Atrações nacionais e regionais agitam a Costa do Dendê no III Festival da Primavera de Morro de São Paulo




Música de boa qualidade, belas praias e natureza. Esta é a combinação que a Bahia oferece para o feriadão de 15 de novembro, em um dos seus principais destinos turísticos: Morro de São Paulo. A localidade, pertencente ao município de Cairu, na Costa do Dendê, ao sul de Salvador, recebe de 15 a 17 de novembro as atrações do III Festival da Primavera de Morro de São Paulo, produzido pelo Grupo A Tarde, Nossa Agência Marketing, com patrocínio da Prefeitura de Cairu e apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa.
O evento é gratuito e acontece na Segunda Praia. Trata-se de um dos mais belos cartões-postais do lugar, perto da vila e com excelente infraestrutura de pousadas, bares e restaurantes. A estimativa é a de que um público de 12 mil pessoas por dia participe do festival, que será aberto na noite de 15 de novembro com o espetáculo “Chão”, do cantor e compositor Lenine, já visto em mais de 20 cidades do Brasil, além de Chile, Argentina, Uruguai, Paris, Milão e Vienne (França).
Em seguida, sobe ao palco principal o grupo Radiola, uma das principais bandas independentes da Bahia, com 10 anos de estrada, e participação em grandes shows, como o Festival de Verão de Salvador. No dia 16, será a vez do cantor e compositor Jorge Vercillo e da Banda Maglore, formada em Salvador no ano de 2009, cujo repertório mistura MPB e pop. No último dia, 17 de novembro, o samba contagiante da banda Batifun sobe ao palco principal da Segunda Praia.
O Festival da Primavera começou em setembro de 2010, como parte das comemorações pelos 400 anos de Cairu, o único município arquipélago do Brasil, formado por 26 ilhas, do qual Tinharé é a principal e onde fica o Morro de São Paulo, escolhido como palco das comemorações. A mistura de estilos, com destaque para as apresentações de Maria Gadú, Nando Reis, Vânia Abreu e Leilah Moreno, agradou em cheio ao público e a primeira edição superou as expectativas dos organizadores.
O público recorde, estimado em mais de 10 mil pessoas por noite, consolidou o evento e, no ano seguinte, 2011, também em setembro, o Festival da Primavera (com Vanessa da Mata, Capital Inicial, Monique Kessous e Jau) foi inserido ao calendário festivo oficial de Cairu e da Bahia, e tornou-se o principal evento musical da Costa do Dendê. A novidade naquele ano foi a instalação do palco cultural na vila, destinado às manifestações culturais, artistas, artesãos e à música regional.
Na edição de 2012, de 15 a 17 de novembro próximos, os organizadores pretendem transformar as ações do projeto em oportunidade de geração de renda para toda a cadeia produtiva do turismo local. A Prefeitura de Cairu, em conjunto com o Senac e o Sebrae, vai realizar Oficinas de Profissionalização, palestras de Atendimento ao Cliente, Boas Práticas no Manuseio de Alimentos e Oficinas de Artesanato.
Ao lado disso, o evento será creditado com um selo de neutralização de carbono durante os três dias e a cota de emissões registrada será revertida em plantio de árvores, visando à diminuição do impacto desta ação na natureza. Outra ação de responsabilidade socioambiental é a limpeza das praias onde será realizado o evento. Todo o material recolhido será enviado para cooperativas de reciclagem.
Para informações sobre as atrações turísticas, como chegar e onde ficar em Morro de São Paulo, consulte o Disque Bahia Turismo (71 3103-3103) ou acesse o site oficial de turismo da Bahia (www.bahia.com.br).
Serviço
O quê: III Festival de Primavera
Quando: 15 a 17 de novembro
Onde: Segunda Praia de Morro de São Paulo (Cairu)
Horário: 21h
Quanto: Gratuito

Comentários