Brasil Rural Contemporâneo volta ao Rio de Janeiro para sua oitava edição



De 21 a 25 de novembro, na Marina da Glória, o MDA promove cultura, gastronomia, moda, artesanato e vários temas relacionados às atividades rurais
O Rio de Janeiro recebe, de 21 a 25 de novembro, a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, na Marina da Glória. Em cinco dias, 650 expositores e organizações da agricultura familiar de todas as regiões do País, mostrarão diversidade, cultura e riqueza de uma parcela da população que produz a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Com uma imensa capacidade produtiva, a agricultura familiar é responsável por 10% do PIB nacional, contribuindo para a construção de um Brasil rico e diverso.  Hoje, são mais de 4,3 milhões de famílias agricultoras.
Com uma área de 40 mil m², considerado a maior Feira do gênero da América Latina, o evento contará com vários espaços projetados para que os empreendimentos possam apresentar seus produtos diretamente ao público. A expectativa é que cada espaço tenha 15. A Praça da Sociobiodiversidade, Talentos do Brasil, Praça da Cachaça, Organização Produtiva das Mulheres, Praça dos Orgânicos, Casa do Queijo e Casa do Incra são alguns dos espaços temáticos que farão parte do evento.
As grandes novidades desta oitava edição são: o espaço Diálogos Brasil Rural, com debates de temas relevantes para o desenvolvimento agrário, que serão transmitidos ao vivo pela internet e com a participação do público por meio das mídias sociais; a Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, que mostrará em 15 estandes produtos que expressam a capacidade produtiva de indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e pescadores artesanais; e a Casa do Queijo, onde os visitantes poderão ter conhecimento de como são produzidos e degustar diversos tipos vindos de todas as regiões do País.  
Além disso, o evento abrigará também o Espaço do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Espaço Brincante, o Espaço de Redes de Empreendimentos Familiares, Estandes Coletivos e Espaços Gastronômicos. “A feira será uma vitrine para o consumidor e para as empresas. Uma grande oportunidade de comercialização, de aproximação da oferta junto à demanda. Nós estamos mobilizando o setor privado visando promover compras. Teremos representantes do setor hoteleiro, de bares e restaurantes, supermercados, lojas de conveniência, cosméticos, indústrias de alimentos”, explica Arnoldo de Campos, coordenador geral do evento.
Ritmos, sons e manifestações artísticas e musicais das cinco regiões do Brasil também farão parte do evento e animarão os palcos Multicultural e Tablado de Raiz. Serão cerca de 30 apresentações musicais envolvendo quase 300 artistas.
As sete edições do Brasil Rural Contemporâneo reuniram, ao todo, mais de 850 mil pessoas. 
Espaços Temáticos
Praça da Sociobiodiversidade
O público poderá conhecer produtos de alta qualidade, como artesanato, comidas e cosméticos produzidos por matérias primas da Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal.
Talentos do Brasil
Acessórios e roupas produzidos por artesãs rurais de 12 estados brasileiros estarão expostos neste espaço, unindo design, tradição e sustentabilidade.
 Praça da Cachaça
Formado por 15 empreendimentos vindos de todo o país, a Praça da Cachaça é um ambiente aconchegante para os visitantes degustarem a bebida, conhecerem as diferentes formas de produção e seus diferentes nomes.
 Casa do Queijo
Visitantes poderão vivenciar na prática todo o conhecimento tradicional na arte de fazer queijo, além de degustar tipos de diferentes regiões do país, com diversas formas e sabores.
 Organização Produtiva das Mulheres
Trabalhadoras, camponesas, empreendedoras, produtoras e artesãs reunidas em 15 organizações ocupam esse espaço expondo e vendendo seus produtos, compartilhando suas experiências e produção.
 Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais
Neste espaço serão apresentadas as políticas públicas do MDA voltadas ao etnodesenvolvimento junto aos Povos e Comunidades Tradicionais que desenvolvem atividades rurais, assim como os resultados obtidos com o acesso às políticas agrícolas, agrárias, sociais, culturais, pesqueiras, aquícolas e extrativistas para este público. Serão montados 15 estandes com produtos que formam uma mostra da capacidade produtiva de quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores artesanais.
 Praça dos Orgânicos
Representa o Brasil Rural Contemporâneo diversificado e sustentável. Um ambiente destinado a 15 empreendimentos que disseminam a produção de alimentos ecologicamente correta, com espaço diferenciado para o café.
 Casa do INCRA
Presente em todas as edições anteriores e sempre com foco em uma cadeia produtiva da agricultura familiar, a Casa do INCRA, deste ano, apresenta a produção sustentável de frutas nos diferentes biomas brasileiros. Serão três ambientes projetados para que o público conheça todo o processo de produção e comercialização destes produtos.  
 Espaços Gastronômicos
O Brasil Rural Contemporâneo 2012 traz espaços gastronômicos com uma culinária diversificada, privilegiando os pratos típicos de todas as regiões do País. O Espaço Piquenique é construído com mesas confortavelmente instaladas às margens da Baía da Guanabara, onde os visitantes degustam as delícias encontradas no evento. Nos Quiosques Regionais serão servidos lanches rápidos, como tapioca, pão de queijo e outras especiarias organizadas de acordo com a região de origem. A área do Restaurante conta com mesas e cadeiras, onde serão oferecidas refeições e bebidas variadas para quem quer se “reabastecer” para voltar para a Feira.
 Mel de jandaíra, café orgânico, castanha de baru, queijo parmesão, geleia de cagaita, patê de gengibre, tender de carne de avestruz, polenta, tapioca, acarajé, peixe frito com mandioca, granola de licuri, rosquinha de pinga, farinha de pupunha, doce de tucumã, licor de baru, leite de babaçu, vinhos coloniais, sucos, pães e bolos são algumas das milhares de comidas que os visitantes poderão saborear.
 Espaço Infantil
A feira também oferecerá cultura e diversão para as crianças com o Espaço Brincante. O ambiente traz uma réplica da Casa de Chico Mendes, modelo de moradia que espelha o modo de vida na Amazônia. Haverá também um parquinho infantil e uma programação diversificada: teatro de bonecos, rodas de leitura, contação de histórias, lançamento de livros, exposições de brinquedos populares, brincadeiras, cantigas e oficinas de arte e literatura, além de uma biblioteca do Programa Arca das Letras. http://portal.mda.gov.br/portal/sra/programas/arcadasletras
 Espaços Especiais e Institucionais
 Estandes Coletivos
Empreendimentos familiares vindos de todo o Brasil mostram sua produção organizados em grandes tendas de acordo com cada região, identificadas por cores. Nestas mesmas tendas, Redes de Empreendimentos Familiares apoiadas pelo MDA ocupam espaços projetados para expor coletivamente seus produtos. São dez estandes, sendo um para cada rede, num total de 160 empreendimentos. Participam: Rede Cooperagroate (Sul), Rede Apaco (Sul), Rede Agreco (Sul), Rede Unacoop (Sudeste), Rede Xique-Xique (Nordeste) e Rede Coopcerrado (Centro-Oeste).
 Espaço MDA
Em um ambiente de 500 m², os principais programas e políticas executados pelas Secretarias que constituem o Ministério do Desenvolvimento Agrário serão apresentados ao público. Informações, dúvidas, sugestões e troca de experiências serão repassadas por técnicos do MDA que estarão à disposição dos visitantes.
Diálogos Brasil Rural
Um dos grandes destaques desta edição, o Diálogos Brasil Rural será uma estrutura dinâmica e interativa voltada para o debate de temas que busquem a valorização do setor, como segurança alimentar, cooperativismo, alimentação escolar e regularização fundiária. Serão realizados dois diálogos por dia, durante os cinco dias de evento, com transmissão ao vivo no site do evento -  www.mda.gov.br/feira - e terá a participação dos internautas pelas mídias sociais enviando perguntas e comentários.
 No intervalo entre os diálogos, uma atração artística se apresentará, no palco, ao público presencial e online. Ao todo, a programação prevê oito diálogos (dois por dia), com cerca de 30 debatedores, e 8 shows com transmissão em tempo real.


Comentários