CIDADES PATRIMÔNIO PARA EXPORTAÇÃO



Cidade histórica de Pirenópolis e a modernidade de Brasília serão destaques na promoção internacional do Brasil em exposição na sede da ONU

A arquitetura moderna de Brasília (DF) e os casarões seculares de Pirenópolis (GO) estarão juntos numa exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, a partir da próxima terça-feira, 13. Promovida pelo Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com as secretarias de Turismo das duas cidades, a iniciativa é uma estratégia de promoção do turismo cultural brasileiro.

“Vamos aproveitar a visibilidade que a Assembleia Geral da ONU tem em todo o mundo para divulgamos dois ícones do patrimônio cultural brasileiro que são Brasília e Pirenópolis. Nosso objetivo é atrair cada vez mais aquele turista que vem em busca de nossa cultura e que deseja conhecer nossas tradições”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino”.

Descrição: cid:image001.png@01CDBCF6.CF6C7260
Layout da exposição das cidades brasileiras que irão para Nova Iorque


O conceito da exposição “Centro-oeste: modernidade e tradição” traduz o contraponto que se pretende explorar entre esses dois destinos que compõem um roteiro integrado para quem visita a capital do país. Formando uma linha do tempo, Brasília será apresentada por meio de painéis fotográficos mostrando os ícones da sua arquitetura, destacando o título como Patrimônio Cultural da Humanidade, dado pela UNESCO há 25 anos.

“A exposição na ONU é resultado de uma forte parceria com a Embratur para divulgarmos Brasília no exterior. Em Nova Iorque, vamos nos reunir com operadores de viagem para mostrar a eles as particularidades de Brasília como a arquitetura e o urbanismo, já que não há nada igual no mundo”, destacou o secretário de Turismo de Brasília, Luis Otávio Neves.

Já a cidade de Pirenópolis, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – em 1989, terá como ênfase elementos que retratam suas manifestações culturais, como as Cavalhadas, e a produção artesanal, por meio de mostra de peças e gigantografias do artesanato local.  Este evento é de fundamental importância não só para divulgar o potencial turístico de Pirenópolis, mas de todo o Centro-Oeste”, disse o secretário de Turismo de Pirenópolis, Sérgio Rady. A exposição também conta com o apoio do Sebrae de Goiás.

A exposição é um projeto piloto que a Embratur está desenvolvendo e deve ser estendido a outros destinos de turismo de cultura, principalmente aquelas cidades tombadas por seu patrimônio histórico e cultural. A estratégia do Instituto é dar destaque para a cultura em suas ações promocionais, e apresentar opções de roteiros integrados para a Copa de 2014.

A ação terá como público alvo os participantes que estarão na Assembleia Geral da ONU, operadores e agentes de turismo locais, estudantes e imprensa. Embora haja restrição de circulação na sede da ONU, o espaço da exposição será aberto ao público no horário das 9 às 17 horas entre 13 e 23 de novembro. Além do público em geral, cerca de 1.500 pessoas, de 193 países que estarão na Assembléia Geral até dezembro, circularão pela exposição “Centro-Oeste – Modernidade e Tradição”

 Assessoria de Imprensa- Embratur

Comentários