundo destes vinhos chegará a um fi nal delicioso. Você limpará o paladar com a mais improvável combinação
de alimentos: Parmesão envelhecido e chocolate amargo.

#Tour do chef no Mercado de Granville Island

Província de British Columbia, Cidade de Vancouver
Aberto durante o ano todo para as visitas ao Mercado
Aventuras gourmet em um caiaque são oferecidas no verão
Experiência para Espíritos Livres e Exploradores Culturais

Junte-se às visitas exclusivas do Restaurante Edible Canada ao Mercado Público de Granville Island – o coração culinário de Vancouver. Os chefs do Edible Canadá têm profundo conhecimento de gastronomia e irão guiá-lo pelo labirinto das bancas em uma festa visual que agradará a todos os seus sentidos. Vivencie o mercado sob a perspectiva de alguém experiente, com um pequeno grupo de pessoas com interesses culinários semelhantes. Conheça simpáticos vendedores e saboreie amostras dos seus produtos. Escute atentamente enquanto seus guias compartilham dicas de compras, segredos culinários e receitas favoritas. Sua rotina ao cozinhar se transformará para sempre com os novos sabores e experiências, nesta excursão inspiradora para o paladar. Você sairá sentindo- se um verdadeiro locavore (pessoa interessada em saborear comidas localmente produzidas) da Columbia Britânica.

# Cinco Vinícolas Excepcionais

Província de British Columbia, Cidades de Oliver, Osoyoos e Summerland
Região de Thompson Okanagan
Abertas o ano todo, exceto no dia 25 de Dezembro
Experiência para Espíritos Livres, Aventureiros Autênticos e Exploradores Culturais

Gire levemente a taça, cheire e sorva o vinho, já que alguém vai dirigir para você, escolha se irá
engolir ou cuspir. Repita. Aprecie, porque irá explorar a produção de alguns dos mais fi nos vinhos
canadenses: Tintos – Merlot, Shiraz, Malbec – Brancos - Chardonnay, Riesling, Pinot Gris – rosés e
espumantes, para nomear alguns. Prepare seus lábios para uma amostra do Icewine Inniskillin, produzido
com uvas congeladas naturalmente. Aprecie a grande variedade de vinhos do Jackson-Triggs
Okanagan Estate, e sinta-se imerso na primeira cultura aborígene norte-americana a possuir e operar
uma vinícola: Nk Mip Cellars. No topo da montanha de See Ya Later Ranch, no coração do vinhedo,
você verá belas paisagens enquanto saboreia uma premiada variedade de vinhos com um bom
churrasco. Sua experiência para conhecer os melhores produtores de vinhos do país só se completa
com a visita ao histórico Sumac Ridge Estate Winery, a primeira vinícola a operar na Província da
Colúmbia Britânica.

# Doce Natural

Província do Quebec, Cidade de Rigaud
Aberta o ano todo: Em Fevereiro, Março e Abril: Extração do Xarope de Bordo e em Dezembro: Festividades
tradicionais de Natal
Experiência para Exploradores Culturais

Volte no tempo até um tradicional depósito de xarope de bordo (conhecido como Sugar Shack) do
Quebec. Saiba como o xarope de bordo é feito ou aproveite o sonoro salão de jantar, uma enorme
lareira de pedra e os pratos tradicionais da culinária Québécoise.

Biografias

Chef John Higgins

Com mais de 30 anos de experiência em cozinha internacional, John Higgins foi chef executivo de diversos hotéis 5 estrelas ao redor do mundo. Por muitos anos trabalhou como executivo chef do Palácio de Buckingham, onde cozinhou para a Rainha Elizabeth, a família real, chefes de estado, além de ser o chef privado para a Rainha Mãe. Além disso, o chef recebeu dúzias de medalhas de ouro em competições e diversos prêmios, como o Worldwide Winner do Uncle Ben’s Olympic Challenge; como capitão do Time Olímpico Canadense de Culinária, ganhou o Culinary World Champions, na sua cidade natal Glasgow, na Escócia. Atualmente, é diretor e chef corporativo na George Brown Chef School.

Chef Oliver Li (CCC)

Originalmente de Xangai, Oliver Li é graduado como Chef Certificado do Programa Culinário da Canadian Culinary Federation and Toronto Escoffier Society, além de fazer parte do George Brown College desde 2005.  Passou três anos como Chef Technologist na The Chef School e estudante/monitor no restaurante “Siegfried’s” antes de assumir o papel de chef de cozinha, em 2008, no The Chefs’ House. 

Antes de se unir ao George Brown College, Oliver Li  sous-chef executivono Hilton Toronto sob supervisão dos renomados Chef Albert Schnell e Chef John Cirillo. Também passou quase quatro anos da Alemanha como sous-chef executivo no restaurante número 1 de Frankfurt, “Zum Schwarzen Stern”.  

Chef Normand Laprise, Grand Chef Relais & Châteaux
Reconhecido pela crítica mundial, Normand Laprise redefiniu os padrões da gastronomia ao criar uma nova cozinha, criativa e moderna. Co-proprietário do Toqué!, um dos melhores restaurantes da América do Norte e propriedade Relais & Châteaux, Laprise é obcecado pelo frescor dos produtos que utiliza em sua cozinha. Ele desenvolveu uma paixão por produtos locais e buscou fornecedores, produtores com quem ele desenvolveu relacionamentos especiais ao longo do tempo. Sua filosofia e sua abordagem da cozinha foram seguidas por muitos restaurantes no Québec e no Canadá.
Por mais de uma década, Normand tem dividido seu tempo entre o Toqué! e os melhores restaurantes do mundo como Chef Convidado – Tokyo, Bangkok, Hong Kong e Paris. Em 2010, ele foi o único chef de Québec a participar do Starf Chefs International Congress in New York.  Ele também recebeu grandes chefs em Montreal para eventos especiais: Trotter, Boulud, Oringer, Wakuda, Pellicer e Anne-Sophie Pic, são alguns.

Chef Danny St. Pierre
Após sair da escola hoteleira de Laval, em 1994, Danny St. Pierre trabalhou em todas as esferas do mercado. Suas experiências resultaram em um estilo eficaz e criativo de cozinhar. Em 1998, obteve uma formação superior em Gastronomia na ITHQ e com mais dois anos no restaurante Toqué completou sua formação profissional. Seu primeiro posto como chef foi em 2001, no restaurante Derrière les fagots em Sainte Rose. Em 2006, se associa a Anik Beaudoin, sua esposa, para criar um serviço de buffett em domicílio. Dois anos depois, em Sherbrook, o casal inaugurou seu restaurante chamado Auguste em homenagem à avó de Anik, que cozinhava para a família e amigos, e a Auguste Escoffier, santo padroeiro da culinária francesa.

Comentários