“Beer Art” ensinará como produzir sua própria cerveja




Evento celebra febre do homebrewing e rótulos raros feitos com água da cordilheira dos Andes


Segundo o Arquivo Histórico Nacional da Argentina, há 98 anos foi produzida a primeira cerveja artesanal em Bariloche. É nesse clima de contagem regressiva para o centenário, que a província de Rio Negro celebra a “Beer Art” entre os próximos dias 23 e 26 de novembro.


Produzir a própria cerveja nunca esteve tão na moda. E diferente de qualquer outra festa do gênero, o objetivo da Semana da Cerveja Artesanal é o de justamente difundir a produção local para o grande público. A coqueluche fica por conta dos cursos que ensinam o consumidor a apreciar e produzir sua própria cerveja. O sonho de ser um homebrewer é apenas o começo de uma agenda marcada por workshops e palestras com experts que ensinam a arte de apreciar a bebida. Encontros que unem comida, papo “cabeça” e troca de rótulos entre micro-cervejeiros e homebrewers em reuniões, também são destaque.
O evento é excelente oportunidade para desgustar a Rota da Cerveja Artesanal sem pressa. Com rótulos de produção limitada e ingredientes que vão de água das Cordilheiras do Andes à framboesas patagônicas, parte do charme local visitar os brewpubs (bares em que você bebe enquanto observa a produção da bebida). Durante a Beer Art entusiastas da cerveja e turistas poderão conferir os métodos clássicos de controle manual para pressão e temperatura. Fabricada em pequenos lotes, com matérias-primas da mais alta qualidade, ingredientes orgânicos e sem conservantes e espumantes, a cerveja patagônica merece um brinde. Durante as celebrações, o grande público poderá apreciar rótulos produzidos com exclusividade que envolvem água da Cordilehira dos Andes e blends feitos com framboesas patagonicas


Essa é a proposta didática de Adrián Dannemann, Alejandro Libkind e Guillermo Luque, integrantes da Associação de Cervejeiros Artesanais de Bariloche (ACAB) e responsáveis pela organização do evento. “Queremos divulgar ao público não apenas todas as características únicas de nossas cervejas, mas por quem e como são elaboradas. A dois anos do centenário da produção da primeira cerveja artesanal em Bariloche, a Beer Art tem como objetivo se diferenciar justamente por isso. O desejo de levar o consumidor pelo universo cervejeiro. E capacitá-lo para que ele se torne um homebrewer, distinguindo aromas, cores e sabores, brincando em casa com a alquimia de fazer cerveja”. Se anima Luque.


Seguindo a mesma premissa, a deputada federal Silvina García Larraburu apresentou um projeto de lei para declarar San Carlos de Bariloche, “Capital da Cerveja Artesanal da Argentina”, uma vez que foi reconhecida a importância histórica do Primeiro Festival Latino-americano de Cervejas Artesanais.


As entradas para o Beer Fest já estão a venda ao preço de 80 pesos argentinos pelo site www.beerart.com.ar. O valor promocional inclui uma degustação dos produtores caseiros, cerveja e show com bandas argentinas em Puerto Rock.

Comentários